NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 18, 2009 2:16 am

Transportes
Moxico conta com mais 80 autocarros de transporte público


Luena - Oitenta autocarros para transporte público foram entregues hoje (sexta-feira), no Luena (Moxico), pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas, no âmbito do Programa de Melhoria e Aumento da Oferta dos Serviços Sociais Básico à população.

Na ocasião, o titular da pasta dos Transportes chamou atenção às empresas que farão a gestão dos meios, no sentido de garantir o tempo útil dos mesmos, respeitar os prazos de revisão e de manutenção, para prestação de bom serviço ao público.

Augusto Tomás fez saber que o objectivo deste programa é melhorar a situação social da população, isso implica, na sua opinião, que as empresas beneficiadas devem prestar serviços de qualidade e eficácia.

A direcção provincial dos Transportes Correios e Telecomunicações foi orientada a ***prir com rigor a missão de órgão regulador e fiscalizador dos transportes públicos na província.

O governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", louvou o projecto do Governo e afirmou que o mesmo vai resolver um dos grandes problemas da população relacionado com a livre circulação.

Os autocarros facilitarão a ligação com os diversos pontos da província e do país que antes eram percorridos com muito sacrifício e dificuldade", disse o governante.

Salientou que a recepção dos meios de transportes significa mais um passo na resolução dos problemas do povo, faltando, neste capítulo, a reparação das estradas principais que ligam a sede provincial com as demais cidades e municípios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Jul 19, 2009 6:41 am

18-07-2009 17:37

Moxico
CFB e aeroporto impulsionam desenvolvimento da província
Luena – A recuperação do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), a reabilitação e ampliação do aeroporto local e das estradas principais vão impulsionar o desenvolvimento económico da província do Moxico, considerou no Luena, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
O governante fez esta afirmação no acto de entrega de 80 autocarros para os transportes públicos, acrescentando que os meios vão igualmente contribuir no desenvolvimento rápido e personalizado da região.
Sublinhou que o funcionamento do CFB e do aeroporto local vai facilitar a ligação com outros pontos do território nacional e países vizinhos, proporcionado investimentos em vários domínios a nível da província.
"Estamos crer que com o término destes projectos estruturantes, que envolverá áreas internas da província do Moxico, no final do programa do Governo, teremos uma província mais recheadas de meios e desenvolvido em todo os domínios", assegurou, Augusto Tomás.
As obras do aeroporto do Luena, iniciadas no ano transacto, serão concluídas este ano, enquanto a chegada do primeiro comboio do CFB à cidade está prevista para 2010.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor tozé em Segunda Jul 20, 2009 6:34 am

19-07-2009 23:15

II Divisão
Águias da Lunda-Sul e Baixa de Cassange empatam
Luena - As Águias da Lunda-Sul e a Baixa de Cassange de Malanje, empataram hoje (Domingo), no estádio Mundunduleno, no Luena, (casa emprestada dos lundas), a uma bola, na primeira jornada do torneio de apuramento (Grupo C) à primeira Divisão.
O jogo marcado pela inexperiência das duas formações, os visitantes anteciparam-se no marcador, nos minutos iniciais da segunda metade do encontro, através de Vemba.
A Dez minutos do final da partida, as Águias da Lunda-Sul chegaram ao tento da igualdade, por intermédio de Mavinga.
O treinador das Águias, Fortunato Pascoal, disse que os seus pupilos "batalharam muito" para empatar o jogo, o que lhe deixa muito satisfeito, prometendo uma equipa mais aguerrida nos próximos desafios, já que o objectivo é a subida de divisão.
"A rapaziada está de parabéns; não é fácil correr atrás do prejuízo. Conseguimos e acho que vale apenas um na mão que dois a voar", disse.
O secretário-geral da Baixa de Cassange, Filemon Baca, considerou justo o empate, dado o empenho das duas formações.
Manifestou descontente com a atitude da sua agremiação, principal pela não concretização da grande penalidade que na sua opinião daria a vitória.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 21, 2009 2:28 am

Moxico
Sanatório regista 90 novos casos de tuberculose

Luena - O Hospital Sanatório do Moxico notificou 90 novos casos de tuberculose, em 997 pacientes atendidos no segundo semestre de 2009, informou hoje (segunda-feira), à Angop, o seu director-geral, Teixeira Bravo.


O responsável disse que, dos 90 casos registados, quatro pessoas morreram, pelo facto de os pacientes procurarem a unidade
hospitalar já no estado avançado da doença.


Teixeira Bravo explicou que até a data, o sanatório controla 122 pacientes em tratamento ambulatório e seis internatos.


Quanto aos medicamentos, disse que tem em quantidade suficiente para atender a demanda, carecendo apenas de reagentes para o laboratório de análises clínicas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 22, 2009 2:59 am

Moxico
Jovens abordam "Perda de valores culturais e mecanismos da sua recuperação"

Luena - "A perda de valores culturais nos jovens e os mecanismos para a sua recuperação" estiveram, segunda-feira última, em debate no Magistério Primário "Centro Educativo Maria Auxiliadora (CEMA)", afecto a Igreja Católica no Luena, província do Moxico.


A actividade enquadra-se na "Semana Cultural" que aquela organização feminina Católica promove, de 20 a 24, subordinada ao lema "Novo Estudante, Nova Cultura, Para Uma Nação Desenvolvida".


Falando aos mais de 70 estudantes presentes, o sociólogo Zango Evaristo, prelector da palestra, defendeu a necessidade da sociedade reflectir sobre o desaparecimento dos valores morais na juventude e reunir mecanismos para o resgate.


Na sua óptica, a identidade cultural deve ser o factor primordial a ser recuperado, por ser o elemento que facilita reconhecer a maneira de viver e de ser da população de uma determinada região geográfica.


De acordo com o sociólogo, "os valores morais perderam através da má interpretação dos africanos em ralação aos termos globalização, desenvolvimento, internacionalização, civilização e intelectualismo".


"Quando se fala de identidade cultural trata-se do reconhecimento dos valores culturais de um povo", explicou, frisando que "um povo sem cultura, é um povo sem identidade".


Adiantou que as famílias, sobretudo os avós, devem transmitir de forma oral os valores morais a juventude para a sua preservação.


Uma outra forma de resgate dos valores morais e cívicos perdidos durante décadas de conflito armado, segundo o especialista em cultura africana, é evitar a alienação e a decalcomania.


No quadro do programa da semana cultural, os alunos irão abordar outros temas ligados ao conceito de desenvolvimento, literatura infantil, educação na cultura Cokwé, para além de actividades desportivas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 24, 2009 2:47 am

Moxico
Polícia regista mais de 20 crimes de natureza diversa em sete dias

Luena - O Comando Provincial da Polícia Nacional no Moxico registou, de 14 a 21 deste mês, 28 crimes de natureza diversa, mais nove delitos em comparação com a semana passada.

Segundo o habitual relatório semanal da corporação, entregue hoje (quarta-feira) à Angop, as forças policiais detiveram 33 cidadãos nacionais por suposta prática dos mesmos crimes, todos desocupados.

Ofensas corporais, homicídios voluntários, furtos, roubos, abusos de confiança, falsificação de documentos, uso e ameaça com arma de fogo, desobediência, exercício ilegal de actividade farmacêutica são, entre outros, os crimes registados.

A justiça por mãos próprias e desavenças familiares continuam a ser as causas principais, para além do fraco poder de compra, desemprego, uso excessivo de bebidas alcoólicas.

A capital da província lidera a lista com 25 casos, seguido por Alto-Zambeze, Léua e Luacano, todos com um caso cada.

A fonte fez saber que as forças policiais realizaram três micro-operações e dez buscas dirigidas que resultaram na detenção de oito cidadãos nacionais procurados pela Justiça, por envolvimento em crimes de furtos, cárcere privado, uso e ameaça com arma de fogo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 28, 2009 3:28 am

Balanço
Comité Municipal do MPLA no Moxico prepara conferência



Luena - Membros do Comité Municipal do MPLA no Moxico (cede) estão reunidos hoje (segunda-feira), para analisar os documentos que serão submetidos a XI conferência de balanço e renovação de mandatos, prevista para Agosto próximo.





Nesta sessão extraordinária, os participantes analisam os relatórios de balanços das estruturas de base, e não só, o parecer da comissão municipal de disciplina e auditoria, bem como o plano de actividades para o triénio 2009/2012.





Consta também da agenda de trabalho a apresentação de propostas de alterações do programa e estatutos do partido, das listas de renovação do actual comité, bem como as propostas de candidaturas para o cargo de primeiro secretário municipal.






Para além do município do Moxico (sede da província), decorrem em todas as circunscrições encontros de género, visando a preparação das conferências locais, que culminarão com a provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 29, 2009 3:05 am

Visita
Direcção da Família e Promoção da Mulher visita reclusas na comarca do Moxico

Luena – Membros da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher visitaram hoje (quarta-feira), no Luena, as reclusas da penitenciária da Comarca do Moxico, no âmbito das actividades do Dia da Mulher Africana, a ser assinalado a 31 Julho.


A comitiva, que procedeu a entrega de material de higiene pessoal, tal como sabão, escovas de dentes, sabonetes e fraldas descartáveis, se inteirou do funcionamento da cadeia e do quotidiano das reclusas.


A cadeia da comarca controla 202 reclusos, entre eles, duas mulheres.


No quadro do 31 de Julho, será realizada uma palestra no Comando da Região Militar Leste, sob o tema "a participação da mulher na vida política", uma marcha de repúdio contra a violência doméstica e um acto político.


O Dia da Mulher Africana foi instituído em Julho de 1962, em Dar-Es-Salaam (Tanzânia) e tem, entre outros objectivos, discutir o papel e a participação da mulher na reconstrução de África, no combate à propagação da Sida, educação, fim de conflitos e na garantia da paz e da democracia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 29, 2009 3:06 am

Moxico
Tribunal Militar julga dois efectivos das FAA


Luena - O Tribunal Militar da Região Leste, integrada pelas províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, iniciou hoje (terça-feira), na cidade de Luena, o julgamento de dois efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), acusados de crimes de alienação e venda de meios militares.



Segundo apurou à Angop junto do órgão judicial, os arguidos pertencem a 30ª Brigada de Infantaria colocada no município do Alto-Zambeze.



Trata-se do major Mateus Pedro Panzo e do primeiro sargento André Paulo, de 42 e 37 anos, respectivamente, que de acordo com o Tribunal, violaram as regras militares e de conduta de serviço interno da unidade a que pertencem.



O major Mateus Panzo é acusado também de ter vendido oito pares de farda militar, no valor de 30 mil kwanzas.



O chefe da secretaria-geral do Tribunal Militar, capitão Salvador Domingos Salembe, informou que a decisão do tribunal será conhecida na quarta-feira próxima.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 30, 2009 3:05 am

Moxico
Vice-ministro da Educação trabalha no Luena

Luena - O vice-ministro da Educação, Mpinda Simão, iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias à província do Moxico, para inteirar-se do funcionamento e das dificuldades do sector.

Em declarações à imprensa, o responsável informou que pretende igualmente com a deslocação avaliar a evolução da educação, no âmbito dos programas do ministério e do governo local quanto a infra-estruturas escolares e melhorias na qualidade de ensino.

A implementação da reforma educativa e o enquadramento salarial dos professores no novo estatuto da carreira docente são, entre outros, assuntos que Mpinda Simão vai abordar com as autoridades do sector.

O vice-ministro reconheceu existirem ainda directores e outros trabalhadores com cargos de chefia nas escolas que nunca beneficiaram dos seus direitos remuneratórios, bem como a disponibilidade de material escolar, formação e capacitação de professores.

Na sua opinião, é urgente que esse assunto seja esclarecido e solucionado durante os encontros com os responsáveis do sector na província.

*****mprimento do programa, o governante manteve um encontro de cortesia com o vice-governador para organização e área técnica, Mário Salomão, e visitou a Direcção Provincial da Educação, assim como duas escolas do ensino primário.

Deve visitar ainda infra-estruturas escolares, como a Escola de Formação de Professores, o Instituto de Administração e Gestão e a futura Escola Superior Politécnica.

Quinta-feira, o programa reserva deslocação ao município do Léua, a 62 quilómetros a leste do Luena. O regresso a Luanda está marcado para sexta-feira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 31, 2009 2:26 am

Moxico
Membros da JMPLA visitam unidade operativa de trânsito

Luena – Trinta e sete jovens da JMPLA, afectos ao secretariado municipal do Moxico (sede), visitaram hoje a unidade operativa de trânsito, para se inteirarem da sinistralidade e da aplicação do novo Código de Estrada na província.

Os jovens receberam informações detalhadas sobre o funcionamento da unidade, da parte do seu responsável, inspector-chefe António Afécio Lúcia.

Durante a visita, o oficial subalterno da Polícia Nacional explicou os objectivos do novo Código de Estrada, que na sua opinião está a permitir o resgate de atitudes disciplinares por parte dos automobilistas e peões.

O uso do cinto de segurança, a proibição de telefonar durante a condução, o uso de capacete pelos motociclistas e o respeito da passadeira são, entre outras, as explicações dadas aos membros do núcleo, durante uma hora de visita.

No capítulo de sinistralidade, o responsável disse registar-se muitos acidentes rodoviários desde o início do ano, sem revelar o número.

Para si, muitos acidentes são causados pela condução em estado de embriagues, excesso de velocidade, motivado pela melhoria das estradas, e o desrespeito ao código de estrada.

Apelou aos utentes da via pública a pautarem por uma atitude mais responsável e cívica, acatando as normas de trânsito, com vista a reduzir o índice de sinistralidade.

Os jovens mostraram-se satisfeitos com as explicações do inspector-chefe António Afécio, tendo pedido maior divulgação do novo Código de Estrada, para reduzir os acidentes na via pública.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Ago 03, 2009 6:25 am

02-08-2009 19:56

Moxico
Nova Apostólica com novo templo no Luena
Luena - A Igreja Nova Apostólica no Moxico conta a partir de hoje, domingo, com um templo central erguido na cidade do Luena, com uma capacidade para albergar 600 crentes.
O templo foi inaugurado pelo Apostolo de distrito, Armin Brinckimann. As obras orçaram em 260 mil dólares americanos, resultantes das contribuições dos fiés da congregação e da sua sede na república da Alemanha.
As obras de do empreendimento construído e localizado no bairro Sinai – Novo duraram 10 meses.
No acto de abertura, o apóstolo distrital da Igreja Nova Apostólica disse que a igreja central contribuirá na expansão e consolidação da palavra de Deus na região.
Pediu aos crentes e não crentes da igreja a frequentarem o local, onde segundo o apóstolo reinará a salvação divina, amor, felicidade, alegria, cura espiritual e harmonia entre irmãos.
Para Armin Brinckmann, "na nova casa, que os pobres encontraram riqueza, os doentes saúde e os infelizes a felicidade".
A igreja Nova Apostólica no Moxico controla 31 mil e 376 membros distribuídos em 280 comunidades (capela), sedeadas nos nove municípios que compõem a província.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 04, 2009 2:11 am

Moxico
Cidadão morto por suspeita de feitiçaria

Cameia - Um cidadão identificado por José Muquimba, de 64 anos de idade, foi espancado até a morte domingo último, nos arredores da vila de Lumege, município da Cameia, província do Moxico, acusado de feitiçaria.

A vítima foi espancada por dois jovens de 21 e 34 anos de idade, seus familiares, que já estão a responder judicialmente, segundo testemunhas.

Actos de géneros são frequentes entre a população, por acreditar em feitiço, explicou o chefe de Secção de Investigação Criminal do município da Cameia, Sub-inspector, Manasses Capalo.

O oficial da Polícia Nacional explicou que, para esse tipo de casos, os órgãos de justiça são implacáveis.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 05, 2009 2:19 am

05-08-2009 1:31

SME
Repatriados estrangeiros por permanência ilegal no Moxico

Luena - Dezassete cidadãos do Congo Democrático e República da Zâmbia, respectivamente, foram repatriados durante o mês de Julho último pelos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) no Moxico.

O chefe da Secção de Informação e Análise dos SME, Costa Maliti Fernando, adiantou que a medida coerciva teve por base entrada e permanência ilegal em território nacional, tendo os abrangidos retornado aos respectivos países através dos postos fronteiriços
de Karipande, Lóvua (município do Alto-Zambeze) e do Luau.

Revelou ainda que, no período em referência, os SME no Moxico registaram igualmente a entrada de 124 cidadãos nacionais, então refugiados na vizinha República da Zâmbia.

A jurisdição da província do Moxico superintende onze postos fronteiriços, três dos quais fluviais, nos municípios dos Bundas, Luau e Alto Zambeze, numa extensão de mil e 77 quilómetros, com a RDC e a Zâmbia, respectivamente.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 06, 2009 3:51 am

Moxico
Activistas falam sobre tradições que influenciam na transmissão do VIH/Sida

Luena - "As tradições que influenciam a transmissão do VIH/Sida nas comunidades" é o principal tema em abordagem no seminário sobre a pandemia, iniciado hoje, quarta-feira, no Luena, província do Moxico, sob a égide da Associação Angolana de Luta Contra a Sida (AALSIDA).

Realizada no âmbito da implementação do projecto "Parcerias para Minimização do Impacto de VIH/Sida nas comunidades rurais", a acção formativa é financiada pela União Europeia, através da organização internacional "Oxfam-GB".

Durante cinco dias, os 40 participantes da comunidade do Sangondo e Alto-Campo abordarão igualmente os temas "O casamentos precoce", "Estigma e discriminação","Quando os homens se tornam violentos", "Apoio às mulheres violentadas", "As formas e tipos de violência", "Calendário sazonal", "Confiança e confidencialidade" e "Doenças oportunistas ligadas ao VIH/Sida".

No acto de abertura, a coordenadora do Programa Provincial de Luta Contra a Sida no Moxico, Gloria Muhangueno, enalteceu a estratégia do Governo de trabalhar em parceria com ONG para diminuir a taxa de infecção por VIH/Sida.

O evento foi igualmente assistido pelo oficial do projecto de VIH/Sida da Oxfam GB, Elias Pereira, o coordenador provincial da Unidade Técnica das Ajudas Humanitárias (UTCAH), Carlos Alberto, entre outros convidados
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron