NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:43 am

Constatação
Adjunto do Procurador-Geral da República visita a Província Zaire
M’banza Kongo – O Adjunto do Procurador-geral da República, Aniceto Manuel da Costa Aragão, está desde hoje (quarta-feira) em M’banza Kongo, para uma visita de trabalho de 24 horas a província.
O programa de visita, inscreve para o primeiro dia, um encontro com os procuradores, visitas às instalações locais da Procuradoria-geral da República e do tribunal, bem como ao estabelecimento prisional de M’banza Kongo.
Quinta-feira, o visitante desdobrar-se-á em visitas ao local onde vai ser erguido o palácio da justiça, ao Lumbo (Tribunal Tradicional), podendo antes do seu regresso para Luanda, manter um encontro com o colectivo de procuradores e outros funcionários afectos ao sector.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:44 am

Zaire
Magistrado satisfeito pela inexistência de casos de prisão preventiva
M'banza Kongo – O adjunto do procurador-geral da República, Aniceto Manuel da Costa Aragão, manifestou-se hoje, quinta-feira, em M'banza Kongo, satisfeito pela inexistência nas unidades prisionais da província do Zaire de casos de prisão preventiva.
Aniceto da Costa Aragão fez esta afirmação quando fazia o balanço da sua visita de 24 horas à província do Zaire, onde se inteirou do funcionamento dos órgãos da Justiça na região.
“Felizmente a província do Zaire está livre de casos de prisão preventiva. Pode haver alguma demora na apresentação de alguns
detidos devido a transportação dos arguidos daquelas zonas onde ainda não foram instalados os serviços da procuradoria e mais do
que isso não, os prazos são ***pridos dentro da normalidade”, pontualizou
Aniceto Aragão expressou, por outro lado, a sua satisfação pelas condições sociais a que estão sujeitas os cerca de 300 reclusos
detidos na unidade penitenciaria de M'banza Kongo, traduzidas em três refeições/dia, água, saneamento do meio, saúde, energia e
outras condições dignas para a sobrevivência de um ser humano.
O magistrado reconheceu, no entanto, que apesar dos esforços desenvolvidos pelos órgãos que intervêm na administração da
Justiça na região, a província do Zaire, carece ainda de muitas dificuldades quer em recursos humanos quer em infra-estruturas
capazes de assegurar o bom funcionamento dos tribunais e procuradoria a nível local.
Disse que esforços estão a ser envidados pelo governo para que a província seja reforçada com mais magistrados judiciais (contra
os três actuais), bem como a construção este ano, em M'banza Kongo de um palácio da Justiça.
Advogou ainda a necessidade de se expandir os órgãos judiciais (tribunais e procuradoria) para os demais municípios da província,
por forma a descongestionar os tribunais de M'banza Kongo e Soyo.
A província do Zaire dispõe apenas de dois tribunais implantados nos municípios de M'banza Kongo e Soyo. Por instalar estão os do
Kuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:45 am

Zaire
Transportes públicos vão encurtar a distância entre o campo e a cidade
Ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás
Nzeto – O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, afirmou hoje (sexta-feira), na localidade do Nzeto (Zaire), que a distância entre o campo e as cidades da região estarão encurtadas com a entrega de 73 autocarros para o transporte colectivo de passageiros e mercadorias.
O titular da pasta dos Transportes fez esta afirmação no acto de entrega simbólica de 73 autocarros públicos às operadoras privadas da província do Zaire, que decorreu na vila piscatória do Nzeto, na sequência do ***primento do programa do Governo central que visa dotar as regiões do país de meios de transportes rodoviários colectivos.
Segundo o ministro, preocupado com a situação da mobilidade de pessoas e bens em todo o território nacional, em função do clima de paz e tranquilidade que o país vive e tendo em conta o programa de reabilitação da rede fundamental de estradas, das vias secundárias e terciárias, o Governo angolano entendeu ser fundamental completar o binómio entre a acessibilidade e a mobilidade.
Explicou que os meios entregues vão servir para o transporte urbano, interurbano, intermunicipal e Inter-provincial, permitindo a aproximação da província do Zaire com as regiões limítrofes, o intercâmbio entre as respectivas populações, bem como o aumento do volume de negócios e as trocas comerciais.
O programa concorre também para o fomento do emprego para os nacionais, estimando em mais de vinte mil postos de trabalho directos a serem criados em todo o país, com a implementação deste programa de transporte rodoviário colectivo, assim como postos indirectos.
Entre os postos de emprego directos a serem gerados, explicou, constam motoristas, cobradores, revisores, colaboradores directos, mecânicos, assistentes técnicos, entre outros.
Na ocasião, Augusto Tomás apelou às empresas beneficiárias indicadas pelo governo local para a gestão dos meios e às populações locais para a necessidade de uma maior preservação dos meios distribuídos, para que os mesmos possam perdurar muito tempo.
Pediu para que sejam feitas revisões e manutenções em tempo oportuno, tendo, igualmente, exortado os motoristas a serem contratados para o respeito às regras de trânsito e dos limites de velocidade.
informou ainda que as empresas concessionárias dos referidos autocarros estão também orientadas no sentido de disponibilizarem os respectivos acessórios em tempo oportuno e garantirem uma assistência pós venda condigna, de acordo com as regras estabelecidas.
Por último, o ministro dos Transportes recomendou à respectiva direcção do sector na região para exercer a sua função de controlo, regulamentação e fiscalização dos meios distribuídos à província.
Em gesto de agradecimento, o governador do Zaire, Pedro Sebastião, enalteceu o empenho do Governo central e do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, que permitiu a aquisição dos referidos meios de transportes colectivos que vão facilitar a vida da população da região.
Presenciaram a cerimónia a vice-ministra dos Transportes, Carla de Sousa, membros do Governo Provincial do Zaire, representantes das igrejas, autoridades tradicionais e população da sede municipal do Nzeto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:46 am

Zaire
Falta de escoamento dificulta comercialização do sal produzido no Nzeto
M'banza-Kongo - Dificuldades de escoamento impossibilitam a comercialização do sal iodizado produzido no município do Nzeto, província do Zaire, declarou sexta-feira, naquela localidade, o gerente da fábrica de processamento deste produto, Adélio Ferreira Pires.
O gestor, que falava à Angop, disse que a fábrica produz cerca de 20 toneladas de sal iodizado por dia, 30 vezes abaixo das suas reais capacidades de processamento, devido as dificuldades para o escoamento no mercado nacional.
Segundo o interlocutor, a unidade fábril tem capacidade suficiente para atender a demanda no país desde que haja incentivos em meios locomotores que permitam o escoamento do produto.
Disse que a fábrica emprega 20 trabalhadores nacionais, contra os mais de 90 que possuía na década de 1990.
Fez saber que, no âmbito do programa de relançamento do sector pesqueiro e de incentivo às unidades fábris afins, a central de
produção beneficiou do Ministério das Pescas consideráveis quantidades de Iodo, maquinárias, entre outros apoios.
A fábrica de produção do sal iodizado do Nzeto foi erguida na época colonial. A actividade sofreu paralisação devido ao conflito
armado, tendo sido retomada em 1991.
Boa parte do sal produzido no Nzeto era comercializado na República Democrática do Congo , ex-Zaire, na década oitenta e
princípios da década 1990, segundo ainda o seu proprietário, Adélio Ferreira Pires.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:47 am

Zaire
Serviço de Bombeiros precisa de mais meios humanos e materiais
M'banza Kongo - O Serviço de Bombeiros na província do Zaire precisa de ser dotado com mais meios humanos e materiais, para o ***primento cabal das suas missões, reconheceu hoje, segunda-feira, em M'banza Kongo, o delegado do interior, subcomissário Francisco Massota.
O responsável policial considerou que os dois carros para a extinção de incêndios atribuídos, há dois anos, à região já se revelam insuficientes, dado o crescimento demográfico e sócio-económico da província.
Para o subcomissário Francisco Massota, que falava no acto do dia do interior, há toda uma necessidade de se erguer um quartel para os serviços de bombeiros na região e dotá-lo de meios e equipamentos que permitam uma actuação eficiente dos seus efectivos, nas missões onde são chamados.
Quanto aos serviços prisionais, o também comandante provincial da Polícia Nacional no Zaire congratulou-se com os esforços do governo central que culminaram com a edificação de duas unidades penitenciárias modernas em M'banza Kongo (Nkiende) e no Soyo (mangue Grande).
Segundo o oficial policial, as duas cadeias que deverão entrar em funcionamento ainda no decorrer deste ano, vão proporcionar melhores condições de trabalho para os efectivos, assim como de acomodação para os reclusos.
Enalteceu ainda o contributo das administrações municipais de M'banza Kongo e Soyo, na construção de postos e esquadras policiais municipais e comunais, no quadro da execução dos respectivos planos de intervenção
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:47 am

Migração
Detidos nove violadores de fronteira em sete dias
Mbanza Kongo – A polícia nacional no Zaire deteve, nos últimos sete dias, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Kuimba, nove cidadãos estrangeiros por violação da fronteira de Angola com a República Democrática do Congo, soube hoje, quarta-feira à Angop de fonte oficial.
Uma nota de imprensa do comando local enviada hoje (quarta-feira) à Angop, em Mbanza Kongo, realça que os referidos imigrantes ilegais todos da RDC penetraram em território nacional através da fronteira fluvial e terrestre do ponta do padrão (Soyo), Luvo (Mbanza Kongo) e Luangu, este no município do Kuimba.
O documento sustenta ainda que, os cidadãos estrangeiros todos do sexo masculino já foram entregues à direcção provincial dos
serviços de migração e estrangeiros (sme) para o seu repatriamento.
Apesar disso, a imigração ilegal à nível da província do Zaire reduziu consideravelmente nos últimos seis meses, segundo afirmou segunda-feira, em Mbanza Kongo, o comandante provincial do Zaire da polícia nacional, Subcomissário Francisco Massota no acto que marcou a passagem do 30º aniversário da criação do Ministério do Interior.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:49 am

Agricultura
Administrador do Sumba convida empresários a investir no sector agro-pecuário
Soyo - O administrador da comuna do Sumba, no Município do Soyo (Zaire), Francisco Nascimento Sumbo, convidou Segunda-Feira os empresários nacionais a investirem no sector agro-pecuário na região, por dispor de recursos hídricos e terra fértil.
Em entrevista à Angop, o responsável disse que a região do Sumba beneficia da drenagem natural das águas do rio Zaire, cuja margem esquerda absorvida pelo território da comuna, apresenta potencialidades para desenvolver-se a cultura do arroz, mandioca, batata doce, feijão, milho, banana e criação de gado.
Destacou, neste âmbito, as localidades de Mpeco, Mbuco, Kinsanga, onde os empreendedores, além da agricultura, podem dedicar-se a pesca continental e a exploração de inertes para a diversificação da dieta alimentar e empregos.
Francisco Nascimento Sumbo lembrou que a agricultura é uma das alternativas apontadas pelo governo Angolano, para contornar a crise económica e financeira mundial.
A aposta no sector agro-pecuário, segundo o administrador Sumba, “é um contributo para o programa da diversificação da economia nacional, numa altura que Angola está em paz e as oportunidades de negócios devem expandir-se nas áreas do país ricas em recursos económicos naturais”.
Referiu que a região do Soyo, onde se situa a comuna da Sumba, poderá constituir um dos melhores mercados de consumo nacional, com a projecção de investimentos de impacto socio-económico como a fábrica de gás liquefeito “Angola LNG”, a construção da auto estrada Luanda/Soyo e a construção da Ponte sobre o rio Zaire, ligando as Províncias do Zaire e Cabinda através do Soyo.
Os recursos turísticos do Wonde-Tari, Mpampa, Ki Mvemba Nzinga, cujas regiões possuem recursos "paradisíacos" com atraentes paisagens naturais, ilhas e nascentes de água boa para engarrafamento (águia mineral), foram indicados como outras vertentes que podem ser exploradas no Sumba.
A comuna do Sumba tem 22 mil habitantes e fica 30 quilómetros a nordeste da cidade petrolífera do Soyo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 03, 2009 10:49 am

Zaire
Maternidade central assiste 1.230 partos em seis meses

Mbanza Kongo - Mil e duzentos partos foram assistidos na maternidade do hospital central do Zaire, de Janeiro a Junho do corrente ano, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, a chefe da sala, Amélia Esperança.
Segundo a responsável, em declarações à Angop em Mbanza Kongo, deste número registou-se 57 nados mortos e duas mortes maternas.
Fez saber que o número de casos de nados mortos registados, deve-se na sua maioria por malária, bem como pela chegada tardia das gestantes à maternidade.
"Uma das causas da morte materno-infantil que temos registado aqui na maternidade, tem a ver também com o incumprimento das consultas pré-natal por parte de algumas gestantes. Porque é através das consultas pré-natal que nós conseguimos diagnosticar o eu estado de saúde e do feto", referiu.
Amélia Esperança aconselhou as grávidas, a ***prirem na íntegra as consultas pré-natal para um parto salutar, tendo apelado às mesmas a se apresentar sempre às unidades sanitárias públicas durante o acto de parto.
A responsável advogou a necessidade da construção de uma maternidade com capacidade maior, já que a actual (com apenas oito camas) revela-se insuficiente para responder a demanda.
A maternidade do hospital central do Zaire funciona com 10 enfermeiros e um médico ginecologista
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 04, 2009 3:14 am

Zaire
Ex-militares reintegrados em unidades de prestação de serviço

M'banza Kongo - Pelo menos 12 ex-militares, associados em grupos de três, foram reintegrados em quatro unidades de prestação de serviços, vocacionadas para recauchutagem, carpintaria e moagem, em M'banza Kongo, província do Zaire.

O facto foi avançado hoje, pelo chefe do serviço provincial do Instituto de Reintegração Social dos Ex-militares no Zaire, José Maria Cesário, que disse ser um projecto realizado no âmbito do programa de reforço à reintegração social dos assistidos.

Referiu que a reintegração iniciou-se este ano, na região, tendo como beneficiários os ex-militares desmobilizados, à luz dos acordos de paz de Bicesse (Portugal) e Lusaka (Zâmbia), subscritos pelo governo e a Unita.

Segundo ainda o responsável, unidades similares serão criadas nos demais municípios da província, ainda este ano. Neste momento decorre o inquérito para a actualização de dados dos beneficiários, nas seis circunscrições locais.

Disse que o instituto, que trabalha com fundos do Orçamento Geral do Estado (OGE) está igualmente engajado localmente na elaboração de novos projectos, a serem encaminhados às instâncias superiores para a avaliação e aprovação.

Dados do “Irsem” nesta região apontam na existência de 371 ex-militares sob o seu controlo no município de M'banza Kongo, desmobilizados a luz dos entendimentos de Bicesse, Lusaka e Luena (Moxico).

Os quatro estabelecimentos de ofícios ora entregues estão localizados nos bairros "Sagrada Esperança, 11 de Novembro, 4 de Fevereiro e Martins Kidito" ao nível desta cidade de M'banza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 06, 2009 12:22 am

Zaire
MPLA preocupado com atraso na execução de projectos de impacto social

Mbanza Kongo - O comité provincial do MPLA do Zaire, reunido sábado, em Mbanza Kongo, na sétima sessão ordinária, mostrou-se preocupado com o atraso na execução de alguns projectos sociais na região, nos domínios da construção civil, água e energia eléctrica.

Segundo o comunicado final do evento, os participantes recomendaram que o partido faça o acompanhamento dos programas em execução.

Solicitaram ainda às entidades competentes para aprovar projectos de impacto social e económico direccionados à província do Zaire, visando corresponder às necessidades da população da região.

A sétima sessão do MPLA decidiu, por outro lado, aumentar o número de membros de 73 para 115, bem como marcou a sua X conferência ordinária de balanço e renovação de mandatos para a primeira quinzena de Outubro.

Os participantes solicitaram às comissões municipais preparatórias que ***pram os princípios definidos para este processo, nomeadamente, renovação e continuidade de mandatos, respeito ao género que esta na ordem dos 30 porcento nas conferências e 10 nos órgãos colegiais.

Os participantes da sétima reunião ordinária do comité provincial do MPLA do Zaire aprovaram uma moção, na qual reconhecem, uma vez mais, as qualidades do presidente do partido na condução dos destinos da nação.

Orientada pelo primeiro secretário do MPLA, Pedro Sebastião, a reunião foi assistida por Afonso Van-dúnem, coordenador do grupo de acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA. do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 07, 2009 1:13 am

Campanha agrícola
Tomboco produz mais de duas mil toneladas de produtos agrícolas

Mbanza Kongo - Duas mil e 151 toneladas de produtos agrícolas foram colhidas no município do Tomboco, província do Zaire, durante a segunda fase da Campanha Agrícola 2008/2009, informou hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, o administrador municipal, Gouveia da Silva Pedro.


Em declarações à Angop, o responsável explicou que dos produtos colhidos destaca-se número, foram colhidas 850 toneladas de abacaxi, 600 de banana, 400 de citrinos, 280 de mandioca, 18 de ginguba e três toneladas de batata-doce.


Precisou que os resultados satisfatórios obtidos nesta segunda fase da campanha agrícola no município do litoral da província devem-se à distribuição atempada e oportuna de "inputs" agrícolas aos camponeses locais aliada ao facto da regularidade das chuvas que o município registou durante o ano.


Gouveia Pedro referiu que para a segunda fase da campanha, o município do Tomboco recebeu da Direcção Provincial da Agricultura, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), entre outros "inputs" agrícolas, cinco toneladas de semente de ginguba e três de feijão macunde, que foram distribuídas em todas as comunas da circunscrição.


Para esta segunda fase, acrescentou, foram desbravados seis mil 173 hectares de terras aráveis que foram distribuídas a 12 mil e 346 famílias camponesas do município do Tomboco.


Contrariamente a segunda fase agrícola, disse a fonte, os resultados da primeira fase não satisfatórios devido à estiagem registada na região, num período de aproximadamente três meses, e que devastou as culturas.


Disse, por outro lado, que para este período seco, a administração municipal recepcionou do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) 331 latas de sementes de hortícolas diversas, visando relançar a actividade na localidade.


A distribuição de "inputs" e instrumentos agrícolas aos camponeses, para o incremento da produção "enquadra-se na estratégia do governo visando o combate à fome e à redução da pobreza no seio das famílias por um lado e, por outro, servem de elementos importantes na reinserção socioeconómica das famílias", pontualizou.


O município do Tomboco é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, milho, gergelim, feijão macunde, batata doce, inhame, ervilha, abacaxi, banana e citrinos os produtos mais cultivados na região.



Com uma extensão de oito mil e 23 quilómetros quadrados, o município do Tomboco tem uma população estimada em 43 mil e 290 habitantes subdivididos em três comunas: Kinzau, Kinsimba e sede.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 08, 2009 3:35 am

Zaire
Sociedade acolhe com agrado proibição de fumar em locais públicos

M'banza Kongo - Médicos, responsáveis de espaços públicos e fumadores da cidade de M'banza Kongo, província do Zaire, consideraram hoje, terça-feira, nesta cidade, de acertada a aprovação pelo governo da lei que proíbe fumar em locais públicos.

Numa ronda efectuada pela Angop, para ouvir algumas reacções relativas à lei, os interlocutores foram unânimes ao afirmarem que com esta medida, os danos causados a terceiros pelo fumo do tabaco vão diminuir, como também estarão reduzidos os perigos que a "nicotina" (derivado tóxico do tabaco) representa para a vida humana.

De acordo com o médico assistente Nsakala Mpasi Iberto, muitas doenças de fórum respiratório e cardiovascular: bronquites, pneumonia, asma e tuberculose são devidas fundamentalmente do uso do tabaco ou cigarro, tendo aconselhado os fumadores a se absterem deste vício.

Por sua vez, Elsa Cláudia Dias da Costa gerente de um restaurante, congratulou-se com a lei, assegurando que no recinto sob sua gestão estão já a ser acauteladas algumas medidas de criação de um espaço reservado aos fumadores.

Para ela, o ideal seria mesmo que a maioria dos clientes que frequentam o seu restaurante deixasse de fumar, para garantirem uma maior qualidade do ar que se respira.

Por sua vez, Simão Neto gerente do hotel "Estrela do Kongo, é de opinião que o facto de os maços de cigarro trazerem consigo uma alerta aos fumadores de que "fumar prejudica a saúde", é mais do que suficiente para uma tomada de consciência sobre os perigos que advêm deste hábito.

Segundo o responsável, já se trabalha para que no seu estabelecimento hoteleiro haja espaços para fumadores.

Para o fumador Álvaro de Jesus, apesar de consumidor de tabaco, considera a medida acertada, já que é uma decisão soberana que os governos adoptem leis que protejam todos os cidadãos.




O decreto-lei que proíbe fumar em locais públicos, aprovado dia 1 deste mês em sessão de Conselho de Ministros, abrangerá todas as instituições públicas, independentemente de ser um serviço de atendimento público ou não.

Com a aprovação pelo órgão colegial, o decreto-lei será encaminhado para a Assembleia Nacional para discussão e aprovação.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 09, 2009 2:38 am

Zaire
Imigrantes ilegais impedidos de entrar no país


Mbanza Kongo – Sete cidadãos estrangeiros foram detidos, no último fim-de-semana, pela Polícia Nacional no Zaire, por terem violado a fronteira de Angola com a República Democrática do Congo (RDC), soube hoje, terça-feira a Angop de fonte oficial.




Uma nota de imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional refere que os imigrantes ilegais, todos da República Democrática do Congo (RDC), penetraram em território nacional através do posto fronteiriço do Luvo, 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo.




O documento sustenta ainda que os referidos cidadãos, sendo uma do sexo feminino, já foram encaminhados à direcção provincial dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) para o seu repatriamento.




Com uma extensão de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire partilha com o Congo Democrático 330 quilómetros de fronteira.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 10, 2009 3:20 am

Visita
Vice-ministro da Juventude trabalha na província do Zaire

Mbanza Kongo - O vice-ministro da Juventude e Desportos, Yaba Alberto, chegou hoje, quinta-feira, à cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, para uma visita de trabalho de 24 horas.

Após a sua chegada, nesta cidade, Yaba Alberto e a delegação que o acompanha mantiveram um encontro de cortesia com o governador local, Pedro Sebastião.

Segundo o programa, o vice-ministro desloca-se ainda à localidade de Kiremos, onde estão a ser construídas casas sociais para a juventude e um centro comunitário.

O programa prevê igualmente visitas ao Museu dos Reis do Kongo, à antiga sé catedral (Kulumbimbi), às obras do centro universitário, bem como a alguns empreendimentos desportivos.

De igual modo, fará visitas às cooperativas juvenis do município sede.

Yaba Alberto desloca-se sexta-feira ao município do Soyo, com o mesmo propósito.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Jul 12, 2009 1:52 am

Zaire
Comandante da Região Naval Norte pede mais esforços




Soyo - O comandante em exercício da Região Naval Norte da Marinha de Guerra Angolana (MGA), contra-almirante Manuel Sieta, exortou sexta-feira, na Base Naval do Soyo, na província do Zaire, os efectivos a redobrar esforços na fiscalização e vigilância das áreas petrolíferas consideradas como "zonas estratégicas do Golfo da Guiné".



Manuel Sieta fez estas declarações, quando discursava no acto comemorativo dos 33 anos (10 de Julho) da existência da Marinha de Guerra Angola, tendo reconhecido a importância do sector petrolífero como uma das principais bases de sustentação da economia do país.



Reconheceu que a exploração petrolífera no mar angolano conheceu nos últimos anos um nível de produção acentuado e antes nunca estimado, acarretando responsabilidades acrescidas na fiscalização das fronteiras marítimas, fluviais e terrestres, por forma a se evitar a pirataria, contrabando.



"Há uma necessidade permanente de se garantir a segurança das instalações petrolíferas e outros pontos estratégicos económicos na plataforma litoral do país", reforçou.



O oficial almirante da MGA revelou alguns casos de roubo de painéis solares registados na áreas de produção petrolífera da "Chevron", no Malongo, província de Cabinda, como um claro exemplo de sabotagem, obrigando o ramo das Forças Armadas ao estrito ***primento das suas missões operativas.



O administrador municipal do Soyo, Manuel António, destacou o papel fundamental da MGA ao longo da sua trajectória na fiscalização e segurança das fronteiras marítimas e fluviais, bem como no combate à imigração ilegal, buscas e salvamento de vidas e não só.



Manuel António solicitou a observância permanente de colaboração entre os efectivos da MGA, Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e Polícia de Fronteiras, para que seja permanente a busca de soluções que visa desencorajar a entrada ilegal de estrangeiros no país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Próximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron