NOTÍCIAS DO NAMIBE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:36 am

Namibe
Estudantes universitários defendem tese de final de curso

Namibe-
Vinte e cinco estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, do curso de Engenharia Ambiental, defendem, nesta
quinta-feira, a tese de fim de curso de bacharelato.
Este é o último grupo, depois de os estudantes dos cursos de Contabilidade e Gestão, Engenharias Mecânica e Ambiental, Biologia
Marinha e Electricidade terem terminado em Março do corrente ano as suas defesas.
Segundo o director da instituição, Agostinho Francisco Cachapa, em declarações hoje à Angop, a tese faz parte do pla*****rricular do
bacharelato e os estudantes do curso de engenharia ambiental não puderam ainda realizar a sua defesa porque nem todos tinham entregue os seus trabalhos finais.
O responsável disse existir algumas dificuldades no tocante ao trabalho de defesa, como a falta de conhecimento sobre a metodologia de investigação científica, já que durante a formação nunca tiveram esta disciplina.
"Este ano a instituição pensou implementar a referida cadeira curricular no primeiro ano, com o intuito de que no futuro os estudantes possam realizar trabalhos de fim de curso com qualidade em relação aos que estão a realizar actualmente", reforçou.
Os trabalhos apresentados até ao momento, de acordo com a fonte, são bons, sendo que muitos vão de encontro com aos objectivos da instituição, visando a resolução de alguns problemas pontuais que a sociedade enfrenta.
Desde o início da defesa de teses de fim de curso de bacharelato já concluíram a formação mais de 150 bacharéis, com médias finais de 15 a 20 valores .
Cento e cinquenta alunos formaram-se na Escola Superior Politécnico do Namibe, 20 porcento destes encontram-se empregados em vários organismos do Estado, agências bancárias, educação, alfândega, entre outras unidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:36 am

Namibe
Considerada estável ordem e segurança na fronteira Angola/Namíbia

Namibe
-
O Delegado Provincial do Interior, subcomissário Valmiros da Cruz Verdades, caracterizou hoje, no Namibe, de estável a ordem e segurança pública a nível da fronteira comum entre Angola e Namíbia.
Falando no final da reunião do Comité Técnico Angola/Namíbia, decorrido naquela cidade, o também presidente do referido órgão, avançou não se terem registado, nos últimos tempos, ocorrências de crimes de natureza transfronteiriças.
Sobre o encontro, salientou que reuniões desta natureza possibilitam diagnosticar situações operativas ao longo das duas fronteiras e por esta via estreitar cada vez mais os níveis de cooperação institucional e bilateral já conquistados, mas também permitem reforçar os laços tradicionais de amizades e de solidariedades existentes entre os dois País.
Por seu turno, o inspector chefe da região do Cunene e da República da Namíbia, Mandume Paulus Fillemom Shifonono, na sua intervenção, afirmou que a chave desta reunião é servir a população.
O oficial acrescentou que a segurança e a tranquilidade ao longo da fronteira só pode ser realidade se houver engajamento, dedicação e esforço no trabalho realizado.
Sublinhou ser responsabilidade da polícia a cautelar situações criminosas que possam surgir e desencorajar acções contra a ordem e tranquilidade pública.
No final da reunião, os participantes concluíram que face as constantes operações conjuntas realizadas pelas forças policiais impediu-se a ocorrência de furtos ou roubos de viaturas.
Relativamente aos roubos de gado, o comité técnico constatou que não se tomou conhecimento da ocorrência de qualquer caso ao nível da província do Namibe.
A nível da região do Cunene/Namíbia, o comité técnico constatou que se tem registado crimes de furto e roubo de gado. Lamentam apenas o facto de os cidadãos lesados não informarem aos órgãos da polícia de ambos os países para o competente tratamento.
O comité técnico decidiu que a sua sexta reunião se realize na região do Cunene, no próximo ano.
A delegação da República da Namíbia, chefiada por Comissário Mandume Filimone Paulus Shifonono, Comandante da região do Cunene/ Namíbia e co-presidente do Comité Técnico, foi integrada por especialistas da polícia, serviços de migração, alfândega, agricultura, serviços de inteligência e das Forças Armadas da Namíbia.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:51 am

Banca
Namibe tem potencialidades para negócios - diz gestor do Millennium

Namibe
– A província do Namibe tem um potencial económico, dada à existência de um porto, recursos minerais, pecuários e piscatórios, facto que permite a realização de bons negócios, reconheceu hoje nesta cidade o presidente da comissão executiva do Banco Millennium Angola, José Reino da Costa.
Ao falar na cerimónia de abertura da agência do Namibe, o gestor disse o banco vai trabalhar para apoiar o desenvolvimento da região, colocando à disposição dos empreendedores uma gama de produtos e serviços financeiros, com destaque para o crédito.
Por sua vez, o governador em exercício da província do Namibe, António Correia, disse que o governo está aberto a todas iniciativas que visam a consolidação do sector bancário na região.
A abertura do balcão do Namibe proporcionou nove postos de trabalho aos jovens locais.
O balcão prestará também o serviço de transferências rápidas Western Union.
Com abertura desta agência, o Millennium Angola alarga a sua rede comercial para 28 balcões no país, cobrindo já 10 províncias (Luanda, Benguela, Huambo, Zaire, Huíla, Cabinda, Bié, Kwanza Sul, Malange e Namibe).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:48 am

Criminalidade
Polícia regista mais de 20 crimes no Namibe

Namibe
-
O Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe registou 23 crimes de natureza diversa, no período de 21 a 27 de Junho último, deste ano.
Segundo o porta-voz do Comando provincial da Polícia Nacional, superintendente Rodolfo Óscar Jorge, em declarações hoje à Angop, comparativamente a semana anterior, a unidade registou o aumento de um crime.
Dos crimes cometidos constam ofensas corporais voluntárias, furtos, roubo, posse e venda de liamba, desacato, ameaça, contrafacção discográfica, entre outros.
A corporação avança que foram esclarecidos 19 processos crimes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 07, 2010 12:19 am

Namibe
MPLA constata nos municípios crescimento dos seus militantes

Namibe
- O segundo secretário provincial do MPLA no Namibe, Carlos da Rocha Cruz, disse hoje, terça-feira, nesta cidade que o comité provincial do partido tem vindo a efectuar visitas de ajuda e controlo aos comités municipais concretamente no departamento de organização e mobilização, de forma a averiguar o número de crescimento dos seus militantes.
Em declarações à Angop, Carlos da Rocha Cruz disse que o trabalho efectuado aos municípios da província do Namibe circunscreve na visita de controlo e ajuda na materialização do lema " quantos somos, onde estamos, o que fazemos e para onde vamos".
Disse que a jornada de campo tem como objectivo fundamental a avaliação do nível de organização dos Comités de Acção e apontar as linhas de orientação no espírito das resoluções do VI congresso do MPLA.
“Estamos a fazer um trabalho interno da organização porque ultimamente não temos seguido devidamente o reflexo do nosso trabalho a nível dos comités municipais, onde poderemos constatar se o número de militantes que os municípios nos apresentam existe ou não, a vida interna em termos de caderno de registo dos militantes", explicou.
Carlos da Rocha Cruz frisou que nesta visita de campo está ainda a se observar o estado dos comités de acção e a sua acção a nível das comunidades, assim como a constituição dos núcleos da Jmpla e as secções da OMA com vista a uma maior harmonia.
O político apontou como maior dificuldade que o partido vive consiste no pagamento das quotas, tendo considerado que o factor se deve a falta de cultura por parte dos militantes dessa obrigatoriedade.
O MPLA no Namibe controla mais de oitenta e dois mil militantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:25 pm

Namibe
Mais de 200 adultos frequentam aulas de alfabetização

Namibe
-
Duzentos e 71 adultos frequentam as aulas de alfabetização em diversos centros comunitários da província do Namibe, segundo informou hoje à Angop a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Graça Alburqueque.
A responsável frisou que para o presente ano lectivo foram matriculados 69 adultos na primeira classe, 106 na segunda, 28 na terceira e 62 na quarta, nas comunidades do Saco-Mar, Cambongue no mercado 5 de Abril e no Centro Promaica da Igreja Católica.
Graça Albuquerque sublinhou que o programa, que visa o combate ao analfabetismo na sociedade até 2015 , conta com o apoio da Direcção Provincial da Educação, na orientação metodológica, em material didáctico, bem como o subsídio aos alfabetizadores.
Acrescentou que para o êxito do programa a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher conta com oito professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:59 pm

19-07-2010 16:48

Namibe
Polícia apreende mais de 90 quilogramas de produtos

Namibe
– A Direcção provincial da Polícia Económica do Namibe apreendeu, este mês, 91 quilogramas de produtos diversos, durante 44 visitas de inspecção e fiscalização da rede comercial, em toda extensão da província, mais 24 visitas em relação à semana anterior.
Em declaração hoje (segunda-feira) à Angop, o chefe de secção do gabinete de informação, o inspector, Manuel de Freitas Pimpão, disse que dos produtos apreendidos destaca-se 50 quilogramas de medicamentos, avaliados em um milhão e 578 mil 850 kwanzas.
Manuel de Freitas Pimpão frisou que foram ainda apreendidos discos piratas ou contrafeitos, avaliados em 41 mil kwanzas.
Durante as visitas, sublinhou o inspector, foram registadas 97 infracções contravencionais, mais 43 em relação à semana anterior.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 6:16 pm

Namibe
Caritas de Angola promove projectos socioeconómico nas comunidades

Namibe
-
A Caritas de Angola no Namibe, afecta à Igreja Católica, desenvolve, desde Janeiro deste ano, nesta cidade, projectos de impacto socioeconómico nas comunidades da província.
Em declarações hoje à Angop, o representante dos Serviços Sociais da Igreja Católica do Namibe, padre Jaime Java Luís, frisou que durante os seis meses do ano em curso, a Caritas de Angola, em parceria com o Instituto de Reintegração Sócio Profissional de Ex-militares (IRSEM), desenvolveu alguns projectos nas comunidades denominado “A nossa esperança”.
Jaime Java Luís fez entrega de três mil dólares americanos (USD) a dez beneficiários, para o desenvolvimento do comércio ambulante, uma embarcação de pesca e dois motores e que estará ao cuidado de 15 marinheiros nas comunidades do município do Tômbwa e Baia das Pipas.
O responsável sublinhou que dez pessoas beneficiaram de kits para actividades de carpintaria, ao passo que para agricultura foram entregues quatro motobombas, alfaias agrícolas como enxadas, charruas catana, machados e limas.
Consta ainda a entrega de fertilizantes, insecticidas, pulverizadores, mangueiras, enquanto que em cereais deu-se a semente de milho, ginguba, massambala, feijão, batata e pepinos.
A fonte acrescentou que ao longo de cinco anos, a Caritas de Angola no Namibe construiu uma escola com sete salas com a capacidade de 35 alunos no bairro 5 de Abril, para apoiar os menores agregados aos ex-militares e crianças circundantes daquela comunidade.
“Contamos também com três turmas de alfabetização na Paroquia de São Pedro, duas nas comunidades do bairro 5 de Abril, igual número nas do Saco-Mar e três no São Vicente de Paulo no bairro Valódia, em parceria com o ministério da educação” disse.
A Carita de Angola foi fundada aos 20 de Agosto de 1970 pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé Príncipe (CEAST). É um organismo da Igreja Católica que busca exercer a caridade e promover o testemunho de Deus no meio dos homens.
A sua missão consiste em defender, resgatar e promover a vida humana, trabalhando com as comunidades desfavorecidas, visando o pleno exercício da justiça, solidariedade e cidadania.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 6:05 pm

23-07-2010 13:37

Namibe
Município do Virei necessita de mais técnicos de enfermagem

Namibe
- O município do Virei, 133 quilómetros a leste da província do Namibe, necessita de 25 novos técnicos de enfermagem para dar cobertura a rede sanitária á nível da região.
Segundo o responsável municipal da Saúde, Mário Vicente, que avançou a informação hoje à Angop, os novos técnicos são para os postos médicos espalhados na periferia e nas comunas do Cainde e Vitchaviva.
Mário Vicente frisou que diariamente são atendidos no hospital municipal mais de 50 pacientes com diversas patologias e nos postos atendem uma média diária de 68, unidades estas que funcionam apenas com um técnico de saúde cada.
"Necessitamos de mais técnicos de enfermagem para atender as populações que procuram os nossos serviços", reforçou.
No período de Janeiro a Junho do ano em curso, Mário Vicente sublinhou que a situação sanitária no município do Virei considera-se relativamente calma em relação ao trimestre passado em que se realizou 10.188 consultas.
"Antes, a malária constituía a primeira causa de morte em mulheres grávidas, mas agora a tendência é diminuir ainda mais", sublinhou, exemplificando que no primeiro trimestre deste ano apenas morreram três pessoas, número que anteriormente era triplicado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 4:31 pm

17-08-2010 16:29

Namibe
Investimentos Públicos no Namibe estão avaliados em mais de três biliões de Kwanzas

Namibe
- Os projectos consignados no quadro dos investimentos públicos na província do Namibe, no biénio 2010/2011, estão avaliados em três biliões e 69 milhões de Kwanzas, informou o director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo local, Pascoal Rodrigues Neto.
De acordo com o responsável, apesar de haver um ligeiro atraso na implementação de vários projectos, devido à crise económica e financeira mundial, alguns estão em curso este ano com principal destaque para a construção de infra-estruturas sociais.
No âmbito do novo investimento, está em curso, desde o início do presente ano, a construção de seis residências do tipo T-3, nos arredores da cidade do Namibe, para os quadros da função pública, avaliadas em usd 300 mil, no quadro da política habitacional.
Está igualmente a ser executado, num prazo de 90 dias, o projecto de construção de uma escola com 12 salas de aulas, no bairro Eucaliptos, avaliado em 50 milhões de Kwanzas.
O Governo está, também, a executar o projecto de construção das instalações que vão albergar os serviços das associações desportivas, avaliado em usd 30 milhões, no recinto do Estádio Municipal Gimno-desportivo "Joaquim Morais", num prazo de seis meses.
A carteira de projectos do Governo contempla ainda a construção do Comando Municipal da Polícia Nacional do Namibe, bem como uma esquadra policial no bairro Eucaliptos.
O director do gabinete do Plano assegurou que o novo quadro obriga a todos os cidadãos a ter atitudes mais consentâneas, contribuir para a implementação dos projectos e programas de forma mais responsável para atingir os objectivos preconizados.
Os sectores da Saúde, Habitação, Água e Energia e os produtivos foram definidos como prioritários pelo Governo do Namibe, para o presente período orçamental, disse o director do Gabinete do Plano do Governo da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:53 pm

07-09-2010 11:32

Namibe
Volumetria de edifícios ordena cidade do Namibe

Namibe
-
O arquitecto e director do Urbanismo Território e Habitação, Ambrósio Mitendo, disse hoje, terça-feira, que a definição de volumetria definida pelo Governo Provincial do Namibe, serve para ordenar a cidade e enquadra-se nas normas urbanísticas nacionais e internacionais.
Segundo ele, a volumetria tem uma grande importância, porque serve para ordenar a cidade " pois a província faz muitos ventos e nestes novos projectos de construção habitacional está centrada a edificação de edifícios com três andares que servirão de cortinas para as demais residências também construídas no mesmo local".
Acrescentou que a construção até três andares vai ser uma linha de quebra-vento e outras horizontais que serão protegidas através de prédios.
Quanto à importância arquitectónica e paisagística das cidades, referiu que constituem o pulmão da cidade onde determinadas pessoas vão para refrescar, passar o tempo, porque "uma cidade que não tem áreas de lazer ou paisagens sofre com a poluição.
O governo do Namibe tem 36 áreas definidas para construção de projecto, como sendo dois hotéis de cinco estrelas que as suas obras já tiveram início, um localizado na principal avenida da cidade e outro em fase de conclusão a vista da praia Amélia, cerca de cinco quilómetros de distancia da sede capital.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 10:11 pm

08-09-2010 13:46

Namibe
Entregue novo hospital materno-infantil

Namibe
- O governo da província do Namibe fez hoje a entrega formal do novo hospital materno-infantil, com capacidade de internamento para 300 camas, ao Ministério da Saúde.
O novo hospital materno-infantil, cujas obras estão orçadas em 700 milhões e 857 mil 851 kwanzas, contará com 150 camas para a maternidade e as restantes para a área de pediatria.
A directora provincial, Josefa Cangombe, disse que a infra-estrutura será uma mais-valia na província, tendo em conta que permitirá o atendimento e acomodação de mais pacientes e melhorar a prestação de serviços à população.
O edifício conta com dois blocos operatórios devidamente equipados, duas salas de esterilização de material, um laboratório, com equipamento de primeira linha, uma sala de raio X, que é assegurada com uma outra para ecografia, e outros serviços administrativos.
Em termos de metodologia de trabalho, a directora acrescentou que o novo hospital estará dividido por áreas específicas, tendo já indicado os directores para a maternidade e o da pediatria, independentemente do responsável geral e do médico clínico.
"Estes directores de serviço têm por missão de organizar os serviços nas respectivas áreas onde forem indicados, sensibilizando a população a deixar de praticar certos actos que atrapalham o trabalho dos profissionais de saúde", disse.
Para melhor racionalização dos meios, os técnicos de saúde beneficiaram de uma acção formativa, evitando assim transtornos no manuseamento dos novos equipamentos.
Os doentes estão a ser atendidos conforme os padrões estipulados pelo hospital desde as consultas pré-natais a mulheres grávidas, consultas externas como vacinação peso e outros para crianças e o atendimento do banco de urgência sem quaisquer sobressaltos.
Na pediatria estão internadas mais de 20 crianças com diversas patologias como malária, bronquite, diarreica aguda e malnutrição enquanto que na maternidade conta com um número de 15 pacientes internadas com malária e hipertensão arterial.
Na sala de pós-parto as parturientes são atendidas e diagnosticadas conforme os sintomas apresentados como a realização de serviço de partos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 3:00 pm

10-09-2010 14:09

Turismo
Namibe poderá ganhar hotéis em 2011

Namibe
- A rede hoteleira da cidade do Namibe vai contar, a partir de 2011,com três novos hotéis, sendo um de cinco e dois de três estrelas, que estão a ser erguidos, desde Fevereiro deste ano pela companhia de seguros e gestora de fundos de pensões Angola, Agora e Amanhã (AAA).
O hotel de cinco estrelas terá 150 quartos devidamente apetrechados e contará com áreas de trabalho, sala de conferências, parque de estacionamento de viaturas e piscina, enquanto que os outros dois empreendimentos vão ter 60 quartos cada um.
Em declarações hoje à Angop via Internet, o presidente do conselho de administração da AAA, São Vicente, disse que o orçamento correspondente a cada uma das unidades está a depender dos arranjos exteriores e das ligações às redes públicas de água, electricidade, telefonia e de saneamento básico.
De acordo ainda com a fonte, um centro de logística hoteleira, com uma extensão de quatro hectares, localizado a 12 quilómetros da cidade do Namibe, está a ser igualmente construído, desde o quarto trimestre de 2009, pela companhia de seguros, para abastecer a rede de hotéis das províncias do Sul do país.
Pedro Matos, responsável de obras, em declarações à Angop, admitiu haver alguns atrasos na conclusão da empreitada, devido a dificuldades de ordem técnica, mas garante entregar as obras em Novembro de 2011.
A rede hoteleira da província do Namibe conta com 212 unidades, divididas em serviços de restauração, pensões, hospedarias e hotéis, das quais apenas 166 estão em funcionamento e tem uma capacidade instalada de 403 camas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:48 am

Namibe
Casos de violência doméstica reduzem no Virei

Namibe
-
Doze casos de violência doméstica foram registados no período de Janeiro a Julho deste ano no município de Virei, 133 quilómetros a Leste da cidade do Namibe, menos seis casos em relação ao mesmo período de 2009
A informação foi prestada hoje à Angop, pela responsável da Promoção da Mulher naquela localidade, Bernardete Manuel Tchipandeca, para quem a redução dos casos se deve às campanhas de sensibilização promovidas nas comunidades.
De acordo com a responsável, no período em referência foram registados 12 casos, dos quais oito são ofensas corporais e quatro fugas à paternidade, todos resolvidos localmente.
Bernardete Tchipandeca fez saber ainda que têm tido boa colaboração da Organização da Mulher Angolana (OMA) na sensibilização, mobilização e realização de palestras nas comunidades, sobretudo na comuna do Cainde.
Acrescentou que o seu pelouro agendou para dia 15 de Outubro (Dia da Mulher Rural) várias actividades, que vão decorrer na sede municipal, tais como visitas à fazenda do Tchacuto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:54 pm

15-09-2010 17:34

Namibe
Bombeiros registam dois casos de incêndios no Namibe

Namibe
-
O Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros do Namibe registou dois incêndios de pequenas proporções e danos materiais fixados em 239 mil kwanzas, no período de 7 a 14 deste mês.
Em declarações hoje à Angop, o porta-voz daquela unidade, Agostinho Candeeiro Pedro, disse que as principais causas dos incêndios foram a negligência por mau uso das fontes de calor (fósforo).
Acrescentou que comparativamente a semana anterior, o sector não havia notificado nenhum caso.
Frisou que durante o período em análise as forças efectuaram e neutralizaram o derrame de combustível, numa distância de 200 metros de ***primento, provocado por um veículo não identificado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO NAMIBE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron