NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:29 pm

NOTÍCIAS DO MOXICO
Nova mensagempor paulo gonçalves em Qua Jun 10, 2009 9:07 pm
Moxico
Polícia Nacional detém 13 cidadãos por presumível prática de 18 crimes
Luena - Treze cidadãos foram detidos pela Polícia Nacional no Moxico como presumíveis autores de 18 crimes registados de dois a nove do mês corrente, indica uma nota da corporação, chegada hoje, quarta-feira, à Angop.
Segundo o documento, em relação a semana anterior, houve a diminuição de um crime.
As ofensas corporais, roubos, falsificação de documentos, desobediência, desavenças entre famílias, justiça por mãos próprias, crença ao feiticismo, desemprego e consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de estupefaciente foram as principais causas dos crimes.
Por áreas administrativas, o município do Moxico (sede) lidera a lista com 17 e o Luau com um caso.
No mesmo período, a polícia realizou seis micro-operações e 14 buscas dirigidas nos municípios da Kameia, Alto-Zambeze, Luau e Moxico (sede), culminando com a detenção de 12 cidadãos procurados pela justiça, por prática de crimes de roubo, furto, uso e ameaça com arma de fogo.

paulo gonçalves
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:32 pm

Moxico: Imigrantes ilegais expulsos do território

José Rufino | Luena

Vinte e quatro cidadãos de nacionalidades zambiana e congolesa, que viviam ilegalmente no país, há mais de dois meses, praticando actividade comercial, foram repatriados, durante o primeiro trimestre do ano em curso, na província do Moxico, pelos Serviços de Migração e Estrangeiros.
A informação foi prestada pelo inspector dos SME do Moxico Elias Chiena, que considerou haver uma redução, comparativamente ao trimestre do ano passado, em que foram registados cerca 30 infracções nos diferentes postos da província.
Os postos do Luau, Mussuma (Lumbala Nguimbo), Luhusa e Gimbi (Alto Zambeze), foram apontados por Elias Chiena como sendo os mais usados pelos imigrantes que procuram melhores condições de vida no território Angolano.
O responsável prometeu que os SME vão redobrar os esforços no controlo das fronteiras, a nível da província, no sentido de se diminuir o número de estrangeiros que procuram entrar no país sem a autorização prévia das autoridades competentes. A província do Moxico controla actualmente 11 postos operantes e 2 não operantes.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:33 pm

Moxico
Luau prevê vacinar mais de 16 mil crianças contra pólio e sarampo
Luau – Dezasseis mil e 606 crianças menos de cinco anos de idade serão vacinadas contra a pólio e sarampo, de 14 a 28 de Junho corrente, no município do Luau, província do Moxico, soube hoje (sábado), a Angop de fonte sanitária.
O supervisor municipal do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Ngoi Noé Pedro, que revelou a informação disse que durante a jornada será administrada a vitamina (A), para a prevenção de cegueira e Albendazol, para desparasitação das crianças.
Garantiu que estão criadas as condições materiais e humanas, para que a campanha seja extensiva á todas as localidades do município do Luau, 330 quilómetros a Leste do Luena.
Segundo a fonte, foram criadas 12 equipas compostas por cinco vacinadores cada, além de supervisores e mobilizadores, que serão distribuídos em 222 bairros que constituem a circunscrição.
Ngoi Pedro, explicou que a campanha sob o lema “Viva a Vida com Saúde” será repartida em duas zonas, nomeadamente, urbana e rural, com a actuação de equipas fixas e móveis.
Na última campanha realizada naquele município, em Fevereiro de 2009, foram imunizadas 17 mil e 787 crianças, contra a poliomielite e sarampo.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:34 pm

Moxico
Polícia Económica apreende três toneladas de medicamentos expirados
Luena - A direcção provincial de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas no Moxico apreendeu e destruiu por incineração, nos últimos sete dias, três toneladas de medicamentos diversos com datas de validade expiradas.
Segundo o chefe de Informação e Análise daquele órgão, sub-inspector Justino Alexandre Liwema, que prestou hoje, segunda-feira, a informação à Angop, os fármacos foram avaliados em um milhão e 500 mil Kwanzas.
Os medicamentos foram encontrados no Hospital Central do Moxico, Maternidade provincial, Clínicas da Delegação provincial das Finanças e da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), bem como Centro Médico Irmão Zatti.
Ainda no mesmo período a Polícia Económica registou 53 infracções contravencionais em diversos estabelecimentos comerciais e mercado paralelo, dos municípios do Moxico (sede) e Alto-Zambeze, em 12 visitas de inspecção e fiscalização realizadas.
Entre as irregularidades, destacou a falta de boletim de sanidade, notas de aquisição de mercadorias, folhas de salários, afixação de preços, exposição de mercadorias e bloco de facturas.
Quanto a acção penal, foram aplicadas 10 multas no valor de 408 mil e 650 Kwanzas, depositados no cofre do Estado.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:35 pm

Moxico
Jornada da Criança encerra com um lanche de confraternização
Luena, – As comemorações do Dia Internacional da Criança (16 de Junho) encerraram hoje, terça-feira, no Luena, província do Moxico, com lanche de confraternização organizado pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social.
Na ocasião, o director em exercício do sector, André Mazeze, que orientou o acto, condenou a violência contra a criança e apelou às vítimas a denunciarem às autoridades competentes, comportamentos que atentam contra os direitos dos petizes.
"As crianças, por pertencerem a um grupo social vulnerável, necessitam da protecção especial da família, do Estado e da sociedade em geral, para que cresçam em harmonia e bem-estar social", frisou.
Durante o lanche, que igualmente marcou o encerramento da jornada da criança, iniciada a 01 de Junho, foram distribuídos brinquedos às crianças.
Assistiram o acto membros do governo provincial, parceiros sociais e entidades religiosas.
O dia 16 de Junho comemora-se no continente africano em homenagem a milhares de estudantes sul-africanos que em 1976, por reivindicarem uma melhor educação e o direito à aprendizagem da sua língua natal em vez do inglês e do afrikaans que
aprendiam nas escolas negras do Soweto, foram assassinados pela polícia e exército do então regime do Apartheid.
Este acto foi condenado pela comunidade internacional e a então Organização da Unidade Africana (OUA), actual União Africana (UA) que adoptou este dia, em 1991, como Dia da Criança Africana.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:36 pm

Moxico
Banco de Urgência regista cinco óbitos em sete dias
Luena - Cinco óbitos por malária, broncopneumonia, acidente vascular cerebral e diabetes foram registados nos últimos sete dias, no Banco de Urgência do Hospital provincial do Moxico, informou hoje, quarta-feira, a sua responsável, Margarida Rosa Luciana.
Segundo a responsável, neste período foram assistidos 669 pacientes com diversas patologias, dos quais 586 tiveram altas por melhorias.
Em relação a semana passada, adiantou ter havido o aumento de dois mortos e a diminuição de dez casos de entradas no banco de Urgência.
Dos doentes assistidos, 108 ficaram internados nas áreas de pediatria, medicina, cirurgia e ortopedia, explicou Margarida Rosa.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:36 pm

Moxico
Aberto programa alusivo ao Dia Mundial do Refugiado
Luena - Um programa de actividades alusivo ao Dia Mundial do Refugiado (20 de Junho) foi aberto no Luena (Moxico), com a realização de uma palestra sob tema "protecção dos refugiados e movimentos migratório em Angola".
O secretario dos Serviços Jesuítas para Refugiados (JRS) no Moxico, Matanda Tchilefue Patrício, considerou na palestra, o refugiado uma pessoa forçada a deixar o seu país de origem procurando segurança noutro país.
Explicou os requisitos de conseguir asilo noutro país, nos termos da lei e acordos entre os países, sem exigências de apresentar passaporte ou visto de entrada.
"O refugiado tem todos direitos do cidadão nacional, excepto o exercício do direito político", disse Matanda Patrício, que citou o direito de trabalho remunerado, educação, saúde, entre outros.
Sublinhou que Angola já acolheu milhares de refugiados de países vizinhos e muitos desses vivem neste país há mais de 20 anos.
O programa de actividades que a Angop teve acesso prevê a realização de um ciclo de palestras sob temas "pedido de nacionalidade e direito jurídico", "violência de género no seio dos refugiados" e o "processo migratório internacional", bem como entrega de kits de reintegração sustentável aos refugiados e bens de primeira necessidade.
Participaram no acto membros do governo local, oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Policia Nacional, entidades religiosas, autoridades tradicionais e representantes das organizações não-governamentais nacionais e internacionais que operam na província.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:37 pm

Moxico
Refugiados beneficiam de kits de reintegração sustentável e bens alimentares
Luena - Duzentos e 41 refugiados da República Democrática do Congo (RDC) e localizados no município de Kameia, na província do Moxico, beneficiarão sexta-feira próxima de diversos kits de reintegração sustentável e bens alimentares.
O facto foi hoje anunciado à Angop, pelo chefe de Departamento de Assistência e Reinserção Social, Jamba Hozana Francisco, no âmbito das actividades comemorativas do Dia Mundial do Refugiado, a assinalar-se sábado próximo.
O lote de produtos contempla 16 bicicletas, três máquinas de costura, uma moagem a martelo, dez atados de cobertores e diversas roupas usadas.
Constam igualmente 30 sacos de farinha de milho, 20 de arroz, igual número de sacos de feijão, 25 caixas de conservas de carne, 15 de sabão e 12 de óleo alimentar.
Segundo a fonte, outros dois mil e 212 refugiados da mesma nacionalidade e residentes na cidade do Luena beneficiarão nos próximos dias de produtos alimentares e industriais.
A direcção da Assistência e Reinserção Social no Moxico controla actualmente dois mil e 453 refugiados, entre cidadãos da RDC, somalis e sudaneses.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:37 pm

Moxico
PAV vacina 37 mil crianças contra pólio
Luena - Dados provisórios do Programa Alargado de Vacinação (PAV) na província do Moxico revelam a imunização de 37 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade contra pólio, de 14 a 16 de Junho deste ano.
Em declarações à Angop, o supervisor provincial Luís Domingos informou que outras 29 mil e 872 crianças dos nove meses aos cinco anos foram vacinadas contra o sarampo.
Enquanto 34 mil e 306 receberam a dose de vitamina "A", 27 mil foram desparasitadas com Albendazol.
A fonte louvou a adesão da população à campanha "Viva a Vida com Saúde", bem como o empenho dos brigadistas que passaram de porta em porta para imunizar o maior número de crianças.
A primeira fase da campanha "Viva a Vida com Saúde" terminou no dia 18 e abrangeu a zona urbana da província. De 22 a 28 de Junho a vacinação decorrerá na zona rural.
O PAV no Moxico prevê vacinar 121 mil e 957 crianças. Para atingir esta meta, o programa criou 94 equipas com 688 técnicos de saúde, entre vacinadores, supervisores e mobilizadores.
A jornada tem como objectivo acelerar a redução da morbi-mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade, reduzir a 90 porcento o número de mortes por sarampo e contribuir na interrupção da transmissão do vírus selvagem da pólio.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor ANA em Terça Jun 23, 2009 5:38 pm

Turismo
Moxico conta mais com um Centro Turístico
Luena - Um novo centro turístico foi inaugurado hoje, segunda-feira, no município de Kamanongue, província do Moxico, em acto
orientado pelo governador provincial João Ernesto dos Santos "Liberdade", no âmbito das comemorações do 30º aniversário do Ministério do Interior.
Localizado a 12 quilómetros da sede municipal, o mesmo está construído à beira das quedas do rio Luangrico, numa extensão de mil e 800 metros quadrados e tem capacidade para acolher mais de dois mil turistas por dia.
De iniciativa privada, o centro turístico tem 30 jangos e um parque de estacionamento para 200 viaturas, numa primeira fase.
O proprietário, Aniceto Paulo Sancho, garantiu que nesta fase inaugural as entradas serão gratuitas, até que se oficialize os preços junto dos órgãos competentes da Direcção de Hotelaria e Turismo.
Anunciou, ainda para este ano, a construção de áreas que serviram de dormitórios e restaurantes para os turistas que pretenderem passar mais tempo de lazer na localidade.
Moxico tem vários sítios turísticos "adormecidos", por falta de empreendedores, designdamente os Lago-Dilolo, Calundo e Mulondola, nos municípios do Luacano, Léua e Moxico (sede), respectivamente, as quedas dos rios Lucula, Chafianda e Luizavo.
Avatar do utilizador
ANA
Moderador de sala
 
Mensagens: 194
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:58 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 24, 2009 4:16 am

30º Aniversário
Governador do Moxico insta membros do MININT a primarem por conduta digna



Luena - O Governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", instou hoje (segunda-feira), em Kamanongue, os membros doMinistério do Interior a primarem por uma conduta que dignifique o órgão a que pertencem, pelas suas responsabilidades para com a população.



O governante, ao discursar no acto alusivo ao 30 anos da criação do MININT, considerou que o êxito de qualquer acção projectada depende do desempenho de cada membro do órgão, em grande medida.



"Para ***primento das tarefas, exige-se disciplina, organização e vigilância, cabendo aos chefes, a seu nível, ***prir e fazer ***prir as orientações", frisou.


Ernesto dos Santos "Liberdade" mostrou-se preocupado com a situação delituosa que se regista na sua zona de jurisdição, nos últimos dias, particularmente os casos de violência doméstica e fuga à paternidade, dos quais as principais vítimas são crianças.


Exortou os órgãos competentes ao combate de tais fenómenos, punindo exemplarmente os prevaricadores.



Segundo o governante, a estabilidade política reinante no país, caracterizada pela consolidação da paz e da democracia, deve constituir mola impulsionadora para a realização de acções que correspondam as aspirações das populações.



Recordou que o combate a criminalidade e ao uso de drogas, fuga ao fisco e prática do contrabando, extinção de incêndios e a protecção de sinistrados, vítimas de calamidades naturais, além da regulação rodoviária, a protecção dos cidadãos e seus bens são,
entre outras, tarefas acometidas aos órgão do MININT.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor António em Quarta Jun 24, 2009 3:53 pm

Olá Ana pois eu estive no LUSO - LUENA, o RESTAURANTE PiCNIKERA era meu assim como o restaurante FERROVIA, tinha tambem a Rádio Reparadora do LUSO que ficava em frente ao café Universal lembras-te. Gostei muito de ler noticias do luso. Conheço perfeitamente as fotos recentes melhor ainda as antes de 1974.
António
Moderador
 
Mensagens: 24
Registado: Sábado Maio 16, 2009 4:44 pm

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 3:39 am

Moxico
Centro nutricional assiste mais de noventa pacientes

Luena - Noventa e cinco pacientes foram assistidos, de Abril até a presente data, na área de recuperação física do Centro Nutricional do Hospital Central do Moxico, disse hoje (quarta-feira) a Angop, a directora clínica do Hospital Rodeth de Fátima Neli.


Segundo a fonte, os pacientes, na sua maioria crianças e adolescentes, são tratados com o leite "F75 e F100 " e platnunt (ração seca) que tomam oito vezes por dia.


De acordo com Rodeth de Fátima, a má nutrição é causada por doenças como diarreias, infecções respiratórias, malária, anemia e outras complicações.


O Centro, com capacidade para internar 50 doentes, atende em média diária 10 pacientes em consultas externas e o serviço é assegurado por 12 enfermeiros e médicos cubanos especializados em pediatria e clínica geral.


Para lazer das crianças enquanto estiverem internadas, a unidade sanitária prevê criar uma sala de recreação, disse a responsável.


A instituição conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), que abastece constantemente o leite terapêutico e a ração.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 3:40 am

Venda
Fundação Agostinho Neto promove venda de CD e DVD sobre a vida do seu patrono

Luena - Uma delegação da Fundação "António Agostinho Neto" (FAAN), encabeçada pela sua presidente, Maria Eugénia Neto, é aguarda hoje no Luena (Moxico), para, entre outras acções, efectuar a venda de CD e DVD sobre a vida e obra do fundador da nação angolana.


Segundo o programa entregue à Angop, depois do encontro de cortesia com o governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", a comitiva visitará a ex-Casa Museu Agostinho Neto, situada no bairro Mandembue, periferia da cidade do Luena, e o túmulo dos heróis tombados.


Foi a casa onde Agostinho Neto, em 1974, pernoitou aquando de uma das suas visitas a província do Moxico.


O ponto mais alto da visita acontece quinta-feira, em que se fará o lançamento oficial da colectânea dos discursos de Agostinho Neto no Moxico, seguir-se-á a apresentação de um historial da vida e obra do "Poeta Maior", durante a sua estada na 3ª Região Político Militar Leste.


Na cerimónia será apresentada igualmente uma das panelas onde se preparavam os alimentos de Agostinho Neto, nas bases de Mandume II (no município do Alto Zambeze) e de Cassamba (na fronteira com a República da Zâmbia).


A delegação da FAAN visitará igualmente alguns empreendimentos sociais, como as obras do futuro Instituto Superior Politécnico e o Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG), este último já em funcionamento
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 25, 2009 3:41 am

Moxico
Cidadão mata esposa em Cazombo

Cazombo – Um cidadão, de 71 anos, espancou até a morte a sua mulher, de 65 anos, terça-feira, na sede municipal do Alto-Zambeze (Cazombo), província do Moxico, disseram à Angop testemunhas no local.


Segundo estas, Elisa Mufuca morreu no hospital local e o homicídio foi motivado por uma briga entre o casal que vivia há oito anos.


Sefuca Massumba, o suposto infractor, já a contas com a Justiça, alega que na altura do crime estava embriagado e desconhece o que aconteceu com a sua mulher.


O casal vivia no bairro Tchinuque, arredores da vila de Cazombo, onde moradores condenaram o comportamento do cidadão.


A Repartição Municipal da Família e Promoção da Mulher repudiou o sucedido e afirmou que vai realizar palestras de sensibilização contra a violência doméstica, nas escolas, bairros e locais de maior concentração populacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron