NOTÍCIAS DO NAMIBE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Ago 19, 2009 12:52 am

centro de Estudos do Deserto melhora casas no Kuroca
Leonel Kassana - 18 de Agosto, 2009 Tamanho da letra Enviar Enviar artigo por E-Mail
Nome do remetente: E-mail do destinatário: Comentário:
Esta casa-modelo construída com materiais locais pode ser disseminada por várias aldeias do deserto do Namibe

Fotografia: Afonso Costa

As habitações da população da povoação do Kuroca, no município do Tômbwa, podem melhorar proximamente, como resultado de um projecto que está a ser desenvolvido pelo Centro de Estudos do Deserto, CEDO, instalado na área de Njambasana, em pleno deserto do Namibe.
O centro, que reúne engenheiros, arquitectos, antropólogos, sociólogos e outros peritos de várias áreas da ciência e tecnologia, está apostado em dar mais dignidade às moradias dessa população, estimada em mais de 500 habitantes, combinando aspectos ecológicos e, também, de cidadania.
O Jornal de Angola esteve, há dias, em Njambasama e pôde testemunhar o trabalho que está a ser desenvolvido pelo CEDO para a melhoria da qualidade da construção em terra.
Trata-se de um trabalho interactivo, envolvendo directamente as comunidades locais, sobretudo lavadores de adobes e construtores.
As expectativas gerais são enormes na localidade de Njambasana. Primeiro, porque os estudos que estão a ser desenvolvidos pelo CEDO permitem alterar, como nos foi dito por peritos no local, o estigma que associa normalmente a construção em terra com a pobreza e, segundo, a reabilitação do património local, também erguido em terra.
Em Njambasana, no Kuroca, o Centro de Estudos do Deserto pretende, assim, virar uma página nestas construções milenares, mas sem romper, no essencial, com os seus traços tradicionais.
E a primeira constatação não poderia ser melhor: a região beneficia de condições excepcionais para a construção em terra, nomeadamente areia, argila e, mais importante, água do lago Kuroca.
Peritos disseram ao “JA” em Njambasana, no Kuroca, que a arquitectura em terra é, definitivamente, o modelo mais apropriado para aquela região do deserto do Namibe. E explicam: para além do recurso a materiais locais, que são abundantes, as construções não envolvem tecnologia sofisticada e requerem poucos recursos.
Mais: o sistema para construção em terra é económico, tem baixos custos de transportação, para além de o material utilizado ter um bom comportamento térmico.
No CEDO, que acaba de realizar, em Njambasana, um workshop sobre “Arquitectura em Terra – uma aposta para o desenvolvimento de Angola”, há, claramente, a convicção de que não há moradia que não tenha a ver com a sua inserção no processo ecológico em geral.
Assim e numa área onde o equilíbrio energético atingiu o limite, como é o deserto do Namibe, a constatação de que os materiais utilizados na construção são ecológicos por utilizarem recursos abundantes na natureza veio confirmar as expectativas dos especialistas e as autoridades governamentais e tradicionais que se deslocaram a Njambasana, expressamente para esse workshop sobre “Arquitectura em terra”.
João Guerra é o administrador municipal do Tômbwa: “Iniciativas, como esta que o Centro de Estudos do Deserto promoveu, aqui no Njambasana, só podem ser apoiadas, pois vão ajudar-nos a melhorar as condições de habitabilidade das pessoas”, diz, elogiando a adesão da população ao projecto de melhoria das suas moradias.
Já Inácio Paquete, o administrador da comuna do Cainde, município do Virei, assume, claramente, que “o Centro de Estudos do Deserto é uma mais valia para a localidade, pois que as habitações precárias da população podem ser melhoradas com recurso a técnicas de construção simples”.
“Vimos, sublinhou, que não é preciso material muito sofisticado e caro para que as pessoas possam mudar de vida. Vamos, agora, tentar incentivar a população para aderir a esse projecto, que julgo ser um perfeito casamento entre o tradicional e o moderno”, assegurou Inácio Paquete.
Ele administra uma localidade com uma população – maioritariamente criadores de gado – muito dada a transumância, erguendo, por isso, habitações precárias. “A construção em terra pode, também, ajudar na fixação das pessoas, permitindo uma melhor assistência por parte do Governo”, refere.
Peritos que trabalham para o Centro disseram ser importante que as moradias a serem erguidas em Njambasana tenham árvores, hortas para a sua sustentabilidade alimentar. “Nós temos que ver se primeiro criamos condições com viabilidade, condições de vida vegetativa, que permita uma sustentabilidade a esta população que aqui habita”, disse o ecologista português Jacinto Rodrigues.
Ele, que já trabalhou em projectos idênticos em Marrocos e na Mauritânia, reconheceu que Njambasana é um oásis de “enorme riqueza”, sobretudo pela abundância da água que, como disse, “se gerida de uma maneira adequada, colocando uma vegetação necessária para a sua bio regeneração, nós podemos criar aqui um ecossistema capaz ou, pelo menos, mais capaz de responder às necessidades da população”.
É preciso tentar e isso foi feito, com sucesso, na Mauritânia, Marrocos, Burkina Faso e em outras regiões do sahel. O objectivo é alargar pequenos oásis, de maneira a mudar a própria egonometria que aqui existe, de modo a facilitar a vida das pessoas, acrescentou Jacinto Rodrigues.

Importância para humanidade

Para além do interesse local, por poder, rapidamente, transformar-se num centro exemplar e educativo para mostrar às populações não só soluções técnicas, mas também pedagógicas, sanitárias e, inclusivamente, soluções sustentáveis, o CEDO tem muita importância para toda a humanidade.
É o que afirma o referido ecologista: “O Centro de Estudos do Deserto está muito empenhado em investigar todas as envolventes, pelo interesse internacional que suscita para a humanidade, já que estamos aqui a fazer uma investigação que tem o seu interesse em relação à desertificação, como as mudanças climáticas, enfim, tudo isso, porque o que neste momento o planeta está a sofrer tem origem na sua crise ecológica”.
No workshop do Njambasana ficou demonstrado que o Centro de Estudos do Deserto tem, também, uma particular importância pela atracção que pode ter para a comunidade científica.
No essencial, o que se pretende é que, no futuro, os ecologistas e outros estudiosos, num turismo qualitativo, se desloquem ao Kuroca para ajudar o desenvolvimento das populações locais, por um lado e, por outro, conhecer cientificamente a realidade concreta da região, relativamente à problemática da biosfera.

Projecto inclusivo e inovador

No Kuroca, como em várias partes do mundo, há milhares de anos que as casas são feitas com terra, um meio que não precisa de grandes modificações, nem meio apropriado, como ficou demonstrado.
À pergunta sobre se a introdução de nova tecnologia para a construção numa comunidade tão conservadora, como é o Kuroca, não encontraria resistências, lacónico, o professor Jacinto Rodrigues respondeu. “Há inovações a introduzir, mas, naturalmente, a abertura tem que estar aliada à tradição. Digamos, assim, a criação deve casar com o passado e isso é o que vai, realmente, criar e fazer com que haja construções novas, com formas plásticas, que é uma tecnologia apropriada, não poluente, reciclável e que é aquela que mais se adapta à realidade das populações que vivem neste deserto”.
No Kuroca, esta mítica localidade do deserto do Namibe, nasce, assim, um projecto inovador e que pode mudar, definitivamente, a vida das populações
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 21, 2009 2:13 am

Namibe
Acidentes de viação causam dois mortos e 10 feridos

Namibe - Duas pessoas mortas, 10 feridas e danos materiais fixados em dois milhões e 500 mil Kwanzas constitui o balanço registado pela Direcção Provincial da Viação e Trânsito do Namibe no período de 10 a 16 deste mês em curso.

Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, o superintendente Rodolfo Óscar Jorge, em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, comparativamente a semana anterior, a unidade verificou a igualdade de número de mortos, mais três feridos e mais um milhão e 600 mil Kwanzas.

O oficial superior frisou que durante o período em análise o sector notificou sete acidentes de viação, igual número de acidente em relação à semana anterior.

Os referidos casos foram caracterizados por quatro atropelamentos, duas colisões entre veículos automóveis e motociclos simples, assim como uma colisão entre veículos automóveis.

A falta de precauções por parte dos peões na travessia das faixas de rodagens, a inobservância das regras de sinalização de trânsito do código de estrada, foram apontadas como as principais causas das sinistralidades rodoviárias.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Ago 23, 2009 1:31 am

Namibe
Município do Tômbwa ganha novas infra-estruturas sociais


Namibe - Doze residências estão a ser erguidas no município do Tômbwa, 93 quilómetros a sul da província do Namibe, para quadros do sector da educação e saúde, com vista a dar maior dinamismo nos variados domínio, dentro do programa de melhoramento e oferta dos serviços sócias básico à população.

Numa ronda efectuada hoje na região, a Angop apurou que os projectos em curso visam o melhoramento do fornecimento de água potável e de energia eléctrica, bem como a edificação de novas sedes administrativas, sendo a Administração Municipal, Palácio da Justiça, escolas e postos médicos.

Além das residências, do tipo T2 e T3, estão a ser efectuados trabalhos de reparação da principal vias de acesso à circunscrição, com destaque para o asfaltamento da via que liga Namibe/Tômbwa, com 93 quilómetros de distância.

Falando à Angop, o cidadão Bernardo Cassoma referiu que os empreendimentos “vêm dar mais característica à cidade, visto que há alguns anos o munícipes não pensavam na possibilidade de ser erguida uma administração em pouco tempo.

Tômbwa é uma localidade que dista a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui uma população estimada em 120 mil habitantes. A maioria dedica-se à pesca e agricultura.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 25, 2009 12:30 am

Namibe
Polícia regista mais de 10 crimes de furto e roubo de gado

Namibe - O Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) do Namibe registou, durante o segundo trimestre deste ano, 18 crimes de furto e roubo de gado. Em comparação ao primeiro trimestre deste ano, a unidade registou um aumento de quatro crimes.

Em declarações hoje à Angop (segunda-feira), o porta-voz do referido Comando, superintendente Rodolfo Óscar Jorge, afirmou que dos crimes registados consta o roubo de 43 cabeças de gado e cinco de caprino.

A fonte frisou que fruto do desempenho, dedicação e determinação das forças policiais afectos ao Unidade Provincial do Combate ao Roubo e Furto de gado, foram resgatadas 37 cabeças de gado bovino e entregues aos seus fiéis proprietários.

O responsável salientou que durante o período em análise foram detidos como presumíveis autores, 12 pessoas supostamente implicados no furto de 43 cabeças de gado bovino e cinco de caprino.

O oficial acrescentou que as localidades com maior frequência do roubo de gado são a Comuna do Bentiaba, povoação da Macala, município sede do Namibe, a comuna do Caindy, município do Virei, Bibala (nas Comunas da Lola, Citou e Munhino) e no município do Camucuio ( nas Comunas Mamwe e Cacima).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 25, 2009 12:31 am

Namibe
Mais de 24 mil plantas produzidas

Namibe - Vinte e quatro mil e 286 plantas florestais foram produzidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal durante o primeiro semestre deste ano, no âmbito do fomento de plantas exóticas .

As plantas de espécie “prosopis juliphara”, acácia rubra, acácia nilotica e palmeira real, estão enquadradas no programa anti-desertificaçao da província do Namibe.

Segundo o relatório do Ministério da Agricultura, as plantas exóticas e fruteiras foram produzidas em viveiros nos municípios do Tombwa, Namibe e Bibala.

No mesmo período, foram plantadas mil e 177 plantas nos municípios do Tombwa e Namibe, cuja área cobriu aproximadamente dois hectares de terra.

O IDF desenvolveu acções de fiscalização nos principais focos de produção de carvão (Capangombe e sede da Bibala).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Ago 27, 2009 2:08 am

Namibe
MPLA continua a apostar na educação ideológica dos militantes

Namibe - O membro do Comité Central do MPLA Rui Falcão considerou quarta-feira, na província do Namibe, que a educação ideológica dos militantes continua a ser uma das apostas do partido.

O político que falava no workshop "Militantes mais unidade e coesão, revitaliza o partido", disse que o MPLA continua a considerar o homem como elemento fundamental de todo o processo de transformações políticas, económicas e sociais, que
se operam no pais.

“Para continuar a ser o percursor das grandes mudanças em Angola, o MPLA deverá de forma estratégica reforçar-se do ponto vista organizativo e funcional nos vários níveis em que se estende a sua acção e intervenção”, afirmou.

Referiu que o partido continua a lutar pela preservação da liderança política da sociedade através de eleições livres e democráticas e, outras formas de manifestação da vontade política do povo, mantendo alto a divisa da paz , trabalho e liberdade.

Para Rui Falcão o MPLA considera importante que o sentimento generalizado da angolanidade, o sentido de compromisso e atitude patriótica de todos os actores políticos, económicos e sociais, estejam para além dos limites partidários e, se projectem na estabilidade e no crescimento dinâmico do país.

O encontro contou com a presença do primeiro secretário provincial do MPLA no Namibe, Boaventura Neto, bem como militantes e distintos convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Ago 28, 2009 1:25 am

Namibe
Mais de dois mil consultas realizadas no hospital pediátrico

Namibe - Duas mil e 286 consultas foram realizadas no Hospital Pediátrico do Namibe, de 01 a 30 de Julho último, período em
que registaram-se também vinte e duas mortes.

De acordo com o relatório mensal daquele hospital, distribuído à Angop, no período em causa realizaram-se mil e 519 consultas no banco de urgência, 601 consultas externas e 166 no consultório médico.

Das consultas realizadas, notificaram-se mil e 189 casos de malária, 398 de doenças respiratórias agudas (DRA), 107 de resfriamento comum, 99 doenças diarreicas agudas (DDA), 95 de parasitose intestinal, 54 anemia, 21 mal nutrição e 11 de tuberculose pulmonar. Os casos resultaram em 138 internamentos.

Em análises laboratoriais fizeram-se mil e 438 pesquisa de plasmodio (808 positivas e 630 negativas) e 178 de V.D.R.A (mil e 345 de hemoglobina e 339 grupo sanguíneo).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Ago 29, 2009 1:37 am

Namibe
Casos de diarreia aguda aumentam no Kamucuio

Namibe - Trezentos e 77 casos de diarreia aguda foram registados até ao momento, no Hospital Municipal do Kamucuio, 230 quilómetros a norte da província, contra 365 da última segunda-feira, informou hoje à Angop o responsável daquela unidade hospitalar, João Guilherme.

A fonte explicou que nesse período houve um aumento de apenas dois casos, precisando que, dos 367 casos notificados nas povoações das Cacimbas, Munhandi e na sede municipal, 21 resultaram em óbitos, dos quais quatro intra-hospitalares.

Desde 15 de Agosto, referiu, têm sido atendidos em média quatro a dois casos por dia.

Neste momento, estão internados seis pacientes com diarreia aguda, acrescentou.

Na comuna das cacimbas, 80 quilómetros da sede do município, desde o principio do surto da epidemia (dia 20 de Julho) até a presente data foram registados 71 e um casos, com três óbitos no posto hospitalar e quatro na periferia.

Estima-se que na comuna das Cacimbas vivem perto de 16 mil 821 cidadãos.

Contactado pela Angop, o director provincial da saúde no Namibe, Pedro Vyayauca, explicou que foram feitas análises em Luanda, para apurar o tipo de enfermidade, cujo resultado mostrou ser uma Salmonelose, espécie de febre tifóide.

O responsável apontou como causas do surto o deficiente acesso à agua potável e insuficiências na higiene do meio.

Para fazer face à situação que está a preocupar a comunidade, a Direcção Provincial está a realizar campanhas de sensibilização sobre a importância da desinfecção da água consumida com hipocloreto de sódio, a adopção de medidas de saneamento básico, bem como aumentar o acesso à agua tratada.

Segundo Pedro Viyayauca, foram criados centros para o atendimento e tratamento dos doentes no Hospital Municipal de Kamucuio, nas Cacimbas e no Munhandi, este último já encerrado por falta de notificação de mais casos da doença nos últimos dias.

Em função deste surto, todos os municípios da província do Namibe estão sob vigilância epidemiológica.

A Salmonelose é uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Salmonella entérica, que causa diarreia intensa e outros sintomas abdominais.

É aconselhado beber água com um pouco de sal e açúcar (soro caseiro) para evitar os sintomas devidos à desidratação, especialmente em crianças.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quarta Set 02, 2009 5:59 am

01-09-2009 22:42

Namibe
IDF planta mais de mil árvores no Tômbwa
Namibe - O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), no município do Tômbwa, 93 quilómetros a sul da cidade capital do Namibe, plantou mil e 150 árvores, de Janeiro a Julho deste ano, dos variados tipos que a instituição possui, soube hoje (terça-feira) a Angop naquela cidade.
Segundo o seu responsável, Artur Lucas Neto, o IDF efectuou a manutenção de 35 mil árvores, no âmbito de um programa de repovoamento florestal e combate à desertificação, promovido pelo ministério da agricultura.
O técnico disse terem sido plantadas, nesse projecto, árvores do tipo eucaliptos, prosopios dentre outros.
Disse que o projecto contou com a participação de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), que disponibilizaram as árvores e meios para realização da plantação.
O responsável acrescentou que, além de programas de plantação de árvores, está ser realizada uma jornada de sensibilização da população, no sentido de não praticarem abate anárquico e queimadas nas áreas onde foram replantadas.
O município do Tômbwa tem uma população estimada em 120 mil habitantes que tem a pesca como a sua principal actividade económica.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 04, 2009 1:00 am

Namibe
Mais de duzentos adultos frequentam aulas de alfabetização

Namibe- Duzentos e 71 adultos frequentam as aulas de alfabetização em diversos centros comunitários da cidade do Namibe, informou nesta quinta-feira à Angop, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Graça Alburqueque .

A fonte frisou que para o presente ano lectivo, foram matriculados 69 adultos na primeira classe, 106 na segunda, 28 na terceira e 62 na quarta, nas comunidades do Saco-mar, Cambongue, no mercado "5 de Abril" e no centro "Promaica" da igreja católica.

Graça Albuquerque sublinhou que o programa, cujo objectivo é a erradicação do analfabetismo na sociedade até 2015 , conta com o apoio da direcção provincial da educação, na orientação metodológica, em material didáctico, bem como o subsidio aos alfabetizadores.

Por último, a responsável esclareceu para o êxito do combate ao analfabetismo a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher, conta com oito professores.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Set 07, 2009 6:24 am

Desarmamento
População entrega voluntariamente seis armas de fogo
Namibe - A População Civil da Província do Namibe entregou voluntariamente, seis armas de fogo ao Comando provincial da polícia Nacional local, no período de 24 à 30 de Agosto do ano em curso.
Segundo o porta-voz do referido comando, superintendente chefe, Rodolfo Óscar Jorge, para alem das armas fogo entregues também foram recebidas seis carregadores e 35 munições.
Os referidos materiais, foram entregues apenas no município do Namibe e os restantes municípios da (Bibala, Virei, Camucuio e Tômbwa), não registaram nenhum caso desta natureza.
Aquele oficial superior da polícia nacional acrescentou que o comando até este momento tem nos seus armazéns um acumulado de 699 armas de diversos calibres, 966 carregadores, 426 munições, duas granadas de mão, dois Obuses de morteiro 82 milímetros, entre outros.
O programa está inserido no âmbito da campanha de desarmamento da população civil existente no País.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 09, 2009 11:54 pm

Namibe
Aberta hoje linha de transporte públicos regular Kamucuio/Bibala






Namibe - Uma linha de transportes públicos, regular, Camucuio/Bibala, 200 quilometros a norte da província do Namibe, foi aberta hoje (quarta-feira), formalmente pelo governador provincial Boavida Neto.





Para o referido trajecto estão à disposição cinco autocarros com a capacidade de 35 lugares e os bilhetes de acesso serão cobrados no valor de mil kwanzas .





O mesmo projecto vai beneficiar as comunas do Mamué/Chingo (100 quilómetros de distância do município sede do Kamucuio) com dois autocarros disponíveis , e estes farão o percurso duas vezes por semana cobrando a cada passageiro 350 kwanzas, com o direito de transportar 100 quilogramas .





Neste projecto 25 jovens, na categoria de motoristas e cobradores encontraram o seu primeiro emprego.





No acto inaugural, Boavida Neto apelou à população utente dos referidos meios a cuidarem do patrimonio pois estes custaram muito dinheiro ao Estado angolano e se todos preservarem servirá ainda para as gerações vindouras.



O cidadão José João, um dos jovens que conseguiu seu primeiro emprego, disse estar satisfeito com “a colocação destes meios pelo governo no município do Kamucuio, pois, "veio facilitar a nossa vida porque com emprego a vida torna-se mais fácil e vamos sustentar as nossas famílias".



No acto inaugural da linha, o governador Boavida Neto procedeu igualmente à entrega de uma charrua a um antigo combatente da luta de libertação nacional e deficiente físico, Nambalo Kamguchi, anteriormente desempregado e com uma parcela de terra que possui já vai poder melhorar o nível de vida da sua família, onde a sua esposa é vendedora de carvão, contando com cinco filhos .
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Set 11, 2009 6:46 am

10-09-2009 18:04

Balanço
Polícia regista vinte e seis crimes de natureza diversa no Namibe
Namibe – O comando provincial da Polícia Nacional no Namibe registou 26 crimes de natureza diversa, no período de 31 de Agosto a 6 de Setembro, informou hoje o porta-voz da corporação, superintendente-chefe Rodolfo Óscar.
Falando à Angop, o oficial disse que, em relação ao período anterior, houve um aumento de seis crimes.
Acrescentou que dos crimes cometidos 25 foram esclarecidos, tendo sido detidos 22 cidadãos como presumíveis autores.
Destes crimes destacam-se quatro roubos, cinco furtos, um caso de posse e uso de estupafaciente, três ofensas corporais voluntárias e igual número de simples.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 15, 2009 4:28 pm

Namibe
Polícia Económica aplica 28 multas



Namibe - A direcção provincial da Polícia Económica no Namibe realizou, de 31 de Agosto a 6 deste mês, 12 visitas de inspecção e fiscalização que resultaram na constatação e actuação de 28 infracções de natureza diversa.





Segundo a polícia, das infracções registadas constam-se dez por falta de livro de movimento diário, cinco pela inexistência de mapa de cálculo de preços e quatro por não apresentação de documento de contribuinte .





No mesmo período foram incinerados 30 quilos de discos piratas e foram cobradas 15 multas que resultaram num valor de cinco milhões 312 mil e 180 kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Set 17, 2009 6:32 am

16-09-2009 21:30

Herói Nacional
Província do Namibe regista desenvolvimento socio-económico

Angop

Governador da província do Namibe, Álvaro Boavida Neto

Namibe – O governador da província do Namibe, Álvaro Boavida Neto, garantiu, hoje, quarta-feira, que a região regista actualmente um desenvolvimento reflectido na melhoria das condições sociais da população.

Em entrevista à Angop, o governante disse que a própria imagem da província é consequência do desenvolvimento da província, referindo que os serviços sociais, com destaque para a saúde e a educação, estão mais próximos dos cidadãos.

“Somos uma das províncias que conseguiu realizar um programa de saúde de proximidade, em que os serviços sanitários vão ao encontro da população”, sublinhou.

A nível do ensino, prosseguiu, criou-se já o ensino superior e vai surgir a academia de pescas.

“Saímos da oferta de trinta mil alunos para 120 mil, a província quase não tem crianças fora do sistema escolar. Os alunos estudam em estabelecimento dignos e equipados, para além de beneficiarem de assistência medico-medicamentosa. Há uma atenção especial à primeira infância”, destacou.

Boavida Neto apontou o sector da educação, cujas acções estão direccionadas para as comunidades, o programa água para todos, de que algumas localidade já beneficiam,

A multiplicação da actividade agrícola, piscatória, recuperação do sector industrial, e relançamento do turismo, uma das áreas fortes da região, são elementos que marcam a referência do desenvolvimento do Namibe.

A recuperação do Porto do Namibe e dos Caminhos-de-Ferro são outras apostas do executivo para impulsionar o crescimento da região, referiu o interlocutor da Angop.

Reconheceu que ainda falta muito para aquilo que se deseja, mas o caminho que esta ser trilhado é o mais acertado, devendo-se racionalizar os escassos recursos para serem utilizados onde são mais necessários.

Instado a debruçar-se sobre o figura de Agostinho Neto, no quadro do Dia do Herói Nacional, cujo acto central a província vai acolher, o governador considerou o fundador da Nação referência máxima do país.

Destacou o espírito humanista visão profética, em termos de desenvolvimento, do primeiro presidente do país.

Aconselho a juventude a guiar-se pelos ensinamentos para realizar os seus sonhos e a ajudar Angola a crescer. “A juventude pode tirar nas suas obras e discursos tudo que precisam para se afirmar como homens”.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO NAMIBE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron