NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 10, 2009 3:16 am

Moxico
Clínica "Jesus Salva" assiste mais de mil pessoas em Novembro


Luena – Mil e 367 doentes com diversas patologias foram assistidos, durante o mês de Novembro, na Clínica “Jesus Salva”, afecta à Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), no Moxico.
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o secretário da unidade hospitalar, Lucas Domingos, informou que no período em referência cinco pessoas morreram e outros três abandonaram o centro aderindo ao tratamento tradicional.
Em comparação ao mês anterior, houve a diminuição de 454 casos de entradas e um aumento de três óbitos, explicou a fonte.
A malária, doenças diarreicas, infecções urinárias, parasitoses intestinais, gastrite, abcessos, infecção cardíaca, reumatismo, conjuntivite, anemia e diabetes foram apontadas como patologias mais frequentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 11, 2009 2:28 am

Moxico
Responsável político enaltece decisões do VI Congresso do MPLA


Luena
- O coordenador provincial das festividades dos 53 anos da fundação do MPLA, no Moxico, Ruben Avelino, enalteceu hoje, quinta-feira, na comuna de Lucusse, as decisões políticas e socioeconómicas saídas do VI Congresso dessa formação politica realizado de 7 a 10 do corrente mês, em Luanda.
Ao presidir o acto de massas alusivo ao 10 de Dezembro, em representação da direcção do partido na província, disse estar convicto de que as decisões tomadas no conclave vão fortalecer o partido no poder e contribuir na resolução dos principais problemas da nação.
"Estão traçadas as metas que visam engrandecer e fortificar a coesão partidária", tendo em conta os desafios políticos que o MPLA assumiu no seu programa de governo que o povo aderiu nas eleições legislativas de 2008", disse.
Ao referir-se à reconstrução nacional, Ruben Avelino, explicou que maior atenção continuará a ser prestada na construção e recuperação de infra-estruturas sociais, como escolas, unidades hospitalares, pontes, estradas e no abastecimento de energia
eléctrica e água potável às populações.
Na sua intervenção, esclareceu a trajectória histórica do partido, que segundo ele, desde 1956 foi marcada pela defesa dos interesses mais legítimos do povo angolano, como a liberdade, independência, paz, justiça e desenvolvimento social.
Alcançada a paz, há sete anos, o MPLA continuará a apoiar e dignificar os programas em prol dos diferentes sectores da vida nacional, sobretudo, os que defendem os interesses da criança, mulher, juventude e os idosos, bem como promover a cultura de solidariedade e igualdade de oportunidades para todos angolanos, disse.
Aos militantes do seu partido apelou a disciplina partidária, como condição principal que o membro deve observar, assim como o recrutamento de novos elementos para as fileiras do MPLA.
Assistiram ao acto político que se realizou na comuna de Lucusse (133 quilómetros a sul do Luena), centenas de militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, JMPLA e da OMA.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 14, 2009 1:30 am

TAAG volta a voar para o Moxico
Imagem
Aviões de grande porte da TAAG – linhas aéreas de Angola, voltaram a aterrar sob a pista do Luena, Província do Moxico, agora completamente reabilitada.
O voo inaugural aconteceu neste Sábado, 12/12, com Boeing 737 – 700, diminuindo assim os constrangimentos que as populações locais, enfrentavam para se deslocar para outras regiões do país.
A caravana do voo inaugural foi integrada pelos Ministros dos transportes, obras públicas, e funcionários referidos dos sectores.
A pista do aeródromo do Luena, tem agora 3.350 metros de ***primento e 60 metros de largura, e foi submetida a obras de ampliação e colocação de um novo tapete asfáltico.
Com a reabertura desta linha, a TAAG, vai assim aumentar a sua frequência em rotas nacionais, segundo o Ministro dos transportes Augusto Tomás.
“Com a vinda da TAAG, e com o Programa interligado em curso dos transportes aéreo e rodoviário e oportunamente o sector ferroviário, penso que estamos no bom caminho”, sustentou, a Reportagem da TPA.
Já o Governador Provincial João Ernesto Liberdade, frisou a importância do reinício da rota da TAAG, no transporte de pessoas e bens da sua Província.
De referir, que as obras tiveram um atraso de seis meses, devido as fortes chuvas que se abateram sob a Província, o que levou a alteração do material tecnológico usado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 15, 2009 3:40 am

AN
Parlamentares trabalham terça-feira no Moxico

Luena
– Os deputados à Assembleia Nacional (AN), afectos à 3ª, 5ª e 6ª comissões visitam a partir de terça-feira, a província do Moxico, para avaliarem o funcionamento de diversas instituições governamentais locais.
Uma nota do Núcleo da AN, chegada hoje, segunda-feira à Angop, refere que depois do encontro de cortesia com o Governador da província, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, os parlamentares reunirão em separado com os membros do governo e da direcção dos Serviços de Migração e Estrangeiro (SME), seguida de visita às obras do seu edifício.
No segundo dia de trabalho, os deputados manterão encontro com os delegados e directores provinciais da equipa económica que integra os sectores das Finanças, Obras Públicas, Energias e Águas, Agricultura, Comércio, Hotelaria e Turismo, bem como o Gabinete de Estudos e Planeamento.
Visitas aos empreendimentos em curso no âmbito do programa de Melhorias e Oferta dos Serviços Básicos à população no município sede (Moxico) e a avaliação do funcionamento da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, constam igualmente na agenda dos deputados.
Para quinta-feira, o programa reserva uma deslocação ao município do Léua, 62 quilómetros a leste do Luena e sexta-feira (último dia de trabalho), reunirão com o director provincial da Justiça, presidente do Tribunal provincial e o Procurador provincial da República, para além de visita ao Hospital e Maternidade.
Os parlamentares terminarão a sua deslocação ao Moxico com um encontro de trabalho com o comandante da Polícia Nacional e visita às cadeias da unidade penitenciária local. O regresso do grupo à capital do país está previsto para sábado (19).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 16, 2009 4:33 am

Moxico
Mulheres filiadas na AAMPA informadas sobre VIH/Sida


Luena
– A Associação de Apoio à Mulher Polícia de Angola (AAMPA), no Moxico, foi hoje, terça-feira, informada sobre os perigos que representa o VIH/Sida e comprometeu-se em criar núcleos femininos para impedir a propagação da doença no seio da corporação.
O compromisso foi assumido durante um debate sobre a pandemia orientada pelos activistas da Associação Angolana de Luta Contra a Sida (AALSIDA), no âmbito das comemorações do 15º aniversário da AAMPA, que hoje se assinala no país.
Em declarações à Angop, Joaquina de Lurdes, uma das participantes realçou que o envolvimento da mulher na educação das pessoas pode contribuir para a diminuição da disseminação do vírus.
Para a agente da Polícia Nacional, a mensagem transmitida por uma mulher se obedecer a função instrutiva e carinhosa pode influenciar positivamente várias famílias a mudarem de comportamento.
Lucrécia de Lemos que também fez parte do debate enalteceu os esforços do governo e seus parceiros sociais na educação, tratamento e distribuição gratuita do material de prevenção, o que contribuiu, este ano, na diminuição de casos.
Segundo dados do programa local de luta contra sida, de Janeiro a Novembro deste ano, 18 pessoas morreram da doença, menos 08 (oito) do ano transacto.
No período em referência, foram diagnosticados 402 casos positivos, em 10 mil e 884 testes realizados em diversos centros de testagem voluntárias, das quais 110 em mulheres grávidas.
A fonte salientou que 191 doentes recebem tratamento com anti – retrovirais, apontando os municípios do Moxico (sede), Luau, alto – Zambeze e Bundas com maior prevalência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 17, 2009 4:51 am

17-12-2009 3:19
Moxico
Questões socioeconómicas dominaram encontro dos deputados e equipa económica


Luena
- Questões ligadas ao arranque do ensino superior, os projectos de abastecimento de água potável e ampliação da rede do sistema de energia eléctrica, dominaram quarta-feira, no Luena (Moxico), o encontro entre os deputados e equipa económica do governo local.
De acordo com a deputada, Adelina de Carvalho, em declarações à Angop, no final do encontro, a reabilitação da estrada Luena/Saurimo, do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) e outras matérias de impacto socioeconómico, foram igualmente analisadas.
Adelina de Carvalho mostrou-se convicta quanto ao arranque do primeiro ano lectivo do ensino superior em 2010 na província, que na sua óptica, elevará os níveis académicos e profissionais dos quadros locais para contribuírem no desenvolvimento da região.
"Recebemos garantias do governo provincial que o primeiro ano lectivo arranca em 2010, por ser um programa já planificado pela Secretaria de Estado para o Ensino Superior", disse.
Para tal, o governo fará tudo para que as aulas comecem na data prevista, acrescentou.
Por outro lado, os deputados foram informados sobre os 16 mil alunos que ficaram fora do sistema do ensino no ano lectivo 2009 e a situação migratória da província, considerada estável, segundo dados da direcção provincial dos Serviços de Migração Estrangeiro (SME).
A delegação parlamentar, que trabalha no Moxico desde terça-feira, visitou já as obras de construção do Lar da terceira idade, do bairro social da juventude, bem como constatou o andamento da reabilitação e ampliação do Instituto Superior Politécnico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 18, 2009 2:15 am

Moxico
Parlamentares satisfeitos com grau de execução dos programas do Governo


Luena
- Os parlamentares da 3ª, 5ª, e 7ª comissões da Assembleia Nacional, que trabalharam desde terça-feira no Luena (Moxico), mostraram-se satisfeitos com os programas do governo da província executados em 2009.
Os deputados inteiraram-se, durante três dias, dos programas de Investimentos Públicos (PIB) e de Aumento e Melhoria dos Serviços Básicos às Populações.
Em declarações à imprensa, o deputado Ernesto Fernando Kitekulo referiu que as "informações recebidas e as constatações mostram o total engajamento do governo, no processo de reconstrução da província".
Reconheceu existir ainda muito por se fazer, mormente aos projectos de aumento da capacidade de distribuição de energia eléctrica e de água potável à população, a reabilitação da estrada Luena/Saurimo, entre outras.
Ernesto Kiteculo disse que a reabilitação do troço rodoviário Luena/Saurimo e a construção de uma barragem eléctrica, dada as quedas que apresentam os rios da região, foram questões levantadas no encontro com a equipa económica da província.
Durante a sua estada no Luena, os parlamentares reuniram com os delegados e directores provinciais dos sectores das Finanças, Obras Públicas, Energias e Águas, Agricultura, Comércio, Hotelaria e Turismo, bem como do Gabinete de Estudos e Planeamento.
Igualmente reuniram com responsáveis das direcções dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e visitaram as obras do seu edifício, da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, bem como com dos órgãos de Justiça e do Comando da Polícia Nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 21, 2009 3:12 am

Dia da Família
Bispo do Moxico aconselha fiéis a celebrarem Natal com responsabilidade


Luena
- O Bispo da Diocese do Luena, província do Moxico, Dom Jesus Tirso Blanco, aconselhou hoje, domingo, os fiéis da sua agremiação e população em geral a celebrarem o Natal (Dia da Família) com responsabilidade e paz, evitando mágoas na sociedade.
O prelado católico que falava no acto de ordenação de novos presbíteros disse que o Dia da Família (25 Dezembro) deve ser considerado como um dia especial para todos os cristãos e não só.
Para si o Natal é uma das festas mais importantes do cristianismo e da Páscoa, bem como do Pentecostes, por comemora-se o nascimento de Jesus Cristo.
Por sua vez, o escuteiro Euclides Samuel disse à Angop que os fiéis devem pautar por uma conduta exemplar perante os não crentes durante e depois da quadra festiva, opinião compartilhada por seu homólogo Arcádio Constantino Mussole.
"Nós vamos procurar ajudar sempre aqueles que necessitam de apoio moral, assim como espiritual visando a salvação da sociedade", acrescentaram.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 23, 2009 4:15 am

Moxico
Governador quer ***primento de programas de actividades em 2010

Luena
- O Governador do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", disse hoje, no Luena, que o executivo local vai redobrar esforços em 2010, para ***prir os Programas de Investimentos Públicos (PIP) e de Melhoria e Aumento da Oferta dos Serviços Básicas à População.
O governante, que falava na tradicional cerimónia de ***primentos do fim de ano, apontou a melhoria da prestação de serviços à população nos sectores da saúde, educação, habitação, construção, energia e água, o combate à fome e à pobreza, são as prioridades do executivo local para o ano de 2010.
A conjugação de esforços entre governo e parceiros sociais para o incremento das aulas de alfabetização, tendo em conta o elevado índice de analfabetismo, figura igualmente das prioridades.
Por outro lado, solicitou o contínuo trabalho de resgate dos valores morais e cívicos, bem como a educação patriótica da juventude, através da realização de acções concretas, realçando ainda a denúncia e tomada de medidas enérgicas contra os violadores de crianças.
Ressaltou, por outro lado, essencial o ***primento do programa "Angola-Jovem", direccionado a construção de centros e bairros sociais para a juventude.
João Ernesto "Liberdade" reconheceu que, apesar do empenho do governo, a degradação das principais estradas em quase toda extensão da província dificulta a execução das obras e limita a circulação de pessoas e bens.
Na assistência social, o governante considerou positivo o grau de execução dos programas de apoio à crianças desamparadas e idosos, no quadro da protecção social à população vulnerável.
As Forças da Defesa, Segurança e Ordem Interna foram aconselhadas a prosseguirem, com a mesma determinação, as acções de defesa da paz, democracia, unidade nacional e da integridade territorial e a manutenção da ordem e tranquilidade pública.
Apresentaram ***primentos de fim do ano, deputados à Assembleia Nacional no círculo provincial, membros do Governo, magistrados Judiciais e do Ministério Público, comandantes da Policia Nacional e da Região Militar/Leste, representantes de Partidos Políticos, autoridades tradicionais e religiosas, entre outras individualidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 29, 2009 2:36 am

Moxico
Tropas encorajadas a continuarem com espírito de missão e determinação


Luena
– O comandante da Região Militar Leste general Marques Correia Mbaza encorajou hoje, segunda-feira, no Luena (Moxico), as tropas a continuarem com o espírito de missão e determinação na defesa da integridade territorial e do povo angolano.
O oficial general instou os militares quando falava na tradicional cerimónia de apresentação de ***primentos de fim de ano, tendo considerado de positivo as actividades realizadas durante o ano de 2009, nas três províncias que compreende a Região Leste, nomeadamente, Moxico, Lunda Sul e Norte.
Para o próximo ano, adiantou que as Forças Armadas Angolanas (FAA) estacionadas nesta parcela do país irão auxiliar o governo no apoio aos serviços de saúde, com maior destaque para o combate ao Vih/Sida, a criminalidade, prevenção de acidentes de viação, entre outros comportamentos negativos que infligem as normas e disciplina militar.
A manutenção e controlo dos mais de mil quilómetros de fronteira entre Angola e as vizinhas Repúblicas do Congo Democrática e a Zâmbia constam nas prioridades das FAA, tendo em conta a realização da Taça de Africa das Nações CAN Orange-Angola2010, disse Marques Correia Mbaza.
Na sua intervenção referiu-se ao programa de construção e recuperação de quartéis, visando melhorar as condições de habitabilidade e de trabalho dos efectivos.
Por seu turno, o segundo comandante da região, tenente general António Rodrigues Itembi, em nome dos oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis da região reconheceu a personalidade e o empenho do comandante da Região Leste, tendo garantido o apoio de todos na materialização dos planos e programas previamente elaborados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 31, 2009 1:56 am

Moxico
Mães de trigémeos recebem apoios do governo


Luena
- Duas famílias que tiveram trigémeos no bairro Alto-Luena receberam hoje, no Luena, província do Moxico, bens de primeira necessidade, uma doação da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social.
Do lote de produtos consta bens alimentares, entre os quais fuba de milho, óleo alimentar, sabão, leite Nido e Nam, bem como produtos de higiene para os bebés.
Trata-se de Elisa Caingo e Germana Paula, de 27 e 30 anos de idade, respectivamente, que tiveram partos em dias diferentes do mês de Dezembro corrente.
A directora da Assistência e Reinserção Social, Jamba Francisco, que fez a entrega dos bens, garantiu que as crianças serão assistidas mediante disponibilidade da instituição.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 04, 2010 3:39 pm

04-01-2010 15:50

Moxico
Governador defende manutenção dos feitos dos mártires da Baixa de Cassanje


Luena
- O governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", defendeu hoje, segunda-feira, no município do Luau, a manutenção dos feitos dos mártires da Baixa de Cassanje na memória dos angolanos por marcar a luta de resistência à ocupação colonial portuguesa.
Falando no acto político provincial alusivo ao 4 de Janeiro, comemorado sob o lema "Em memória dos mártires da pátria desenvolvamos o país e reforcemos a democracia", o governante disse que a revolta marcou uma das formas da resistência dos angolanos, ante a manutenção e ocupação colonial.
Segundo disse, a resistência à penetração intensificou-se quando os pacíficos camponeses da área algodoeira revoltaram-se exigindo melhoria de condições de vida e de trabalho, terminando em massacre de milhares de angolanos, um dos piores da história da dominação colonial a que o país esteve submetido durante 500 anos.
Na sua óptica, comemorar o 04 de Janeiro é reconhecer a bravura, determinação e abnegação de todos quantos se sacrificaram para tornar o país livre, independente e soberano.
"Os feitos patrióticos dos mártires da Baixa de Cassanje serviram de exemplo para manter Angola num país uno e indivisível até à conquista da paz definitiva, em Abril de 2002", sublinhou o governador provincial.
Assim, referiu, com o alcance da paz, uma das principais prioridades é melhorar as condições de vida, o combate à fome e à pobreza, através de programas concretos.
Para tal, defendeu a promoção de uma nova atitude perante o trabalho e a gestão da coisa pública no quadro das orientações transmitidas pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.
Assistiram ao acto membros do governo provincial e da administração do município fronteiriço, que dista a 330 quilómetros a leste do Luena, para além de centenas de populares.
A efeméride que se reveste de transcendente importância na história da luta de libertação nacional, uma vez que marcou o início de uma revolta contra a ocupação colonial portuguesa de cerca de 500 anos (1482-1975), foi comemorada com manifestações político-culturais e desportivas.
O Dia dos Mártires da Repressão Colonial é comemorado anualmente a 4 de Janeiro, em homenagem aos milhares de patriotas da Baixa de Cassanje, vítimas de bombardeamento aéreo do exército português.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 06, 2010 2:50 pm

06-01-2010 11:51

Moxico
Município do Luau ganha uma escola primária com quatro salas de aulas


Luau
– O município do Luau, província do Moxico, ganhou segunda-feira, uma escola primária com quatro salas de aulas, para 400 alunos em dois turnos, inaugurada pelo governador provincial João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
A escola foi construída num período de um ano, com Fundos de Gestão Municipal, num valor não revelado.
O chefe de Repartição Municipal da Educação, Tomás Muyuleno Matoca, em declarações à Angop, disse que a escola ora inaugurada vai permitir a inserção de mais de três mil crianças em idade escolar no sistema de ensino em 2009.
Adiantou que este ano a previsão é de matricular 20 mil alunos em todos nos subsistemas de ensino primário e secundário, contra os 17 mil inscritos no ano lectivo anterior.
Para cobrir este número disse serem necessárias 172 salas de aulas, para juntar às 80 existentes ao nível daquele município que dista a 330 quilómetros a leste da cidade do Luena.
Quanto a professores, Tomás Muyuleno, disse que são necessários 386 docentes para estender a rede escolar em todas as localidades da circunscrição. Actualmente a Repartição controla 220 professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 09, 2010 12:03 pm

09-01-2010 5:47

Moxico
Governante anuncia construção de infra-estruturas culturais em três anos


Luena
- O Vice-governador provincial do Moxico para área económica e social, Francisco Cambango, anunciou sexta-feira, no Luena, a criação de condições essenciais para a construção de infra-estruturas culturais, no triénio 2010/2013.
Segundo o governante, que dissertou a palestra sob o tema "Preservação do Património Cultural", alusiva ao Dia da Cultura
Nacional, assinalado a 8 de Janeiro, apontou, entre outras infra-estruturas, a construção de Biblioteca e Museu provincial bem como Casas de Cultura em todas as sedes municipais.
Para tal, pediu a colaboração das estruturas centrais, administrações municipais e todos os fazedores da cultura.Na sua óptica, a cultura é um conjunto de traços espirituais, materiais e intelectuais afectivos que caracterizam um grupo social.
Estes valores, prosseguiu, manifestam-se através das tradições, crenças, artes e sobretudo, das suas línguas. Por isso, defendeu o estudo destes valores culturais, valorização e divulgação, de modo a serem conhecidos no país e no mundo.
Para Francisco Cambango, o desenvolvimento socioeconómico de um país deve sempre ter em conta a cultura como ponto de partida e de referência obrigatória e o homem no centro das atenções.
Por outro lado, enalteceu a figura do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, na qualidade de homem de cultura, intelectual e poeta de expressão universal.
Ainda em alusão a efeméride, uma exposição de artes e ofícios está patente desde quinta-feira última no Hotel Luena, com o
objectivo de publicar várias facetas da cultura da região, bem como livros de escritores angolanos, com destaque para António
Agostinho Neto e Óscar Ribas.
Assistiram à palestra membros do governo local, entidades tradicionais e eclesiásticas, agentes culturais e população, em
geral.
O Dia Nacional da Cultura foi instituído em 1986, em homenagem ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente angolano e fundador da Nação, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores
Angolanos (UEA).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 11, 2010 2:26 pm

11-01-2010 15:03

Moxico
Sector da Saúde realiza campanha contra malária


Luena
- O sector da Saúde no Moxico vai realizar, a partir deste ano até 2011, uma campanha anti-vectorial contra a malária, no âmbito do programa anti-larvar, anunciou hoje, segunda-feira, à Angop, o supervisor provincial da malária, Bernardo Chissola.
O responsável explicou que a campanha é resultado de um acordo assinado entre o Governo angolano e a empresa ANTEX Limitada de Cuba que já enviou oito técnicos a esta província para o efeito.
Segundo a fonte, 71 pessoas foram já inquiridas quanto ao saneamento básico, uso de reservatório de água, entre outros dados.
A campanha visa a destruição de larvas de mosquitos, ratos, baratas e outros roedores causadores de doenças ao homem, através de um produto denominado "larvacida biológico", medicamento comprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse a fonte.
Por seu turno, o supervisor provincial do controlo da malária, Bernardo Chissola, disse à Angop que o projecto para o controlo da pandemia e outras efemérides transmitidas por pragas de roedores está baseado no controlo biológico e físico dos vectores, saneamento ambiental e participação comunitária.
A Angop apurou que, em 2009, a província do Moxico registou 18 mil e 588 casos de malária que provocaram 345 óbitos.
Moxico tem uma população estimada em mais de 800 mil habitantes distribuídos em nove municípios e tem um clima tropical húmido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron