NOTÍCIAS DO NAMIBE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 5:38 am

Justiça
Tribunal Provincial tem analisado casos de direito costumeiros
Namibe – As decisões resultantes de julgamentos de casos costumeiros, sobretudo as indemnizações impostas, muitas vezes têm sido exageradas, considerou o juiz do Tribunal Provincial do Namibe, António Vissandula.
De acordo com o magistrado, que falava em exclusivo à Angop, na sede da província, face a tal constatação as sentenças ditadas pelas autoridades tradicionais têm sido reanalisadas pelos tribunais locais, para veredicto final.
A título de exemplo, explicou que, se a nível do julgamento costumeiro, um réu é obrigado a indemnizar mais do que o considerado razoável, o juiz pode decidir a redução de bens materiais (cabeças de gado) a entregar, para equilíbrio da sentença aplicada.
José Muhakokotola, um dos sobas do município do Virei, confrontado com as declarações do juiz, afirmou que as decisões do tribunal têm servido de solução equitativa.
Citou o caso mais polémico, que quase levou ao confronto étnico de tribos mucubais e muhakohonas, em cuja origem esteve o roubo de mais de 40 cabeças de gado bovino, há mais de dois anos.
Segundo o ancião, o caso terminou a contento mercê do empenho do tribunal provincial.
Os municípios da Bibala, Tômbwa e a sede da província possuem já tribunais territoriais, aguardando-se pela instalação do órgão municipal do Camucuio.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Jul 07, 2009 5:39 am

20-05-2009 17:25
Namibe
Governo adquire mais de 200 cabeças de gado bovino
Namibe - O Governo da Província do Namibe adquiriu 270 cabeças de gado bovino na fazenda "Mucungo", no âmbito do programa de repovoação animal das duas estações zootécnicas da Cacanda e Caraculo, num investimento avaliado em AKZ mais de 14 milhões, financiados pelo Governo provincial.
Segundo o director provincial da Agricultura, Gabriel Félix, a aquisição foi feita no âmbito do programa bienal (2007 - 2008) e foi adquirido gado bovino das raças Africânder, Holandês, Suíços, Zebús e Cimentares.
Os animais, informou, foram distribuídos a 20 criadores e 10 associações, nos municípios do Namibe, Virei, Camucuio, Bibala e Tômbwa.
Disse que com o mesmo investimento fez-se a reabilitação de duas residências para quadros da Estação Zootécnica da Cacanda e adquiriu-se um gerador termoeléctrico, uma viatura e uma motobomba.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:41 am

21-05-2009 15:12

Namibe
Sector da Educação premeia docente mais velho
Namibe- O sector da Educação da província do Namibe premiou hoje, quinta-feira, nesta cidade, Pedro André por ser o docente mais velho do ano lectivo 2008, com uma viatura de marca Mitshubishi.
Mais conhecido por "Piriquito", o professor tem 69 anos de idade, 48 dos quais dedicado a educação.
Segundo o beneficiado, em Setembro de 1961 foi colocado no posto escolar do sector do Baba-Namibe e posteriormente transferido para a Vila Arriaga, actual município da Bibala, onde ficou até 1974.
Em Janeiro de 1976, adiantou, trabalhou na antiga República do Congo, em Lombomo, no Instituto Angolano da Educação, tendo após o seu regresso, em 1977, sido colocado em Mbanza Kongo, província do Zaire.
Em 1979 foi nomeado chefe do sector provincial de apoio social ao aluno, na delegação provincial da educação do Namibe, sendo depois transferido para a escola 5 de Abril, até a data da sua reforma.
Piriquito disse sentir-se um homem realizado e feliz por ter trabalhado em beneficio do país na formação da nova geração.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:41 am

26-05-2009 18:37

Namibe
Procurador defende combate contra o trabalho de menores
Namibe - O procurador-geral da República na província do Namibe, Justo Bartolomeu, disse hoje (terça-feira) nesta cidade, que o trabalho pesado que são submetidos às crianças deve ser combatido de acordo a legislação e convenções internacionais.
O responsável máximo do ministério público no Namibe tecia essa consideração, quando intervinha na sessão de abertura da Semana de Reflexão sobre a Violência Contra a Criança, cujo lema central, "maltratar uma criança, é comprometer o futuro do país".
De acordo com o procurador provincial, embora o Estado angolano garante o trabalho a todos, as crianças não podem exercer actividades que visam perigar o seu estado físico, psíquico e social.
Segundo ainda aquele magistrado do Ministério Público, o período normal de trabalho de menores, não pode ultrapassar seis horas aos menores com menos de 16 a 18 anos e o contrato de trabalho aos menores, deve ter em conta, sempre que as circunstâncias assim o exijam.
Disse ainda que compete aos pais, a educação dos seus filhos e estes, não podem ser separados deles, salvo se houver a decisão judicial. "Não é menos verdade que, a criança tem direito a protecção da sociedade e do Estado, com vista o seu desenvolvimento integral, particularmente, aos órfãos e filhos abandonados", disse.
Afirmou ainda que é dever de toda a sociedade, denunciar todo tipo de prática ilícita contra todas as formas de descriminação da criança.
A Procuradoria-geral da República é a primeira instância que vela pela protecção no combate contra todas a práticas nocivas, referiu Justo Bartolomeu.
Estiveram presentes na cerimónia, que teve lugar na Escola de Formação de Professores, o chefe de Departamento Provincial do Instituto Nacional da Criança do Namibe, Mário Tchova, membros das distintas direcções do estado e sociedade civil, bem como comissão de pais e alguns encarregados de educação.
Durante a semana de reflexão, os membros da Comissão Organizadora Provincial sobre a Jornada da Criança vão promover palestras ao torno da violência contra o menor, debates radiofónicos, divulgação e sensibilização das comunidades, com
vista a reduzir os índices de violência contra às crianças.
A importância dos valores morais na convivência social, o respeito e dignidade das famílias, campanhas de informação e educação social sobre a protecção dos direitos da criança, consagrados nos instrumentos jurídicos nacionais e internacionais, são dentre vários assuntos a abordar durante a semana de reflexão.
A semana de reflexão sobre a violência contra a criança, aberta hoje, vai culminar no próximo dia 31 do corrente mês, seguido de um acto provincial sobre o Dia Internacional da Criança a ter lugar no município da Bibala, 180 quilómetro a norte da cidade sede da província do Namibe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:42 am

Visita
João Lourenço trabalha no Namibe
Coordenador do grupo de acompanhamento do MPLA para a província do Namibe, João Lourenço
Namibe - O coordenador do grupo de acompanhamento do MPLA para a província do Namibe, João Lourenço, disse hoje (quinta-feira), nesta cidade, que a realização do sexto congresso do seu partido constitui um dos grandes desafios a que se propôs este ano.
Em declarações à imprensa, João Lourenço assegurou que a sua presença na província do Namibe visa essencialmente transmitir à direcção do partido os critérios e regras de avaliação dos quadros, no âmbito do processo orgânico preparatório do sexto congresso do MPLA, convocado para Dezembro do corrente ano.
Segundo o político, o processo vai incidir na avaliação e renovação de mandatos nos mais diferentes escalões, começando da base e culminando na estrutura da província.
Afirmou que, com a implementação desse processo orgânico, o seu partido será mais sólido e forte, unido e democrático internamente, comprometendo-se a ***prir aquilo que foi programado para os quatro anos de mandato.
João Lourenço disse que o MPLA defende uma política de defesa, protecção das minorias étnicas existentes, não apenas na província do Namibe, mas também em outras províncias, principalmente no sul de Angola.
Falando da futura Constituição do país, João Lourenço afirmou que o seu partido acabou de apresentar a sua proposta no dia 26 do corrente mês e vai procurar durante o mandato ***prir com o programa eleitoral que foi apresentado aos eleitores em Setembro do ano passado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:43 am

Namibe
Aulas nos institutos médios iniciam em Junho
Namibe - Quatro mil e quinhentos estudantes dos institutos médios de Administração e Gestão e Politécnico iniciam as aulas referente ao ano lectivo 2009 a partir do dia 02 de Junho, informou hoje, quinta-feira, à Angop, o director provincial de Ciência e Tecnologia, Pacheco Francisco.
Segundo Pacheco Francisco, o atraso deveu-se a chegada tardia à província das carteiras e secretarias para o apetrechamento das salas de aula, bem como o material para os laboratórios.
"O problema está equacionado. Estão criadas as condições referentes à afixação dos horários, as listas dos alunos e o quadro de docentes que vai assegurar o funcionamento dos estabelecimentos", frisou.
Os novos empreendimentos estão localizados na comuna do Saco-mar, a cerca de dez quilómetros da cidade capital, inaugurados no final de 2008.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:43 am

Governo promove jornada para garantir mais disciplina

João Upale | Namibe

A XVI Semana Nacional da Inspecção Geral do Trabalho, que terminou sexta-feira última na cidade do Namibe, concluiu que é necessário um dispositivo facilitador e auxiliador na produtividade, no investimento e na paz social para o beneficio da economia de Angola.
A directora provincial da Administração Pública Emprego e Segurança Social, no Namibe, Maria Natália Carvalho, disse que à Inspecção Geral de Trabalho foi atribuída a competência de assegurar o ***primento das disposições normativas contidas na Lei Geral de Trabalho e legislação complementar.
A responsável, que falava durante o acto de encerramento da XVI Semana Nacional da Inspecção Geral de Trabalho, procurou lembrar que a inspecção deve ***prir da melhor maneira a sua função de informação e assessorar, para que leve aos destinatários das normas laborais acções pedagógicas.
“Compreende-se que só neste sentido a fiscalização e assessoria estarão em condições de promover a aplicação inteligente da Legislação, de levar os empregadores a adoptar uma atitude mais positiva, de gerar o diálogo entre empregadores e trabalhadores, e até de estimular uma participação e dar aos trabalhadores uma melhor compreensão dos seus deveres e direitos”, disse Maria Natália de Carvalho ao dirigir-se aos trabalhadores, empregadores, sindicalistas e directores dos órgãos locais do Estado que beneficiaram do refrescamento.
Maria Natália acrescentou que, com a instituição anual desta semana, se atribuiu um espaço de debate social para aproximação e troca de experiências entre os serviços de inspecção e os destinatários das normas. A directora do MAPESS disse ainda que um factor importante a considerar nesse campo é a “criação de uma nova mentalidade da parte dos próprios trabalhadores e empregadores quanto à necessidade de se ***prir as normas para as condições de segurança e higiene no trabalho”.
No evento, sob o lema “Mais disciplina, mais produção para uma vida melhor”, promovido pela Direcção Provincial da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, foram abordados vários temas, tais como o direito de negociação colectiva a nível de empresa, a legislação sobre segurança e higiene no trabalho, bem como os deveres e direitos dos sujeitos da relação jurídico-laboral.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:44 am

Ensino
Namibe sem crianças do I Ciclo fora do sistema de ensino
Namibe – As autoridades da província do Namibe não têm registadas, até ao momento, qualquer criança do I Ciclo do ensino secundário fora do sistema normal de ensino, assegurou à Angop, hoje, terça-feira, o director provincial da Educação Ciência e Tecnologia, Pacheco Francisco.
Falando no acto de abertura do ano lectivo nos dois instituto médios locais e em duas escolas do I Ciclo do ensino secundário, o responsável informou que nessas duas instituições estão matriculados, para o presente ano lectivo, 906 alunos.
A escola Rei Mandume tem 516 e a Lourdes Van-Dunem 390. A segunda funcionará num único turno, com 24 professores, enquanto a segunda terá 48.
"O número reduzido de alunos nestas duas escolas revela que não existem alunos fora do sistema normal de ensino, no I ciclo do ensino secundário", assegurou.
Referiu que "a província do Namibe está de parabéns, pois, além de contar desde hoje com mais duas escolas do I ciclo, tem também mais dois institutos médios".
Isso, referiu, "aumenta as chances de opção para os estudantes que até então dependiam simplesmente de três instituições de nível médio, o de Formação de Professores, Ensino geral e o Complexo Marito Hélder Neto".
Face ao atraso na abertura do ano lectivo, o director apelou aos discentes e docentes para que se entreguem ao trabalho durante as aulas, aproveitando cada momento, para que o presente ano lectivo tenha êxito.
"Para as direcções das escolas, dos professores, alunos e comunidade espera-se maior empenho na conservação destes estabelecimentos escolares, para não servirem apenas a esta geração, mas também às gerações futuras", acrescentou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:44 am

05-06-2009 18:05

Habitação
Governo vai adquirir residências construídas por empresários
Namibe - O Governo angolano vai adquirir residências sociais construídas por empresários no âmbito do programa de fomento habitacional, que prevê a construção, até 2012, de mais de um milhão de residências, assegurou quinta-feira, no Namibe, o ministro do Urbanismo e Habitação, José Ferreira.
O governante que falava no acto de abertura do seminário de capacitação sobre reservas fundiária, dirigida a administradores municipais e comunais, afirmou que o Governo tomou esta decisão para que se evite a especulação imobiliária e para que os investidores recuperem o dinheiro aplicado.
José Ferreira informou que o Estado está a preparar uma documentação para orientar os empresários interessados em participar no programa habitacional no acesso aos financiamentos para construção e os cidadãos na aquisição das residências, assegurando que no decorrer deste mês estará pronta e em circulação nos meios de difusão massiva.
O governante sublinhou que, actualmente, o défice habitacional no país ronda em um milhão e 900 mil habitações e, neste intuito, o Governo vai responder a este desafio, com a construção, nos próximos quatros anos, de um milhão de fogos habitacionais.
O ministro desafiou os Governos provinciais a participar e a ultrapassar a meta de construção de um milhão de casas.
Fez saber que a auto-construção dirigida vai responder ao projecto com um volume de quase 700 mil casas, o sector cooperativo com cerca de 80 mil e o privado com quase 115 a 120 mil.
"Esperamos que haja contribuição do sector privado e da sociedade civil e o Governo vai intervir apoiando todas iniciativas, tendo definido em várias províncias reservas fundiárias", afirmou.
Acrescentou que nas reservas o trabalho será feito em sectores - a auto construção dirigida, habitações de renda média e média-alta- e o Governo vai intervir nos programas de iniciativas privadas na criação de infra-estruturas básicas, colocando redes de esgotos, água e energia.
O ministro do Urbanismo e Habitação informou que Governo definiu as características das habitações deste programa, que deverão ter uma área mínima de 100 metros quadrados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:45 am

Serviços de Bombeiros
Incêndios diminuem na província do Namibe
Namibe - A Direcção provincial dos Serviços de Bombeiros do Namibe não registou nenhum caso de incêndio, no período de 26 de Maio a três de Junho do corrente mês, revelou o porta-voz do órgão, Agostinho Candeeiro Pedro.
O também chefe de extinção de incêndios, em declarações hoje, sábado, à Angop, afirmou que comparativamente a semana anterior os bombeiros registaram dois casos de incêndios e danos materiais orçados em 255 mil e 900 kwanzas.
O responsável indicou que estiveram na base dos incêndios deflagrados na semana anterior negligência, mau uso de fontes de calor e curto-circuito.
Em relação a outras actividades, Agostinho Pedro mencionou que o efectivo salvou um cidadão de sexo masculino de 26 anos de idade, identificado como José Luís, do risco de afogamento na praia.
Recordou que nos últimos dois meses deste ano, um cidadão, identificado como João Tchissingui, de 48 anos de idade, natural de Caconda, província da Huíla, foi igualmente salvo de um afogamento eminente, após ser encaminhado para o hospital central local "Ngola-Nkimbanda".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:46 am

Namibe
Visão Geral
A província de Namibe, que se situa na Zona C, ocupa 57.901 quilómetros quadrados (22.356 milhas quadradas) na região sudoeste de Angola. Esta província estende-se por 480 quilómetros (298 milhas) ao longo da costa Atlântica e tem uma população de 225.000 habitantes. A província de Namibe oferece inúmeras oportunidades de investimento nas indústrias das pescas, agricultura e pecuária.
A província é responsável por 65% da actividade piscatória de Angola; entre os potenciais projectos relacionados com esta indústria contam-se a refrigeração, as conservas e a secagem dos recursos naturais capturados no oceano. O rico solo da província de Namibe é especialmente adequado ao crescimento de uma grande variedade de culturas incluindo batatas, inhame, mandioca e frutos. A província possui terreno disponível em abundância para projectos agrícolas para além de oportunidades para criar empresas no domínio do processamento da produção agrícola.
A província de Namibe dispõe de elevado número de escolas primárias; nas capitais de cada município existem estabelecimentos de ensino do segundo e terceiro níveis. O nível de vida regista melhorias contínuas. A província dispõe de cerca de 1.400 quilómetros (870 milhas) de estradas principais e secundárias, mais de 900 quilómetros (559 milhas) de caminhos-de-ferro, um aeroporto internacional, grande número pequenos aeródromos e duas importantes centrais de energia.
O reforço das infra-estruturas da província de Namibe constitui uma prioridade. No sentido de melhorar as deslocações na província, o governo está a renovar as estradas secundárias e iniciou obras em troços do caminho-de-ferro. Estão em curso trabalhos de renovação do sistema de drenagem da via-férrea e de modernização do sistema de controlo ferroviário. O governo empreendeu igualmente trabalhos de reparação das linhas de energia, de renovação de poços tubulares e de aquisição de equipamento de pesca novo tendo em vista criar uma base sólida para o crescimento económico.
Incentivos ao Investimento na Província de Namibe
Direitos aduaneiros: isenção do pagamento de direitos aduaneiros e demais imposições pelo período de 6 anos
Imposto Industrial: isenção do pagamento de imposto industrial pelo período de 12 anos
Oportunidade de Investimento
Indústria de pesca e derivados
Indústria agrícola e derivados
Pecuária
Alguns Factos Sobre a Província de Namibe
Zona: C
População: 225.000
Estende-se ao longo de 480 km (298 milhas) da costa do Oceano Atlântico
Representa 65% da actividade piscatória de Angola
Cerca de 1.400 quilómetros (870 milhas) de estradas principais e secundárias
Um aeroporto internacional e 20 pequenos aeródromos
Situada a sul da província de Benguela, a oeste da província de Huíla, a leste do Oceano Atlântico e a norte do rio Cunene e da República da Namíbia
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:46 am

Namibe
Hospital pediátrico realiza seis mil consultas em dois meses
Namibe - Seis mil 661 consultas foram realizadas no hospital Pediátrico do Namibe, de Abril a Maio do ano em curso, período em que registaram-se 75 mortes, num universo de 340 internamentos.
De acordo com um relatório do departamento de estatística daquele hospital, foram notificados no período em referência mil e 954 casos no banco de urgência, mil e 59 nas consultas externas e 697 nas consultas médicas.
No mesmo período, foram feitas, entre outras, mil 141 análises de hemoglobinas, 269 de pesquisas de plasmódio, 282 de V.D.R.L, e 241 de lecocites.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:47 am

Nova ponte sobre o rio Curoca

João Upale| Namibe

O Governo vai criar condições para a construção, em breve, da ponte sobre o rio Curoca, no município do Tômbwa, porque o “estado precário em que se encontra provoca, nos períodos de chuva” avultados prejuízos aos utentes”, prometeu, na cidade do Namibe, o ministro das Obras Públicas.
Higino Carneiro deu instruções à empresa encarregada da recuperação da rede viária da província que, enquanto não estiver pronta a nova ponte que faça obras na antiga para permitir a circulação entre Tômbwa e Namibe.
O governador da província, Álvaro Manuel Boavida Neto, considerou a decisão “muito importante para a vida das populações do Namibe e do Tômbwa.”.
A construção da nova ponte, frisou, vai beneficiar, também, as comunas do Bentiaba e da Lucira.
Uma preocupação do governo provincial é encontrar uma solução técnica para o aproveitamento das águas do rio Bero.
Por isso,o ministro solicitou um estudo a uma empresa: “Vamos ter um melhor resultado na regulação da água e na sua canalização para as fazendas que há ao longo do vale do Bero”.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:48 am

Namibe
Saúde Pública prevê vacinar mais de cinco mil crianças
Namibe - Cinco mil seiscentas e setenta e sete crianças, de zero aos cinco anos de idade, são vacinadas contra a poliomielite, de hoje até 18 do corrente mês, no município da Bibala (Namibe), 188 quilómetros a norte da província do Namibe.
No âmbito da campanha, denominada "Viva vida com Saúde", as crianças são imunizadas contra o sarampo, poliomielite, bem como lhes é administrado albendazol e vitamina A.
A campanha vai se estender em todas as comunas, povoações e aldeias deste município, pretendendo imunizar cerca de cinco mil e 667 petizes e ainda cinco mil 961 grávidas, mulheres em idade fértil , quatro mil 826 contra o sarampo, cinco mil 110 crianças serão administradas com vitamina A e 4 mil 542 com o albendazol .
Dez equipas com mais de vinte brigadistas, segundo uma fonte afecta a Saúde Pública naquela localidade, trabalham nessa jornada.
Na campanha anterior, o sector da Saúde no município havia vacinado mais de quatro mil crianças, de zero aos cinco anos de idade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 5:49 am

NOTÍCIAS DO NAMIBE
Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jun 20, 2009 3:34 am
Crime
Vinte e nove cidadãos detidos por suposta prática de crimes diversos
Namibe - A Polícia Nacional (PN) no Namibe deteve 29 cidadãos, de 8 a 15 do mês em curso, por suposta prática de 33 crimes de natureza diversa, mais seis em relação a igual período anterior.
De acordo com o relatório semanal do Gabinete de Informação e Análise (GIA)da corporação, dos detidos, 25 são desempregados, dois efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e igual número de agentes da PN, alegadamente envolvidos em crimes de ofensas corporais voluntárias e de danos.
Consta ainda dos delitos, a condução ilegal, roubo, embriaguês no local de trabalho, dos quais 27 crimes foram esclarecidos na ordem de 81 porcento, onde o município sede lidera o gráfico, com 21 casos, seguido por Bibala, com seis Camucuio três, Tombwa dois e Virei com um.
O desemprego, a ingestão de bebidas alcoólicas, o número reduzido de efectivos da PN, apetência pelo lucro fácil, desavenças pessoais e deficiente iluminação pública são apontadas como algumas das causas do cometimento dos crimes.
Em igual período, a Polícia Económica realizou 16 visitas de inspecção e fiscalização nos ramos do comércio, que resultaram na actuação de 28 infracções contravencionais de diversa natureza.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO NAMIBE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron