NOTÍCIAS DO MOXICO

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 18, 2009 3:22 pm

18-09-2009 13:44

Saúde
Casos de hipertensão arterial aumentam no Hospital Provincial do Moxico
Luena– Dez casos de hipertensão arterial são atendidos por dia no Hospital Central do Moxico, contra quatro que antes eram assistidos, disse nesta sexta-feira o chefe dos serviços de medicina, Ezequiel Rui Ussuale.
O técnico de saúde explicou à Angop que o aumento de pacientes com hipertensão arterial se deve às altas temperaturas atmosféricas (30 a 32 graus centígrados), que a região regista nesta época.
A idade mais afectada é de 35 anos, por isso, Ezequiel Ussuale aconselhou os hipertensos a terem o hábito de procurarem uma vez por mês unidades sanitárias para se informarem do seu estado de saúde arterial.
A fonte acrescentou que nestes últimos meses, a secção de medicina interna registou mais pacientes que a pediatria, o que para ele é anormal.
Durante o primeiro semestre do ano corrente, a medicina internou 867 pacientes, dos quais 59 morreram por várias doenças e 758 outros tiveram altas por melhorias.
A malária, hipertensão arterial, infecções respiratórias agudas, doenças diarréicas, intoxicação por bebidas alcoólicas, hepatite viral, Vih/Sida, acidentes vasculares cerebrais, cirrose hepática, psicopatia e diabetes são apontadas como as patologias com mais frequência.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 18, 2009 3:23 pm

18-09-2009 12:34

Fiscalização
Polícia Económica no Moxico regista mais de mil infracções





Luena – Mil e 43 infracções comerciais foram registadas pela polícia de inspecção e investigação das actividades económicas da província do Moxico, de Janeiro a 15 do mês em curso, informou nesta sexta-feira o director da corporação, superintendente José Culenga.



No período em referência, disse, foram realizadas 342 visitas de inspecção e fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e mercados informais.



Das contravenções figuram 22 casos de exercício ilegal de actividades económicas.



Durante o período em análise, a Polícia Económica realizou três micro-operações, denominadas “Mandivulo”, “Upange” e “Salva Vidas”, durante a qual foram registadas 79 infracções comerciais.



Foram aplicadas 174 multas no valor de mais de 10 milhões kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 18, 2009 6:04 pm

18-09-2009 18:41

Moxico
Polícia económica destrói bens alimentares e discos piratas



Luena – Diversos bens alimentares, discos e cassetes áudios, avaliados em mais de 10 milhões kwanzas, foram incinerados hoje pela Polícia Económica do Moxico.





A polícia destruiu mil discos (CD e DVD), 145 cassetes áudios, 52 pacotes de sumo cinco quilogramas de medicamentos.




Segundo o director provincial da polícia de Inspecção e investigação das Actividades Económicas, superintendente José Culenga, os produtos foram apreendidos na via pública e no mercado informal.




As actividades de fiscalização de rotina que a corporação realiza vão continuar, como forma de desencorajar a pirataria, sobretudo, discos e cassetes de músicos nacionais e internacionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 21, 2009 3:30 pm

«Não atirem, não me matem» O fim de Savimbi segundo o general Nunda
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor
Notícias - Nacional

jonas savimbi militarSegundo contou o vice-chefe do Estado-Maior General das FAA, baseando-se em testemunhos e relatos de soldados e oficiais que estiveram directamente na acção que resultou na morte de Jonas Savimbi, ao fim de vários dias no encalço da coluna do lider da UNITA,este foi surpreendido no momento exacto e que descansava numa tenda de campanha acabadinha de montar, na suposição de que havia ludibriado os seus perseguidores.

Puro engano.Quando os efectivos da FAA estavam a cerca de 20 metros da tenda, um dos guardas de Savimbi apercebeu-se da presença das tropas governamentais e entrou espavorido na tenda para advertir o chefe.

Savimbi saiu a correr do outro lado da tenda,só que os comandos que o perseguiam (muitos deles «desertores»da sua própria guarda) conheciam-no perfeitamente, atiraram imediatamente contra ele.

«Ele saiu da tenda a correr, mas alguém disse que era Jonas Savimbi que ia a correr. Então, a tropa atira e ele cai de frente mas não morre.Depois virou-se e,ainda de joelhos,disse:“sou eu, não me matem”»,contou o general Nunda.

«Mas na azáfama, a tropa continuou a atirar.»Nunda considerou que em função da informação recebida dos soldados que participaram na acção, poupá-lo teria sido muito difícil naquelas circunstâncias.«Quando uma batalha começa, não é muito fácil controlá-la.

Podem-se controlar os seus aspectos gerais, como as linhas de avanço,etc. Mas, no meio do fogo, muitas vezes não se percebe aquilo que este ou aquele diz. Deve ter havido um ou dois que ouviram ele [Savimbi] a dizer “olha, não me matem”,mas os outros não ouviram».

Segundo esclareceu aquele responsável militar,existiam orientações gerais para que todo o indivíduo que se apresentasse e não opusesse resistência fosse capturado e poupado.«A tropa tinha indicações para que,quem levantasse as mãos, fosse capturado.

Mas Savimbi, na altura em que pediu que não o matassem, já tinha levado uns quatro ou cinco tiros. A tropa concentrou-se nele ao sair da tenda a fugir...»,sublinhou.

Dois antigos coronéis das FALA,Kivo e Calado,estiveram na última linha de combate em perseguição de Savimbi, e viram-no a sucumbir aos disparos.

O general Geraldo Sachipengo Nunda é,ele próprio,um antigo cabo-de-guerra das forças da UNITA.

Uma hora depois do líder rebelde ter expirado,já o general Nunda,que estava em permanência no posto de comando dessa operação em Luena,chegava ao local na companhia de outros altos responsáveis militares governamentais,entre os quais os generais Kopelipa e Hanga, bem como o subcomissário Panda.

Nas declarações ao Semanário Angolense, Nunda disse que em momento algum o corpo do chefe da rebelião foi transportado para Luanda. «Nós trouxemos o corpo do Lweio para o Lukusse, onde passou a noite,e no dia seguinte foi enterrado no Luena»,asseverou.

Não foi feita uma autópsia como tal

Muitos defendiam-na como forma de saber se savimbi foi ou não um psicopatasavimbijonas

Nos dias que se sucederam ao passamento de Jonas Savimbi vários segmentos da sociedade angolana que não apenas política,inclusive no seio da própria classe médica, advogaram que,tendo em conta os antecedentes comportamentos do finado,seria oportuno fazer-se uma autópsia detalhada para determinar se o líder da rebelião armada no país teve em vida alguma doença de foro mental,conforme muitos alegavam.

Confrontado pelo Semanário Angolense com este assunto em concreto,o médico legista Adão Manuel Sebastião declarou que na altura não se lhe pôs o objectivo de realizar uma autópsia para determinar o estado de sanidade mental de Savimbi.

A rigor,o que foi feito com o cadáver de Jonas Savimbi no dia 23 de Fevereiro de 2002, escassas horas antes do seu enterro na ala norte do Cemitério Municipal de Luena, não se tratou propriamente de uma autópsia.

De acordo com declarações feitas por aquele perito procedeu-se somente a uma observação tanatológica à volta do cadáver a fim de se verificar as lesões que ele sofreu.

Numa palavra,dispensou-se o estudo do interior do corpo,que teria implicado a abertura das caixas toráxica,craniana a abdominal, já que eram por demais evidentes as causas da morte Deve entende-se por tanatologia a parte da medicina legal que aborda as questões relacionadas com a morte.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 25, 2009 6:59 am

24-09-2009 13:08

Moxico
Administrador do Lucusse convida empresários a investirem
Lucusse - O administrador da comuna do Lucusse, município do Moxico (sede), João Francisco Caiombo, convidou hoje, os empresários nacionais e estrangeiros a investir naquela circunscrição, para proporcionar o rápido desenvolvimento da região.
Em declarações à Angop, o administrador apontou os sectores da agricultura, pesca e caça, como as áreas prioritárias para investimento.
Solicitou igualmente ao governo para expandir o programa de distribuição de micro-crédito à população carenciada, com vista
a melhoria das condições de vida das populações.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 29, 2009 12:45 pm

29-09-2009 11:14

Música
Ngueve Valentim vence concurso da canção infantil/2009
Luena – Ngueve Valentim António, de 10 anos de idade, venceu, na noite de segunda-feira, no Luena, Moxico, o concurso provincial da canção infantil/2009, uma promoção do secretariado provincial da Organização de Pioneiros de Angola (OPA).
A vencedora, que irá representar em Dezembro próximo a província no festival nacional, em Luanda, interpretou a canção "O Direito da Criança", em língua nacional cokwe, e foi contemplada com um televisor de 14 polegadas.
Na segunda posição classificou-se Irene Joice Samuadji, de 15 anos de idade, com o tema "União Nacional", cantado em português, a quem a organização atribuiu um aparelho de som, enquanto que Rosa Serra Tchifuchi, de 14 anos, ocupou o terceiro lugar com o tema "Não deixe a Criança sofrer", em português, e recebeu uma bicicleta.
A competição contou com a participação de 19 concorrentes que desfilaram e exibiram diferentes trajes (tradicionais e modernos).
O Secretário da OPA para a organização, Elias Lúcio, disse que apesar das dificuldades encontradas, o evento ultrapassou as expectativas pelo facto de os concorrentes mostrarem maturidade nos aspectos técnicos e organizativos.
Disse que o festival da canção infantil visou despertar e descobrir novos talentos da música infantil e mostrar as crianças o valor artístico da música nacional.
Reconhecer a criança como um ser social activo e que merece um tratamento diferenciado dada a sua imaturidade, assim como cuidados especiais face a sua fragilidade física foram outros propósitos do festival, disse.
Nas canções entoadas, os concorrentes puderam retratar as suas experiências, convivências, divulgar os valores culturais da região e exprimir os seus sentimentos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor tozé em Quarta Set 30, 2009 8:13 pm

Cooperação
Ministério do Ambiente vai criar área de conservação transfronteiriça entre Angola/Zâmbia

Angop
Um parque na região de Mussuma, no Moxico, poderá ser criado proximamente

Imagem
Luanda - O Ministério do Ambiente está a elaborar um estudo de viabilidade para a criação de um parque na região de Mussuma, província do Moxico, com o propósito de estabelecer uma área de conservação transfronteiriça entre Angola e a Zâmbia.
Em declarações à Angop, o chefe de departamento das áreas de conservação do Ministério do Ambiente, Joaquim Manuel, realçou que pretendem unir a região de Mussuma (Angola) com a de Lowia Plain (Zâmbia).
Nessas localidades existem animais diversos que se movimentam do parque de Lowia Plain (Zâmbia) para Cameia (Moxico), passando na região desprotegida de Mussuma, de acordo com o responsável.
“O que queremos é ligar Cameia com Lowia Plain, de tal forma que os animais possam circular sem problemas dentro da área de conservação”, sublinhou Joaquim Manuel.
O responsável deu a conhecer que alguns trabalhos de campo iniciam em Outubro, para posteriormente se efectuar uma avaliação mais profunda no sentido de se poder declarar como uma área de conservação.
Os trabalhos serão efectuados em colaboração com alguns especialistas do país vizinho da Zâmbia.
Sem avançar mais detalhes, Joaquim Manuel informou que o Ministério do Ambiente pretende também criar outra área de conservação transfronteiriça no parque nacional de Iona, província do Namíbe.
Em Julho do ano em curso, as repúblicas de Angola, do Congo (Brazzaville) e Democrática do Congo assinaram o protocolo tripartido para a iniciativa da criação da área de conservação transfronteiriça da floresta de Maiombe, província de Cabinda.
As zonas fisio-climáticas de que dispõe Angola resulta numa grande diversidade de animais, variedades que colocam o país numa das mais ricas regiões do continente africano em termos de flora e fauna.
Angola possui 13 áreas de conservação, entre parques nacionais, reservais naturais integrais, parciais e especiais, cobrindo uma extensão de 82 mil e 272 quilómetros quadrados, que corresponde a 6,6 porcento da área total do país.
O Governo angolano, através do Ministério do Ambiente, está a trabalhar para aumentar estas áreas de 6,6 porcento para 15%, de forma a viabilizar o turismo ecológico e cultura em toda a nação.
Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Out 02, 2009 7:17 am

01-10-2009 18:10

Moxico
Aumenta índice de criminalidade em sete dias


Luena – Vinte e três crimes de natureza diferente foram registados durante os últimos sete dias pela Polícia Nacional no Moxico, mais dez em relação ao igual período anterior, indica uma nota da corporação distribuída hoje, quinta-feira, à Angop no Luena.

No mesmo período, refere o documento, foram detidos 13 indivíduos como presumíveis autores destes delitos, dos quais 12 desempregados e um membro das Forças Armadas Angolana (FAA).

A fonte classifica os crimes em ofensas corporais, homicídio voluntário, furtos, roubo, posse de estupefaciente, fogo posto, abuso de confiança, condução ilegal e tráfico de menor gravidade.

A justiça por mãos próprias, desentendimento e rixas entre familiares, crise social e económica, desemprego e uso excessivo de bebidas alcoólicas são apontadas na nota como as causas principais de cometimento das infracções.

Por áreas administrativas as transgressões ocorreram no município do Moxico (sede) com 16, Alto – Zambeze com dois e Kamanongue um caso apenas.

No período em análise, as autoridades policiais realizaram 04 micro – operações e 19 buscas dirigidas no município sede (Moxico), resultando na detenção de sete cidadãos procurados pela justiça por implicação em diversos crimes.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Out 03, 2009 6:14 am

02-10-2009 20:17

Moxico
Polícia Nacional destrói mais de 800 arma de fogo em estado obsoleto


Luena – Oitocentas e 66 armas de fogo em estado obsoleto recolhidas pela Polícia Nacional no Moxico, no âmbito do processo de desarmamento dos cidadãos em posse ilegal destes meios, foram destruídas hoje, sexta-feira, na cidade do Luena.

O material destruído na presença das autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas, representantes de partidos políticos, organizações não-governamentais, entre outros convidados, faz parte do lote entregue voluntariamente e recolhido de forma coerciva.

No acto, o coordenador adjunto da subcomissão técnica provincial de desarmamento, superintendente Luís Manuel António, disse que desde o inicio da campanha, em Abril de 2008, foram recolhidas um total de mil e 407 armas de diferentes calibres e 798 engenhos explosivos.

O responsável apelou os cidadãos que ainda tem em sua posse o material letal, para o entregar às autoridades policiais de forma a evitar a violência na sociedade.

Enalteceu, por outro lado, o empenho das autoridades tradicionais e população em geral neste processo, o que segundo ele, permitiu alcançar os actuais resultados.

O programa de desarmamento dos cidadãos em posse ilegal de armas compreendeu três fases, sendo a primeira de sensibilização, seguida da entrega voluntária e recolha coerciva.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Out 05, 2009 5:47 am

03-10-2009 3:18

Moxico
Delegação de Finanças arrecada mais de 200 milhões de kwanzas


Luena - Duzentos e trinta e oito milhões, 752 mil e 715 Kwanzas, foram arrecadados pela Repartição Fiscal da delegação de Finanças do Moxico, durante os últimos três meses, deu a conhecer sexta-feita à Angop, no Luena, o chefe da área, Samuel Hana.

Falando no acto de encerramento das festividades do 108º aniversário do Ministério de finanças que se assinala em Angola a 03 de Outubro, o responsável esclareceu que até ao primeiro trimestre de 2009, a instituição arrecadou 238 milhões, setecentos trinta e oito mil e 715, 95 milhões e 535 mil Kwanzas, mais 65 milhões comparativamente ao período anterior.

Ainda assim, apelou ao bom senso das empresas públicas e privadas, instituições singulares e outros agentes do sistema mercantil local a liquidarem os impostos para contribuir no crescimento melhoramento da redistribuição das riquezas do Estado.

Para o chefe da repartição fiscal, o imposto é uma prestação unilateral estabelecida por lei, a favor duma pessoa colectiva de direito publico, plenamente vinculado para prossecução de fins públicos, daí a necessidades de serem liquidados previamente.

O Dia das Finanças em Angola, data de 1901, com a criação da direcção dos Serviços de Fazenda e Contabilidade, que visava a liquidação e fiscalização das despesas de todas as províncias ultramarinas. Angola também fazia das províncias do ultramar.

Para comemorar a data (de forma antecipada), foram realizadas várias actividades, com realce para palestras sobre o sector de finanças em Angola, que contou uma participação massiva de entidades públicas e privadas, bancários, empresário, agentes económicos entre outros.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 06, 2009 1:42 pm

06-10-2009 12:00

Moxico
Director provincial da RNA enaltece empenho de profissionais do órgão

Luena - O director provincial da Emissora provincial da rádio Nacional de Angola (RNA), no Moxico, Hilário Matuca, enalteceu segunda-feira última, no Luena, o empenho dos jornalistas daquele órgão na prestação da informação e formação das populações desta província e não só.
Em declarações à Angop por ocasião do 34º aniversário da RNA, assinalado no dia 5 de Outubro, o responsável disse que, apesar da demora que se regista na conclusão das obras do edifício dos estúdios da Emissora, os profissionais locais têm contribuído satisfatoriamente no processo de reconstrução e pacificação do país.
O director provincial acrescentou que, devido à obras, até a presente data a emissora do Moxico carece do equipamento instalado na maioria das estações emissoras do país, para um funcionamento adequado.
A não conclusão das obras iniciadas há quatro anos é, também, apontado pelo Hilário Matuca de estar na base do atraso do apetrechamento do centro emissor.
Apesar disso, acredita que a reinauguração das instalações da Emissora provincial, prevista para os próximos tempos, proporcionará um ambiente salutar e melhores condições de trabalho para os seus funcionários.
A Rádio Nacional de Angola (RNA) completou no dia 5 de Outubro 34 anos desde que o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, visitou as instalações daquele órgão de comunicação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 08, 2009 2:22 am

Moxico
AJAPRAZ entrega donativo a mais de 100 populares regressados da Zâmbia

Luena – Cento e noventa populares vindos recentemente da República da Zâmbia e instalados no bairro Alto, na cidade do Luena, província do Moxico, beneficiaram hoje (quarta-feira) de um lote de bens de primeira necessidade, doados pela Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRAZ).
Dos bens doados na presença do vice-governador provincial para esfera económica e social, Francisco Cambango, constam cerca de 60 toneladas de arroz, sabão, chapas de zinco, material escolar, óleo alimentar, utensílios de cozinha, roupa usada, cobertores, feijão e farinha de milho.
Na ocasião, o presidente da AJAPRAZ, Bento Raimundo, garantiu que nos próximos dias a sua organização vai estudar junto da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS), formas para a concessão de microcréditos aos assistidos para permitir que possam criar pequenos negócios para o seu auto-sustento.
O responsável prometeu enviar a esta província até final deste mês, um lote de 100 toneladas de produtos diversos, para assistir cerca de mil e 213 pessoas carenciadas num universo de 62 famílias.
Por seu turno, o vice-governador provincial do Moxico, manifestou a sua satisfação e apelou as outras organizações filantrópicas e pessoas de boa fé a seguir o mesmo exemplo, visto que a província continua á registar entrada de compatriotas que se encontravam na condição de refugiados nas Repúblicas da Zâmbia e do Congo Democrático.
Na sua óptica, com esta oferta a AJAPRAZ responde ao grito de socorro da Direcção Provincial do Minars, para fazer face a entrada espontânea de cidadãos nacionais no país.
Segundo dados do Minars, de Janeiro até a data já regressaram ao país, a partir da fronteira do Luau, Alto – Zambeze e Bundas, mais de mil pessoas que se encontravam nos campos de Mahemba e Maiukwaiukwa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 09, 2009 1:56 am

09-10-2009 2:02

Moxico
Educação entrega 14 motorizadas aos inspectores escolares
Luena - Catorze motorizadas foram entregues quinta-feira, no Luena, aos inspectores escolares provinciais e municipais para minimizar as dificuldades que enfrentam no exercício da sua actividade, num acto orientado pelo director provincial da Educação, Ciências e Tecnologias do Moxico, Abel Jones Pique.
As motorizadas vão facilitar os trabalhos de supervisão das distintas escolas da região que até então realizavam apenas na cidade do Luena e bairros periféricos.
Abel Pique disse na ocasião, que a oferta enquadra-se na estratégia adoptada pelo sector para dinamizar as acções de acompanhamento e controlo do processo docente, educativo e na administração, gestão dos estabelecimentos de ensino.
Por este facto, apelou a utilização correcta e racional os meios de transportes distribuídos aos profissionais.
Segundo a responsável do departamento provincial de Inspecção, Maria de Lurdes Nassoni, com esta doação fica facilitada a planificação e ***primento dos planos de acção do sector, visando melhorias no rendimento escolar.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 10, 2009 2:23 am

Moxico
Membros da rede de protecção à criança aperfeiçoam conhecimentos

Luena – Trinta e dois membros da rede de protecção e promoção dos direitos da criança estão reunidos hoje (sexta-feira), no Luena, em seminário de capacitação, promovido pela direcção provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Moxico.
A consultora nacional de protecção à criança, Susana Filomena, disse no acto de abertura que os participantes vão aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre os direitos e liberdade fundamentais dos menores.
Preocupada com os casos de violência contra a criança, apelou as estruturas competentes e a sociedade em geral, a implementarem acções concretas com base nos 11 compromissos que o governo assumiu em conjunto com o sistema das Nações Unidas e parceiros sociais.
Para ela, para combater este mau comportamento dos adultos contra as crianças, deve-se tomar medidas energéticas a todos os níveis para que as crianças constituírem uma absoluta prioridade, especial protecção da família, do estado e da sociedade, com vista ao seu desenvolvimento integral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO MOXICO

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 12, 2009 2:20 am

Moxico
Estudantes disputam concurso "Sábados Académicos"
Luena – Um total de 170 estudantes do I e II ciclos do ensino disputam a partir de hoje, sábado, no Luena (Moxico), o concurso provincial denominado “Sábados Académicos”, promovido pela JMPLA, como forma de ocupação nos tempos livres.
O certame tem o seu término previsto para Novembro e decorrerá todos os sábados na escola do ensino primário do II ciclo “Camarada Tchifuchi” e enquadra-se no programa "Sucesso Escolar e Mérito Estudantil", uma iniciativa do núcleo juvenil "Simione Mucune", adstrito ao Comité Municipal daquela organização juvenil do MPLA.
O concurso consiste em perguntas escritas de cultura geral e académicas que são corrigidas por um corpo de júri constituído por alguns professores das escolas participantes e membros da JMPLA.
A competição visa incentivar os jovens estudantes a aprofundarem e consolidarem os conhecimentos académicos e de cultura geral que cada um possui na sua bagagem.
A prova compreenderá duas fases, sendo a primeira escolar que consistirá na selecção dos participantes ao concurso, através das escolas e a segunda inter-escolar.
A última fase (inter-escolar) consistirá no apuramento dos vencedores finais, os três melhores alunos participantes ao concurso.
Os finalistas ao concurso serão galardoados com valores monetários, bens matérias académicos e certificados de méritos.
No acto de abertura, o primário secretário provincial da JMPLA em exercício, Fernando Yeta Pinto, ao louvar a iniciativa, incentivou a juventude a participar de forma activa no processo de ensino e aprendizagem, dedicando-se à leitura.
Apelou a juventude a ter em conta a grande contribuição que dá num país democrático e de direito como Angola, que necessita de força e vontade dos jovens para o seu desenvolvimento.
Na sua opinião, a juventude desempenha um grande papel na sociedade, daí a necessidade de se gizar políticas concretas para
erradicar o analfabetismo na camada juvenil, ampliar a cobertura dos programas de formação profissional e do primeiro emprego, bem como incentivar projectos culturais produzidos por jovens.
Assistiram à cerimónia o director provincial da Educação Ciência e Tecnologias, Abel Jones Pique, primeiro secretário municipal
da JMPLA, Benjamim Mutunda, secretária do conselho provincial da Juventude, Sónia Vite, e directores das escolas participantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO MOXICO

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron