NOTÍCIAS DO NAMIBE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 1:11 pm

Namibe
Vice-governadora apela para melhorias na formação de docentes

Namibe -
A vice-governadora para a esfera social da província do Namibe, Maria dos Anjos Mahove, disse hoje (quinta-feira), nesta cidade, que o sector da Educação deve apostar na qualidade de recursos humanos, por forma a melhorar a qualidade de ensino na região.
Maria dos Anjos Mahove, que discursava no encerramento do Conselho Consultivo provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, referiu que o encontro serviu como um instrumento avaliativo e educativo, e por isso, espera que os participantes tenham tirado proveito para que possam ter êxitos na execução de tarefas.
“É necessário que se melhore a qualidade do pessoal docente admitido nos concursos públicos, para que o processo de ensino flua e possa ***prir com os objectivos traçados”, defendeu a vice-governadora.
Alertou também aos administradores municipais a intervirem, cada vez mais, no ensino primário, para que haja maior interacção entre todos que têm compromisso com a educação, tais como os pais e encarregados de educação, no sentido de colaborarem com as escolas na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
O Conselho Consultivo visou analisar as actividades desenvolvidas no ano de 2006 a 2009, e perspectivar os planos de desenvolvimento para o biénio 2012-2015.
O evento abordou vários temas, entre eles a análise da situação educativa, política e estratégias educativas até 2015, programas prioritários, cenários quantitativos e orçamentos, monitoria e avaliação.
O evento contou com a participação de membros do Governo provincial, do conselho de direcção provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, representantes de partidos políticos, entidades religiosas, académicos, representantes dos vários sindicatos da província, encarregados de educação e administradores municipais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:46 pm

Namibe
Aberta jornadas comemorativas do Dia Mundial do Ambiente

Namibe
- As jornadas comemorativas do Dia Mundial do Ambiente, a assinalar-se em 5 de Junho, a nível da província do Namibe foram abertas hoje na Escola Superior Pedagógica pelo director provincial do Urbanismo e Ambiente, Carlos Sá.
Na sua intervenção, Carlos Sá ressaltou a necessidade de se reflectir sobre o meio ambiente, desde os seus problemas, que de uma ou outra maneira têm provocado vários transtornos à sociedade, como o surgimento de certas doenças e consequências.
Carlos Sá pediu a colaboração das organizações ecológicas, estudantes e população em geral a participar activamente nas tarefas programadas para o melhoramento do meio ambiente, como plantação e rega de arvores, limpeza e embelezamento do saneamento básico, de forma a ter um ambiente mais sadio.
O administrador municipal do Namibe, Armando Valente, chamou a atenção da população para a manutenção e protecção do meio ambiente.
"Os problemas ambientais é de todos nós e para tal devemos ter um compromisso de preservá-lo, mantendo sempre os espaços livres e de lazer limpos, bem como criar mecanismos ou métodos que visem proteger o próprio meio em si, como a promoção de debates ou palestras abordando sempre os problemas que afectam o meio ambiente, tais como a queimada de árvores, poluição das praias e saneamento das comunidades ", reforçou.
Organizações juvenis estão a levar a cabo várias actividades para saudar a data, entre as quais a plantação e rega de árvores, limpeza de praias, ruas e bairros periféricos e distribuição de panfletos como forma da sociedade cuidar do meio em que vive.
O acto central provincial acontece no município sede do Namibe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 8:14 pm

04-07-2011 11:02

Namibe
Organização Amor ao Próximo solidariza-se com sinistrados

Namibe
- Mil e quinhentos quilos de bens de primeira necessidade foram entregues este domingo à população afectada pelas enchentes de Março último, na cidade do Namibe, numa acção de solidariedade dos jovens filiados na Organização "Amor ao Próximo", sedeada na capital do país.
Falando à Angop, a chefe da caravana de meia dezena de jovens da organização, Cláudia Ginga Paulo, disse que o donativo foi recolhido junto na capital do país, em 40 dias.
Durante três dias de sua estadia nesta província, os jovens aproveitaram a ocasião para constatar o estado actual dos sinistrados, na sua maioria localizados nos três pontos de reassentamento.
Visitaram igualmente o Porto Comercial do Namibe, obras da futura Academia das Pescas e alguns empreendimentos económicos localizados no município do Tombwa.
Durante o encontro de cortesia com os jovens, o governador provincial em exercício, António Correia, forneceu o quadro real dos sinistrados, actualmente estimados em, mais de 18 mil, sendo os municípios do Namibe e Bibala com maior número de afectados.De acordo com António Correia, a província do Namibe tem as condições criadas para se dar início ao processo de construção e residências para os sinistrados e estão a distribuídos alguns lotes para os sinistrados residentes no sector Cacanda, município
da Bibala, e na sede capital da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:57 pm

Namibe
Oitenta famílias sinistradas vão beneficiar de lotes para auto construção

Namibe
- Oitenta famílias afectadas pelas enchentes do Bero, no mês de Março do corrente ano, vão receber, a partir de segunda-feira, lotes de auto construção, segundo avançou o governador em exercício do Namibe, António Correia.
Em declarações à Angop durante uma jornada de campo, o responsável frisou que a intenção é permitir que as famílias afectadas possam estar, o mais rápido possível, bem acomodados e em segurança.
Durante a jornada, António Correia passou por alguns bairros periféricos da cidade para avaliar os trabalho de recolha de lixo por parte da empresa Triambiente.
"O objectivo é avaliar o trabalho feito pela empresa, tendo em conta que recorremos a terciarização do serviço. Estamos satisfeitos porque constatamos haver um esforço conjugado e campanha de sensibilização dos munícipes para ***prirem com as regras, evitando assim as transgressões administrativas", disse.
António Correia recomendou a empresa para intensificar a fiscalização em colaboração com a administração municipal, com vista a levar a sociedade civil a respeitar as regra relativas ao modelo de recolha porta-a-porta de lixo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 11, 2011 10:47 am

11-07-2011 11:15

Namibe
Centro prisional Bentiaba prevê colher 60 toneladas de batata rena

Namibe
– O centro prisional da Comuna do Bentiaba, a 150 quilómetros a norte da cidade do Namibe, prevê colher 60 toneladas de batata rena até ao final de Setembro do ano em curso, a informação foi avançada hoje, segunda-feira, pelo chefe da área produtiva, Pedro Jacinto da Costa
Segundo o chefe da área produtiva do centro prisional do Bentiaba e engenheiro agrónomo, Pedro Jacinto da Costa, no ano transacto (2010), o centro produziu mais de 100 toneladas de batata rena.
O agrónomo disse que a campanha de plantação de batata aconteceu no princípio deste mês em curso.
Pedro Jacinto da Costa sublinhou que para o presente ano apenas foram cultivados seis hectares de terra devido a escassez de sementes, contra 20 hectares do ano anterior.
A fonte salientou haver 60 hectares para cultivo de repolho, couve, cenoura, beringela, tomate, cebola, entre outros, e os 223 hectares estão reservados para a plantação de oliveiras e bananeiras
O centro possui três tractores agrícolas e 16 motobombas operacionais.
Para o aumento da produção agrícola nesta localidade o referido centro necessita de mais de três tractores e igual número de charruas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 09, 2011 4:41 pm

09-08-2011 15:52

Namibe
Mais de mil cidadãos visitam Namibe

Namibe
– Mil e 751 viajantes, dos quais 170 estrangeiros, deslocaram-se à província do Namibe, de Abril a Julho deste ano, indica um relatório da Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo.
Fruto dessa movimentação, segundo o documento, as unidades hoteleiras e similares arrecadaram mais de 20 milhões de kwanzas em alojamentos e programas de lazer.
De acordo com o relatório, a Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo controla 182 unidades hoteleiras em toda província, com uma força de trabalho estimada em dois mil e 383 trabalhadores, distribuídos em 154 unidades no Namibe, 23 no Tombwa, três na Bibala e duas no Kamucuio.
A província tem um hotel com quatro estrelas e cinco com duas estrelas, localizados na cidade do Namibe, capital da província.
O relatório indica que existe na província 35 unidades hoteleiras e similares inoperantes, das quais 23 no Namibe, cinco no município do Tombwa, seis na Bibala e um em Kamucuio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 30, 2011 5:06 pm

30-08-2011 12:06

Namibe
Polícia regista quatro crimes em sete dias em Kamucuio

Namibe
- O Comando Municipal da Polícia Nacional do Kamucuio, província do Namibe, localizado a 214 quilómetros a Norte desta cidade, registou quatro crimes no período de 19 a 26 do mes em curso.
Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o inspector chefe Luís Kuyolayola, frisou que, comparativamente o igual período anterior, a unidade registou um aumento de quatro casos.
Luís Luís Kuyolayola frisou que consta dois furtos, fogo posto e ofensas corporais.
De acordo com o oficial da corporação, os crimes ocorreram no município sede do Kamucuio, com dois crimes, comuna do Mawme e povoação de Pheleveia, com um caso cada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Set 05, 2011 11:48 pm

Cunene
Bispo garante ser servidor fiel da comunidade católica no Namibe

Ondjiva
– O bispo para diocese da província do Namibe, dom Dionísio Hisilenapo, garantiu neste domingo em Ondjiva, capital do Cunene, ser um servidor fiel da comunidade católica no Namibe na expansão do evangelho e o crescimento da Igreja na região.
Em declarações à Angop, a propósito da sua ordenação episcopal, orientado pelo núncio apostólico em Angola, dom Novatus Rugambua, disse ser uma missão difícil e que tudo irá fazer para que a Igreja católica no Namibe cresça.
“Ao povo do Namibe, levo comigo a consciência de servir. Sou um homem frágil, mas trago dentro de mim o desejo de servir e espero contar com a colaboração de todos para edificar e solidificar os alicerces da igreja,” precisou o prelado.
O novo bispo da diocese do Namibe foi nomeado pelo Papa Bento XVI, a 8 de Julho de 2011. O diocesano possui uma vida sacerdotal de mais de 25 anos e substitui o cargo o falecido bispo do Namibe, Dom Mateus Feliciano Tomás.
Dom Dionísio Hisilenapo, natural da província do Cunene, antes da sua nomeação a bispo exerceu as funções de secretário da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 03, 2011 3:34 pm

Namibe
Polícia pondera criar esquadra na periferia

Namibe
-
O comando provincial da Polícia Nacional no Namibe anunciou hoje a pretensão de criar com urgência uma esquadra e postos policiais em algumas localidades e bairros periféricos da cidade, como "Bagda" e "Baia das Pipas".
A informação foi avançada pelo comandante provincial e delegado do Ministério do Interior no Namibe, António Pedro Kandela, que disse pretenderem dar sequência à realização de seminários de capacitação.
De acordo com esse oficial, que discursava na sessão de encerramento do Concelho Consultivo Alargado, realizado no município de Camucuio, os seminários abrangem as áreas de policiamento de proximidade, patrulha, informações policiais e acções de educação moral e cívica. Devem decorrer até ao fim deste ano.
António Pedro Kandela sublinhou que a polícia vai redinamizar as acções dos pelotões de combate ao furto e roubo de gado, em todos os municípios, visando conferi-lhes maior mobilidade na busca de informações e na perseguição e recuperação do gado furtado.
Disse ser necessário dar sustentabilidade à actividade dos serviços dos vários sectores, como o desmantelamento de focos delituosos ainda dessiminados, nas zonas urbanas e periféricas.
Acrescentou que, através dos destacamentos integrados, a polícia continuará a desenvolver acções de prevenção para a contenção das taxas de acidentes que ainda são preocupantes, principalmente ao longo das estradas nacionais numero 280 e 100.
Afirmou, por outro lado, que a unidade vai implementar um plano operacional denominado "praias seguras", em todas as praias da província, reduzindo o número de mortes por afogamento na presente época balneária.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 23, 2011 1:54 am

Namibe
Polícia apreende mais de 90 documentos e nove viaturas

Namibe
– A direcção provincial de Viação e Trânsito do Namibe apreendeu 94 documentos diversos de veículos ligeiros, durante o período de 11 a 17 deste mês.
Segundo o informe proveniente do gabinete de Informação e Análise do referido comando, a que Angop teve acesso hoje, dos documentos destaca-se 50 cartas de condução, 30 verbetes provisórios e 14 título de registo de propriedade, bem como nove viaturas.
A apreensão dos documentos resultou também em 101 multas aplicadas aos transgressores ao Código de Estradas e seus regulamentos em toda extensão da província, mais 69 em relação a semana anterior.
Em relação as multas, de acordo com o documento, as causas estiveram relacionadas com a falta do uso de cinto de segurança, não pagamento da taxa de circulação, falta de pisca, entre outras.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 06, 2011 4:27 am

Namibe
Mais de 70 polícias concluem capacitação em matérias policiais

Namibe
– Setenta e quatro efectivos afectos ao Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe concluíram hoje, sexta-feira, nesta cidade, o quarto seminário de capacitação e superação em matéria policial.
Os participantes, oficiais, subchefes e agentes dos órgãos operativos provincial e municipais, abordaram, em 25 dias de formação, matérias ligadas à técnica policial, com destaque para o trabalho operativo secreto, modelo integrado de proximidade, patrulhamento, ordem unida, policiamento de proximidade, informações policiais, técnica de elaboração de expediente, entre outras.
O comandante provincial em exercício da Ordem Pública, superintendente chefe João Pedro Fortes, em representação do comissário António Pedro Kandela, que falava no acto de encerramento, afirmou que a presente actividade assenta na necessidade de recursos humanos disponíveis para potenciar os efectivos em técnicas policiais.
O oficial frisou que os seminários têm alcançado resultados favoráveis no combate a todas praticas criminais que ocorrerem no dia-a-dia, como a sinistralidade rodoviária e a ordem e tranquilidade pública.
A fonte acrescentou que a polícia continuará a desdobrar equipas de técnicos e especialistas para trabalharem nos comandos municipais, esquadras e postos policiais, fazendo uma avaliação cuidada e analisar como estão ser implementados os conhecimentos e técnicas resultantes dos seminários anteriores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 05, 2011 3:32 pm

Namibe
Acidente causa um morto e deixa 13 feridos

Namibe
– Uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas, na sequência de 13 acidentes de viação, registados pela Direcção Provincial de Viação e Trânsito no Namibe, período de 22 a 28 de Novembro ultimo.
Segundo o relatório semanal do comando Provincial da Polícia Nacional, chegado à Angop, houve o mesmo número de mortes em relação à semana anterior e mais seis feridos, além de danos materiais de menos de 320 mil kwanzas.
O comando registou 13 acidentes, mais dois em relação à semana anterior.
Os casos foram caracterizados por colisões entre veículos automóveis e motociclos simples (duas), colisões entre veiculo automóvel (três), atropelamentos (cinco), despistes (dois) e choque entre motociclos simples (um).
“A falta de precauções dos peões na travessia das faixas de rodagem, a inobservância das regras de sinalização de trânsito e a condução ilegal foram as principais causas da sinistralidade rodoviária” , reforça o relatório.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 06, 2011 4:38 pm

06-12-2011 12:56

Namibe
Inaugurado Centro Comunitário Infantil

Namibe
- Um Centro Comunitário Infantil, com capacidade de albergar 200 crianças, foi inaugurado hoje, terça-feira, nesta cidade, pela governadora da província do Namibe, Cândida Celeste.
De acordo com a directora provincial da Assistência e Reinserção Social, Lemba António, que não precisou o valor aplicado na obra, trata-se de um empreendimento que foi construído no quadro dos investimentos públicos do Governo da Província, a luz dos 11 compromissos da criança.
O centro ora inaugurado junta-se aos outros 25 existentes a nível da província, um dos quais é de iniciativa privada, num universo de três mil e 937 crianças, dos zero aos cinco anos, segundo garantiu Lemba António.
De acordo com a fonte, existe uma interacção entre a Direcção da Assistência e Reinserção Social com a da Educação, para fins de encaminhamento de crianças as escolas mais próximo sob critério dos seus respectivos encarregados de Educação, com vista a sua
inserção no sistema de ensino e aprendizagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 09, 2011 10:38 pm

Namibe
Roubadas mais de 100 cabeças de gado em Kamucuio

Namibe
- Cento e vinte e seis cabeças de gado bovino e caprino foram subtraídas no município do Kamucuio, 320 quilómetros a norte desta cidade, de Janeiro a Novembro deste ano
Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o responsável do posto comando da Polícia Nacional na localidade, Luís Kuyolayola, informou que foram roubadas 91 cabeças de gado bovino e 35 caprinos.
Luís Kuyolayola afirmou que os efectivos da Polícia Nacional do município estão empenhados na procura dos animais e já recuperaram 90, sendo 72 bovinos e 18 caprinos que foram devolvidos aos proprietários.
Sublinhou que os efectivos afectos ao Comando Municipal da Unidade de Combate, Furto e Roubo de Gado continuam a trabalhar para o resgate das restantes cabeças de gado.
Neste momento, 36 cidadãos dos 18 a 50 anos de idade foram detidos como presumíveis autores do roubo de gado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 12, 2011 9:28 pm

Namibe
MPLA festeja 55º aniversário com entrega de medalhas

Namibe
O MPLA na província do Namibe festeja o seu 55º aniversário com a entrega de 133 medalhas, aos militantes que contribuíram para a afirmação do partido.
O acto de autorga de medalha foi feito pela primeira secretária provincial do MPLA, Cândida Celeste da Silva, que, na ocasião, afirmou que o MPLA desde os primórdios considera a educação e a formação política dos seus militantes e quadros como prioridade.
Cândida Celeste disse que o MPLA tem valorizado o homem como elemento fundamental e central de todo o processo de transformação política, económica, social e cultural do país.
A secretária provincial realçou que o MPLA, no âmbito dos 55 anos da sua fundação, programou várias actividades na província, entre as quais desportivas, recreativas e culturais.
No acto solene, foram outorgadas medalhas 10 de Dezembro, 17 de Setembro, Deolinda Rodrigues e Hoji-Ya-Henda a primeiro, segundo e terceiro grau, num total de 133 militantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO NAMIBE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron