NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 16, 2011 4:17 pm

16-12-2011 14:29

Moxico
Mais de cem angolanos refugiados na Zâmbia regressam

Luena
- Cento e 21 angolanos que estavam radicados na República vizinha da Zâmbia na condição de refugiados regressaram hoje, sexta-feira, ao Luena, capital da província do Moxico, onde serão reassentadas nas suas áreas de origem.
Os angolanos que viviam na Zâmbia há mais de 30 anos foram transportados numa aeronave da companhia angolana “Sonair”, que escalou quinta-feira a cidade de Ndola.
Falando à imprensa, a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Ana Filomena Chipoia, disse que a sua instituição tem todas as condições técnicas e logísticas criadas para recepção e atendimento condigno de todos que querem regressar à terra natal.
Um centro trânsito foi criado desde o princípio do ano, na localidade de Sacassange (14 quilómetros da cidade do Luena), com todos os serviços primários de saúde, registo de nascimento, identificação civil e procedimentos migratórios. Durante uma semana os regressados serão transportados para as suas áreas de origem.
Ana Chipoia disse que com este número (121), se eleva para mil e 600 angolanos provenientes da Zâmbia, número que aumentará a partir de Janeiro do próximo ano.
A par da cidade do Luena, outros centros estão criados nas sedes municipais do Luau e Bundas, para recepção dos angolanos que regressam do Congo Democrático e da Zâmbia, respectivamente.
Moxico é província fronteiriça com a RDC e a Zâmbia, países que acolheram muitos angolanos durante o conflito armado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 05, 2012 5:10 pm

05-01-2012 14:05

Moxico
Programa municipal aumenta progresso em Kamanongue

Kamanongue
-
O administrador municipal de Kamanongue, Artur Emanuel Lemos Sapalo, afirmou hoje, em Kamanongue, que o Programa Municipal de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza está a permitir o progresso e sucesso da região com a recuperação e construção de infra-estruturas sociais e económicas.
Em declarações à Angop, o gestor aferiu que só no ano de 2011, o programa, adoptado pelo Executivo angolano para, entre outros, melhorar a vida da população, permitiu a construção, reabilitação, ampliação e apetrechamento de escolas das principais localidades do município.
“Só em 2011 e porque o nosso município não tem comunas, começamos a reabilitar e construir escolas nas principais regedorias, como a escola T6 do Mazemba, T4 de Muxiriginge, a do Cassege, Calundungo, Camuleque, Tchiwaia, etc”, precisou.
O aumento de professores para mais 300 e a institucionalização da merenda escolar na maioria das escolas engrandeceu o sucesso escolar, embora não tenha avançado as cifras percentuais. A administração promoveu ainda, no âmbito do aludido programa, a construção de residências para docentes.
No campo da saúde, Artur Lemos Sapalo enumerou a reabilitação e ampliação de postos médicos nos bairros acima citados, alguns em fase finais, assim como o abastecimento regular de medicamentos essenciais básicos.
Além da quase cobertura dos serviços de saúde, o gestor municipal referiu-se também a promoção de programas de vacinação e de saneamento básico e mortalidade infantil.
Segundo a fonte, o problema da energia e água já faz tempo que foi ultrapassado. A única dificuldade que se vive é a falta de colaboração da população *****mprimento da comparticipação que lhes são exigidas, cuja tarifa está fixada em cem kwanzas para a água e 500 a mil kwanzas para a energia.
O programa de combate a pobreza, na análise de Artur Lemos, fez ressurgir a actividade agrícola na região e o responsável prevê que até finais de 2012, passará de subsistência para sustentada, pois criaram-se várias cooperativas e associações de camponeses que já beneficiaram do crédito agrícola e inputs agrícolas, para desenvolver a principal actividade praticada na municipalidade.
Kamanongue é um dos nove municípios do Moxico. Situa-se a 52 quilómetros da cidade do Luena, a capital da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 5:16 pm

12-01-2012 17:40

Moxico
Acidentes de viação provocam três mortos e quatro feridos graves

Luena
-
Três pessoas morreram e quatro outras ficaram gravemente feridas em consequência de cinco acidentes de viação registados na província do Moxico nos últimos sete dias.
Uma nota de imprensa do comando da Polícia Nacional entregue hoje, quinta-feira, à Angop, indica que em relação à semana anterior houve a redução de quatro acidentes e dois de feridos.
Os acidentes foram tipificados em duas colisões entre veículos automóveis e motorizadas, dois choques contra obstáculos fixos e um despiste, com danos materiais avaliados em 530 mil kwanzas.
Por áreas administrativas, quatro casos ocorreram no município Moxico (sede) e um na circunscrição do Luau (334 quilómetros do Luena).
A condução sob influência de álcool, excesso de velocidade e mudança irregular de direcção foram apontadas como as principais causas.
Na regularização de trânsito rodoviário foram apreendidas 23 motorizadas e três cartas de condução e aplicadas 21 multas, das quais 17 foram pagas, no valor de 139 mil e 144 kwanzas.
Fazem parte das infracções, o não uso de capacete, cinto de segurança, acompanhamento do bilhete de identidade e da carta de condução, entre outras transgressões ao código de estrada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 10:08 pm

09-02-2012 15:42

Moxico
Mais de 19 mil alunos vão frequentar aulas no município do Luau

Luau
– Dezanove mil e 972 alunos vão frequentar aulas de iniciação a 10ª classe, no município do Luau, província do Moxico, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o chefe de Repartição Municipal da Educação, Marcos da Silva Mandjimela.
As aulas, segundo a fonte, serão administradas por 314 professores distribuídos em 28 escolas, número insuficiente para a demanda escolar que a circunscrição regista.
Para a cobertura da rede escola a repartição municipal precisa de 45 novos professores e seis escolas.
No ano lectivo passado tiveram acesso às mais de 19 mil alunos, dos quais, dois mil 320 ficaram fora do sistema de ensino por falta de professores e salas de aulas.
O responsável anunciou, por outro lado, que este ano se vai introduzir na 1ª classe o ensino da língua nacional Chowe, para tal 69 professores participaram num seminário de capacitação metodológica.
Como fase experimental, cinco municípios (Luau, Kamanongue, Cameia, Léua e Moxico (sede), dos nove que compõem a província foram abrangidos para o ensino do Chokwe nas escolas estatais.
Também 40 outros professores foram seminariados esta semana para administrarem aulas aos alunos com necessidades educativas especiais.
O diagnóstico e a sensibilidade que o professor deve ter para com os alunos com deficiências mentais, visuais e auditivas são entre outros conhecimentos transmitidos aos docentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:27 pm

Moxico
Trinta e nove crianças adquirem assentos de nascimento de forma gratuita

Kamanongue
- Trinta e nove crianças menores de cinco anos de idade adquiriram assentos de nascimento após registo gratuito, realizado de Janeiro até a data presente, em Kamanongue, informou hoje à Angop, o chefe de Repartição Municipal da Justiça, Eduardo Vieira.
Segundo a fonte, no mesmo período 95 adultos também foram registados e receberam cédulas pessoais e certidões de nascimento de forma gratuita.
Com uma população estimada em mais de 50 mil habitantes que ocupam os dois mil e 783 quilómetros quadrados da sua superfície territorial, Kamanongue é um dos nove municípios da província do Moxico. Dista a 52 quilómetros da cidade do Luena.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 2:29 am

Moxico
Naufrágio de uma canoa mata duas pessoas no rio Zambeze

Cazombo
- Duas pessoas morreram afogadas no município fronteiriço do Alto - Zambeze, província do Moxico, em consequência do naufrágio de uma embarcação em que viajam para transpor o rio Zambeze.
As vítimas Lufunda Ndumba e Bernardo Chinhama, 53 e 15 anos de idade, respectivamente, viviam na sede municipal do Alto-Zambeze (Cazombo) e regressavam da igreja (Assembleia de Deus Pentecostal), do bairro Sakamuengo, localizada noutra margem do rio, onde participaram de um culto.
O desastre foi provocado pela intensidade do caudal, que causou a perca dos remos por parte do tripulante da canoa que transportava cinco passageiros.
Dos ocupantes, três conseguiram sair ilesos, nadando até a outra margem do rio, enquanto as outras duas que não sabiam nadar desapareceram até a presente data.
Neste momento o efectivo do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, em colaboração com as autoridades administrativas e tradicionais, realizam operações de buscas para localizar os corpos.
Com um total de 2.750 quilómetros de comprimento, o Zambeze nasce na Zâmbia, a 30 quilómetros da fronteira com Angola. Entra no território angolano no Cazombo e sai a sul do Lumbala-Caquengue (Alto - Zambeze).
O rio estabelece ainda a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué e atravessa Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico, num enorme delta.
Localizado a 519 quilómetros a leste da cidade do Luena, o município do Alto-Zambeze conta com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, na sua maioria camponeses e pescadores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:58 pm

Fiscalização
Infracções económicas na província do Moxico

Luena
-
Quarenta e seis infracções económicas foram registadas em sete dias, na província do Moxico, pela direcção provincial da Polícia Económica, menos cinco em relação à semana anterior.
Segundo uma nota da corporação entregue, hoje, (quarta-feira), à Angop, as infracções foram detectadas durante 12 visitas de inspecção e fiscalização realizadas nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade do Luena e do município do Alto-Zambeze.
Falta de boletins de sanidade, emissão de facturas, inexistência de instrumentos de cálculo de preços, asseio e higiene, exposição inadequada de mercadorias, balança, exercício irregular de actividades económicas, são apontadas como as principais infracções registadas.
No mesmo período, de acordo com o documento, foram aplicadas duas multas no valor de 25 mil e 300 kwanzas, por irregularidades económicas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 3:20 pm

Moxico
Cultivo do tabaco em desenvolvimento no município do Luau

Luau
- Os camponeses do município do Luau estão apostados em desenvolver a produção do tabaco para contribuir no desenvolvimento da economia local, pelo que, esperam colher 17 mil toneladas até final Abril, soube hoje, quinta-feira, a Angop.
Segundo o gerente da empresa que controla os camponeses, Eduardo Chilanada, os mais de 300 camponeses cultivaram o produto numa extensão de 70 hectares de terra.
O objectivo dos camponeses, acrescentou o responsável, é de se juntarem aos esforços do governo no combate à fome e à pobreza, uma vez que depois de colher o tabaco poderão comercializar e para sustentar as suas famílias.
Disse existir condições favoráveis tanto climatérica como dos solos que são aráveis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 4:09 pm

Transporte ferroviário
Ministro dos Transportes reafirma chegada do comboio em Agosto

Luena
- O Ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, reafirmou nesta quarta-feira a chegada do comboio inaugural em Agosto próximo à cidade do Luena, capital da província do Moxico.
Em declarações à Angop, à propósito do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, o governante disse que os trabalhos de reabilitação decorrem a bom ritmo, no sentido da locomotiva chegar à cidade do Luena na data prevista.
Depois da cidade do Luena, a população do município fronteiriço do Luau, 334 quilómetros do Luena, aguarda o comboio em Dezembro próximo, segundo a previsão das autoridades do sector.
O município do Luau faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) e, a partir desta estação ferroviária, o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) serve também os países vizinhos de Angola - a RDC e a Zâmbia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron