NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jan 09, 2010 8:28 am

Obras de pormenor na pista de Mbanza Congo
Imagem
Trabalhos no aeroporto vão permitir a aterrissagem de aviões de grande porte

As obras de reabilitação e ampliação da pista do aeródromo de Mbanza Congo, província do Zaire, estão paralisadas desde Julho último, devido aos reajustamentos das dimensões definidas no projecto pré-concebido que se encontram desfazadas.
O responsável da Empresa Nacional de Navegação Aérea em Mbanza – Congo (ENANA), Alberto Lito, precisou que a pista vai ser estendida por mais dois mil metros, contra os actuais 1.800 de comprimento, assim como irá ser alargada para 60 metros, mais de 30 metros em relação à largura actual.
Segundo Alberto Lito, a ENANA pretende, com esta empreitada inserida no plano nacional da reestruturação e modernização das infra-estruturas aeroportuárias, garantir uma pista que ofereça condições de segurança, independentemente de ainda ser de carácter provisório.
“O empreiteiro pediu-nos um tempo para organizar o material que vai ser a posteriormente aplicado na obra e avaliado pelo fiscal. Daqui a duas semanas, as obras vão recomeçar ”, disse Alberto Lito.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 09, 2010 11:41 am

09-01-2010 5:43

CAN2010
Dirigente desportivo apela jovens a evitarem excesso do alcóol


Mbanza-Kongo
- O director provincial da juventude e desportos no Zaire, Manuel Katendi, apelou sexta-feira, em Mbanza-Kongo, aos jovens no sentido de não excederem ao uso do álcool durante o campeonato africano das nações "Orange-Angola2010", que inicia domingo.
Em declaações à Angop, o responsável assegurou que durante a prova continental, o povo angolano em geral, e a juventude em particular, deve mostrar ao continente africano e ao mundo o civismo que sempre lhe caracterizou para o sucesso da taça.
Para isso, instou a juventude no sentido de respeitarem tudo quanto for estipulado pelas autoridades policiais para uma realização exitosa da 27ª edição da taça africana das nações "Orange-Angola 2010".
"Às vezes, a euforia excessiva traz sempre emoções tristes quando, sobretudo, é acompanhada por ingestão de bebidas alcoólicas", observou.
Disse por outro lado que o governo provincial vai instalar telas gigantes e televisores comunitários em todas as sedes municipais e comunais da região para facilitar a população assistir aos jogos do campeonato africano das nações.
Paralelamente a isso, disse, o governo provincial colocou nas principais artérias das sedes municipais e comunais, materiais de propaganda sobre o CAN.
Disse acreditar na vitória da selecção nacional no jogo de abertura diante do Mali, a realizar-se domingo no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
"Ao jogarmos em casa e com o apoio de todos nós acredito que a nossa selecção sairá vencedora neste jogo de abertura", vaticinou.
Duzentos e 50 excurcionistas da província do Zaire, partiram sexta-feira para as cidades de Luanda e Cabinda em apoio à prova.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 11, 2010 2:14 pm

11-01-2010 11:50

Zaire
Aulas na Escola Superior Politécnica iniciam com 225 estudantes


Mbanza Kongo
- Duzentos e vinte e cinco estudantes vão, neste primeiro ano lectivo, frequentar aulas na Escola Superior Politécnica de Mbanza Kongo, província do Zaire, informou neste fim de semana, nesta cidade, o reitor da Universidade Onze de Novembro (UON), Kianvu Tamo.
Falando em conferência de imprensa, o reitor garantiu existir condições materiais e humanas para o arranque, em Março próximo, das aulas na referida instituição de ensino superior, cujo processo de inscrição de candidatos começa nesta segunda-feira.
Kianvu Tamo assegurou que, numa primeira fase, a Escola Superior Politécnica de Mbanza Kongo vai ministrar cursos de gestão de empresas, matemática, psicologia, química e física, com um corpo docente a ser assegurado por professores nacionais e estrangeiros.
Explicou ainda que das 225 vagas disponíveis neste ano lectivo, 120 são para os cursos de psicologia e gestão de empresas e 105 de matemática, química e física.
"A nível da Secretaria do Estado para o Ensino Superior, foram contratados 16 professores cubanos que terão estatuto de residentes. Mas, a nível da Universidade 11 de Novembro temos também professores que virão para auxiliar diferentes cursos que serão ministrados nesta instituição", sublinhou.
Fez saber que, para além desses docentes, a sua instituição vai também recrutar quadros superiores locais com a agregação pedagógica comprovada, visando garantir o normal funcionamento da escola.
Kianvu Tamo informou que depois do processo de inscrição de candidatos que se estenderá até ao próximo dia 23 do mês em curso, seguir-se-á o de prova de aptidão para o apuramento e selecção dos concorrentes.
A escola Superior Politécnica de Mbanza Kongo possui, entre outros compartimentos, oito salas de aulas, uma biblioteca e um anfiteatro com capacidade para mais de 300 pessoas. No local estão a ser erguidas residências para os docentes.
Integram a Univerisdade 11 de Novembro, as províncias do Zaire e Cabinda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jan 12, 2010 4:18 pm

12-01-2010 11:25

Zaire
Projecto agrícola de Mbanza Mazina beneficia regressados da RDC


Mbanza Kongo
- Um projecto agrícola para apoiar angolanos provenientes da República Democrática do Congo está a ser implementado, desde Novembro último, na localidade de Mbanza Mazina, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Em declarações hoje à Angop, o director provincial da agricultura no Zaire, Paixão Esteves, assegurou que o projecto beneficia 30 famílias.
De acordo com o responsável, foram já desbravados na referida localidade, pela Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro), 10 hectares de terras que estão a ser distribuídos aos beneficiários.
Segundo o director, além da concessão de terrenos, o sector da agricultura na região procedeu também à distribuição de sementes e instrumentos de trabalho para o sucesso da campanha agrícola.
Dos “in puts” distribuídos, destacam-se enxadas europeias e tradicionais, catanas, limas e sementes de milho, ginguba e feijão macunde.
"A província do Zaire é produtora de mandioca, daí a chegada, para breve, de variedades de estacas de mandioca que serão distribuídas às famílias camponesas", sublinhou.
A localidade de Mbanza Mazina dista a cinco quilómetros a sudeste de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 14, 2010 3:34 pm

Balanço
Serviço de Bombeiros no Zaire remove 48 cadáveres em doze meses


Mbanza Kongo
- Quarenta e oito cadáveres foram removidos, de Janeiro a Dezembro do ano passado, pelo Serviço de Bombeiros na província do Zaire, refere uma nota de imprensa enviada hoje, quarta-feira, à Angop, em Mbanza Kongo.
Segundo o documento, que não faz menção de casos registados em período anterior, das vítimas, duas morreram por enforcamento, 18 por afogamento e 28 por morte diversa, tendo sido efectuado 52 intervenções de socorro à pessoas que se encontravam em perigo de vida em todos os municípios da província.
Durante o período em análise, indica a nota, o Serviço de Bombeiros no Zaire registou 50 incêndios de pequena e média proporção, dos quais 39 no município do Soyo, nove em Mbanza Kongo, um no Nóqui e igual número no município do Nzeto.
Sublinha que na deflagração destes incêndios, duas pessoas perderam a vida e houve danos materiais avaliados em mais de oito milhões de kwanzas.
Os incêndios tiveram como causas curto-circuito, negligência e fogo posto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 16, 2010 4:59 pm

Zaire
Autoridades sanitárias notificam mais de mil casos de tuberculose em 2009

Mbanza Kongo
- Mil e trezentos e 39 casos de tuberculose foram notificados de Janeiro a Dezembro do ano transacto, pelas autoridades sanitárias da província do Zaire, revelou hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, o supervisor do programa de luta contra essa doença, António Casimiro Saldanha.
Em declarações à Angop, a fonte sublinhou que, do número de casos de tuberculose diagnosticados na região, oito terminaram em óbitos.
Disse ter havido um aumento de 79 casos com relação a igual período anterior, sendo a mais afectada a faixa etária dos 15 aos 65 anos de idades afectada.
"O aumento de casos de tuberculose na nossa província tem, num lado, a ver com incumprimento do tratamento por parte de alguns pacientes, por isso, este ano, vamos introduzir algumas medidas que visam reduzir os casos", precisou.
Entre as medidas a serem introduzidas em todas as unidades de diagnóstico, António Saldanha referiu que o sector vai recorrer ao tratamento ambulatório, obrigando o doente a tomar os fármacos na presença do técnico de saúde, para se evitar actos de abandono.
Mbanza Kongo e Soyo, com 638 e 409 casos, respectivamente, foram os mais afectados seguidos pelos municípios do Nzeto e Nóqui, com 164 e 47 casos por cada circunscrição.
Para os municípios do Tomboco e Kuimba, o supervisor do programa de luta contra a tuberculose disse terem sido notificados 44 e 37 casos, respectivamente.
A província do Zaire dispõe de unidades de diagnóstico e tratamento de tuberculose em todos os municípios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 18, 2010 1:10 am

Zaire
Polícia desmantela grupo de marginais em Mbanza Kongo


Mbanza Kongo
- Um grupo de supostos marginais que se dedicava a assaltos de residências no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi desmantelado esta semana pela Polícia Nacional.
Um nota de imprensa enviada hoje, sexta-feira, à Angop, sublinha que o grupo denominado "Bala" era composto por três elementos e dedicava-se, sobretudo, ao roubo e furto de electrodomésticos.
O grupo, chefiado por Pedro Mendes, mais conhecido por "bala", era integrado pelos cidadãos Nsimba Bernardo e Ambrósio Monteiro Costa, todos maiores de 18 anos de idade.
Durante a micro-operação, sustenta ainda a nota, a Polícia Nacional recuperou diversos meios que se encontravam em posse dos marginais, designadamente uma motorizada, dois quilogramas de liamba, um colchão, igual número de gerador e 220 discos áudios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 21, 2010 4:12 pm

21-01-2010 11:41

Zaire
Mais de 23 mil regressados da RDC recebem instrumentos de trabalho


Mbanza Kongo
– Um projecto de distribuição de instrumentos de trabalho e sementes, a angolanos provenientes da República Democrática do Congo, está a ser implementado, desde Novembro do ano transacto, pela direcção provincial do Zaire da
Agricultura.
Em declarações hoje à Angop, o director provincial da Agricultura no Zaire, Paixão Esteves, disse que, até agora, o projecto já abrangeu 23 mil e 466 famílias camponesas, reassentadas em diversas localidades da província.
Informou que cada família camponesa recebeu um kit composto por enxadas, catanas, limas e sementes de ginguba, milho e feijão, para o fomento da actividade agrícola.
Além da distribuição de “in puts” agrícolas, o governo local, através da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro), está também a desbravar hectares de terras aráveis para estas famílias.
Sem precisar o número de hectares de terras já preparados, Paixão Esteves referiu que o projecto está a ser executado em todos os municípios da região, principalmente naqueles que acolhem o maior número de angolanos expulsos da RD Congo.
Dos seis municípios da província do Zaire, cinco acolhem regressados provenientes da RDC, designadamente Mbanza Kongo, Soyo, Tomboco, Nóqui e Kuimba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jan 25, 2010 2:42 pm

25-01-2010 12:27

Zaire
Polícia económica regista quarenta e quatro infracções comerciais

Mbanza Kongo
- Quarenta e quatro infracções comerciais foram registadas, nos últimos sete dias, pela polícia económica na província do Zaire, durante 14 visitas de fiscalização realizadas em diversos estabelecimentos comerciais da região, soube a Angop.
De acordo com o relatório semanal da polícia a que a Angop teve hoje acesso, em Mbanza Kongo, das infracções destacam-se a falta de boletins de sanidade, indumentária, conservação de produtos, higiene e exercício irregular de actividades económicas.
Durante o período em análise, a polícia económica no Zaire registou um aumento de quatro infracções comerciais em relação ao período anterior.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jan 27, 2010 4:28 pm

27-01-2010 16:20

Zaire
Mais de 700 candidatos concorrem para 225 vagas na Escola Superior Politécnica

Mbanza Kongo
– Setecentos e quatro candidatos concorrem para 225 vagas disponíveis, neste ano lectivo, na Escola Superior Politécnica de Mbanza-Kongo, província do Zaire, cujas aulas arrancam em Março do ano em curso.
Segundo um edital da referida instituição que à Angop teve acesso hoje, para os cursos de psicologia e gestão de empresas foram inscritos 546 candidatos, ao passo que para matemática, física e química foram registados 158 concorrentes.
Indica que para os cursos de psicologia e gestão de empresas, a reitoria da Universidade 11 de Novembro (UON) colocou à disposição dos candidatos 120 vagas, sendo 60 para cada curso, enquanto para as especialidades de matemática, física e química estão disponíveis 105 vagas.
Fonte da referida instituição disse à Angop que a reitoria da Universidade 11 de Novembro pretende, ao longo do ano lectivo, introduzir curso pós laboral, para facilitar àqueles candidatos com estatuto de trabalhador-estudante, num lado e, por outro, criar mais vagas para a inserção de mais estudantes.
A Escola Superior Politécnica de Mbanza-Kongo vai, neste primeiro ano lectivo, funcionar com oito salas de aula, uma biblioteca e um anfiteatro, com capacidade para mais de 300 pessoas.
O reitor da Universidade 11 de Novembro, Kianvu Tamo, garantiu no princípio deste mês de Janeiro, na cidade de Mbanza Kongo, que as aulas na Escola Superior Politécnica serão asseguradas por um corpo docente composto por professores nacionais e estrangeiros, com maior realce para os cubanos.
Integram a Universidade 11 de Novembro, as províncias do Zaire e Cabinda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jan 30, 2010 4:17 pm

30-01-2010 11:42

Zaire
Inscritos 70 grupos para o desfile do Carnaval

Mbanza Kongo
- Setenta grupos carnavalescos, de adultos e infantis, foram inscritos pela direcção provincial do Zaire da cultura, para participarem na presente edição 2010 do Carnaval, cujo desfile central acontece nos dias 13 e 16 de Fevereiro, do ano em curso.
O director provincial do Zaire da Cultura, Biluka Nsakala Nsenga, que prestou a informação hoje, sábado à Angop, em Mbanza Kongo, disse que para esta edição do Carnaval foram disponibilizados dois milhões e 195 mil kwanzas, pelo Ministério da Cultura.
Garantiu existir já na província toda indumentária necessária para a festa do Entrudo na região, que a partir do próximo mês começa a ser distribuída aos grupos inscritos para o certame.
Sem avançar os prémios a serem atribuídos para o primeiro, segundo e terceiro classificados, Biluka Nsenga assegurou que serão também atribuídos troféus de participação a todos os grupos concorrentes.
Especificou que na sede da província (Mbanza Kongo) irão concorrer 20 grupos carnavalescos, sendo 10 de adultos e igual número de infantis, que nos dias 13 e 16 de Fevereiro desfilarão defronte à sede do Governo provincial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 01, 2010 3:33 pm

01-02-2010 12:06

Educação
Matriculados mais de 100 mil novos alunos no presente ano lectivo no Zaire

M'banza Kongo
- Cento e doze mil e 556 novos alunos foram matriculados na província do Zaire para o presente ano lectivo 2010, que arrancou hoje, segunda-feira, em todo o país, mais 6 mil e 459 alunos em relação ao ano lectivo transacto.
Este facto foi revelado neste fim-de-semana no município do Kuimba, pelo director provincial da Educação, Domingos António Nkita Margarida, quando presidia ao acto da abertura oficial do novo ano lectivo que decorreu naquela localidade.
O responsável sublinhou que foram construídas 58 novas salas de aulas para o presente ano lectivo, feita a distribuição de 500 manuais escolares, bem como a aquisição de 9 mil e 500 carteiras escolares.
Disse, por outro lado, que o ano lectivo transacto lançou as bases para o sucesso escolar que se espera neste ano, com a promoção de várias acções de formação e capacitação de mais de 300 docentes locais, assim como de seminários de capacitação de professores sem agregação pedagógica.
Enalteceu os esforços do governo provincial que tornaram possível a absorção, desde 2004, de uma média de 5 mil novos alunos por cada ano lectivo, fruto do aumento da rede escolar e do ingresso de novos professores.
Apesar destes avanços registados, sublinhou, a região vive ainda um défice acumulado de professores na ordem de mil e 315 docentes, desde o ensino primário ao primeiro ciclo do ensino secundário, bem como do segundo ciclo do ensino secundário.
Anunciou que o Zaire beneficiou de uma quota no concurso público de admissão de novos professores de mil 127 vagas, sendo 649 docentes do ensino primário, 235 do primeiro ciclo do ensino secundário e 243 do segundo ciclo do ensino secundário.
Revelou que a actual rede escolar na região é constituída por 329 escolas, o que equivale a mil e 150 salas de aulas, sem ter anunciado o número do corpo docente.
No âmbito da abertura do novo ano lectivo 2010, no Kuimba, o director provincial da Educação, Domingos António Nkita Margarida, procedeu a inauguração de três novas escolas primárias naquela localidade, com a capacidade de acolher mil e 80 alunos em dois turnos.
A construção de dois dos referidos empreendimentos escolares esteve sob a cargo da Organização não Governamental "Save The Children", enquanto que o terceiro foi erguido pela administração local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Fev 03, 2010 5:03 pm

03-02-2010 13:13

Zaire
Munícipes de Mbanza kongo mobilizados para o acto central do 4 de Fevereiro

Mbanza kongo
- Os munícipes de Mbanza Kongo, a capital da Província do Zaire, estão mobilizados para participarem activamente no acto central alusivo ao 49º aniversário do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que esta cidade acolhe quinta-feira próxima, constatou hoje à Angop, nesta localidade.
Álvaro Jorge, regedor do Bairro Martins Kidito, em declarações à Angop, disse que os citadinos da área sob sua jurisdição estão devidamente preparados para comparecerem em massa no local do acto.
De acordo com aquela entidade tradicional, alguns grupos carnavalescos do seu Bairro que se preparam para o entrudo farão também parte da caravana que vai marcar presença na praça António Agostinho Neto, palco da efeméride.
Referindo-se à data, o regedor enalteceu o heroísmo dos nacionalistas que na madrugada de 4 de Fevereiro de 1961 empunharam as catanas para libertarem os compatriotas que se encontravam nas masmorras do colonialismo português.
Por sua vez, o Regedor do Bairro Álvaro Buta, Pedro Andrade Nunes, disse que o 4 de Fevereiro marcou início da descolonização de Angola, ao forçar o governo fascista Português a reconhecer a auto-determinação dos angolanos, esgotadas que foram as vias pacíficas para a resolução do diferendo.
Assegurou também ter mobilizado os munícipes do seu Bairro para participarem condignamente no acto central das comemorações da efeméride, que este ano decorre sob o lema " em memória dos heróis, mais ética, rigor e responsabilidade.
Fonte da Administração Municipal de Mbanza Kongo a que Angop teve acesso, refere que dezenas de autocarros estão já disponíveis para facilitarem a transportação dos munícipes que vivem na periferia até ao local do acto.
Para presidir o acto político central é aguardado nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, o ministro da assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, a frente de uma importante Delegação que integrará alguns titulares de pastas ministeriais do governo angolano.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Fev 07, 2010 6:45 pm

07-02-2010 6:02

Zaire
Jovens terminam formação profissional no Centro de Emprego do Soyo

Soyo
– Duzentos e 55 jovens terminaram sábado, no Soyo, provincia do Zaire, o segundo curso de formação profissional no Centro Integrado de Emprego.
Os formados, que vão engrossar o mercado de emprego, especializaram-se em carpintaria/alvenaria, frio, corte e costura, informática, electricidade, electrónica e serralharia.
Na cerimónia de encerramento, o Director do Centro, André Miguel Kicas, disse que ficou satisfeito com a entrega dos alunos.
André Miguel Kicas disse que o centro carece de um meio de transporte, para a movimentação dos estudantes e trabalhadores, bem
como outros meios administrativos.
No acto, o dministrador Municipal Adjunto do Soyo, Pascoal João Aurora, encorajou os jovens a frequentarem cursos profissionais, por
garantirem um futuro risonho nas artes e ofícios, emprego, bem como na reconstrução nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 12, 2010 12:51 am


Seminário
Apresentado mapa sanitário do Zaire

M'banza-Kongo
- Um mapa sanitário que contêm dados pertinentes sobre o actual nível de desenvolvimento sanitário da província do Zaire foi apresentado hoje, em M'banza-Kongo, por especialistas ligados ao Ministério da Saúde, num seminário em que participaram responsáveis e técnicos locais do sector.
Em declarações à Angop, o assistente do Ministério da Saúde, Marco Mira, que procedeu a apresentação do mapa sanitário, disse que o documento constitui um instrumento que ajudará na elaboração de planos futuros de desenvolvimento do sector na região, na medida em que fornece dados estatísticos de referência para o efeito.
O mapa sanitário, segundo aquele consultor internacional, foi elaborado entre os meses de Setembro e Outubro de 2009 por técnicos do Ministério da Saúde em parceria com a Direcção local do ramo.
Constam no referido mapa dados pertinentes que ilustram o actual nível de desenvolvimento sanitário da província, desde os dados estatísticos sobre os recursos humanos, infra-estruturas do sector e sua localização, população beneficiária, entre outros.
Revitalizar e reformar o sistema de saúde da região, partindo da realidade actual do sector, com base ao crescimento populacional e das cidades desta parcela do país, figuram entre os propósitos da elaboração do referido mapa sanitário local.
Instado a fazer uma avaliação do actual nível da assistência sanitária prestada à população local, o também médico espanhol reconheceu haver avanços com a expansão de infra-estruturas afins a toda extensão da província.
Segundo a fonte, o número reduzido de médicos e demais técnicos, assim como do estado ainda precário de algumas infra-estruturas sanitárias são aspectos que ainda enfermam a saúde nesta zona do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron