NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 07, 2011 11:27 pm

Moxico
Escola Superior Politécnica tem mais de trezentas vagas para 2011

Luena
- A Escola Superior Politécnica do Moxico tem trezentas e noventa e duas vagas para novos estudantes, este ano, nos cursos de Ciências de Educação e Saúde, anunciou hoje, nesta cidade, o director adjunto para área académica, Agnaldo Cahilo.
Segundo o responsável, estão disponíveis para a licenciatura em Geografia 60 vagas, 45 para Matemática, igual número para Física e Química, enquanto para a licenciatura em Enfermagem geral a instituição conta com 60 lugares e para Laboratório Clínico 37.
O curso de Ciências de Computação, inserido este ano lectivo, conta com 100 vagas e os estudantes serão distribuídos em dois turnos (diurno e nocturno), adiantou a fonte.
Informou que as inscrições para os candidatos a um dos cursos referenciados iniciaram-se a 05 de Janeiro, mas as aulas arrancam somente a 7 de Março próximo.
"A concorrência é maior em todos os cursos, com destaque para Geografia e Ciências de Computação", disse.
Garantiu que gradualmente serão inseridos outros cursos, segundo o acordo assinado entre o Governo da província e a Secretaria de Estado para o Ensino Superior.
No ano lectivo 2011, acrescentou, a instituição de Ensino Superior contará com 41 professores, contra os 23 que leccionaram em 2010, na maioria de nacionalidade cubana.
Dezasseis salas de aula estarão disponíveis para os estudantes.
Quanto ao aproveitamento académico do primeiro ano escolar, considerou-o positivo, a julgar pelo número dos estudantes que transitaram para o segundo ano.
A Escola Politécnica do Moxico é uma unidade orgânica afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), com sede no Huambo e jurisdição nas províncias do Bié e Moxico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 12, 2011 4:37 pm

12-01-2011 13:01

Balanço
Acidentes de viação causam dois mortos e 15 feridos no Moxico

Luena
- Duas pessoas morreram e 15 outras ficaram gravemente feridas em consequência de sete acidentes de viação, registados em sete dias, na província do Moxico.
De acordo com uma nota da corporação que a Angop teve hoje, quarta-feira, acesso, os acidentes foram caracterizados em três colisões entre veículos automóveis, um capotamento e igual número de despiste, colisão entre motociclos e atropelamentos.
Os incidentes causaram danos materiais por avaliar, motivados por excesso de velocidade, inobservância às regras de trânsito, inabilidade na condução e condução em estado de embriaguês.
Na regularização do trânsito rodoviário foram apreendidos dois veículos automóveis, 16 motociclos, 19 cartas de condução, um título de propriedade e uma licença de condução e aplicadas 39 multas no valor de 133 mil e 267 Kwanzas por infracção ao código de estrada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jan 14, 2011 5:24 pm

14-01-2011 5:30

Moxico
Maternidade assiste mais de cinco mil partos

Luena
- Cinco mil e 229 partos foram efectuados na maternidade provincial do Moxico, em 2010, registando-se um aumento de mais 548 casos em relação a 2009, soube a Angop de fonte hospitalar.
Desse número, nasceram cinco mil e 307 bebés, dos quais cinco mil e 153 nados vivos e 154 mortos.
Segundo a directora clínica, Rodeth Nele, 319 foram partos por cesariana, devido a partos prolongados, bacia estreita, gravidez utópica, entre outras causas.
No período em análise, registaram-se 713 abortos, 116 infecções pós parto, entre outras patologias.
Do número de mulheres assistidas, 20 morreram, mais duas em relação a 2009, por insuficiência cardíaca, deslocamento da placenta, bacia estreita, rotura uterina, cancro uterino e por malária.
Com 33 camas, os serviços clínicos são assegurados por 13 médicos especializados em ginecologia e obstetrícia, anestesistas e médicos de clínica geral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 9:06 pm

Moxico
Programa 'Água para Todos' chega à Muateresa

Luena
-
A população da povoação de Muateresa, na localidade do Dala Sul (Moxico), ganhou hoje, quinta-feira, um sistema de captação e distribuição de água, inaugurado pela vice-governadora provincial para área política e social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.
Enquadrado no programa “Água para Todos”, o sistema com capacidade de bombear 40 mil litros por hora, custou ao governo mais de nove milhões de Kwanzas, devendo beneficiar 773 habitantes da povoação de Muateresa ( 27 quilómetros da cidade do Luena).
Dois chafarizes e uma lavandaria comunitária fazem parte do sistema hidráulico, cuja perfuração, instalação de dois tanques e construção dos fontenários durou um mês.
O administrador municipal do Moxico (sede), Alberto Calumbi Keshipoco, aconselhou a população a cuidar e controlar o equipamento em disposição, para que dure mais tempo e sirva o interesse pelo qual foi montado.
Aconselhou os beneficiários, a contribuírem com um valor monetário simbólico, que será gerido pela própria comunidade, para a manutenção da motobomba em caso de avarias técnicas.
Por seu turno, o soba Lituai Comboio Muateresa, louvou o empenho do governo na resolução dos principais problemas sociais que afligem as populações.
Disse que a partir de hoje, a população sob sua jurisdição, sobretudo, as mulheres, deixa de percorrer grandes distâncias a busca de água para as tarefas domésticas.
O sistema foi inaugurado no âmbito das comemorações do 50º aniversário do Início da Luta Armada para Libertação Nacional, que se assinala a 04 de Fevereiro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Fev 08, 2011 11:31 pm

08-02-2011 19:43

Moxico
Defendida capacitação permanente dos gestores públicos

Luena -
A secretária da Presidência da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira, defendeu hoje (terça-feira), no Moxico, a capacitação permanente dos gestores públicos, sobretudo os administradores municipais, para melhor conduzirem os programas integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza.
Rosa Pacavira defendeu tal ponto de vista no encerramento do seminário provincial sobre a implementação dos programas municipais integrados de desenvolvimento e combate à pobreza, que decorreu desde segunda-feira no Luena.
Para que este programa tenha êxitos, frisou a responsável, uma das ferramentas que os órgãos de decisão devem ter em conta é a capacitação dos administradores municipais, por constituírem as pedras basilares para o desenvolvimento do país.
Ressaltou que os programas municipais são instrumentos de planificação de acções ao nível dos municipais e devem reflectir as necessidades reais das populações e por conseguinte devem merecer a participação de todos os actores chaves no município.
Defendeu, por outro lado, a maior participação comunitária, fiscalização local, execução e implementação de acções pela própria comunidade e decisões de Conselho de Concertação Social.
Para Rosa Pacavaria, o combate à fome e redução significativa da pobreza constituem um dos maiores desafios que se colocam ao Estado angolano, no período pós guerra e é um factor preponderante para o lançamento de alicerces para edificação de uma economia sustentável.
Os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza incluem acções nos domínios da saúde, educação, infra-estruturas básicas, comércio rural, água e energia, bem como formação profissional.
Durante os dois dias, os participantes abordaram temas ligados ao comércio rural numa perspectiva integrada em Angola, a comercialização e armazenamento da produção agro-pecuária excedente.
Reflectiram igualmente sobre o programa nacional de habitação social e o desenvolvimento das aldeias rurais, o programa "Água Para Todos", a estratégia para a segurança alimentar e nutricional, bem como a municipalização dos serviços de saúde.
O evento decorreu sob lema "combate à pobreza, um compromisso do governo angolano" discutiu a organização da produção local, a expansão da rede sanitária e o seu impacto na melhoria da qualidade de vida das populações, no âmbito dos programas municipais e o seu enquadramento no Orçamento Geral de Estados (OGE), entre outros temas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 11:14 pm

11-02-2011 18:04

Moxico
Conselho de Auscultação aprecia situação socio-económica do município da Cameia

Cameia
Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação Social no município da Cameia, província do Moxico, apreciaram, nesta quinta-feira, assuntos relacionados com a situação socioeconómica e política da região.
Sob orientação do administrador municipal, Rodrigues Chipango Sacuaha, os participantes à reunião discutiram e aprovaram as propostas de projectos que visam satisfazer as necessidades das populações da circunscrição que dista a 102 quilómetros do Luena.
Entre os projectos aprovados consta a edificação de cabines para emissores da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Rádio Nacional de Angola (RNA), escola primária, com cinco salas de aulas, centro materno infantil e a construção de uma nova administração municipal.
Os membros do Conselho de Auscultação e Concertação sugeriram o reforço de instalação da rede de iluminação pública na vila de Lumeji (sede municipal) e nos bairros periféricos e o fomento da agricultura, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.
Participaram no encontro membros da administração municipal, autoridades tradicionais e eclesiásticas e representantes das organizações não-governamentais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:35 pm

18-02-2011 13:21
Moxico
Inspectores escolares terminam capacitação metodológica

Luena
- Os inspectores escolares na província do Moxico terminaram, nesta quinta-feira, um seminário de capacitação metodológica, depois de quatro dias de abordagem sobre plano de visitas, elaboração de relatório das actividades, ficha de assistência às aulas e exames.
A elaboração do plano de aulas e o cronograma da Reforma do Sistema Educativo, igualmente foram temas de estudo durante o seminário, promovido pela Direcção local da Educação.
O chefe de Departamento Provincial de Ensino geral, António Manuel da Silva, ao encerrar a acção formativa disse que os temas discutidos fazem parte do pacote estratégico da Reforma Educativa, tanto no subsistema do ensino geral e adultos, bem como na formação técnica e profissional dos professores.
Para si, o empenho individual e colectivo será determinante para o protagonismo e o pragmatismo que se exige em função dos desafios do sector da Educação no país, quanto a dedicação dos professores na transmissão dos conhecimentos, a gestão dos recursos humanos e infra-estruturas escolares e currículo escolar.
Para António da Silva, a abnegação, dedicação, criatividade, sentimentos de dignidade profissional têm de ser uma constante no exercício das funções atribuídas aos inspectores escolares, para a promoção de ensino de qualidade.
"Um inspector escolar não pode trocar os passos e ficar desajustado", deve sim estar firme, actualizado e exercer as acções com todo o zelo e tomar medidas adequadas, para que o trabalho desenvolvido nas escolas tenha impacto positivo para os alunos e a população em geral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:39 pm

25-02-2011 16:28

Moxico
Moradores do bairro Aço preocupados com progressão de ravinas

Luena
-
Os moradores do bairro Aço, arredores da cidade do Luena (Moxico), estão preocupados com a progressão de ravinas que estão a destruir casas e a inviabilizar a circulação rodoviária, dada a intensidade das chuvas que caiem nestes dias na região.
A Angop deslocou-se hoje, sexta-feira, ao bairro Aço e constatou que pelo menos oito casas construídas com material local (adobes e cobertas de chapas de zinco) foram destruídas por uma ravina com duas ramificações.
As fortes correntes das águas das chuvas estão a aprofundar a ravina que apresenta cerca de dez metros de profundidade e 20 de largura, numa extensão de cerca de 400 metros de comprimento.
Inês Alberto, moradora do bairro há 11 anos, disse à Angop que a situação é "preocupante" e às noites fica sem sono, devido ao avanço da ravina.
A interlocutora pede rápida intervenção das estruturas competentes para estancar a progressão do fenómeno erosivo que ameaça destruir mais casas e devolver tranquilidade aos moradores.
Dionísio Job, outro morador há três anos, partilha a mesma ideia e mostrou-se triste pelo facto da sua cantina ser destruída por corrosão da terra, devido à força da água.
No local está uma equipa de trabalhadores chineses e angolanos a procurarem impedir as correntezas de água, com sacos de área e pedras, mas sem qualquer sucesso.
A administração municipal, contactada, diz que a dimensão do fenómeno erosivo ultrapassa a sua capacidade de intervenção, pelo que foram já comunicadas às estruturas superiores para o efeito, mas a resposta tarda a chegar.
O bairro Aço localiza-se na zona baixa da cidade do Luena, para onde correm as águas das chuvas vindas de todas as direcções desembocando no rio Luena, localizado a cerca de dois quilómetros da cidade com o mesmo nome.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:55 pm

Moxico
Mapa sanitário apontado como valioso para o desenvolvimento da saúde

Luena
O vice-governador provincial do Moxico para Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Manuel Lituai, considerou hoje (quinta-feira), no Luena, que o mapa sanitário da região, apresentado às autoridades locais, é um instrumento valioso que vai permitir programar as acções de desenvolvimento do sector.
O responsável, que fez esta consideração no acto de encerramento do seminário de capacitação dos membros do governo e autoridades sanitárias da província, disse que é uma das grandes iniciativas do Ministério da Saúde na procura de soluções possíveis para os problemas sanitários que afligem as populações.
Disse que após a correcção, melhoramento e validação do mapa sanitário da província, os sectores do governo vocacionados para o planeamento e gestão do desenvolvimento sustentável da região terão uma ferramenta de base para programar a construção de mais unidades sanitárias e promover acções de formação e gestão de recursos humanos para o sector.
Para o vice-governador, este exercício do Ministério da Saúde vem mais uma vez contribuir no empenho do Executivo angolano que visa melhorar as condições sanitárias das populações, quer das zonas urbanas como das áreas rurais.
Segundo ele, neste esforço titânico do Governo, os municípios têm uma grande responsabilidade de servirem de suporte essencial da sustentação deste mapa sanitário da província do Moxico, por serem as unidades de planificação, execução e monitorização das políticas governamentais.
Para tal, exortou os administradores municipais e chefes de repartições de Saúde no sentido de implementarem várias acções que correspondem com os objectivos do executivo angolano, conducentes a melhoria das condições de vida das populações.
Participaram no seminário membros do Governo, administradores e chefes de repartições municipais de saúde e seus colaboradores direitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:19 pm

Moxico
Governador realiza digressão aos municípios do interior da província

Luena –
O governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, inicia quarta-feira (dia 16), uma visita de trabalho de três dias aos municípios do interior da província, para avaliar a execução física das obras sociais em curso.
Segundo um programa de visita que a Angop teve acesso, os municípios a serem visitados são os do Léua, Lumege, Luacano e Luau, todos situados ao longo do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), isto a leste da cidade do Luena.
Nas quatro circunscrições serão radiografadas as obras ligadas aos sistemas de captação e distribuição de água às populações, de iluminação pública, construção e reabilitação de escolas, centros de saúde, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 4:14 pm

29-03-2011 12:31

Moxico
Dirigente religioso diz que a paz é a maior conquista dos angolanos

Luena
– A paz que se vive no país desde 2002 é a maior conquista dos angolanos e deve ser “encarada de forma vertical e horizontal”, disse hoje, terça-feira, no Luena, o pastor da Igreja Evangélica Baptista no Moxico, João Dinis Cassanga.
Falando à Angop, a propósito do nono aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento que se assinal a 4 de Abril, considerou que a paz deve ser examinada de forma vertical em relação à Deus, por ser acção da sua graça e horizontal entre os homens, respeitando a diferença de opiniões, para reconstruir e desenvolver o país.
Em sua opinião, ainda há muito que se fazer em Angola, para transformar os corações dos angolanos, porque o conflito deixou ódio e as pessoas devem esquecer o passado e ter visão do futuro rumo ao desenvolvimento.
Aconselhou as famílias a olharem e sentirem as responsabilidades que lhes cabe, apesar de terem pensamentos e opiniões diferentes, mas o mesmo objectivo, a educação de jovens competentes e patriotas.
Para a igreja, disse que a paz permitiu além da livre circulação, trouxe a liberdade das pessoas fazerem o que querem e facilitou a expansão do evangelho aí onde era difícil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:49 pm

09-04-2011 5:54
Moxico
Polícia regista aumento de homicídios voluntários

Luena
- Doze homicídios voluntários chegaram ao conhecimento do comando provincial da Polícia Nacional no Moxico, durante o primeiro trimestre de 2011, mais sete casos em relação aos últimos três meses do ano transacto.
Numa nota entregue sexta-feira à Angop, a corporação explica que a crença ao Feiticismo, desavenças entre casais e famílias são as principais causas deste tipo crime, que preocupa as autoridades policiais.
A fonte aponta que os homicídios voluntários são registados com mais frequência nos municípios do Léua, Luau e Moxico (sede) a faixa etária envolvida na prática desse crime varia entre 15 a 30 anos de idade, enquanto a de 50 a 65 anos é o grupo mais alvo.
Os presumíveis autores destes delitos cometem-nos sem recurso à armas de fogo, sendo a arma branca (faca, catana, machado), o meio mais usado.
Por outro lado, a corporação louva a colaboração da população na denúncia dos criminosos, fruto de palestras de encontro de sensibilização que são realizadas, com o objectivo de prevenir actos delituosos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:40 pm

Moxico
Hospital de Alto-Zambeze necessita de três médicos e dez enfermeiros

Cazombo
- O Hospital Municipal do Alto-Zambeze (a 519 quilómetros da cidade do Luena), província do Moxico, necessita de três médicos e dez enfermeiros para as áreas de cirurgia, ortopedia e medicina geral, disse à Angop uma fonte hospitalar.
A directora em exercício do hospital, Laurinda Chissola Muquê, que exteriorizou a preocupação, afirmou que estes técnicos são necessários para melhorar o atendimento de pacientes que diariamente buscam a assistência médica.
Apenas três médicos sul-coreanos especializados em pediatria e medicina geral asseguram o corpo clínico, coadjuvado por 70 técnicos de saúde.
Mais de 120 pacientes é a média diária de consultas externas e no banco de urgência, média considerada alta, tendo em conta o número ínfimo de médicos existentes no hospital do Alto-Zambeze.
Laurinda Chissola explicou que vários serviços hospitalares estão inoperantes, como o bloco operatório e a área de radiografia (RX), em consequência da falta de pessoal especializado, associada à escassez de equipamentos.
A responsável acredita que se os referidos serviços funcionassem evitaria a evacuação de pacientes para as cidades do Luena e para a república vizinha da Zâmbia.
Segundo o registo do primeiro trimestre, internaram naquela unidade hospitalar 341 doentes, dos quais 199 crianças dos zero aos quatro anos de idade, tendo morrido 29, 302 receberam alta por melhorias e dez procuram outras formas de tratamento.
A malária, com mais de três mil casos, gripes com 337 e doenças diarreicas agudas com 166 casos foram, entre outras, as doenças com mais frequência durante o período em referência, disse a fonte.
Com uma capacidade para 70 camas, o hospital municipal do Alto-Zambeze presta apenas os serviços de urgência, consultas externas, pediatria, clínica geral e gineco-obstetrícia.
Além do hospital municipal local, a circunscrição controla dez postos médicos, nas aldeias de Cavungo, Caianda, Lóvua, Calunda, Macondo e Lumbala-Kaquengue.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 9:07 pm

Moxico
Acidentes causam dois mortos e oito feridos

Luena
- Sete acidentes de viação registados de 03 a 10 deste mês provocaram dois mortos e oito feridos em estado grave, indica o relatório semanal da direcção provincial de Viação e Trânsito.
A nota da corporação entregue hoje, quarta-feira, à Angop, sublinha o aumento de quatro acidentes em relação à semana anterior.
Foram cinco atropelamentos, um despiste e uma colisão entre veículo automóvel e uma motorizada, explica a fonte.
A condução ilegal, excesso de velocidade, entre outras foram as principais causas desses desastres.
Neste período, foram apreendidos 28 veículos automóveis, 131 motorizadas, 18 cartas de condução, um livrete de condução e um verbete provisório.
Por várias infracções ao Código de Estrada, a Polícia de Trânsito aplicou 62 multas no valor 368 mil 119 kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:04 pm

Moxico
Agentes culturais exortados a conservarem as artes culturais da região

Luena
- O produtor e realizador de cinema Alberto Sebastião exortou nesta quarta-feira, no Luena (Moxico), os fazedores e criadores de artes a intensificar os seus trabalhos para conservarem os traços culturais da província do Moxico.
Falando à Angop, no final da visita de três dias à cidade do Luena, Alberto Sebastião aconselhou os artistas da música e da dança, bem como das outras artes culturais a fazê-las em línguas nacionais, como forma de conservá-las.
Alberto Sebastião destacou a dança folclórica desta região como uma das mais completas artes culturais, por possuir um enorme conteúdo quer em termos de indumentária quer na mensagem a transmitir.
Disse que os responsáveis de grupos de dança, música e teatro têm uma rápida visão e criatividade para tal, mas necessitam de apoio material e financeiro.
Sugeriu à direcção da cultural a incentivar os agentes culturais e sensibilizar os empresários a investirem na cultura para a sua divulgação.
Alberto Sebastião integrou a comissão de jurado do prémio nacional de cultura e arte que trabalhou com os criadores de artes culturais, a quem foi transmitida os métodos para descoberta de novos valores e divulgação do galardão.
A partir do encontro mantido com os agentes culturais e a explicação do regulamento e outros documentos de candidatura, Moxico poderá participar nas próximas edições em diversas categorias culturais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron