NOTÍCIAS DO SELES

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Dez 25, 2010 9:54 pm

Investidos 301 milhões em infra-estruturas sociais

Sumbe - O governo provincial do Kwanza Sul investiu este ano 301 milhões e 527 mil Kwanzas na construção de infra-estruturas sociais em quatro dos 12 municípios da província, informou hoje (terça-feira) o director local das Obras Públicas, Osvaldo Brás.


Em declarações à Angop na cidade do Sumbe, o responsável disse que, deste montante, 78 milhões 742 mil foram empregues na construção de um centro pré-universitário, com 12 salas de aula, no municípios do Seles, e 81 milhões 760 mil numa instituição idêntica no de Mussende.


Foram igualmente gastos 49 milhões e 939 mil na construção de uma escola no município da Conda, enquanto que um posto de saúde e uma residência para os enfermeiros no município da Quilenda custaram 14 milhões 784 mil e 952 Kwanzas .


Na comuna do Condé (município do Ebo) está em obras um posto de saúde e uma residência para o enfermeiro, avaliados em 188 milhões 339 mil Kwanzas.


A instalação da delegação provincial do Kwanza Sul da Televisão Pública de Angola custou 63 milhões 248 mil 791 Kwanzas.


De acordo com o director provincial parte destas obras estão concluídas, enquanto outras deverão terminar no próximo ano.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Dez 25, 2010 9:57 pm

Registados mais de 70 novos casos de lepra no Kwanza Sul

Sumbe - Setenta e dois novos casos de lepra foram diagnosticados de Janeiro a Novembro deste ano pelo Departamento da Saúde Pública e Controlo de Endemias da província do Kwanza Sul.



Em declarações hoje à Angop, o supervisor provincial do Programa do Combate a Lepra, Antero Paulo, adiantou que os novos casos juntam - se aos 100 casos antigos em tratamento.



Esclareceu que actualmente estão curados 37 pacientes e 18 em recuperação satisfatória.



"A situação é preocupante, tendo em conta o aumento casos de lepra na província, visto que as pessoas infectadas foram contaminadas por pacientes em tratamento", disse o supervisor.



Segundo o supervisor, o departamento de saúde pública continuará a realizar palestras, campanhas de sensibilização sobre os sinais e sintomas das doenças, através de exibição de peças teatrais relacionadas com surgimento da doença e medida de prevenção para sua erradicação.



Apelou a população a procurarem, com urgência, os serviços médicos porque a lepra já tem cura.



A lepra é uma doença infecciosa causada pelo bacilo " mycobacterium leprae " que afecta os nervos, a pele e provoca danos severos.



Os municípios da Cela, Seles, Sumbe e Kibala são os considerados mais endémicos.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Dez 25, 2010 9:59 pm

Governador destaca crescimento de infra-estruturas em 2010

Sumbe – O governador provincial do Kwanza Sul, Serafim Maria do Prado, considerou quarta-feira a reabilitação, construção e inauguração de várias infra-estruturas sociais como os principais ganhos da província em 2010.




O governante que fez este pronunciamento na tradicional cerimónia de ***primentos de fim de ano, referiu ter sido registado "um grande avanço na melhoria das infra-estruturas rodoviárias, quer por acções de âmbito central como local, com destaque para a asfaltagem de vários quilómetros de estrada dos municípios do Sumbe ao Seles, Conda e Kassongue".




Foi ampliada a rede sanitária da província com a edificação e inauguração do Hospital regional do Libolo e municipal do Sumbe, bem como a construção e reabilitação e apetrechamento de centros e postos de saúde e serviços especializados de atendimento.




No campo da educação, acrescentou, aumentou-se a base escolar com a edificação de várias unidades de ensino e seu apetrechamento com carteiras quadros e laboratórios diversos bem como o reforço do quadro docente.




Concluiu-se igualmente a primeira fase da construção e apetrechamento da casa da juventude no município do Sumbe, bem como do Estádio de futebol “Hoji ya Henda”, empreendimentos inaugurados no ano que finda.




Foram ainda concluídas várias unidades económicas públicas e privadas como agências bancárias em diferentes municípios, novas unidades hoteleiras e mercados municipais no Sumbe e Waku Kungo.




Este ano, recordou, a sede capital da província ganhou um novo cemitério com a dimensão e características condignas.




Nas reservas fundiárias disse estar em curso a concretização da política habitacional do Estado voltada para a concretização do sonho da casa própria.




De acordo com Serafim do Prado, foi melhorada a organização do aparelho da Administração do Estado, embora tenham sido registadas algumas situações negativas fruto da inobservância dos princípios, normas e regras ditadas pela legislação associada à transparência, honestidade e sentido de responsabilidade.




Aos membros do Executivo recomendou para 2011, a necessidade do reforço da coesão e unidade com vista a participação activa e abnegada em todas as tarefas da reconstrução nacional, visando a redução dos índices de pobreza e da fome no seio das comunidades.




Serafim do Prado recebeu ***primentos de fim de ano de membros do governo local, de entidades judiciais e eclesiásticas, de representantes de partidos políticos, da sociedade civil, empresários e jornalistas.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Dez 25, 2010 10:01 pm

Chuva destrói mais de duzentas casas em quatro dias


Sumbe - Duzentas e 96 casas foram totalmente destruídas pela chuva, nos últimos quatro dias, na província do Kwanza Sul, constatou hoje a Angop.

As destruições aconteceram nos municípios do Sumbe, Mussende e Libolo.

Os sinistros afectaram mais de mil famílias e provocaram a morte de duas pessoas, das quais uma por desabamento de residência e outra por descarga eléctrica, nos municípios do Sumbe e Mussende.

Já no município do Seles, a 80 quilómetros da cidade do Sumbe, capital do Kwanza Sul, constatou-se a destruição de uma ponte, que cortou o trânsito entre as duas cidades.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor anabela em Quinta Jan 20, 2011 8:01 pm

Administrador do Seles conclui licenciatura Rui Feliciano Miguel Imagem acaba de concluir a sua licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), no Sumbe, Kwanza-Sul. Actual administrador municipal do Seles, Rui Miguel, 42 anos, na sua defesa de tese abordou o tema “Educação em valores, tarefa da escola”, um trabalho bastante apreciado pelo júri, presidido pelo vice-decano para os assuntos académicos, António Nzinga, que lhe atribuiu a nota 18. O licenciado diz ter ***prido um dos seus objectivos e espera continuar com a formação, já que a próxima meta será o mestrado e logo a seguir o doutoramento. Com o canudo na mão, Rui agradece a Deus por lhe ter dado forças suficientes para caminhar, enquanto estudante, de Seles ao Sumbe, onde se encontra o instituto superior. Também agradece o carinho recebido pelos seus familiares e pela sua tutora, Caridade Alonso Camaraza, de nacionalidade cubana. Gente congratula-se pela coragem e determinação do administrador do município do Seles.

Imagem
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 5:30 pm

Kwanza Sul
Chuvas podem estragar produtos agrícolas no Seles

Seles – Diversas culturas agrícolas no município do Seles, província do Kwanza Sul , correm o risco de deteriorar devido a chuva que se abatem na região, informou, hoje, na vila, o responsável da União de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias, Alberto Nito.
Em declarações hoje à Angop, Alberto Nito disse que em causa estão culturas de feijão, milho, jinguba, mandioca, tomate e couve, produzidas por camponeses locais e que têm sido a principal fonte de rendimento e segurança alimentar das famílias.
“As chuvas continuam de forma quase ininterrupta e isto não é bom para os camponeses, porque estraga as culturas e pode provocar ruptura de estoques e fome,” lamentou.
Defendeu por outro lado a reabilitação das vias de acesso para permitir que o remanescente seja evacuado.
A Unaca controla 38 associações agrícolas com mais de mil associados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Domingo Fev 27, 2011 7:22 pm

Mercado informal

O mercado paralelo é o que recebe mais produtos alimentares de várias fazendas do interior do país. Apesar de apresentarem a mesma ou até melhor qualidade, os produtos nacionais perdem em preço aos importados. É o caso do saco de cebola nacional de 10 quilos, fixado em 700 kwanzas o nacional e em mil o importado. O mesmo sucede com a batata rena, da qual um balde ronda os 250 a 500 kwanzas. A batata importada chega a atingir os dois mil kwanzas. As vendedoras justificam a grande diferença de preços com a qualidade do produto. O mercado informal do Catinton, na zona do Kilamba Kiaxi, é um dos exemplos. O mercado absorve produtos provenientes das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Kwanza-Sul. Janeiro é o mês do abastecimento de grandes quantidades de produtos. Logo às primeiras horas da manhã, camiões em fila entram carregados com toneladas de produtos agrícolas.
A Fazenda Seles, da região de Porto Amboim, na província do Kwanza-Sul, é umas das principais abastecedoras do mercado informal. De lá chegam a mandioca, ginguba, tomate, batata rena e doce, melão, melancia e abóbora. O saco de 50 quilos de maçã proveniente da Huíla custa três mil kwanzas. A caixa de tomate fica por dois mil numa fase de escassez do produto, mas em caso de fartura fica em 500 ou mil kwanzas.


Imagem
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor Vitor Oliveira em Quinta Mar 10, 2011 9:32 pm

Luto
Restos mortais do jornalista Carlos Pimentel sepultados em Benguela

Benguela – Os restos mortais do jornalista e assessor de direcção da Emissora Provincial da Rádio Nacional de Angola (RNA) em Benguela, Carlos Alberto Pimentel, foram sepultados quarta-feira no cemitério Velho da Camunda, arredores desta cidade.
Falecido segunda-feira no Hospital Geral de Benguela, por doença, Carlos Pimentel ingressou para os quadros da RNA a 23 de Janeiro de 1965 e serviu esse órgão por mais de 35 anos.
De acordo com o elogio fúnebre, lido pelo técnico de emissores da Rádio Benguela, José António Costa, o malogrado partiu num momento crucial, sendo mais uma biblioteca que a RNA possuía na cidade das Acácias Rubras e que ainda tinha muito a transmitir a nova geração.
Carlos Alberto Pimentel, referiu José Costa, foi detentor de uma voz que fazia vibrar a sensibilidade do auditório, espalhado nos mais variados recantos por onde flutuam as ondas artesianas da Rádio Benguela e da Rádio Nacional de Angola.
"Carlos Alberto é o símbolo de lutas incansáveis e sucessos invejáveis, tendo exercido as funções de director das emissoras regionais da RNA em Benguela, Lobito, Bié e Kwanza Sul, onde transmitiu sempre conhecimentos e experiências a geração de quadros baseada na filosofia de melhor fazer e viver a rádio", referiu.
O tempo de trabalho associado à experiência vivida na RNA ao lado de contemporâneos já falecidos, fazia de Carlos Pimentel, como era conhecido nas lidas da classe jornalística em Benguela, uma figura singular e de carisma ímpar.
Nascido aos 26 de Setembro de 1939 no município de Seles, província do Kwanza Sul, o malogrado era o locutor do programa radiofónico “Clube de Concerto”, na Rádio Benguela, onde mostrava sempre percursos indispensáveis no dia-a-dia da vida dos ouvintes.
Como homem de cultura e jornalista, Carlos Pimentel foi vice-presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores, de 2000 a 2004, exercendo ainda com brio e profissionalismo o cargo de secretário provincial da instituição referenciada, em Benguela.
Foi até à data da sua morte, membro de direcção do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela, para além de presidente do Comité Miss Benguela.
O malogrado jornalista da Rádio Benguela deixa viúva, sete filhos, 18 netos e quatro bisnetos.
O acto fúnebre foi antecedido de uma homenagem, no Salão Auditório da Rádio Benguela, assistida pelo director de Coordenação das rádios provinciais, regionais e comunitárias do grupo RNA, Nicolau da Silva, o vice-governador de Benguela para o Sector Económico, Agostinho Felizardo e o director provincial da Comunicação Social, Alexandre Lucas.
Também renderam homenagem ao malogrado, o presidente do Club de Imprensa de Benguela (CIB), Eugénio Ferreira, jornalistas, deputados, políticos, directores provinciais das empresas públicas de Comunicação Social em Benguela, colegas, familiares, amigos, entidades religiosas, entre outros.


Imagem
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 5:15 pm

Kwanza Sul
Educação disponibiliza 91 vagas no Seles

Seles
- Duzentos e 36 candidatos concorrem para 91 vagas para docentes do ensino primário e secundário, disponíveis no Seles, província do Kwanza Sul, pela secção local da Educação, indica uma nota da instituição.
As vagas disponíveis são para o ensino primário auxiliar (4), primário diplomado do 6º escalão (53), I ciclo do ensino secundário (25), bacharéis (8) e licenciado a leccionar no II ciclo do ensino secundário (1).
A secção municipal da educação no Seles conta com 982 professores distribuídos nas comunas sede, Amboiva e Botera, e 300 salas de aulas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:41 pm

Kwanza Sul
Candidatos à docência fazem teste de aptidão

Seles
-
Duzentos e 36 candidatos à docência no Seles, província do Kwanza Sul, concorrem hoje, quinta-feira, na vila do Seles, à 91 vagas posta a disposição pela Secção Municipal da Educação.
De acordo com uma nota enviada hoje, quinta-feira à Angop, das vagas disponíveis, quatro são para as carreiras de professores do ensino primário auxiliar, 53 primário diplomado, 25 do primeiro ciclo do ensino secundário e nove do II ciclo do ensino secundário, além de oito bacharéis e um licenciado.
O período da tarde será reservado, segundo a mesma nota, as entrevistas.
Os testes são em matérias de língua portuguesa, Matemática e cultura geral.
A Secção Municipal da Educação no Seles conta com 982 professores distribuídos nas comunas sede, Amboiva e Botera e 300 salas de aulas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO SELES

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 14, 2011 9:27 pm

Kwanza Sul
Materialização de projectos sociais revela eficácia do MPLA

Seles
- O primeiro secretário do comité municipal do MPLA no Seles, João Nunes, disse hoje, na circunscrição, que a materialização dos projectos sociais, demonstram a eficácia do programa de governação do seu partido na resolução paulatina dos problemas do povo.
O político que falava à Angop sublinhou ser notório no seu município fundamentalmente o alargamento da rede escolar, sanitária de energia e água que tem beneficiado as populações até as zonas rurais.
" É pretensão do meu partido continuar a fiscalizar no município as acções da administração local do Estado para que os projectos traçados pelo MPLA se ***pram ao bem da nossa população," realçou.
Debruçando sobre os 55 anos de existência do MPLA, o primeiro secretário municipal disse que " é um partido de tradição e de massas ciente do seu compromisso com o povo."
" Estes 55 anos revelam o crescimento e nos incentiva a trabalhar cada vez mais por uma Angola virada ao desenvolvimento," rematou.
Instou aos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a efectuarem a actualização dos seus registos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO SELES - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron