NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Ago 29, 2009 1:32 am

Líder religioso promete evangelizar em prol de resgate de valores morais da população

Luena - O coordenador da Convenção Baptista de Angola (CBA), Justino Manuel Chaves, prometeu hoje, quinta-feira, no Luena, intensificar o trabalho de evangelização nas comunidades, em prol de resgate dos valores morais da população angolana.

O pastor, que falava no acto de abertura da 56ª Assembleia-Geral da sua igreja, sublinhou que a expansão do evangelho para divulgação da fé cristã e sensibilização sobre as boas maneiras de relacionamento entre irmãos pode mudar o comportamento das pessoas.

Para Justino Manuel Chaves, a falta do evangelho genuíno nos corações de alguns angolanos, constitui uma das causas do crescente índice de violência e outros males que afectam a sociedade angolana nos últimos tempos.

"Somente Cristo transforma o coração da pessoa", referiu o pastor, anunciando que por este facto, a igreja baptista de Angola vai continuar a expandir o evangelho em todos os recantos do país para contribuir na pacificação e consolidação da educação do ser humano.

Para o êxito desta tarefa, a entidade eclesiástica convida também outras igrejas sedeadas nesta parcela do território nacional a desenvolver acções idênticas junto das distintas comunidades.

Na sua opinião, a união entre governo e as diferentes instituições religiosas pode criar forças na vertente espiritual e social, com vista a combater as atitudes desumanas e anti-sociais que assolam o país.

Fundada em 1940, a Igreja Convenção Baptista de Angola, actualmente está representada nas 18 províncias que compõem o país.

Para além das representações da igreja no país, participam da Assembleia - Geral que se realiza na cidade do Luena, província do Moxico, as juntas das missões de Brasil, Estados Unidos da América, Alemanha e Portugal.

O órgão máximo da Convenção Baptista de Angola realizado num período de dois em dois anos tem o encerramento previsto para próximo domingo, 30 do mês em curso
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 01, 2009 6:41 am

31-08-2009 15:26

Moxico
Entidade eclesiástica quer conduta exemplar dos fiéis da Igreja Católica

Luena - O padre da Diocese do Luena (província do Moxico) Domingos Kussuma manifestou domingo o desejo de ver os fiéis
da sua congregação a pautarem-se por conduta exemplar perante a sociedade.

O sacerdote, na sua homília na missa matinal, disse que os fiéis católicos e não só devem apresentar o espírito de honestidade para ganhar confiança da população no processo de reconstrução nacional.

De acordo com o prelado católico, os crentes devem abster-se de estigmas e discriminação de forma a criar uma sociedade una e indivisível, baseada no espírito de solidariedade e ajuda mútua.

Anunciou que, no próximo mês 22 escuteiros das classes de "Caminheiros", "Seniores e Juniores" e um número indeterminado de mulheres católicas representarão esta província no acampamento nacional e ao santuário da Muxima, nas províncias do Kwanza Sul e do Bengo respectivamente, em troca de experiência de evangelização.

O padre Kussumua desejou às duas franjas a terem uma representação positiva para posteriormente poderem replicar os conhecimentos a adquirir durante a sua peregrinação.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 02, 2009 5:58 am

01-09-2009 18:20

Migração
SME repatria estrangeiros por entrada ilegal em Angola
Luena - Os Serviços de Migração e Estrangeiro (SME) no Moxico repatriaram em Agosto último 24 cidadãos estrangeiros para os seus países de origem, por entrada e permanencia ilegal em Angola, mais sete em relação ao igual período anterior.
Em declarações hoje a Angop, o chefe da secção de informação e análise dos SME, Fernando Maliti, disse tratar-se de 23 congoleses Democráticos e um Zambiano, repatriados através dos postos fronteiriços do município do Luau e Caripande (Alto-Zambeze).
A procura de melhores condições de vida, apetência ao lucro fácil e o desejo de atingir a capital do país (Luanda), foram as principais causas apontadas pela fonte que estiveram na base da violação da fronteira.
Nesta província, os SME controlam mil e 77 quilómetros de fronteira com a República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia, com onze postos migratórios dos quais, três fluviais localizados nos municípios dos Bundas, Luau e Alto - Zambeze.
Durante o primeiro semestre do presente ano, o sector afecto ao Ministério do Interior repatriou 40 infractores Congoleses, Zambianos, Mauritanianos, entre outras nacionalidades.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 04, 2009 1:03 am

Moxico
Curso sobre cuidados essenciais do recém-nascido recomenda treinamento das parturientes

Luena - O primeiro curso de formação sobre cuidados essenciais do recém-nascido realizado no Luena, capital do Moxico, encerrou hoje (quinta-feira), com a recomendação de treinamento das parturientes após a alta hospitalar.

Após a acção formativa, que contou com 20 técnicos de enfermagem de distintas instituições sanitárias da província, concluiu-se que a prática do alojamento conjunto, amamentação exclusiva e aleitamento artificial, caso haja indicação, é fundamental para o bem-estar da criança.

Os participantes ao encontro consideraram, por outro lado, que a prevenção da perda de calor por radiação, condução, entre outros factores é indispensável para manter o bebe estável e bem saudável.

Recomendaram que sejam realizados seminários idênticos para enfermeiros da maternidade, especialmente os da sala de parto e da pediatria, por estarem diariamente em contacto com os recém nascidos.

Financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICF), a formação enquadrou-se no programa do Governo sobre os desafios do milénio, com vista a reduzir o índice de mortalidade infantil nas comunidades.

Orientado por duas especialistas do Ministério da Saúde provenientes das províncias do Kuanza Sul e Huíla, a reunião abordou temas sobre "os cuidados com recém-nascido no momento do parto", "precauções universais", "habilidades de comunicação", "amamentação do recém-nascido" dentre outros assuntos.

Para além de técnicos de enfermagem, participaram da formação médicos pediatras, responsáveis da saúde pública, supervisores e parteiras especializadas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:32 am

Moxico
Organização não governamental vai implementar projectos agrícolas

Luena - A organização não governamental Oxfam-GB vai implementar em breve no Luena (Moxico), projectos agrícolas e conceder micró créditos para garantir o auto-sustento dos doentes com sida, disse hoje (sábado) nesta província, a oficial do projecto de Vih/Sida e Género, Emília Wime.

A materialização deste plano visa suprir a falta de nutrientes para os doentes de sida e contribuir para o programa de combate à fome e a pobreza coordenado pelo governo angolano, disse a fonte.

"A Oxfam está a procura de parceiros nacionais e internacionais para angariar fundos e implementar outros programas na província do Moxico" acrescentou Emília Wime.

A oficial do programa que é coordenado em Benguela, esteve três dias nesta província para constatar o grau de execução do projecto "Parcerias para Minimização do Impacto de Vih/Sida nas comunidades Rurais do Moxico, financiado pela União Europeia (UE) e executado pelas Ong's locais nacionais.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Set 08, 2009 6:11 am

07-09-2009 17:49

Moxico
Minars reenquadra regressados em actividades agrícolas
Luena - Setenta e oito pessoas das mais de 700 que regressaram espontaneamente da República da Zâmbia, de Janeiro a Agosto último ao Moxico, serão enquadradas no projecto de reintegração sustentável este mês, através de cooperativas agrícolas.
Segundo a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Ana Filomena Chipoia, em declarações à Angop, o projecto visa incentivar o trabalho colectivo nas comunidades, como forma de contribuir no combate à fome e à pobreza.
Os regressados após sua chegada são assistidos com bens de primeira necessidade (alimentação, vestuário, utensílios de cozinha) e 15 a 20 chapas de zinco para construção de moradias.
De acordo a fonte, os retornados estão assentados nas localidades de Luxia, Moxico-Velho, Lucusse Bundas, Luau, Alto-Zambeze, entre outras com facilidade de praticarem a agricultura.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 09, 2009 6:51 am

07-09-2009 17:46

Moxico
Vice-ministro das Obras Públicas avalia pista do aeroporto do Luena

Angop
Vice-ministro das Obras Públicas, Joanes André
Imagem
Luena – O vice-ministro das Obras Públicas, Joannes André, avaliou hoje, segunda-feira, na cidade do Luena, os trabalhos para a
remodelação da pista do aeroporto local e deixou uma equipa técnica da ENANA para ajudar a concluir a obra.
Na inspeccção à pista, o governante constatou inconveniências nas bermas e nos acessos à placa, orientando uma intervenção urgente para remover os obstáculos existentes.
De acordo com o vice-governador do Moxico, Francisco Kambango, serão feitas já as correcções, para que a pista comece a receber, na primeira quinzena de Outubro, aviões de médio e grande porte
Acrescentou que as obras estão nos prazos contratuais e que os técnicos da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA) farão um acompanhamento pormenorizado para que a pista reabra em condições de segurança e dentro dos parâmetros orientados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC).
A reabilitação da pista iniciada em 2008 consistiu na sua ampliação de dois mil e 400 metros de comprimento e 30 de largura para três mil e 350 de comprimento e 45 de largura.
A delegação encabeçada pelo vice-ministro das Obras Públicas deixou a cidade do Luena e seguiu para Saurimo (Lunda Sul), a fim de avaliar o grau de execução das obras da pista do aeródromo local.
Integraram a comitiva quadros do INAVIC, ENANA, direcções dos Institutos Nacionais de Engenharia e das Estradas de Angola.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:25 pm

Moxico
Corpo de Bombeiros beneficia de meios de combate contra incêndios



Luena - O Comando Provincial de Bombeiros do Moxico beneficou nesta terça-feira de quatro viaturas para combater incêndios, cuja entrega dos meios foi feita pelo ministro do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", no âmbito da visita de trabalho de quatro dias que efectua a esta província.




O governante, acompanhado do vice-ministro do Interior, Eduardo Martins, do comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de
Lemos, e altos funcionários do Ministério do Interior (MININT), percorreu as diversas áreas do comando, para se inteirar do estado funcional e organizacional deste órgão afecto ao ministério.




Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Moxico, Domingos Jacinto, os meios entregues vão ajudar a melhorar
significativamente o trabalho profilático no seio da população.





Adiantou que a questão de incêndios os preocupa bastante, porquanto a população local na falta de energia eléctrica recorre ao
uso de velas que muitas vezes tem provocado alguns sinistros.





Semanalmente registam-se dois a três incêndios na circunscrição.




O Serviço de Bombeiros é um órgão afecto ao Ministério do Interior ao qual compete velar acções de proteçcão e socorros dos cidadãos em todas as situações de risco, nomeadamente incêndios, inundações, acidentes rodoviários e prestação de socorros a náufragos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:32 pm

Moxico
Governante reitera disponibilidade do executivo em melhorar condições dos reclusos

Angop
Ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro
Ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro " Ngongo"




Luena - O ministro angolano do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", reiterou nesta terça-feira, no Luena, capital da província do Moxico, a disponibilidade do Governo em melhorar cada vez mais as condições de habitabilidade da população penal em todo o país, para a sua reinserção condigna na sociedade, após o ***primento das suas penas.




Segundo o governante, que falava na cerimónia que marcou a reinauguração do Estabelecimento Prisional do Moxico, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), vai continuar a ser política do Governo a ressocialização e reeducação dos presos.




Para o titular da pasta do Interior, o objectivo principal dos centros prisionais é reeducar e ressocializar os presos porque, segundo
frisou, isto joga exactamente com o que está definido pelos direitos humanos.




Ao preso, sublinhou, deve ser dado um tratamento em que ele se sinta de facto um homem que também pertence à sociedade, mas
que foi privado da sua liberdade por entrar em contradição com a Lei.





"Podem ter a certeza que a preocupação principal do Governo, quando alguém lhe é privada a liberdade, não é de deixá-lo sem
fazer nada, tem que participar também no proceso produtivo e dar-lhe uma profissão", sublinhou o ministro do Interior, dirigindo-se à população reclusa do Estabelecimento Prisional do Moxico.




Informou que, o seu pelouro, através dos fundos colocados à sua disposição, fez com que fossem melhoradas as condições de
habitabilidade nos diversos estabelecimentos prisionais do país.





"Este é apenas um exemplo porque teremos outras unidades prisionais que serão inauguradas e reinauguradas e com melhores
condições", frisou.




Após a reinauguração do edifício, que comporta áreas de reeducação penal, celas masculinas e femeninas, refeitório, pátio recreio, duas salas de aulas, área administrativa, entre outros, o general Roberto Leal Monteiro "Ngongo" procedeu a entrega de quatro viaturas ao referido estabelecimento prisional.






Na mensagem dirigida ao ministro do Interior, os reclusos daquele centro prisional manifestaram a sua satisfação pela melhoria,
significativa, das suas condições de habitabilidade, não deixando, contudo, de apelar às entidades de direito para a materialização da
remuneração destes pelos serviços prestados nos centros prisionais, isto no âmbito da nova Lei Penitenciária que prevê tal
pressuposto.




O Estabelecimento Prisional do Moxico alberga, presentemente, 209 reclusos, sendo três do sexo femenino. No âmbito da reeducação e ressocialização, 120 destes reclusos beneficiaram já de cursos de formação através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 11, 2009 6:50 am

Moxico
Governante reitera disponibilidade do executivo em melhorar condições dos reclusos
Imagem
Ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro " Ngongo"
Luena - O ministro angolano do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", reiterou nesta terça-feira, no Luena, capital da província do Moxico, a disponibilidade do Governo em melhorar cada vez mais as condições de habitabilidade da população penal em todo o país, para a sua reinserção condigna na sociedade, após o ***primento das suas penas.
Segundo o governante, que falava na cerimónia que marcou a reinauguração do Estabelecimento Prisional do Moxico, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), vai continuar a ser política do Governo a ressocialização e reeducação dos presos.
Para o titular da pasta do Interior, o objectivo principal dos centros prisionais é reeducar e ressocializar os presos porque, segundo
frisou, isto joga exactamente com o que está definido pelos direitos humanos.
Ao preso, sublinhou, deve ser dado um tratamento em que ele se sinta de facto um homem que também pertence à sociedade, mas
que foi privado da sua liberdade por entrar em contradição com a Lei.
"Podem ter a certeza que a preocupação principal do Governo, quando alguém lhe é privada a liberdade, não é de deixá-lo sem
fazer nada, tem que participar também no proceso produtivo e dar-lhe uma profissão", sublinhou o ministro do Interior, dirigindo-se à população reclusa do Estabelecimento Prisional do Moxico.
Informou que, o seu pelouro, através dos fundos colocados à sua disposição, fez com que fossem melhoradas as condições de
habitabilidade nos diversos estabelecimentos prisionais do país.
"Este é apenas um exemplo porque teremos outras unidades prisionais que serão inauguradas e reinauguradas e com melhores
condições", frisou.
Após a reinauguração do edifício, que comporta áreas de reeducação penal, celas masculinas e femeninas, refeitório, pátio recreio, duas salas de aulas, área administrativa, entre outros, o general Roberto Leal Monteiro "Ngongo" procedeu a entrega de quatro viaturas ao referido estabelecimento prisional.
Na mensagem dirigida ao ministro do Interior, os reclusos daquele centro prisional manifestaram a sua satisfação pela melhoria,
significativa, das suas condições de habitabilidade, não deixando, contudo, de apelar às entidades de direito para a materialização da
remuneração destes pelos serviços prestados nos centros prisionais, isto no âmbito da nova Lei Penitenciária que prevê tal
pressuposto.
O Estabelecimento Prisional do Moxico alberga, presentemente, 209 reclusos, sendo três do sexo femenino. No âmbito da reeducação e ressocialização, 120 destes reclusos beneficiaram já de cursos de formação através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Set 12, 2009 5:36 am

Moxico
Corpo de Bombeiros beneficia de meios de combate contra incêndios
Luena - O Comando Provincial de Bombeiros do Moxico beneficou nesta terça-feira de quatro viaturas para combater incêndios, cuja entrega dos meios foi feita pelo ministro do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", no âmbito da visita de trabalho de quatro dias que efectua a esta província.
O governante, acompanhado do vice-ministro do Interior, Eduardo Martins, do comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de
Lemos, e altos funcionários do Ministério do Interior (MININT), percorreu as diversas áreas do comando, para se inteirar do estado funcional e organizacional deste órgão afecto ao ministério.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Moxico, Domingos Jacinto, os meios entregues vão ajudar a melhorar
significativamente o trabalho profilático no seio da população.
Adiantou que a questão de incêndios os preocupa bastante, porquanto a população local na falta de energia eléctrica recorre ao
uso de velas que muitas vezes tem provocado alguns sinistros.
Semanalmente registam-se dois a três incêndios na circunscrição.
O Serviço de Bombeiros é um órgão afecto ao Ministério do Interior ao qual compete velar acções de proteçcão e socorros dos cidadãos em todas as situações de risco, nomeadamente incêndios, inundações, acidentes rodoviários e prestação de socorros a náufragos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 15, 2009 3:50 pm

Homenagem
Governo do Moxico homenageia várias personalidades



Luena – O Governo da província do Moxico homenageou hoje, terça-feira, 30 personalidades, que mais se destacaram para o desenvolvimento da região, após a independência nacional, durante o acto de massas que assinalou os 92 anos da
existência da província.





Foram homenageados responsáveis, políticos, empresários, agentes culturais antigos combatentes, desportistas, jornalistas, empresários, membros dos órgãos de defesa, segurança e ordem pública, bem como autoridades tradicionais.





Na ocasião o empresário Amândio César, louvou a iniciativa do governo local, tendo defendido a concessão de crédito bancário a
classe empresarial, para o desenvolvimento da província.




Para Daniel Prata “África” homenageado na categoria de antigo combatente, o galardão tem um significado histórico, por representar o contributo dado na luta de libertação nacional.







A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Glória Masseca, condecorada na classe de dirigente, dedicou a menção a
todas as mulheres de Angola que lutam pela sua emancipação face aos novos desafios do futuro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 15, 2009 4:01 pm

Moxico
Governador considera feitos e percurso histórico da província como motivo de reflexão

Luena – O governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, considerou hoje, terça-feira, no Luena, os feitos e o percurso histórico da província antes e depois da independência, como motivos de reflexão por toda a população.

O governante falava no acto de massas que marcou o ponto mais alto das comemorações dos 92 anos da elevação do Moxico à categoria de distrito (província), que hoje se assinala.

Entre outros factos, apontou a intensificação da luta armada contra o colonialismo português a partir de 1966, com a criação da 3ª Região Militar, e a assinatura dos acordos de Lunhameje, em Outubro de 1974, que puseram fim aos 14 anos de luta armada anti-colonial.

O memorando de entendimento do Luena, que permitiu o alcance da paz definitiva para o país, em 2002, igualmente mereceu referência do governador que ressaltou os programas de desenvolvimento da província nos últimos sete anos de paz, com realce para o sector social, infra-estruturas administrativas e reforço institucional.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” reafirmou a vontade do Governo continuar com acções no âmbito do programa de melhoria e aumento da oferta dos serviços básicos às populações, para a reconstrução da província.

Para o efeito, convidou todos os filhos da região e não só a trabalhar e contribuir no desenvolvimento socioeconómico da
província, apostando na formação técnicoprofissional e científica do homem, para melhor corresponder com os desafios.

A província do Moxico foi elevada à categoria de distrito a 15 de Setembro de 1917, através do Decreto-Lei Nº 3365.

Assistiram ao acto, entre outros convidados, o ex-comissário provincial, Marcos Monacapui Bassovava (1978-1980), os vice-ministros
do Interior, da Saúde, da Educação e da Administração do Território, José Bamioquina Zau, Alberto Carlos Masseca, Ana Paula Fernandes, respectivamente, bem como o governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala.

Com sede na cidade do Luena (ex-vila Luso), e com uma extensão territorial de 223 mil e 023 quilómetros quadrados, a maior província de Angola tem mais de 800 mil habitantes.

Administrativamente, a província subdivide-se em nove municípios, nomeadamente Alto-Zambeze, Bundas, Luacano, Luau, Luchazes,
Léua, Moxico (sede), Kameia e Kamanongue, com 21 comunas, e dista a mil e 313 quilómetros de Luanda, capital do país.

Geograficamente faz fronteira ao Norte com a província da Lunda Sul, ao Sul com a do Kuando Kubango, ao Oeste com a do Bié, ao Leste com a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 17, 2009 6:19 pm

Moxico
Luau conta com núcleo de prevenção contra Gripe A

Luau – O município do Luau, na província do Moxico, conta desde hoje com um núcleo de prevenção contra a Gripe A, informou à Angop a administradora adjunta da circunscrição, Nora Mahongo Isaac.

O núcleo multisectorial é constituído por dez técnicos e tem por objectivo atender qualquer caso de suspeita de Gripe “A” (N1H1) que possa ocorrer no município, que faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).

Segundo a fonte, a equipa coordenada pelo chefe da repartição municipal de Saúde, Jackson Lobate, tem as condições materiais criadas para detectar qualquer caso suspeito.

Para tal, informou, foi reforçado o posto de saúde do bairro Chinhemba, a cinco quilómetros da fronteira.

Informou que a população do Luau (334 quilómetros a leste do Luena) está a ser sensibilizada através de palestras e distribuição de panfletos e cartazes.

Nos outros dois municípios fronteiriços (Alto-Zambeze e Bundas) com a república da Zâmbia foram criados um posto especializado em cada circunscrição e colocados técnicos sanitários capazes de analisar casos suspeitos.

Sabe-se que a província começou a receber há uma semana meios de biossegurança e medicamentos para contenção e controlo da Gripe A, como batas descartáveis, luvas, máscaras, panfletos, cartilhas, entre outros.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 18, 2009 3:21 pm

18-09-2009 14:44

Moxico
Miss Moxico vai trabalhar contra violência doméstica



Luena – A miss Moxico2009, Joana Leonora, eleita quinta-feira, durante uma gala de consagração no Luena (Moxico), vai dedicar o seu mandato na luta contra todas as formas de violência doméstica, através de realização de palestras de sensibilização.





Falando à imprensa, a jovem de 18 anos de idade e com uma altura de 1,68 centímetros, disse que para concretizar este propósito realizará igualmente debates nas instituições, escolas, igrejas e outros lugares de maior concentração populacional.





Aproveitou a ocasião para pedir apoios das entidades governamentais, empresários e organizações não governamentais, para a luta contra este mau comportamento que considerou de anti-social.





Joana Leonora, para além de arrebatar o cobiçado primeiro lugar foi considerada igualmente a miss fotogenia e galardoada com um automóvel de marca “Suzuki Kia”, mais 750 dólares americanos, respectivamente.





O corpo de jurado elegeu para categoria de primeira dama de honor a jovem, Deusa Estote, de 20 anos de idade, com 1,74 centímetros (mais alta da presente edição), que foi premiada com dois mil e 500 dólares americanos, enquanto que para a segunda dama de honor foi escolhida, Custódia Francisco, de 19 anos, com uma altura de 1,70 centímetros, cujo prémio foi um computador portátil.





A miss simpatia, Elizeth Quintas, recebeu 750 dólares americanos e as 11 restantes concorrentes receberam prémio de participação, no valor de 300 dólares e um CD autografado do músico Anselmo Ralfh.





Josefa Cubassai foi a detentora da coroa de miss Moxico da edição passada e que passou o testemunho na presença do vice-ministro da Saúde, Carlos Alberto Masseca, ladeado por membros do governo local.





O acto, assistido por mais de três mil espectadores que encheram o Pavilhão Gimno Desportivo “27 de Março”, foi animado pelos músicos Anselmo Ralfh, Gabriel Tchiema e Odeth “Namanhonga”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron