NOTÍCIAS DO NAMIBE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Out 18, 2009 1:53 am

Namibe
INAC regista 30 denúncias de maus tratos contra menores

Namibe
- O Instituto Nacional da Criança (INAC) no Namibe, registou, no primeiro trimestre do ano em curso, 30 casos de maus tratos e outras formas de violência contra crianças, disse, hoje, o seu responsável provincial, Mário Tchova.
Segundo Mário Tchova, a maioria das denúncias partiram da direcção provincial da Família e Promoção da Mulher e de pessoas singulares.
Falando no quadro da campanha de sensibilização e mobilização sobre o trabalho infantil, à luz dos 11 compromissos sobre a criança, que decorre em toda a província do Namíbe, indicou que a maior parte dos casos denunciados são de abandono e falta de mesada por parte dos pais.
Lamentou esta atitude dos pais, o que, segundo notou, tem levado a que várias crianças deambulem nas principais ruas da cidade e mercados, fazendo trabalhos forçados em troca de certa remuneração.
Mário Tchova disse ainda que através do seu programa "SOS-Criança" o INAC tem recebido outras denúncias de mães que, desprovidas de rendimentos têm à sua guarda os filhos sem apoio dos pais, o que faz com que os pequenos passem a vida a deambular.
Aconselhou às mulheres com filhos na condição de abandonados para continuarem a denunciar tais práticas ao INAC ou às instituições judiciais, com vista a dar-se tratamento jurídico aos casos.
Mário Tchova afirmou que casos como estes têm merecido um tratamento imediato junto da Procuradoria-Geral da República, devido ao quadro jurídico-legal especial que a criança goza.
Na sua opinião, os pastores, padres e outros crentes, devem ser os principais interlocutores para fazer passar a mensagem sobre a necessidade de combate aos maus trados às crianças, tendo em conta o seu protagonismo junto das comunidades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 19, 2009 1:19 am

Detenção
Polícia no Namibe recupera 14 cabeças de gado

Namibe
- A Polícia Nacional no Namibe recuperou no período de um a 11 do mês em curso, 14 cabeças de gado bovino que tinham sido roubadas por elementos desconhecidos, na comuna da Lola, município da Bibala.
Esta informação foi prestada nesta sexta-feira à Angop, pelo porta-voz da corporação, Rodolfo Óscar, acrescentando que quatro indivíduos, presumíveis autores, foram detidos.
O oficial da Polícia esclareceu que, na semana anterior, tinham sido roubadas 12 cabeças de gado bovino na comuna do Munhino, no mesmo município, que dista a 164 quilómetros a Norte da cidade do Namibe.
A fonte sublinhou que as áreas mais visadas por esta prática são designadamente, o município sede (Namibe), as comuna do Bentiaba, Caindy, Mamwe e Cacimba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 20, 2009 3:55 am

Namibe
Responsável de investigação criminal elogia postura do sector

Namibe
- O chefe do Departamento de Prevenção de Delinquência Juvenil da Direcção Provincial de Investigação Criminal do
Namibe, Luís Cipriano "Milé", afirmou hoje que aquele organismo tem zelado pelo ***primento de protecção de menores em conflito com a lei.
Falando à margem da campanha de sensibilização e mobilização sobre o trabalho infantil, em curso em toda a província à luz dos 11 dos compromissos sobre a criança, disse que em caso de denúncia ou processo-crime contra um menor, este é recolhido e cria-se condições para mantê-lo sob custódia policial.
De acordo com o interlocutor, o órgão prima pela protecção dessas crianças, porque a lei não permite que elas sejam detidas, daí serem colhidas e submetidas a certos mecanismos ligados à protecção da mesma.
"Tão logo a criança nos é apresentada, por ter eventualmente cometido um delito, uma das primeiras condições é não permitir que fique nas celas", disse.
Antes de elaborar o devido processo, notifica-se o encarregado ou representante do menor para testemunhar a elaboração do processo e consequentemente é conduzido (o autor) para o julgado de menores, explicou.
O especialista da polícia afirmou ainda que após a concessão da liberdade, toma-se as devidas medidas preventivas, que vão de acordo ao acompanhamento domiciliário em relação ao comportamento do menor, por parte da investigação criminal e dos seus parceiros.
Sem precisar o número de casos, a fonte afirmou que os crimes de furto são os que mais praticam os menores a nível da província.
Assegurou que tem havido muitas crianças que, depois de serem recolhidas e posteriormente entregues aos seus respectivos encarregados, são encontradas novamente a cometer crimes nas ruas da cidade e áreas suburbanas.
Casos há, acrescentou, em que crianças saem a parir da cidade vizinha do Lubango, para praticar actos indecorosos.
Ao invés de serem encaminhados para o tribunal, aquele especialista sugeriu que sejam levadas a algum Centro de Reabilitação de Menores na província.
Para si, esses menores em conflito com a lei, depois de serem recolhidos, deveriam ser entregues a essa instituição, para que eventualmente possam ser submetidas a tratamentos terapêuticos, com principal realce para os aconselhamentos.
Nesses locais, os petizes podiam aprender qualquer ofício, de modos a que sejam ocupados em actividades socialmente úteis, referiu.
O Departamento de Prevenção de Delinquência Juvenil da Direcção Provincial de Investigação Criminal do Namibe faz do parte do Conselho Técnico do Instituto Nacional da Criança (INAC), onde estão igualmente representados os sectores da saúde pública, a delegação local do MAPESS, administrações municipais, entre outros sectores que lidam com a matéria ligada à protecção da criança.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 21, 2009 2:37 am

Namibe
Governo garante abastecimento de água em toda extensão da província

Namibe
- O governador do Namibe, Boavida Neto, garantiu hoje, terça-feira, nesta cidade, a implementação em toda a província do projecto “Àgua para Todos”, de forma a satisfazer as necessidades da população.
Em declarações à imprensa, fez saber que o projecto é um programa de âmbito central, que está em vigor há dois anos na província e será implementado em todas as localidades.
Nesta senda, foi inaugurado no mês de Setembro deste ano, no município de Kamucuio, a primeira fase do projecto que prevê a ligação domiciliar e a construção de chafarizes e mais três furos.
Na Bibala, o governante disse estarem a aproveitar a água da serra, fazendo um novo furo que já beneficia cerca de 70 porcento da população com novos chafarizes e água ao domicilio.
Disse ser ainda pretensão do seu pelouro aproveitar as águas da povoação da Maihita (águas térmicas) para se adicionar ao sistema e estender-se o procedimento a 100 porcento da população.
Frisou que a população da Bibala, ainda neste âmbito, beneficiou de dez furos em localidades diversas num programa integrado “um chafariz, um bebedouro e uma lavandaria, em curso em outras localidades da província.
No Virei, o projecto começou na comuna do Cainde, a 180 quilómetros da sede municipal. “Actualmente, estamos a fazer a transportação desde o Tchacuto até à sede, numa extensão de sete quilómetros, em tubos galvanizados e colocados a superfície, bem como faremos cinco ou seis chafarizes", referiu o governador.
No município sede, fez saber existir um défice de água na ordem dos 40 porcento, partindo de que o Namibe possuía uma população estimada em 70 a 120 mil habitantes e hoje já caminha para os 500 mil habitantes, enquanto as estruturas são praticamente as mesmas, e a capacidade de produção é de 380 a 400 metros cúbicos por hora de água, considerada por si de razoável.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 22, 2009 3:09 am

Namibe
Mais de 100 pessoas frequentam aulas de alfabetização no Tômbwa

Namibe
- Cento e 20 pessoas estão a ser alfabetizadas desde o princípio deste ano, pela JMPLA no município do Tômbwa, 93 quilómetros a sul da província do Namibe, no quadro do programa do governo de aceleração escolar.
A informação foi dada hoje (quarta-feira) à Angop, pelo primeiro-secretário municipal da JMPLA no Tômbwa, Valentim Correia.
De acordo com o responsável, este número tem vindo a aumentar devido aos esforços que a organização tem estado a fazer para colmatar as dificuldades que os adultos enfrentavam anteriormente.
A acção, explicou, está a ser desenvolvida desde o princípio do ano, pela secção de sensibilização e alfabetização da JMPLA, contando com 15 alfabetizadores, distribuídos em todas as localidades da circunscrição.
Valentim Correia disse que a sua instituição está empenhada no processo de alfabetização, para envolver os militantes e simpatizantes da organização no processo de desenvolvimento socioeconómico do país de forma inteligente.
"O programa de alfabetização vai permitir melhorar o desempenho social, cultural, político e económico dos cidadãos, numa visão coordenada", expressou.
Em 2008, a secção de alfabetizaçao de adultos na JMPLA instruiu 180 pessoas, através de 10 instrutores do município da Tômbwa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 23, 2009 2:05 am

Namibe
Povoação de Muongotunda ganha novas infraestuturas

Namibe
- A população da povoação do Muongotunda, a 140 quilómestros a Leste da comuna do Cainde, município do Virei, ganhou hoje quatro infraestruturas sociais, no âmbito do Fundo de Gestão Municipal.
Dessas infraestruturas, inauguradas pelo governador da província Boavida Neto, constam duas escolas com seis salas de aulas cada, seis residências, dois postos de saúde e um sistema de abastecimento de água.
No Muongontunda, o governador inaugurou uma escola com três salas de aulas, com capacidade para 35 alunos cada, igual número de residências para quadros da educação e do sector da saúde, bem como um posto de médico.
Na povoação do Vitchaviva, a vice-governadora inaugurou também igual número de empreendimentos sociais, que vão ajudar a melhorar o bem estar das comunidades.
As obras orçaram em 52 milhões 609 mil e 200 Kwanzas e decorreram durante três meses.
Ao intervir, Boavida Neto disse que o governo vai continuar a trabalhar para melhorar as condições de vida das populações, colocando à disposição dos cidadãos meios públicos para que possam servir-se deles, como hospitais, escolas, água, entre outras.
"Nós enfrentamos ainda algumas dificuldades, mas o governo vai continuar a trabalhar para o bem-estar de todos. O importante é que todos vivam bem e que Angola continue a crescer rumo à reconstrução nacional", acrescentou Boavida Neto.
A comuna do Cainde possui uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, na maioria agricultores e criadores de gado.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Out 24, 2009 2:41 am

Namibe
População do bairro Valódia benefícia do sistema de iluminação pública

Namibe
- Trinta e um mil trezentos e oitenta habitantes do bairro Valódia, comuna do Forte Santa-Rita, município do Namibe, beneficiam desde a última quinta-feira de um novo sistema de iluminação pública.
No acto de inauguração do referido sistema, o governador da província Boavida Neto, disse que o governo continua a trabalhar na melhoria das condições de vida das comunidades, colocando à disposição infra-estruturas sociais como escolas, água, postos de saúde, residências, entre outros bens.
" Nós estamos a enfrentar uma crise financeira, mas o governo continua a trabalhar, dando melhores condições de vida aos nossos populares de forma que todos se sintam bem dentro da sociedade ", acrescentou Boavida Neto.
Numa mensagem lida na ocasião, os munícipes agradeceram o gesto empreendido pelo governo da província do Namibe e comprometem-se em preservar o referido património para que sirva para as gerações vindouras.
"Nós agradecemos o gesto do governo, pois o património ora inaugurado vai, de certa maneira, diminuir o índice de delinquência que se regista nos bairros periféricos e nas escolas, principalmente no período nocturno ", realçaram os beneficiários.
Beneficia do mesmo sistema o bairro Cassange, que tem mais de dez mil habitantes, diminuindo neste momento a escuridão em quase todas as ruas da zona.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Out 26, 2009 4:42 am

Namibe
Estudantes ganham meio de transporte

Namibe - Os estudantes da comuna do Kapangombe, município da Bibala, que dista 107 quilómetros a norte da cidade do Namibe, beneficiaram hoje de um autocarro com capacidade de 45 lugares.
A cerimónia de entrega foi presidida pela vice-governadora da província do Namibe, Maria dos Anjos Mahove.

Ao agradecerem o gestor governamental, os estudantes, numa mensagem, comprometeram-se em cuidar o veículo.
Por seu turno, o director provincial em exercício da educação, Mário Máquina, salientou que este autocarro visa contribuir para o bem-estar dos estudantes e professores.
Mário Máquina disse que a direcção da educação agradece este gesto do governo, pois visa facilitar os técnicos das distintas áreas do saber, com o objectivo de dar maior dinamismo no trabalho dos docentes na referida instituição.
O centro de formação profissional na aldeia rural da comuna do Kapangombe possui 12 salas de aulas, tem uma capacidade instalada de 300 alunos no regime de internato. Actualmente foram matriculados 120 alunos.
Dos cursos ministrados na instituição destacam-se a carpintaria, electricidade, serralharia, corte costura, mecânica auto, alvenaria e agricultura.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 27, 2009 3:18 am

Namibe
Portal de Angola, ao serviço do cidadão

Namibe
- O Coordenador Nacional do Portal do Governo, Sequeira Lopes, afirmou hoje (segunda-feira) nesta cidade que, o Portal de Angola foi criado para servir o cidadão.
Aquele responsável que se encontra nesta cidade, no quadro do lançamento da sua obra literária, enfatizou que o governo de Angola apostou numa ferramenta muito importante, cuja oportunidade, deve ser aproveitada pelo cidadão, com vista a exercer o seu direito de ser servido.
Na sua opinião, o portal cresceu, em relação ao tempo em que foi criado e apontou como uma das premissas do seu desenvolvimento, o processo de matérias e conteúdos que partem das províncias.
Informou que muito recentemente, esteve nesta cidade, uma equipa ligada ao portal central do governo e levou consigo, muita informação sobre a província do Namibe.
Sequeira Lopes, assegurou que vai aproveitar o tempo que estiver no Namibe, para recolher mais informações com vista a "alimentar" o portal do governo, sobretudo na página referente a esta província.
"Queremos deixar patente sobre a abertura que os governos das províncias têm dado ao portal do governo e sobretudo a importância que o executivo central tem dado ao portal e ao cidadão, que é o denominador comum do referido portal", disse.
Reconheceu que em algumas vezes, o cidadão tem dificuldades de utilizar o portal do governo, tais como, o e-mail e o site, mas garantiu que as províncias, estão a trabalhar no sentido de tornarem ao cidadão maior facilidade, no acesso aos serviços do portal.
Entretanto, a Direcção Provincial de Educação, Ciência e Tecnologia do Namibe, está a criar mecanismos que farão com que os chefes de departamentos e de secções, possuam correios electrónicos, para fornecerem, todos os dados das actividades realizadas durante o dia.
O método vai passar no credenciando de três funcionários em cada uma das direcções, criando-se um ponto central de recolha de toda a informação, que será encaminhada para um local de absorção dos dados, para o portal do Governo da Província do Namibe.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Out 28, 2009 4:16 am

Literatura
Livro infanto-juvenil lançado no Namibe

Namibe - A obra literária infanto-juvenil "Kena a Menina do Azul", do escritor Sequeira Lopes, foi lançada hoje, sábado, no Namibe, e
cada livro está a ser comercializado a mil kwanzas.

O livro retrata um personagem (imaginário), uma menina que não era compreendida pelos familiares, nomeadamente pai, tia e irmão.
Diante dos problemas que vivia, os únicos que a compreendiam eram os seus amigos do rio Azul, entre os quais, o peixe cacusso, bagre e o jacaré.
No rio, ela encontrava o que lhe faltava em casa, atenção, amor, carinho, respeito e compreensão.
Falando à Ango durante o acto de lançamento, o autor da obra afirmou que, ao contrário do que alguns pensam, "Kena a Menina do Azul", é um livro para toda a família. São os adultos que precisam ler o livro, para entender melhor os adolescentes, jovens e crianças.
Segundo o escritor, além da componente ambiente, o livro tem carácter educativo, traz consigno uma mensagem voltada para a família e encorajou o público leitor a adquiri-lo.
A obra circula nas principais bancas de Luanda desde 25 de Setembro do ano em curso e foram comercializados mais de mil exemplares.
Além desta obra, Sequeira Lopes, possui cinco obras prontas para serem editadas e, dentre os quais foi escolhido o título “a cultura e coração de Deus” para ser editado em Setembro do próximo ano.Trata-se de um conjunto de contos com mais de 130 páginas, assegurou o autor.
Natural de Luanda, o escritor ganhou o hábito pela literatura a partir de 1998 por incentivo da finada professora Gabriela Antunes.
É professor de língua inglesa, na Escola de Formação de Professores, coordenador nacional do portal do governo, formado e licenciado pela Faculdade de Letras em 2006.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 29, 2009 4:44 am

Electrecidade
Ministra da Energia visita Namibe

Luanda
– A ministra da Energia, Emanuela Vieira Lopes, visita a partir de quinta-feira a província do Namibe, onde durante dois dias vai se inteirar e constatar o actual funcionamento do sector naquela região.
Segundo uma nota do Ministério da Energia, chegada hoje (quarta-feira) à Angop, Emanuela Vieira Lopes, que chefia uma delegação do seu pelouro, vai constar a real situação de transporte e distribuição de energia eléctrica no Namibe.
Durante a sua estada na região, a governante vai visitar a Central Térmica do Xitoto, vale do rio Bero (Macala I e II), Zona Industrial, torre de recolha de dados meteorológicos no Farol do Saco MAR e as novas áreas de crescimento urbanístico.
Visita a Central Diesel e a antiga Central de transporte Namibe/Tômbwa, assim como encontros de trabalho com as autoridades locais e funcionários do sector vão preencher a agenda de actividades da ministra.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 30, 2009 3:40 am

Polícia
Acidente de viação causa um morto e cinco feridos no Namibe

Namibe
- Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em consequências de 11 acidente de viação registados pela a Direcção Provincial da Viação e Trânsito do Namibe, no período de 19 a 25 deste mês. Comparativamente a semana anterior, houve um decréscimo de três acidentes.
Em declarações hoje à Angop, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe, o Superintendente Rodolfo Óscar Jorge, afirmou que, comparativamente a semana anterior, verificou-se o aumento de um morto, menos dois feridos e danos materiais avaliados em mais de 180 mil Kwanzas.
De acordo com a fonte, foram registados três colisões entre veículos automóveis e motociclos simples, dois atropelamentos, quatro capotamentos, duas colisões entre veículos automóveis.
A falta de precauções dos peões na travessia das faixas de rodagens, a inobservância das regras de sinalização de trânsito e condução em estado de embriagues foram apontadas como as principais causas da sinistralidade rodoviária.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 01, 2009 2:36 am

Desarmamento
População do Namibe entrega voluntariamente mais de 20 armas de fogo

Namibe
- A População Civil da Província do Namibe entregou voluntariamente 22 armas diversas ao Comando provincial da polícia Nacional, no período de 19 a 25 deste mês.
Do número de armas entregues, constam três carabinas e 19 AKM, todas recebidas nos municípios da Bibala, enquanto que nas restantes circunscrições, mormente Namibe, Camucuio, Virei e Tômbwa não se registou nenhuma entrega.
Em declarações hoje (sábado) à Angop, o porta-voz do referido comando, o superintendente chefe, Rodolfo Óscar Jorge, disse que para além das armas de fogo entregues também foram recebidos 20 carregadores vazios.
Aquele oficial superior da polícia nacional acrescentou que o comando até este momento tem nos seus armazéns 740 armas de diversos calibres, 997 carregadores, 426 munições, quatro granadas de mão, dois obuses de morteiro de 82 milímetros e 14 projécteis de RPG-7.
O programa está inserido no âmbito do desarmamento da população civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 02, 2009 12:25 pm

Namibe
Polícia Económica apreende mais de 700 bens industriais

Namibe
- A Direcção provincial da Policia Económica do Namibe apreendeu 715 bens industriais diversos, durante a semana finda, deste mês em curso, foi hoje, domingo, anunciado.
Em declarações à Angop, o porta-voz do comando provincial da policia, o Superintendente, Rodolfo Óscar Jorge, frisou que da cifra de bens apreendidos, constam 15 botijas de gás butano e 700 discos piratas.
As 15 botijas de gás butano apreendidas estão avaliadas em 225 mil kwanzas.
Os 700 discos contrafeitos se encontrava a venda no mercado " 5 de Abril" e estavam avaliados em 448 mil e 800 kwanzas.
A fonte frisou que durante o período em análise, a direcção provincial da policia económica local realizou 24 visitas de inspecção e fiscalização à rede comercial e prestação de serviços em toda extensão da província.
O porta-voz salientou que foram detectadas 42 infracções de diversas natureza, com destaque, 11 por falta de boletins de sanidade, 10 por falta de documentos de compra e sete por falta de mapas de cálculos de preços.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO NAMIBE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 03, 2009 3:50 pm

03-11-2009 12:05
Terras
Governo do Namibe entrega mais de cem lotes de terra

Namibe
- O governo da província do Namibe está a proceder hoje, segunda-feira , a entrega de mais de cem lotes de terra aos cidadãos, no âmbito do programa de distribuição de três mil e 380 terrenos para a construção de residencias, no bairro 05 de Abril.
O programa, do governo, visa providenciar espaços para a auto-construção dirigida de casas sociais.
Até ao momento, foram entregues mais de 180 lotes, desde o início deste processo, em Setembro do ano em curso.
O plano de urbanização do bairro 05 de Abril, em fase de conclusão, tem disponível 3.380 talhões, para a construção de habitações unifamiliares, numa área de 6.164 hectares, com uma densidade de 280 casas por hectar.
O governo do Namibe está a executar projectos de organização no município do Namibe, numa área de cerca de 9234 hectares, nos bairros Aida , Kambongue Saco Mar e "5 de Abril".
Com este programa, o governo pretende corrigir o crescimento irregular da cidade e os seus efeitos negativos ao meio ambiente, bem como a construção de infra-estruturas sociais (escolas, centrais de água e energia,hospitais, jardins e espaços de lazer), hoteleiras e estradas.
Pretende igualmente tornar célere o processo de aquisição de terrenos para a construção de casas e, com isto, estimular o crescimento do mercado imobiliário no Namibe.
Para a construção de casas de baixa renda, os interessados poderão habilitar-se ao kit de materiais previsto no programa.
A distribuição prioriza as pessoas que pretendem construir com meios próprios, submetendo-se ao acompanhamento da comissão técnica, visando a execução das obras em conformidade com o padrão de urbanização previsto no plano. Cada benefeciário pagará 18 mil kwanzas para formalizar o processo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO NAMIBE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron