09-03-2010 11:52
Namibe
Governadora preocupada com a desintegração familiar
Governadora do Bié, Cândida CelesteNamibe - A governadora da província do Namibe, Cândida Celeste, mostrou-se, segunda-feira, preocupada com a desintegração de inúmeras famílias angolanas, resultante da violência doméstica, uso de bebidas alcoólica e drogas.
Cândida Celeste manifestou tal preocupação durante o acto provincial do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, frisando que hoje é cada vez mais comum assistir a desintegração das famílias, apontando como um dos factores que leva a juventude a prática de acções contrarias aos bons costumes.
Para a governante, a questão da maternidade deve ser encarada com seriedade, conferindo o seu real valor. "A valorização passa, não só por colocar à disposição das comunidades recursos humanos e materiais em quantidade e qualidade e por acções de sensibilização para uma maternidade responsável, mas também por uma educação sexual orientada para prevenção de gravidez precoce", acrescentou.
De acordo Cândida Celeste, tendo em conta a sua condição de garante da continuidade das gerações, o governo provincial continuará a promover acções que tenham como objectivo a criação de melhores condições para os cuidados de saúde pré e pós natal e assistência médica e medicamentosa
"Por isso, considero necessário que a mulher esteja devidamente preparada para ser mãe, quer de ponto de vista psicológico e profissional, quer das suas responsabilidades familiares", realçou.
A família, segundo Cândida Celeste, deve constituir um ambiente favorável para proporcionar aos filhos uma infância feliz na vida familiar. "O melhor tesouro que os pais podem oferecer aos filhos é criá-los com base numa educação expressa em virtudes, convicções que possam influenciar positivamente e profundamente a sua vida e principalmente o seu carácter", argumentou Cândida Celeste.