NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:43 am

Moxico
Moxico e Kuando Kubango têm atenção especial

Luena -
As províncias do Moxico e do Kuando Kubango merecerão especial atenção do Ministério da Administração do Território (MAT), pela distância que as separa da capital do país e a grande extensão territorial de cada uma, disse segunda-feira, no Luena, o seu titular, Bornito de Sousa.
O governante respondia a inquietações face a dificuldades que enfrentam as regiões, durante uma reunião com membros do executivo do Moxico, tendo sustentado ainda o facto de serem as províncias com maior número de infra-estruturas degradas.
Exemplificou como apoio, a aquisição de uma aeronave para transportar administradores de ambas as províncias ante questões de emergência, sobretudo, daqueles municípios que se encontram distantes das respectivas capitais.
Quanto à reabilitação das estradas, Bornito de Sousa explicou que é da responsabilidade do Governo central reparar e remodelar as estradas primárias, os governos províncias as secundárias e as administrações municipais as terciárias.
Anunciou igualmente a descentralização do processo de compras de transportes para os administradores, para se evitar a aquisição de veículos incompatíveis com os terrenos de jurisdição.
A desconcentração deste processo, disse, vai facilitar a prestação de maior atenção a todas províncias, maior participação e autonomia quer das províncias como dos municípios, tendo em conta as características de cada circunscrição.
sobre a elaboração de programas provinciais e municipais, o ministro orientou aos governos provinciais, administrações municipais e comunais a consultarem sempre a população para que dêem suas opiniões, através de conselhos de concertação social, por serem os beneficiários directos.
Hoje, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, acompanhado do Vice-ministro para os Assuntos Institucionais e Eleitorais, Adão de Almeida e funcionários seniores do ministério trabalha na província da Lunda Sul, com o propósito de constatar o grau de funcionamento das estruturas que dirige.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:30 am

Recomendação
Governo do Moxico garante contínuo apoio aos desmobilizados

Luena
-
Os membros do governo do Moxico, reunidos hoje, no Luena, na sua sexta sessão ordinária, garantiram contínuo apoio aos desmobilizados de guerra, em todas as acções em que estão inseridos, com vista a sua reintegração social.
O encontro recomendou igualmente a elaboração de propostas que visem melhorar o fornecimento de energia eléctrica e água potável às populações, a pavimentação de passeios, saneamento básico do Luena, bem como a vedação do recinto do hospital provincial.
A sessão presidida pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", orientou a administração municipal do Moxico a revisar o contrato celebrado com a empresa ADMC, responsável pelo saneamento básico da cidade, para se reparar algumas imprecisões existentes na limpeza da cidade.
Ao Gabinete de Estudo e Planeamento (GEP) e a Direcção provincial das Obras Públicas foram recomendadas a remeterem ao governo provincial os mapas actualizados de todas as empresas com obras em execução na região.
As estruturas estatais, cujos funcionários são estudantes no pólo universitário do Moxico, foram recomendadas a orientarem os respectivos trabalhadores a procederem uma solicitação de autorização ao governador, comprometendo-se a continuar com as actividades laborais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:30 am

Moxico
Vacinados mais de 800 animais de estimação

Luena
-
Os Serviços de Veterinária no Moxico vacinaram mais de 800 animais de estimação, sobretudo, cães, durante a primeira fase da campanha nacional anti-rábica, decorrida de Março a Junho.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo chefe de departamento dos Serviços Veterinários, Aguinaldo Mutaleno, explicando que a campanha abrangeu todos os municípios da província.
Este ano, segundo a fonte, não se registou nenhum caso de mordedura de pessoas por animais com raiva.
A fonte adiantou que na segunda fase (Julho e Agosto) prevê-se imunizar mais de 13 mil animais de estimação.
A campanha se enquadra no plano nacional de contingência contra a raiva e Aguinaldo Mutaleno pediu aos criadores de animais de estimação a levá-los a vacina.
Em 2009, os serviços veterinários vacinaram dois mil e 800 animais, com um registou 40 casos de mordedura, sem contudo, provocarem vítimas humanas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:43 am

Moxico
Acidentes matam duas pessoas na semana finda

Luena
-
Duas pessoas morreram e catorze outras ficaram gravemente feridas, durante a semana finda, em consequência de 12 acidentes de viação registados no Moxico, menos um em relação ao período anterior.
Segundo uma nota de imprensa do comando provincial da Polícia Nacional, distribuída hoje (quarta-feira) à Angop, os sinistros resumem-se em atropelamentos, colisões entre veículos automóveis e entre motociclos com motor, assim como choques contra obstáculos fixos.
Os acidentes ocorreram nos municípios do Moxico, com dez casos, Cameia e Léua com um caso cada e danos materiais por avaliar.
Na regularização do trânsito rodoviário, foram apreendidos 26 motociclos, duas cartas de condução, um livrete de circulação e um veículo automóvel e aplicadas 30 multas, no valor 322 mil e 73 kwanzas, por diversas infracções ao código de estradas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:42 am

Moxico
Polícia Económica regista 30 infracções em sete dias

Luena
- Trinta infracções comerciais foram registadas nos últimos sete dias, pela Direcção Provincial da Polícia de Inspecção e Investigação das Actividades Económicas, menos uma em relação à semana anterior.
De acordo com uma nota da polícia económica a que a Angop teve acesso, as transgressões foram registada durante as visitas de inspecção e fiscalização realizadas nos estabelecimentos comerciais da cidade do Luena e dos municípios fronteiriços do Luau e Alto-Zambeze.
A falta de boletim de sanidade, asseio e higiene, indumentaria, folha de salário, nota de aquisição, exposição de mercadoria e afixação de etiqueta, constam das irregularidades.
Em função disso, acrescenta o relatório semanal, a policia económica aplicou multas no valor de 141mil e 900 kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:13 am

Moxico
Luena clama por estabelecimento de ensino especial

Luena
- A cidade do Luena, província do Moxico, carece de um estabelecimento escolar para acolher cerca de 254 alunos que padecem de diferentes deficiências controlados desde ano transacto pela área do ensino especial, disse hoje o seu responsável, Campos Wamana.
Em declarações à Angop, o responsável explicou que neste momento existem mais de 400 professores capacitados para transmitirem conhecimentos aos alunos com necessidades especiais, mas o problema reside na falta de infra-estruturas apropriadas.
Apontou que actualmente funciona apenas uma sala de aulas com 36 alunos surdos-mudos, os demais que apresentam problemas psíquicos, atraso mental, transtorno de conduta, entre outras deficiências estão inseridos em salas “integradas” das escolas do sistema normal de ensino.
Para um melhor aproveitamento escolar dos alunos com deficiências especiais, Campos Wamana pediu maior empenho da Direcção Provincial da Educação, no sentido de criar um estabelecimento apropriado, tendo em conta a diferença dos métodos utilizados nesse tipo de processo de ensino e aprendizagem.
Com vista a dinamizar o ensino especial, que envolve pessoas afectadas pelas consequências da guerra e genéticas, o representante da área sugeriu a comparticipação da sociedade civil que muita das vezes opta por actos de estigma e discriminação, prevalecendo a ideia de que toda pessoa deficiente não tem importância.
Sublinhou que essa concepção errada faz com que certos progenitores, cujos filhos padecem de diferentes deficiências não se preocupam em inseri-los no sistema de ensino especial.
Ainda no âmbito do incremento do ensino especial, Campo Wamana disse pretender contactar a esposa do governador provincial, Isabel dos Santos, na qualidade de madrinha deste processo para ajudar no sentido de que essa actividade seja tratada com maior celeridade.
Ao enaltecer a contribuição da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS) e do Instituto Nacional da Criança (INAC) na identificação e formação das crianças com necessidades especiais solicitou, igualmente, às outras instituições competentes para ajudarem na aquisição de próteses auditivos para facilitar a comunicação e concepção dos conhecimentos das pessoas afectadas.
Assim apelou a mudança de comportamento da sociedade para permitir o crescimento e desenvolvimento do processo de ensino especial, pois, como considerou, essas pessoas uma vez formadas podem ser úteis para o mercado de emprego, contribuindo no desenvolvimento da região e não só.
Para Albano Freitas Lemos Sapalo, especialista em defectológia formado no Instituto Superior Pedagógico de Via Clara (Cuba), o ensino especial na província tem dado alguns passos com a capacitação de professores para poderem prestar atenção pisco–pedagógica às crianças com necessidades educativas especiais.
Para o efeito, opinou que se deveria criar em todas as escolas da província pelo menos duas a três salas de aulas para atender as pessoas com necessidades especiais, como primeiro passo em sincronia com a política nacional e mundial, sobre a integração que é uma educação para todos, que visa combater as simetrias da discriminação das particularidades psicológicas individuais.
Acredita que havendo amor por parte das pessoas especializadas para essa área é possível se recuperar as com dificuldades especiais, frisando que um ser humano que apresenta uma deficiência não significa estar totalmente limitada a exercer outras actividades na sociedade.
Referiu que através da compensação, que consiste na substituição da parte ou esfera afectada, por uma outra, é possível essa pessoa ser recuperada e servir a sociedade.
Reforçou que os diferentes sectores da sociedade devem contribuir no combate ao preconceito criado a volta das pessoas com deficiências, promovendo debates radiofónicos, palestras e sessões de esclarecimentos nas comunidades, pois que segundo ele, o ensino especial é um conjunto de vários serviços, nomeadamente, pedagógicos, educação, saúde e outros que implica uma equipa multidisciplinar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:18 pm

Moxico
Serviço de Bombeiros inspecciona estabelecimentos comerciais

Luena
- O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Moxico realizaram, em sete dias, quatro visitas de fiscalização a estabelecimentos comerciais da cidade do Luena, mais três em relação à semana anterior.
A informação foi avançada hoje pelo porta-voz, Paulo Muhongo, realçando que as visitas serviram para averiguar as áreas susceptíveis de provocar incêndios, tais como geradores e instalações eléctricas.
Segundo a fonte, durante as visitas constatou-se a falta de extintores de incêndios em vários estabelecimentos comerciais, pelo que os técnicos dos Serviços dos Bombeiros aconselharam o uso destes meios e o armazenamento de produtos de forma adequada.
Quanto aos incêndios, na semana em referência, foi registado um caso, no município do Luau, que provocou a destruição de 17 casas de ***-á-pique, uma igreja também de construção precária.
Paulo Muhongo adiantou que a corporação continuará a realizar palestras de sensibilização e mobilização nas escolas, estabelecimentos estatais e privados e igrejas, transmitindo mensagens educativas, como forma de prevenir incêndios na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:40 pm

19-07-2010 13:44

Moxico
Previsto registar mais de quatro mil eleitores

Luena –
Pelo menos quatro mil eleitores serão registados no Moxico, durante o processo de actualização do registo eleitoral, à decorrer de 30 de Julho a 30 de Setembro próximo, anunciou hoje, segunda-feira, o director provincial do Registo Eleitoral, Felino Job.
Em declarações à Angop, o responsável disse que as condições técnicas, humanas e logísticas estão criadas para que o processo decorra sem sobressaltos em todo território da província.
Segundo ele, para o êxito da campanha foram recrutados 115 brigadistas e criadas 24 brigadas, das quais, nove fixas registadoras e 15 brigadas móveis.
Fez saber por outro lado, que nos termos da lei, todos os anos se faz a actualização do registo eleitoral, para permitir aos cidadãos nacionais votarem nas próximas eleições gerais previstas para 2012.
Assegurou que estas entidades registadoras estarão localizadas nas administrações municipais e comunais, e as brigadas móveis irão se desdobrar nas povoações e proceder o cadastro dos jovens que completam 18 anos e aqueles que não se registaram por qualquer motivo.
Em 2009 foram registados três mil e 306 eleitores, na fase de actualização realizada em Abril e Maio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:06 pm

Moxico
Incêndios provocam danos materiais avaliados em AKZ dois milhões

Luena
Vinte e quatro incêndios foram registados nos últimos seis meses, na província do Moxico, pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, que contabilizou danos materiais avaliados em mais de dois milhões e 797 kwanzas.
A informação foi avançada hoje à Angop pelo porta-voz do comando provincial dos Serviços de Bombeiros, Paulo Muhongo, que disse terem sido registadas uma morte e seis ferimentos graves, em função dos incêndios.
Explicou que 14 casos foram provocados por negligência de vela acesa, sete por curto-circuito, dois por fogo posto e um por fuga de gás.
Os bairros Aço, Capango, Zorró, Francisco, Alto-Campo, Sinai-novo e Velho, Manguxi, Santo-Rosa, Kwenha, Nzaji e Tchifuchi foram os que mais registaram ocorrências.
Paulo Muhongo reafirmou o contínuo engajamento dos efectivos dos Serviços Bombeiros em realizar acções de sensibilização e mobilização dos citadinos, com vista a reduzirem-se as perdas humanas e os danos materiais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 5:58 pm

23-07-2010 17:36

Moxico
Directora Regional das Alfândegas radiografa funcionamento do sector no Luau

Luau
-
A directora regional das Alfândegas do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), Hinalda Mangenge, encontra-se desde quinta-feira, no Luau, província do Moxico, para se inteirar do funcionamento do sector.
Segundo o programa de visita entregue à Angop, a responsável vai reunir-se com as autoridades administrativas locais e o comandante provincial da Polícia Fiscal, superintendente René Sacambela.
Visita à instalação aduaneira do Luau, ao Posto Fiscal e à Repartição Fiscal das Finanças, entre outros locais, constam no programa de dois dias de trabalho naquela circunscrição.
Luau é o término dos mais de mil quilómetros do CFB que tem como ponto de partida o Porto do Lobito (Benguela), passando pelas província do Huambo e Bié, ligando às redes ferroviárias da República Democrática do Congo e da Zâmbia.
Dados oficiais prevêem que o funcionamento do CFB diminuirá significativamente os custos logísticos dos países da África Austral, quer nas importações quer nas exportações de mercadorias e a melhoria do nível de vida da população.
O volume de mercadorias a transportar é estimado em mais de dois milhões e 650 mil toneladas por ano e o tráfego de passageiros na ordem dos 2,25 milhões ano.
O sector das Alfandegas dirigido por Hinalda Mangenge inclui as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:18 pm

17-08-2010 15:16

Moxico
Cidade do Luena acolhe seminário sobre Migração Mista

Luena -
A cidade do Luena, província do Moxico, acolhe nos dias 18 e 19 de Agosto corrente, um seminário sobre a identificação das categorias de migração mista e combate à imigração ilegal, soube hoje a Angop de fonte segura.
Segundo a porta-voz do evento promovido pelo Ministério do Interior, Teresa Silva, o encontro tem como objectivos estabelecer a cooperação internacional quanto a gestão das migrações mistas, para conter a criminalidade, protegendo e assistindo as vítimas na sua maioria mulheres e crianças.
Segundo a fonte, o seminário se enquadra no projecto "Gestão de migrações mistas"e os debates serão subdivididos em tês painéis.
O primeiro painel sobre "Gestão da migração e políticas migratórias" inclui temas sobre tipos de migração, identificação das migrações, limites à admissão e expulsão, entre outros.
No segundo painel "Migração Ilegal", os participantes irão se debruçar entre outros temas, sobre as medidas aplicáveis ao seu combate, o tráfego de seres humanos, identificação e assistência das vítimas.
O terceiro painel e último, "Instrumentos legais e internacionais sobre migração", os debates estarão em torno dos direitos e deveres dos refugiados e procedimentos de asílio em Angola.
As bases legais disponíveis no código penal angolano para prevenir e punir o tráfico ilícito de seres humanos, constam igualmente nos temas do seminário.
Participarão no seminário membros da direcção provincial do Ministério do Interior, representantes do Ministério Público, das direcções provinciais do Instituto Nacional da Criança, Família e Promoção da Mulher, Administradores municipais e outros convidados.
O projecto de "Gestão das Migrações Mistas" é financiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), numa parceria com a Organização Mundial para as Migrações (OIM), sendo os Serviços de Migração e Estrangeiros como executores.
Seminários do género foram já realizados nas províncias de Malanje, Cabinda, Uíge, Kwanza Note, Kwanza Sul, Benguela, Huambo, Bié e Cunene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:37 pm

07-09-2010 19:51

Moxico
Incêndios provocam danos superiores a 170 mil kwanzas

Luena
-
Quatro incêndios registados na última semana, no Luena, província do Moxico, provocaram danos materiais avaliados em 173 mil e 500 kwanzas, informou hoje à Angop o porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Paulo Muhongo.
A fonte disse que os sinistros ocorreram nos bairros Nzanji, Capango, Santa Rosa e Aço, sem provocarem danos humanos.
Em comparação a semana anterior, disse registar-se o mesmo número de incêndios, que provocaram um morto e prejuízos materiais avaliados em 144 mil e 900 kwanzas.
A negligência de vela acesa e curto-circuitos são as causas mais frequentes de incêndios nesta cidade, explicou.
No período em referência, a corporação realizou três visitas de inspecção e cinco de reinspecção em distintos estabelecimentos
comerciais da cidade do Luena, para avaliar o ***primento de regras quanto ao uso de meios contra incêndios e outras medidas
preventivas.
Paulo Muhongo fez saber que a corporação continua engajada na realização de acções de sensibilização e mobilização dos citadinos
quanto às medidas profilácticas, visando redução percas humanas e materiais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:03 pm

08-09-2010 19:45

Moxico
Mais de 114 mil alunos frequentam aulas de alfabetização

Luena
- Cento e 14 mil e 266 alunos frequentam aulas de alfabetização, em 14 redes criadas nos nove municípios da província do Moxico, num processo de ensino-aprendizagem orientado por mil e 212 alfabetizadores.
O dado foi apresentado hoje pelo director provincial da Educação, Abel Jones Pique, durante o acto das comemorações alusivas ao 08 de Setembro (Dia Internacional de Alfabetização).
O responsável explicou que o projecto de alfabetização e aceleração escolar enquadra-se nos projectos "Angola alfabetizada para gostar de escrever" e "Sim Eu Posso", inseridos na estratégia de recuperação ao atraso escolar.
Para si, o analfabetismo não apenas limita a pessoa em sua comunicação com o mundo ou profissionalmente, mas também a compreensão de tudo que ocorre a sua volta.
Considerou que a experiência e os estudos efectuados mostram que a alfabetização tem um papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhoria da saúde familiar, na protecção do meio ambiente e na participação democrática.
O director provincial da Educação felicitou os parceiros das redes de alfabetizadores e alfabetizandos que, com coragem e sacrifício, contribuem para a erradicação do analfabetismo.
Nos programas da erradicação do analfabetismo o Ministério da Educação conta com o apoio de vários parceiros, como igrejas, partidos políticos, associações profissionais, entre outras.
A data foi instituída em 1967, pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da sua Organização para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objectivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial em relação ao desenvolvimento e educação, com vista a reduzir os índices de analfabetismo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:50 pm

Andebol
Pavilhão principal recebe tapete sintético no Luena

Luena
– O pavilhão gimno-desportivo 27 de Março do Luena, palco dos campeonatos nacionais seniores masculino e feminino de andebol, começou a receber terça-feira tapete sintético, trabalho que terminará três dias antes do início do evento (dia 17).
A colocação do tapete no pavilhão com capacidade para dois mil espectadores está a cargo da empresa portuguesa Mondo, que garante terminar o trabalho no prazo acordado.
Em relação aos dois campos de apoio, nomeadamente, o da Escola Oficina e da Angola-Telecom, as obras de restauro estão avançadas. A empresa de construção civil chinesa Sinohydro e a angolana EBOMEX igualmente garantem terminá-las nos prazos combinados com a direcção provincial da Juventude e Desportos.
Nestes dois recintos desportivos, as actividades consistem na colocação de bancadas metálicas, cobertura, acabamentos nos trabalhos de canalização e instalação eléctrica. No campo situado na Escola Oficina, esta semana receberá o piso, além do reboque do muro de vedação e iluminação.
Oito formações femininas e igual número de equipas masculinas participarão do 31º campeonato, em que o Petro de Luanda é o detentor do título na categoria feminina, enquanto o Kabuscorp é campeão em masculinos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:42 am

Moxico
Governador considera Agostinho Neto "homem patriótico"

Luena
O governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, considerou hoje o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, um homem rico em ideias patrióticas, que continuam vivas na memória dos angolanos.
O governante fez estas declarações numa palestra alusiva ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, realizada na sede municipal dos Bundas (Lumbala-Nguimbo), a 357 quilómetros do Luena.
João Ernesto “Liberdade” realçou que apesar de desaparecer fisicamente as ideias e convicções de Agostinho Neto permanecem vivas.
Afirmou que o “exemplo do herói nacional, sua irrepreensível conduta de militante de dimensão histórica iluminará a paz alcançada em 2002, salvaguardando a independência nacional e o desenvolvimento do país.
Explicou que Agostinho Neto muito cedo se revelou como patriota e nacionalista consequente, médico de elevada sensibilidade, célebre pensador e poeta de dimensão internacional
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, e morreu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, vítima de doença.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron