NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:40 pm

02-06-2011 14:16

Moxico
Polícia Económica queima produtos impróprios para consumo humano

Luena
- Vários produtos alimentares, entre leite, chouriço, bolachas, com datas de consumo expiradas, foram destruídos e incinerados hoje, quinta-feira, no Luena, pela Polícia Económica no Moxico.
Em entrevista à Angop, o director provincial da corporação, superintendente José Culenga Muata, disse que dos bens destruídos constam 127 pacotes de leite, 100 de chouriço, 70 de bolachas e 58 frascos de kechupi e 20 quilos de medicamentos diversos.
Igualmente foram destruídos três mil cassetes áudios, mil e 500 CDs pirateados e 155 manuais da reforma educativa em mau estado de conservação.
José Muata fez saber que a mercadoria incinerada foi apreendida em alguns estabelecimentos comerciais e mercado informal e está avaliada em um milhão 684 mil e 700 kwanzas.
Os vendedores de discos e CDs pirateados foram detidos e encaminhados ao tribunal para o devido tratamento judicial e os que vendiam produtos expirados pagaram multas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:04 pm

Moxico
Responsáveis do MPLA instados a fomentarem acções de unidade e reconstrução nacional

Cazombo
- Os responsáveis das estruturas intermediárias do partido no município do Alto-Zambeze (Moxico) foram instados hoje (sábado), a incrementarem a mobilização e informação sobre as acções do MPLA e do seu líder, conducentes à unidade, democracia e reconstrução nacional.
Esse pedido foi feito pelo primeiro secretário do comité provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos (Liberdade), no acto de apresentação da resolução e recomendação saídas do IV congresso do partido, realizado em Abril de 2011, em Luanda.
Os participantes foram insistidos igualmente a incrementarem acções sobre a mobilização e recrutamento de mais militantes para as fileiras do partido, a formação ideológica transformando as estruturas dos Comités de Acção do Partido (CAP) em escolas de formação, face aos futuros desafios.
Outra recomendação saída do congresso e transmitida aos militantes no Alto-Zambeze prende-se com o incentivo do combate ao analfabetismo, à fome e á pobreza, bem como as grandes endemias, mormente a sida e a malária.
Durante o encontro em que participaram, além dos membros do secretariado do comité provincial e municipal do partido, os primeiros e segundos secretários dos CAP da sede municipal do Alto-Zambeze (Cazombo), foi também abordado a questão da actualização do registo eleitoral.
Foram abordados também, no encontro, as acções a serem desenvolvidos para assinalar os 55 anos da fundação do MPLA, a comemorar-se em Dezembro de 2011.
O primeiro secretário do comité provincial do MPLA no Moxico, João Ernesto dos Santos (Liberdade), trabalha no Alto-Zambeze desde sexta-feira para avaliar o funcionamento das estruturas intermediárias do partido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:53 pm

Moxico
Habitantes dos bairros Mandembué e Kapango contam com água potável

Luena
– Oito mil habitantes dos bairros Mandembue e Kapango, na periferia da cidade do Luena, província do Moxico, passam a partir de hoje, sexta-feira, a consumir água potável, captada através de perfurações inauguradas pela vice-governadora para área polícia e social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.
Os dois sistemas de captação, tratamento e distribuição, com igual número de tanques com capacidade de dez mil litros de água, estão enquadrados no programa governamental “Água para Todos” que visa proporcionar o bem-estar das populações.
Na ocasião, a governante ressaltou que o projecto é extensivo às outras comunidades e visa minimizar as dificuldades que a população enfrenta nesta área social.
Segundo Adriana Sofia Cacuassa Bento, o programa, que teve início em 2008 na província do Moxico, já beneficiou 15 mil consumidores, dos 75 mil previstos até ao final de 2011.
Adriana Sofia apontou a aposta do governo na resolução das questões ligadas à educação, saúde, energia eléctrica, estradas e pontes, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:40 am

Moxico
Desminados mais de 500 mil metros quadrados de extensão terrestre

Luena
– Mais de 500 mil metros quadrados e 79 quilómetros de estrada foram desminados de Janeiro a Junho passado, na província do Moxico, pelas estruturas do governo e não-governamentais afins.
Os dados foram revelados sábado, pela vice-governadora para o sector Político e Social, Adriana Sofia Cacuassa Bento, quando encerrava o seminário sobre “Formação de especialistas em pesquisas não técnicas”, que vinha a decorrer desde terça-feira, na cidade do Luena.
Igualmente coordenadora da Comissão Provincial de Desminagem e Ajuda Humanitária (CNIDAH), promotora da acção formativa, acrescentou que no período foram removidas e destruídas 517 minas anti-pessoal, 29 anti-tanque e mil e 578 engenhos explosivos não detonados.
Baseando-se a estatística do projecto de levantamento nacional do impacto das minas nas comunidades, realizado no período 2004/2006, a governante explicou que a província do Moxico é considerada a mais minada do país, por possuir 14 localidades de alto risco, 105 médio e 171 de baixo impacto.
Reafirmou o que o governo provincial continuará empenhado na limpeza das zonas contaminadas por minas, para que o processo de reconstrução nacional decorra sem sobressaltos e que a província possa erradicar este mal deixado pelo conflito armado que o país viveu há mais de 30 anos.
Adriana Sofia explicou que as responsabilidades do governo angolano para com o sector de acção contra as minas é contínua, para restituir segurança às populações, provando programas integrados de desminagem, pesquisa e demarcação dos campos de minas, educação sobre o risco de minas e assistência às vitimas.
A vice-governadora reconheceu que o facto de existir diversos operadores de desminagem, ainda falta para cobrir as necessidades de todos os municípios de uma só vez, orientando assim o ***primento de critérios de prioridades e selecção das áreas mais minadas e de maior impacto socioeconómico.
Disse por outro lado que a realização desta acção formativa constitui um motivo de satisfação, esperando que os conhecimentos adquiridos pelos 19 participantes irão contribuir para o alcance dos objectivos preconizados, do Plano Estratégico de Acção Contras as Minas, traçado para o período 2006/2011.
O seminário com a duração de quatro dias foi dirigidos à técnicos do CNIDAH, Grupo britânico Consultor de Minas (MAG), MGM e DCA e, discutiu entre outros assuntos, a “abordagem aos órgãos do poder local para implementação de actividade de Acção contras as minas”, “técnicas de entrevistas e recolha de informação” e “estrutura comunicacional e o processo de avaliação”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:28 pm

Executivo
Governo Provincial do Moxico reunido em sessão ordinária

Luena
- Os membros do Governo da província do Moxico estão reunidos hoje, segunda-feira, no Luena, na sua quarta sessão ordinária, para apreciar entre outros assuntos, a situação socioeconómica da região.
Sob orientação do governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", os participantes vão avaliar o grau de execução das deliberações da sessão anterior, bem como apresentação da proposta de requalificação de algumas áreas junto das ravinas.
O órgão colegial da província vai igualmente apreciar a proposta orçamental para a construção de uma vala paralela na estrada que dá acesso ao Alto-Luena, bem como o programa Integrado de Desenvolvimento rural e de Combate à pobreza.
Os participantes vão ainda discutir a proposta de funcionamento do Conselho da Juventude na província, processo de actualização do registo eleitoral, situação da desminagem, localização das brigadas de registo, entre outros assuntos sociais da região.
As recomendações saídas no IV Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente, realizado de 1 a 2 de do corrente mês, a implementação do crédito agrícola na província e a conferência provincial sobre o desporto, são entre outros pontos agendados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:03 pm

Moxico
Constituído comité de especialidade de professores

Luena -
Os professores militantes do MPLA constituíram hoje, segunda-feira, o seu comité de especialidade, em que foi eleito Abel Jones Piqui, como primeiro secretário, coadjuvado por Clara Tanga Ukaewnhi.
Foram criados oito grupos temáticos, para os diversos níveis de ensino que existem na província e outros dois para a luta contra droga, delinquência juvenil e Vih/Sida nas escolas.
No comunicado final, os professores se comprometeram contribuir com o seu saber às tarefas do partido e governo, com vista a esforçar e melhorar a prestação dos serviços da educação à população.
A segunda secretária provincial do partido no Moxico, Leonora Mbimbi de Morais que orientou os trabalhos referiu que a face aos desafios que o partido tem adoptou várias formas de organização dos seus militantes, para que com o seu saber possam contribuir na definição de políticas específicas para os respectivos ramos de actividades.
Leonora Mbimbi de Morais é optimista de que com a constituição deste comité, os seus integrantes vão contribuir com ideias úteis e para dar solução alguns problemas que afectam ao sector da
educação.
Este é o primeiro comité de especialidade que o comité provincial constitui na província do Moxico.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:42 pm

Moxico
Hospital municipal da Kameia precisa de cinco médicos especializados

Kameia
– O hospital municipal da Kameia, província do Moxico, precisa de cinco médicos especializados em pediatria, ortopedia, medicina geral, ginecologia e cirurgia, informou hoje, segunda-feira, o seu director em exercício, Paula Pedro.
Falando à Angop disse que a unidade hospitalar recebe muitos doentes que requerem intervenções de técnicos especializados nestas áreas, razão do pedido às instâncias de direito.
O hospital já teve um médico cirurgião, de nacionalidade coreana, que por razões objectivas foi transferido para outro município, mas a responsável garantiu que foi já encomendado equipamentos para o bloco operatório, laboratório de análises clínicas e secção de hemoterapia e em breve será instalado.
Por outro lado, Paula Pedro acrescentou que o sector necessita igualmente de 304 enfermeiros e técnicos administrativos, para os postos de saúde com vista a responder o fluxo de pessoas que procuram diariamente os serviços sanitários.
Apontou as infecções respiratórias, malária, diarreicas agudas como as doenças mais frequentes na região e disse existir medicamentos suficientes para o atendimento às populações.
O hospital presta serviços de banco de urgência, consultas externas, partos, medicina geral, pediatria e conta com uma farmácia.
Inaugurada em 2010, o hospital municipal tem capacidade de 58 camas e o corpo clínico é composto por 66 técnicos da saúde, entre enfermeiros e outros especialistas.
Kameia situa-se a 102 quilómetros do Luena, tem uma população estimada em 31 mil e 331 habitantes, na sua maioria camponesa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:27 pm

03-10-2011 12:46

Moxico
Centro de Saúde dos Luchazes precisa de médicos e enfermeiros

Cangamba
– O Centro de Saúde dos Luchazes precisa de oito médicos e 80 enfermeiros, disse hoje, segunda-feira, à Angop, o chefe da Repartição Municipal da Saúde, Laurindo Lasonhi.
O responsável informou que os serviços de saúde são assegurados por 22 enfermeiros distribuídos em um centro e três postos comunais.
Necessita-se igualmente de uma ambulância para evacuação de doentes graves da sede municipal (Cangamba) para a cidade do Luena (347 quilómetros).
Laurindo Lasonhi apontou as doenças respiratórias e diarreicas agudas, infecções de transmissão sexual (ITS), como patologias com maior frequência na região.
Em Cangamba está em construção um hospital municipal que depois da conclusão terá a capacidade para 60 camas e comportará salas de consultas externas, laboratório, bloco operatório, farmácia, pediatria, partos, banco de urgência, entre outros serviços.
De igual modo, está em construção na comuna de Cassamba um centro, infra-estruturas que melhorar a assistência médica e medicamentosa da população locais.
Luchazes é um dos noves municípios da província do Moxico, tem uma população estimada em cerca de 30 mil habitantes que vivem nas comunas Tempue, Cassamba, Muie e Cangombe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:43 am

Moxico
Responsável satisfeito com trabalhos de desminagem

Luena
-
Os trabalhos de desminagem ao longo do caminho-de-ferro de Benguela, na província do Moxico, deixaram satisfeitos o director-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo
O responsável inspeccionou o troço ferroviário Luena-Munhango durante uma visita de dois dias à província, onde trabalham as equipas de desminagem do INAD.
Leonardo Sapalo disse que os trabalhos já executados nas províncias do Bié e do Moxico satisfazem os objectivos da Comissão Executiva de Desminagem e facilitam a reconstrução do Caminho-de-Ferro de Benguela, bem como outras várias infra-estruturas de apoio à circulação do comboio entre as duas províncias.
"O INAD tem as condições de trabalho criadas e os sapadores têm a moral alta", disse o director-geral, para quem as medidas de segurança e técnicas de operacionalidade das brigadas de desminagem estão acauteladas.
Por outro lado, anunciou para breve a superação técnica dos sapadores, para corresponderem com a tecnologia posta à sua disposição.
Para além do INAD, operam no CFB brigadas de engenharia da Casa Militar e da Região Militar Leste.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:22 am

Moxico
Sinal da TPA cobre 148 municípios do país

Luena
- O sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) chegaram nos últimos meses a 148 municípios, dos 164 de Angola, dos quais 70 já recebem os sinais dos canais 1 e 2, garantiu sexta-feira, no Luena (Moxico), o administrador executivo para a área de informação da estação televisiva angolana, Ernesto Bartolomeu.
O gestor passava em revista o balanço das actividades da TPA, desenvolvidas no período de 2010 a 2011, no VII Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social, realizado nos dias 3 e 4 do corrente mês, na cidade do Luena.
Deu a conhecer que a TPA têm instalado 157 estações pelo país, alimentadas por grupo geradores que trabalha 24/24, o que não tem sido fácil, devido ao elevado custo na aquisição de combustível para um funcionamento ininterrupto das máquinas
Durante a intervenção, referiu que recentemente a empresa efectuou um levantamento das coordenadas geográficas para que futuramente possa se investir na aquisição de emissores de alta potência, que comportará os sistemas analógico e digital, para se minimizar os custos de manutenção.
"O referido levantamento vai também possibilitar a criação de sistema de monitorização da rede", perspectivou, anunciando também, que dentro da estratégia de expansão do sinal da TPA, serão instalados novos emissores nas provinciais do Uíge, Malanje, Moxico, Kuando Kubango, Bié e Cunene.
Anunciou também a criação nos próximos tempos de um mesmo sufixo das logomarcas dos três canais da TPA, nomeadamente o canal 1, 2 e o Internacional.
"A grelha de programas da TPA contempla actualmente 143 programas, dos quais 16 informativos, 33 reestruturados, 47 nacionais, entre outros", disse reconhecendo que a modernização da empresa tem sido assegurada pelo Executivo angolano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:26 pm

05-12-2011 14:34

Moxico
Polícia regista mais crimes contra pessoas

Luena
- A Polícia registou em Novembro 22 casos de crimes contra pessoas e 11 contra a propriedade, no Moxico, tendo sido detidos por suposta prática dos mesmos 36 cidadãos, indica um relatório da Delegação Provincial do Ministério do Interior.
Segundo o documento a que a Angop teve acesso, no período em referência foram registados 17 ofensas corporais voluntárias, dois homicídios voluntários, duas tentativas de violação, sete roubos, dois furtos, igual número de falsificação de documento, entre outros.
Por áreas administrativas, os crimes tiveram lugares nos municípios do Moxico, com 37 casos, Luacano e Luchazes com uma ocorrência cada e como causas o documento aponta as desavenças familiares motivadas pela embriagues, crença ao feiticismo, questões passionais (ciúmes), degradação de valores cívico-morais e apetência ao lucro fácil.
Em relação às actividades de enfrentamento policial, a Polícia Nacional realizou 11 micro-operações e 47 buscas dirigidas nos bairros periféricos à cidade do Luena em que foram detidos 36 outros cidadãos por prática de diversos crimes, bem como apreensão de três pistolas e 100 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:31 pm

06-12-2011 13:31

Moxico
Moxico vai criar centros de treinos nas escolas

Luena
– A Direcção Provincial dos Desportos no Moxico pretende criar em 2012, nas escolas públicas e privadas, centros de treinos para a massificação das modalidades praticadas na região, anunciou hoje, no Luena, o chefe de departamento dos Desportos, Zeferino Menezes.
A intenção visa ***prir as recomendações saídas do Primeiro Fórum Nacional para Revitalização da Educação Física e Desporto Escolar, decorrido de 24 a 26 de Novembro, em Luanda.
Em declarações à Angop, Zeferino Menezes informou que o programa será em pareceria com as administrações municipais, direcções da Educação e da Saúde. Esta última se responsabilizará na criação de um posto de medicina desportiva.
Sem entrar em detalhes, afirmou que neste momento decorre o processo de selecção de técnicos, treinadores e activistas desportivos que participarão do programa de relançamento do desporto escolar na província e projectar talentos para equipas federadas.
Para acelerar estimular e desenvolver o desporto na província, o responsável sugeriu ao governo provincial a projecção no Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2012, a construção de mais infra-estruturas desportivas, sobretudo, nas novas escolas a serem erguidas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:34 pm

09-12-2011 11:12

Moxico
Condições na Comarca do Moxico satisfazem procurador adjunto

Luena
-
O procurador-geral adjunto da República, Miguel do Nascimento de Morais, manifestou-se satisfeito, esta quinta-feira, no Luena, com as condições de acomodação dos reclusos na Comarca do Moxico.
O magistrado expressou este sentimento quando fazia o balanço da sua visita, de dois dias, à província, e que serviu para avaliar o nível de funcionamento do sector.
Miguel do Nascimento afirmou que os prisioneiros estão bem acomodados, quer relativo aos dormitórios quer na questão alimentar.
Segundo referiu, as condições (camas, colchões, cobertores e refeições) encontradas neste estabelecimento prisional correspondem as recomendações exigidas para as unidades carcereiras do país.
Recomendou, entretanto, as entidades de direito que dedique maior atenção a cadeia militar, onde se registam algumas fragilidades.
Quanto a prisão preventiva, disse "não ter encontrado nenhum caso de excesso", pressupondo, conforme opinou, que a Procuradoria local exercer um controlo "cerrado" *****mprimento de prazos e tornando célere a realização dos julgamentos.
Durante a sua estada na cidade do Luena, Miguel do Nascimento visitou e manteve encontros separados com magistrados do Ministério Público e juízes do Tribunal Provincial, bem assim com responsáveis de outras instituições judiciárias, policiais e militares.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:24 pm

12-12-2011 18:31

Moxico
Governo reúne esta terça-feira em sessão ordinária

Luena
-
Os membros do governo provincial do Moxico reúnem nesta, terça-feira, no Luena, em VI sessão ordinária, para entre outros assuntos, discutirem a situação socioeconómica da região.
Sob orientação do governador, João Ernesto dos Santos "Liberdade", os participantes vão avaliar o grau de execução das recomendações da sessão anterior e aprovar a proposta dos programas municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e combate à pobreza referentes ao período de 2012/2025.
Os membros do órgão colegial da província vão ser informados sobre o site do governo local na Internet, a resolução que estabelece o regime de acesso à sala protocolar do governo e as modalidades sobre o funcionamento da casa da juventude, bem como o Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao ano 2011.
Os participantes irão ainda abordar o processo de cadastramento dos fornecedores do Estado, o grau de execução do Programa de Investimentos Públicos de 2011, o subprograma de construção de 200 casas sociais nos nove municípios, entre outras questões de interesse público que irão merecer atenção dos membros do governo e administradores municipais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:31 pm

14-12-2011 20:12

Moxico
Resultados da actualização do registo eleitoral são animadores

Luena
– Os resultados da actualização geral do registo eleitoral na província do Moxico, há dois dias do final desta fase, são “crescentes e animadores”, disse hoje, quarta-feira, a coordenadora do grupo de supervisão, Júlia Ferreira.
A comissária da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) fez esta apreciação à imprensa no final de algumas horas de trabalho na cidade do Luena, onde visitou quatro brigadas de registo.
Júlia Ferreira disse constatar “boa afluência de eleitores e dinamismo dos brigadistas visitados”, a julgar pelo período em que se realiza o processo ser de lavoura, sobretudo, para as mulheres que constituem a maior franja eleitoral do país.
O empenho das brigadas móveis que sempre vão ao encontro dos eleitores mereceu nota positiva da comissária, visto que, a sua introdução acelerou o processo que até a data possibilitou o registo de mais de 16 mil novos eleitores, dos 25 mil previstos e a actualização de dados estatísticos de mais de 120 mil votantes.
A responsável orientou as estruturas afins a incentivar mecanismos para sensibilizar os eleitores a irem buscar os seus cartões que por razões técnicas não foram emitidos e entregues no dia de registo.
Por outro lado, a comissária criticou a fraca presença de fiscais da maioria dos partidos políticos existentes na província, o que segundo ela, significa um desinteresse da parte destes agentes eleitorais.
Em sua opinião, os partidos políticos devem estar mais próximo dos eleitores, para que os cidadãos tenham maior confiança no processo que em 2012 conduzirá o país às eleições gerais.
Referindo-se ao mapeamento das assembleias de voto, Júlia Ferreira explicou que a CNE tem em sua posse esta documentação recebida do Ministério da Administração do Território e que está a merecer a apreciação conjunta com os órgãos eleitorais locais para aprovação definitiva.
A supervisora eleitoral deixou hoje a cidade do Luena, em direcção à cidade do Dundo, capital da província da Lunda Norte, com o mesmo objectivo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron