NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 08, 2009 1:25 am

Zaire
Polícia desmantela grupo de marginais no Kuimba
Mbanza Kongo
- Um grupo de supostos marginais que se dedicava a furtos e roubos de telefones foi desmantelado, nos últimos sete dias, pela Polícia Nacional, no município do Kuimba, província do Zaire, refere uma nota da corporação entregue hoje (segunda-feira) à Angop, em Mbanza Kongo.
Denominado "Bolão Sa****", o grupo chefiado por Govanio Francisco "Cabelo mau", de 24 anos, era composto por 10 elementos e praticava acções nos bairros periféricos da sede municipal do Kuimba.
Segundo ainda o informe policial, durante o período em análise o Comando Provincial da Polícia Nacional registou 32 crimes de natureza diversa, mais um em relação a igual período anterior, tendo sido detidos 18 presumíveis autores.
As ofensas corporais graves e simples, especulação, violação sexual de menor, homicídio, condução ilegal, atentado ao pudor, cárcere privado, tentativa de homicídio, exercício ilegal de actividade farmacéutica e posse e uso de estupefaciente (liamba) foram os crimes mais cometidos.
Os municípios do Soyo e Mbanza Kongo com 10 e nove casos cada, foram os mais afectados, seguindo-se os do Nzeto e Kuimba com seis e cinco delitos, respectivamente.
No capítulo da viação, sublinha ainda o documento, foram registados sete cidentes que causaram um morto e dois feridos.
O excesso de velocidade e a falta de destreza por parte de alguns automobilistas são apontadas como as principais causas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 10, 2009 2:50 am


Zaire
Grupo empresarial entrega donativos a crianças desfavorecidas


M'banza-Kongo - A empresa de engenharia e construção alemã Gauff Engineering entrega, dia 21 de Dezembro, em M'banza-Kongo, província do Zaire, uma doação às crianças internadas no Centro de Acolhimento "Frei Georgi Zullianelo".
Segundo nota oficial da instituição enviada hoje à Angop, o grupo empresarial pretende empenhar-se também, de forma regular, as diferentes tarefas sociais, como acontece nos países onde está representada.
Informa que, para o início das acções de caridade àquele centro, é aguardado, nos próximos dias, nesta cidade, o vice-director e coordenador de projectos de infra-estruturas da GAUFF Engineering em Angola, Bernhard Streit, que fará a entrega do primeiro donativo, cuja composição não foi especificada.
O Centro Infantil "Frei Georgi Zullianelo" passou a esta denominação em 2006, em memória ao padre capuchinho italiano com o mesmo nome, falecido no acidente de aviação da aeronave da TAAG ocorrido no mesmo ano no Aeródromo de M'banza-Kongo.
O lar, que se denominava "Centro Infantil Santa", funciona desde o ano de 2000 e acolhe actualmente mais de 45 crianças acusadas de práticas de feitiçaria pelos seus parentes.
A nota realça ainda a contribuição desta empresa em outros projectos sociais em África e particularmente em Angola, onde o consórcio "GAUFF STIFTUNG", um ramo da mesma firma criada em 2008 e vocacionada para acções sociais, patrocina também o Lar São José, a Casa dos Rapazes, administrado pelo Bispo Emílio, no Uíge
No âmbito da sua acção social, o grupo procedeu já a entrega de ambulâncias ao Ministério da Saúde.
A Gauff Engineering actua no ramo de Engenharia e Construção e está engajada em vários projectos de construção de estradas e de abastecimento de água a nível mundial.
Está actualmente envolvida em 8 diferentes projectos em Angola, incluindo a fiscalização das obras de reabilitação da estrada Nzeto/ M'banza-Kongo, a cargo de uma empresa chinesa.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 11, 2009 2:08 am

Zaire
Militantes do MPLA congratulados pela recondução de José Eduardo dos Santos


M'banza Kongo
– Os militantes do MPLA no município de M'banza Kongo, província do Zaire, congratularam-se hoje, quinta-feira, nesta localidade, pela recondução de José Eduardo dos Santos ao cargo de Presidente do partido, durante os trabalhos do VI Congresso, que encerrou esta manhã, em Luanda.
O facto foi manifestado pelo primeiro secretário municipal em exercício, Paulino Nzuzi, que falava no acto local alusivo ao 53º aniversário da fundação do MPLA, que hoje se assinala em todo o país.
Reconheceu, na ocasião, o empenho e dedicação de José Eduardo dos Santos à frente dos destinos do seu partido e da nação, afirmando que o VI Congresso produziu recomendações que galvanizarão a acção do seu partido e do governo.
Segundo o político, o conclave do partido dos camaradas traçou ainda balizas que permitirão o reforço da confiança da população ao MPLA, à sua causa e ao seu líder, José Eduardo dos Santos.
Referindo-se ao processo constituinte em curso no país, apelou para uma maior participação dos seus militantes nos debates em torno das três propostas avançadas pela comissão constitucional da Assembleia Nacional.
Pediu, igualmente, o empenho da massa militante nas tarefas que visam o crescimento quantitativo e qualitativo da sua força política ao nível local.
A JMPLA, organização juvenil do partido no poder em Angola, também endereçou uma mensagem de felicitação ao presidente do partido José Eduardo dos Santos, pela sua reeleição, bem como se solidarizou pelas recomendações saídas do seu VI Congresso.
Alguns grupos de dança tradicional, uma banda musical e demonstrações de modalidades de combate animaram o acto municipal alusivo ao 10 de Dezembro, presenciado por militantes da Comuna do Nkiende, de M'banza-Kongo, membros do governo provincial e da administração municipal e pela população local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 14, 2009 2:18 am


Zaire
Detidos 16 presumíveis autores de crimes diversos


Mbanza-Kongo - Dezasseis presumíveis autores de 29 crimes de natureza diversa registados na província do Zaire, nos últimos sete dias, foram detidos pelo Comando local da Polícia Nacional.
Os detidos, de acordo com nota da corporação enviada hoje à Angop, todos maiores de 18 anos de idade, são acusados de cometerem crimes de ofensas corporais, especulação, burla, furto, danos materiais, homicídio, posse e uso de estupefaciente, vulgo liamba.
A polícia sustenta que durante o período em análise se registou na província uma diminuição de dois delitos em comparação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos todos, correspondendo a uma operatividade na ordem dos cem porcento.
Os crimes registaram-se nos municípios de Mbanza-Kongo, Soyo, Tomboco, Nzeto, Kuimba e Nóqui.
No capítulo da viação e trânsito foram registados cinco acidentes que causaram 4 feridos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 15, 2009 3:17 am

Zaire
Tribunal condena cidadão a 21 anos de prisão por homicídio qualificado

Mbanza Kongo
- O Tribunal Provincial do Zaire condenou hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo a 21 anos de prisão maior, Makubikua Manuel, de 22 anos de idade, por ter morto em Novembro do ano passado, no município do Soyo, o sub-gerente do Banco Sol, por asfixia.
"Tudo visto e ponderado, discutida a causa resultou provado que a data dos factos, Makubikua Manuel, também conhecido por "Tata" era amigo de Francisco André Maria e de José Pedro António (dois co-réus que se encontram foragidos), residentes antes no Soyo, mataram por asfixia aquele que em vida se chamou, Marcelino dos Santos Vela", declarou o juiz presidente do tribunal local, Eugénio Domingos na leitura da sentença.
De acordo com o magistrado, tudo aconteceu no dia 29 de Novembro do ano transacto, quando os três réus, imbuídos de um plano maléfico previamente concebido deslocaram-se da cidade do Soyo para a praia do Ki***ene, que dista a cerca de 15 quilómetros da sede municipal.
"Todavia, cinco minutos depois da chegada da vítima ao local acompanhado por uma amiga, os três réus apareceram na praia, empunhando uma arma de fogo do tipo akm, um rôlo de fita cola e fios de atadores, na ocasião atacaram a vítima, tendo-o agredido fisicamente até ao ponto de ficar inconsciente", explicou.
Depois desta agressão física, acrescentou o juiz presidente do tribunal provincial, os acusados amararam os membros superiores e inferiores da vitima, tendo depois lhe tapado a boca e as fossas nasais com o rôlo de vita cola, cobrindo-lhe toda a cabeça.
Eugénio Domingos explicou que depois desta bárbara acção, atiraram-lhe para a porta-bagagem da sua própria viatura de marca toyota rav-4, tendo sido depois levado pelos meliantes até à localidade das 12 pontes, no troço rodoviário Soyo/Tomboco, local onde o atiraram no chão.
"No dia 02 de Dezembro do mesmo ano, foi encontrado o corpo de Marcelino dos Santos Vela já em estado avançado de putrefacção", sublinhou.
O réu foi ainda condenado a pagar 35 mil Kwanzas de taxa de justiça, 500 mil Kwanzas de indemnização a favor da família da vítima e 14 mil dólares americanos de indemnização da viatura roubada.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 16, 2009 4:05 am

Zaire
Mais de mil filhos de camponeses recebem presentes de Natal


Soyo
– Mil e cem filhos de camponeses receberam, no último fim-de-semana, na vila do Tomboco, província do Zaire, brinquedos diversos e outras ofertas, no quadro do Natal dos petizes da localidade, numa iniciativa privada dos grupos empresariais do comércio "Amejac" e "Vumpa-kia-Nsambi".
De acordo com o gerente da "Amejac", José Nkai, durante a cerimónia que, decorreu no recinto de jogos do município do Tomboco, as crianças foram brindadas com uma
tarde musical, onde dançaram, cantaram e ouviram várias mensagens de encorajamento.
José Nkai realçou, na ocasião, que o gesto das duas organizações comerciais é uma forma das empresas contribuírem na solução dos diversos problemas que a criança tem enfrentado.
O empresário pediu aos encarregados de educação no sentido de dedicarem melhor atenção aos direitos da criança, consagrados na declaração universal das Nações Unidas, e renunciarem todas as formas de descriminação.
Em nome das crianças, o administrador em exercício do município do Tomboco, Pedro Sessa, agradeceu o gesto das empresas e reiterou a necessidade de se dar melhor tratamento aos petizes.
Acrescentou que o programa do Governo, no âmbito social, reserva com prioridade o privilégio à criança e todos os gestos da sociedade em prol do seu bem-estar é bem vindo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 17, 2009 4:33 am

Zaire
ENE garante melhorar fornecimento de energia


Mbanza Kongo
– A Empresa Nacional de Electricidade (ENE) na província do Zaire está a trabalhar na melhoria do fornecimento de energia, através da execução de projectos de substituição de cabos e de reabilitação postes de transformação e aparelhos contadores.
De acordo com o responsável da empresa no Zaire, Rui Bastos, que falava hoje à Angop, reabilitação de vulto será feita nos Bairros "Álvaro Buta e Martins Kidito", onde serão necessários a substituição da rede obsoleta.
Por outro lado, mostrou-se insatisfeito pelo facto dos consumidores, num universo de 400 clientes, não procurarem honrar os seus compromissos.
A Empresa Nacional de Electricidade começou a operar nesta região desde o primeiro trimestre de 2008 e está representada apenas na cidade de Mbanza Kongo.
A central eléctrica da cidade de Mbanza Kongo conta actualmente com três grupos geradores com capacidade instalada de 6,9 megawatts, mas por problemas técnicos apenas fornece 1,6 megawatts.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Dez 18, 2009 1:42 am

Zaire
Grávidas recebem mosquiteiros tratados no Tomboco


Mbanza Kongo
- Cerca de dois mil e 100 mosquiteiros impregnados com insecticida estão a ser distribuídos desde o princípio deste mês, no município do Tomboco, província do Zaire, pelas autoridades sanitárias locais, à mulheres grávidas.
O chefe da repartição municipal da Saúde no Tomboco, Francisco Pedro, que revelou o facto à Angop, disse que a estratégia do departamento provincial da Saúde Pública e Controlo das Endemias, beneficia também crianças menores de cinco anos e visa combater a malária no seio das comunidades.
Explicou que dos 2 mil e 100 mosquiteiros recebidos, mil estão a ser distribuídos na sede municipal do Tomboco, ao passo que os restantes foram enviados para as comunas de Kinsimba e Kinzau.
Fez saber que a distribuição está a ser feita em diversas unidades sanitárias públicas da região, bem como nos centros de pesagem de menores.
O município do Tomboco dista a 150 quilómetros a este da cidade de Mbanza Kongo, a capital da província do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Dez 21, 2009 2:45 am

Zaire
Recolhidas propostas para a futura Constituição


Mbanza Kongo
- Membros de vários extractos da sociedade angolana no Zaire participaram hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, num encontro para recolha de propostas destinadas à futura constituição do país.
Organizado pela Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, o evento foi presidido pelo deputado Diógenes de Oliveira, que submeteu antes das intervenções dos participantes os três projectos (A, B e C), "presidencialista, semi-presidencialista e presidencialista-parlamentar", respectivamente, propostos para o debate público.
A iniciativa visa reunir subsídios que irão conformar a futura lei magna do país, que se espera seja abrangente e consensual e que responda os verdadeiros anseios da população angolana.
Participaram neste encontro representantes da sociedade civil, entre religiosos, autoridades tradicionais, de organizações não governamentais, bem como membros do governo local, funcionários públicos, representantes dos órgãos de defesa, segurança e ordem interna, académicos, estudantes, entre outros.
O encontro decorreu no anfiteatro da Escola Superior Politécnica desta cidade, afecta à nova Universidade denominada "11 de Novembro", que atende esta região e a província de Cabinda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Dez 23, 2009 3:45 am

Zaire
Anunciada criação de parques infantis


Mbanza Kongo
- O governador provincial do Zaire, Pedro Sebastião, anunciou hoje, nesta cidade, a criação, nos próximos meses, no município de Mbanza Kongo, de parques infantis para facilitar a actividade infantil das crianças, principalmente nos momentos de lazer e de festa.
O governador teceu estas considerações no acto de celebração do natal antecipado para crianças com necessidades especiais, incluindo as provenientes da República Democrática do Congo, que contou com a participação de cerca de 500 crianças.
"A criação nos próximos tempos de parques infantis no município sede consta do leque das acções que o governo provincial, através da administração municipal de Mbanza Kongo, vai implementar, para o bem-estar das nossas crianças", garantiu.
De acordo com o governante, a presença nesta festa de natal de crianças expulsas da República Democrática do Congo significa um gesto de solidariedade do governo local para com essas crianças, por um lado e por outro, estimulá-las no sentido de esquecerem os momentos difíceis vividos durante o repatriamento compulsivo.
O acto foi marcado ainda com um lanche de confraternização, declamação de poesias e danças por parte das crianças.
Assistiram a cerimónia, membros do governo provincial, representantes de partidos políticos, entidades religiosas e tradicionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Dez 29, 2009 1:32 am

Zaire
Reafirmada construção do novo hospital


M'banza Kongo – O governador do Zaire, Pedro Sebastião, reafirmou hoje, segunda-feira, em M'banza Kongo, o início da construção de um novo hospital provincial na região, no próximo ano de 2010.

O governante, que falava na cerimónia de ***primentos de fim de ano dos membros do seu pelouro e da sociedade civil local, disse que o próximo ano será de muitas exigências, em que cada um dos membros do governo provincial será chamado a dar a sua contribuição, para o ***primento do programa do executivo, preconizado para este período.
Reafirmou ainda, a intenção de se arrancar com o ensino superior na província em 2010, concluídas que estão as obras de construção e apetrechamento da Escola Superior Politécnica de M'banza Kongo.
A referida instituição superior é afecta à nova universidade pública denominada “11 de Novembro”, que engloba também a província de Cabinda.
Pedro Sebastião disse ainda que importantes avanços serão registados nas obras de reabilitação da estrada nacional M'banza Kongo/ Luanda, de responsabilidade do governo central, e cuja execução iniciou há sensivelmente dois anos, a cargo de uma empreiteira chinesa.
Reconheceu, por outro lado, o empenho da sua equipa governamental durante 2009 em que, apesar dos efeitos da crise económica e financeira, se tornou possível a implementação de uma série de projectos sociais destinados à população da região.
Enalteceu ainda o sacrifício e dedicação dos membros do seu executivo, sociedade civil e sobretudo, do presidente da República José Eduardo dos Santos, na assistência e reintegração dos milhares de compatriotas expulsos da vizinha República Democrática do Congo.
Segundo disse, a pronta intervenção das entidades angolanas evitou que a situação humanitária dos regressados da RDC se tornasse mais “grave e penosa”.
Sublinhou igualmente a corrente de solidariedade dos cidadãos para com os regressados que, desprovidos de tudo, chegaram ao país para iniciarem uma nova vida.
Terminou apelando para a necessidade de se incutir na mente dos membros do seu governo e colaboradores directos uma atitude de confiança, espírito de entreajuda e um forte sentido de responsabilidade para a superação dos desafios futuros.
Estiveram presentes na cerimónia, que decorreu no palácio do governo local, directores e responsáveis dos vários sectores públicos da província, representantes de partidos políticos, de igrejas reconhecidas, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Dez 31, 2009 1:24 am

[size=150]Zaire
SME repatriam mais de seis mil estrangeiros ilegais em 2009[/size]

Mbanza Kongo
Imagem - Seis mil e 146 estrangeiros de diferentes nacionalidades foram repatriados de Janeiro a Dezembro deste ano, pelos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Os dados foram revelados hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, pelo delegado provincial do interior no Zaire, Francisco Massota, quando recebia ***primentos de fim de ano por parte de membros do conselho consultivo e trabalhadores da delegação do interior na região
De acordo com o delegado do interior, do número de imigrantes ilegais detidos e repatriados ao longo do ano em diversas localidades fronteiriças da província do Zaire, maior incidência vai para cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) e oeste
africanos.
No que refere a criminalidade, Francisco Massota informou que durante o período em análise, a delegação provincial do interior no Zaire registou 1.232 crimes de natureza diversa.
Dos delitos notificados destacam-se 134 contra ordem e tranquilidade públicas, 440 contra propriedade, 570 contra as pessoas e 88 de índole económica, tendo sido esclarecidos 1.205, o que corresponde a uma operatividade na ordem dos 99 porcento.
Acrescentou ainda que, no cometimento destes crimes a polícia nacional deteve 1.020 presumíveis autores, dos quais 1.006 cidadãos nacionais e 14 estrangeiros da República Democrática do Congo.
No domínio da viação e trânsito, disse, foram registados na província 241 acidentes que resultaram em 47 mortes e 234 feridos, com danos materiais avaliados em cerca de 59 milhões de Kwanzas.
Segundo o responsável no próximo ano, a delegação do interior vai redobrar a sua acção no que concerne ao combate a delinquência e a imigração ilegal, bem como a construção de mais infra-estruturas para garantir o normal funcionamento dos órgãos do Ministério do Interior na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 04, 2010 2:53 pm

Zaire
Bairro Martins Kiditu em Mbanza Kongo ganha posto de saúde


Mbanza Kongo
- Um posto de saúde com capacidade para atender 40 pacientes/dia foi inaugurado hoje, segunda-feira, no bairro Martins Kiditu, periferia da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito das comemorações alusivas ao 4 de Janeiro, dia dos mártires da repressão colonial.
Orçadas em cerca de três milhões de kwanzas, as obras de construção desta infra-estrutura sanitária estiveram a cargo da empresa "Organizações Nkenge Muabi" e duraram mais de seis meses.
Enquadrado no programa de intervenção municipal (pim), o empreendimento hospitalar apetrechado com equipamentos modernos, comporta entre outros serviços, uma farmácia, sala de observação e de espera, consultório médico e uma sala de tratamento.
No acto inaugural, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Ângelo dos Passos disse que a entrada em funcionamento deste posto de saúde vai descongestionar o actual hospital municipal no que refere ao atendimento de pacientes que acorrem àquela unidade sanitária para o seu tratamento.
O administrador pediu na ocasião, aos moradores do Bairro Martins Kiditu no sentido de conservarem o empreendimento sanitário, para que o mesmo possa também vir beneficiar às gerações vindouras.
"A partir de agora, os moradores deste bairro vão deixar de percorrer distâncias para receber assistência médica e medicamentosa. Por isso, todos são chamados a denunciar os vândalos", sublinhou.
O acto provincial alusivo ao dia dos mártires da repressão colonial à nível da província do Zaire, decorre na sede municipal do Kuimba, em cerimónia presidida pelo vice-governador para a organização e serviços técnicos, Rogério Eduardo Zabila.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 06, 2010 12:26 pm

População conta com novo centro médico

Os moradores do bairro Martins Kidito, periferia da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, ganharam um novo posto de saúde, inaugurado ontem, pelo administrador municipal, Ângelo dos Passos, à margem do acto político comemorativo do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial.
Concebida no âmbito do Plano de Intervenção Municipal, a infra-estrutura sanitária possui compartimentos que incluem uma sala de espera, sala de observação, sala de tratamento, consultório médico e farmácia.
Três milhões de kwanzas foram investidos no empreendimento, cujas obras duraram mais de seis meses e estiveram a cargo da empreiteira Nkenge Muabi.
A assistência médica vai ser garantida por dois enfermeiros, que vão atender 30 a 40 doentes por dia.
O administrador municipal de Mbanza Congo, Ângelo dos Passos, referiu que o surgimento de mais um posto de saúde na periferia da cidade Mbanza-Congo visa aproximar os serviços de saúde à população e acabar com o congestionamento do hospital municipal. Apelou ainda aos moradores do bairro Martins Kidito no sentido de velarem pela conservação da infra-estrutura colocada à sua disposição.
Para o soba do bairro Martins Kidito, Álvaro George, a inauguração do posto de saúde constitui valia para a zona, uma vez que vai contribuir para melhorar a prestação dos primeiros socorros. Os moradores da zona 4 do bairro Martins Kidito vivem sérios problemas de acesso à energia eléctrica e água potável, o que cria um ambiente desolador, segundo o soba do bairro.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:23 am

Angola LNG está solidária com os regressados da RDC
Um donativo composto por produtos alimentares e higiénicos, foi entregue, no passado dia 6, a 30 famílias angolanas constituídas por 108 membros regressados da República Democrática do Congo (RDC).
O donativo foi entregue à comunidade angolana expulsa da RDC pela empresa de exploração do projecto Angola LNG, que vai produzir gás natural liquefeito.
Constam do lote de produtos ofertados 50 sacos de arroz, igual quantidade em caixas de óleo vegetal, caixas de massa alimentar e sacos de fuba de milho, conservas, massa de tomate, barras de sabão e detergentes.
O oficial de ligação com as comunidades de Angola LNG, Daniel Vemba, referiu que a oferta à instituição junta-se ao esforço do governo para minimizar a carência alimentar, bem como demonstrar a solidariedade para com os compatriotas expulsos da RDC.
O vice – governador do Zaire para a Esfera Económica e Social, Francisco Komba, agradeceu o gesto solidário, classificando-o como uma manifestação clara do apoio que Angola LNG está a prestar às comunidades da província.
De acordo com a direcção provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social no Zaire, a existência, até ao momento, de cidadãos nacionais em acampamento, decorre do facto de não terem sido ainda localizados os seus familiares, com vista a que estes facilitem o seu processo de reintegração social na região.
Os cidadãos nacionais estão acampados no perímetro adjacente à aldeia de Mbanza Magina, a cinco quilómetros da cidade de Mbanza – Congo, província do Zaire.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron