NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 18, 2010 4:29 pm

18-02-2010 12:39

Zaire
Grupo 'União 4 de Fevereiro' vence o Carnaval no Tomboco

Mbanza Kongo
- O grupo carnavalesco " União 4 de Fevereiro" venceu, terça-feira, a edição 2010 do Carnaval no município do Tomboco, província do Zaire, ao totalizar 47 pontos, habilitando-se deste modo ao prémio de 25 mil kwanzas, soube hoje a Angop, naquela localidade.
O segundo lugar desta prova, em que participaram 5 grupos na classe de adultos, foi atribuído ao grupo "União 11 de Novembro, que arrebatou 43 pontos, obtendo 20 mil kuanzas reservados para esta posição, enquanto que o terceiro obteve 41 pontos e denomina-se "Girassol", que ganhou 15 mil kuanzas.
Na classe infantil houve apenas duas agremiações participantes e o título foi para o grupo "Tuzolana Kueto", que levou 10 mil kuanzas.
Falando à margem do desfile municipal, o responsável local da cultura solicitou mais apoios às formações carnavalescas dos municípios, revelando que muitas destas deixaram de participar nesta edição, por considerarem exíguos os prémios reservados para a prova.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Fev 22, 2010 4:29 pm

Zaire
Matriculados mais de onze mil alunos no Tomboco

Mbanza Kongo
-
Onze mil e 477 alunos foram matriculados no presente ano lectivo no município do Tomboco, província do Zaire, informou hoje, sexta-feira, o responsável local da educação, Fernando Miguel Bidi Sambuadi
Em declarações à Angop, nove mil e 455 alunos são do ensino primário, mil e 451 do primeiro ciclo do ensino secundário, enquanto 571 vão frequentar o segundo ciclo do ensino secundário.
Fernando Miguel disse que houve um aumento de alunos matriculados na ordem de mil e 156 com relação ao ano anterior, revelando igualmente que, neste ano lectivo cerca de 652 crianças em idade escolar ficaram fora do sistema normal de ensino, naquela localidade.
Fez saber que o município conta actualmente com 28 escolas, das quais 24 do ensino primário, três do primeiro ciclo do ensino secundário e uma do segundo ciclo do ensino secundário, com um corpo docente de 375 professores.
O responsável mostrou-se satisfeito, pelo facto de se registar uma presença considerável de alunos e professores nas escolas desde os primeiros dias do ano lectivo 2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 04, 2010 7:09 pm

04-03-2010 12:46

Capacitação
ADPP forma 78 novos professores no Zaire

Soyo
- Setenta e oito professores primários terminaram, recentemente, no Soyo, província do Zaire, o 7º Curso da Escola de Professores do Futuro (EPF), do Kintambi, afecta a organização não governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
Durante dois anos e seis meses, os novos professores primários tiveram a aprendizagem em matérias sobre didáctica, psicopedagogia, filosofia, sociologia, português, bem como matemática, biologia, história, geografia, ciências da natureza, francês e inglês.
De acordo com o director geral da instituição, Lusiya Mpaka João, em declarações quarta-feira à Angop, os novos professores estão preparados especificamente para as escolas primárias das áreas rurais e suburbanas da província do Zaire.
Lusiya João disse que ao engrossarem o sector da educação, os professores do futuro são cidadãos e técnicos para serem também capazes de ajudar as comunidades em encontrar soluções nas áreas da saúde, nos projectos de arborização, hortas comunitárias, dentre outras.
"O professor proveniente da Escola do Futuro vai estar destacado na escola do meio rural, preparado para também mobilizar as populações com o objectivo de resolver os problemas comuns dentro da educação, saúde, produção, ambiente e cultura", esclareceu.
Informou que o trabalho de formação de professores na EPF/Zaire já permitiu que um universo de 13 mil e 815 alunos que se encontrava fora do sistema normal de ensino, estejam agora a frequentar as escolas em toda a província.
Também como tarefa socialmente útil, os professores em função nas comunidades de Kuimba desenvolveram, em 2009, através de "Clubes de língua", o ensino específico da língua portuguesa, para ajudar as crianças recém regressadas, expulsas da República Democrática do Congo (RDC), com dificuldades de se expressarem em português.
A EPF/Zaire ganhou novo impulso na sua actividade ao contar nas suas fileiras, em cada fim do curso, com quatro/cinco professores finalistas melhores classificados, para frequentarem um curso superior (formação de formadores) em Maputo, capital da República de Moçambique, fruto de um acordo com a organização internacional "OWU/ISET".
Desde 2001, a Escola de Professores do Futuro do Zaire, a funcionar no Soyo, já formou 326 professores primários, distribuídos pelos municípios do Soyo, Mbanza Kongo, Tomboco, Kuimba, Nzeto e Nóqui.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 09, 2010 2:58 pm

09-03-2010 14:14

Zaire
SME no Kuimba repatria mais de 40 imigrantes ilegais

Mbanza Kongo
- Quarenta e cinco estrangeiros de diferentes nacionalidades foram repatriados, de Janeiro a 31 de Dezembro do ano transacto, pelo Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), no município do Kuimba, província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Em breves declarações hoje (terça-feira) à Angop, o chefe de secção dos Serviços de Migração e Estrangeiro no Kuimba, José Kuatoca, referiu que deste número constam 43 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) e dois da Guiné Canacry.
Precisou que os referidos imigrantes penetraram no território nacional através das localidades fronteiriças do Buela e Minga, utilizando vias clandestinas para escaparem ao controlo dos efectivos da Polícia de Guarda Fronteiras, estacionados nessas circunscrições.
Informou que alguns destes estrangeiros pretendiam atingir à capital do país (Luanda), para fins comerciais e outras actividades ilíctas.
Com uma extensão de três mil e 349 quilómetros quadros, o município do Kuimba partilha uma vasta fronteira terrestre com a região do Baixo Congo Democrático.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 11, 2010 11:41 am

Zaire
Acidente mata cidadã e fere três crianças

M'banza Kongo
- Uma ambulância atropelou mortalmente uma cidadã, de 35 anos de idade, e feriu três crianças na terça-feira, no hospital municipal de M'banza Kongo, Província do Zaire.
O infausto aconteceu quando António Matondo, enfermeiro de profissão, embatendo com a ambulância na parede da pediatria do hospital, provocando também danos materiais por avaliar.
As crianças estão a ser assistidas no hospital central do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 12, 2010 4:38 pm

12-03-2010 15:27

Zaire
Defendida conclusão urgente das obras do Palácio de Justiça

Mbanza Kongo
- Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo provincial Zaire defenderam hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, a necessidade de se imprimir maior celeridade nas obras de construção do palácio local da justiça.
Numa visita de constatação e auscultação efectuada à direcção de Justiça em Mbanza Kongo, o chefe da delegação parlamentar, Garcia Vieira, disse que o actual edifício da justiça na região já se revela inadequado para o funcionamento do sector.
Na sua constatação, os deputados concluíram que as instalações da direcção da justiça carecem de espaço suficiente para acomodar todos os departamentos nela inerentes.
" O sector da justiça abarca muitas áreas e o que verificamos é que as mesmas estão muito confinadas. Nós vamos sugerir ao executivo central maior celeridade na construção do palácio da justiça na província", disse o chefe da delegação parlamentar,
Garcia Vieira.
As obras de construção do palácio da justiça em Mbanza Kongo tiveram o seu início há dois anos, a cargo da construtora portuguesa "Eusêbios Lda", e estão paralisadas por razões desconhecidas.
A delegação parlamentar prossegue logo mais a sua visita de constatação e auscultação, devendo se deslocar ao tribunal provincial, para, na próxima segunda-feira, radiografarem o funcionamento da procuradoria local.
Três deputados integram a comissão que está a avaliar o sector da justiça na província do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 16, 2010 12:25 pm

16-03-2010 9:01

Apelo
Governador do Zaire pede mais acção do Executivo em 2010
Imagem
Governador do Zaire, Pedro Sebastião
Soyo
- O Governador do Zaire, Pedro Sebastião, pediu nesta segunda-feira, no Soyo, maior acção do seu executivo em 2010, para que esteja à altura dos desafios a favor da população na província.
Pedro Sebastião, que se reuniu com o Conselho Municipal do Soyo, disse que a população deve merecer atenção permanente por parte do executivo, actuando nas áreas ligadas ao ensino, saúde, energia eléctrica, abastecimento de água, saneamento básico e vias de comunicação.
Alertou para a necessidade de se realizarem campanhas de sensibilização à população com vista a contribuírem em acções ligadas ao saneamento básico e combate ao lixo nas localidades.
O governante anunciou que o município do Soyo possui as condições para que o ensino superior seja implementado no próximo ano lectivo, faltando apenas a conclusão do projecto que está a ser executado para o efeito.
Referiu que a província do Zaire ainda não conta com um hospital de referência, o que implica cuidados reforçados nos hospitais municipais e postos médicos de que dispõe para prestar uma assistência digna à população.
O governo, disse, reserva como prioridade o atendimento médico e medicamentoso aos doentes internados nas unidades hospitalares, apelando à comparticipação da população na compra de fármacos considerados de rotina e na conservação dos imóveis construídos para o efeito.
Pedro Sebastião esclareceu que as turbinas a gás do Soyo ainda não funcionam na sua plenitude, por falta de alguns acertos, estando o executivo a trabalhar no sentido de terminar a primeira fase do projecto brevemente.
“O crescimento, em todos os aspectos, da cidade do Soyo não se compadece com a actual capacidade instalada em energia eléctrica e água, pelo que existe a necessidade de se continuar a investir nos sectores de água e luz”, reforçou.
O governador pediu maior acção da Brigada de construção da província para concluir a reabilitação do troço Tomboco/Lufico/Mpala/Nóqui, para fazer com que a sede do município do Nóqui se atinja sem se passar pelo território da República Democrática do Congo (RDC), como acontece actualmente.
O projecto da construção da auto-estrada Luanda/Soyo está igualmente no centro das atenções do governo, avaliando que o mesmo ainda precisa de atenção redobrada pelo executivo, as empresas empreiteiras e as instituições centrais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Mar 18, 2010 4:11 pm

18-03-2010 12:04

Zaire
Campanha de vacinação vai imunizar mais de mil animais contra a raiva

Soyo -
A Secção Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas no Soyo, Zaire, vai imunizar durante o ano em curso, mais de mil e 196 animais diversos de estimação, no quadro da realização da campanha nacional de vacinação contra a raiva
A informação foi avançada hoje (quinta-feira) à Angop, pelo responsável da área de Veterinária, Agostinho Susana Seque, que fixa em três mil o número de animais que poderá ser atingido até ao fim deste ano, desde o início das campanhas, em 2008.
Indicou que neste ano (2008) foram vacinados 707 e, no ano seguinte, esta cifra subiu para 1097.
O aumento de animais vacinados em 2009, comparado com 2008, segundo a fonte, deve-se aos progressos do trabalho de sensibilização levado a cabo por brigadistas, através dos meios de comunicação social e sobados, nos postos e nas sedes comunais e povoações.
Uma Brigada móvel composta por três técnicos completa o trabalho, ***prindo uma calendarização de deslocações às comunas do Município do Soyo, nomeadamente Mangue Grande, Quêlo, Pedra-de-Feitiço, Sumba e a do Município do Tomboco, Kinzau.
Agostinho Seque apela à população no sentido de continuar a aderir à campanha de vacinação contra a raiva.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 19, 2010 3:30 pm

19-03-2010 11:08

Zaire
Autoridades sanitárias notificam 83 casos de HIV/Sida em dois meses

Mbanza Kongo
- Oitenta e três casos de HIV/Sida foram notificados de Janeiro a Fevereiro deste ano pelas autoridades sanitárias da província do Zaire, informou hoje, em Mbanza Kongo, o supervisor local do Programa de Luta Contra a Sida, Manuel Kai.
Em declarações à Angop, o responsável explicou que o número em causa resulta das análises laboratoriais efectuadas em diversos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (catv) implantados nos seis municípios da província.
A propósito, disse, de Janeiro a Fevereiro do ano em curso foram testadas contra o HIV/Sida, em diversas unidades sanitárias da região, 3 mil e 712 pessoas, das quais 2 mil e 372 são mulheres grávidas.
Disse ter se registado, durante o período em balanço, uma redução de 18 casos em relação a igual período anterior em que foram diagnosticados 101 casos.
Apontou os municípios do Soyo e Mbanza Kongo como os mais endémicos, com 49 e 24 casos, respectivamente, seguido das circunscrições do Kuimba e Tomboco, com quatro e três casos.
Fez saber que, neste momento, 30 pacientes estão em acompanhamento médico em diversas unidades hospitalares da região, 15 dos quais beneficiam de anti retro-virais.
No quadro da campanha de educação e prevenção, Manuel Kai disse que durante o período em análise as autoridades sanitárias locais distribuíram 16.120 preservativos e 1.013 cartazes com informações de sensibilização.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 23, 2010 4:15 pm

23-03-2010 12:30

Zaire
Frei católico aponta ausência de amor como causa de abandono de crianças

M'banza Kongop
-
O responsável do Centro Infantil "Georgi Zulianeli" em M'banza Kongo, província do Zaire, apontou hoje, terça-feira, a ausência de amor e a crise de valores no seio de muitas famílias no país como as principais causas de abandono de crianças.
Falando à Angop, o frei Danilo entende que a ausência destes valores "genuinamnte humanos" contribuem para a desagregação das famílias
Em sua opinião, só se deve formar uma família quando há amor entre os cônjuges, cujo afecto seria transmitido também aos filhos.
Segundo disse, o resgate dos valores morais e cívicos, abalados durante o período do conflito armado, requere tempo e envolvimento de toda a sociedade em campanhas para o efeito
Para o frei, a pobreza que grassa boa parte das famílias angolanas, influi também a usurpação de valores.
De nacionalidade italiana, o frei Danilo tornou-se responsável do centro infantil de M'banza Kongo em 2008, em substituição do seu compatriota, frei Georgi Zulianeli, falecido num acidente de aviação, corrido a 28 de Junho de 2007 no aeródromo de M'banza Kongo.
Em sua memória, o governo provincial resolveu atribuir o seu nome ao Lar infantil que coordenou, antes denominado "Centro Infantil Santa", criado em Agosto de 2001.
Actualmente, esta instituição acolhe 45 crianças, três das quais meninas, cujas idades rondam entre três e 17 anos, abandonadas pelos seus parentes, que os acusam de práticas de feitiçaria.
A instituição está sob gestão da Igreja Católica na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 24, 2010 3:12 pm

24-03-2010 13:45

Zaire
Mais de 80 técnicos de saúde expulsos da RDC fazem estágio em unidades

Mbanza Kongo
Mais de 80 técnicos de saúde expulsos, em finais De 2009, da República Democrática do Congo (RDC) fazem, desde Janeiro deste ano, estágio em diversas unidades sanitárias da província do Zaire.
Segundo o director provincial do Zaire da Saúde, João Miguel Paulo, que prestou a informação à Angop, dos estagiários constam dois médicos, sete técnicos superiores de enfermagem, quatro técnicos superiores de laboratório, dois técnicos fisiatras e um número considerável de técnicos médios e básicos de enfermagem.
"O governo provincial, através da direcção local da saúde, depois do levantamento e triagem efectuada, decidiu colocar esses técnicos em regime experimental em diversas unidades sanitárias da nossa província", explicou o director.
Terminada a fase do estágio, acrescentou o director, os técnicos com o nível superior e médio serão submetidos a uma outra fase de avaliação por parte das instituições de ensino superior e médio existentes no país e vocacionadas para à área de medicina, para a aquisição de equivalência correspondente.
"Para os técnicos básicos, nós, a nível local, já fizemos a avaliação, porque é da nossa competência. Começamos aqui em Mbanza Kongo e fomos para os municípios do Soyo e Kuimba, onde se encontram também os técnicos", sublinhou.
A estratégia do governo, referiu, visa, sobretudo, facilitar a sua rápida inserção à vida social e produtiva do país, num lado e, por outro, colmatar o défice de técnicos de saúde que se faz sentir em algumas unidades sanitárias da região
Para o seu ingresso na função pública, o director assegurou que tudo dependerá das estruturas centrais do governo, já que se trata de um processo especial, podendo não concorrer para o concurso público para o provimento de vagas no sector da saúde na província.
“Existem ainda etapas por ***prir, não posso definir por enquanto se esses compatriotas vão ou não concorrer para o concurso público. Por isso, os órgãos decisórios do nosso país hão-de determinar os moldes de ingresso desses angolanos na função pública”, reiterou.
Durante o ano transacto, a província do Zaire acolheu cerca de 49 mil angolanos expulsos da RDC e parte destes foram reassentados em diversos municípios da região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 31, 2010 10:52 am

31-03-2010 10:47

Zaire
Governador solicita maior empenho dos administradores

Mbanza Kongo
-
O governador da província do Zaire, Pedro Sebastião, solicitou terça-feira, em Mbanza Kongo, maior empenho e dedicação aos novos administradores comunais na execução e implementação de acções de impacto social em prol das populações da região.
O governador teceu estas considerações na cerimónia da tomada de posse dos novos administradores comunais de Kaluka, Kalambata, Kinzau, Kinsimba, Mangue Grande, Sumba, Pedra de Feitiço, Kibala Norte e Buela.
Pedro Sebastião pediu, na ocasião, aos recém-empossados a trabalharem com afinco, ***prindo com as orientações emanadas superiormente para o bem-estar das populações.
Assistiram a cerimónia que decorreu no salão nobre do governo provincial, directores provinciais, membros da administração municipal de Mbanza Kongo e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Abr 06, 2010 12:59 am

Zaire
BPC sem sistema de comunicações em Mbanza Kongo


Mbanza Kongo
- A agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), em Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde quinta-feira última, privada do sistema de comunicações on-line, informou hoje (sexta-feira), nesta cidade, fonte da instituição.
De acordo com a fonte, a avaria que poderá ser superada nos próximos dias, presume-se ter sido provocada pelas constantes quedas pluviométricas que têm caído sobre a cidade de Mbanza Kongo, nos últimos dias.
Por outro lado, informou o interlocutor da Angop, o balcão local do BPC, debate-se, nos últimos dias, com insuficiência de dinheiro para atender operações bancárias de elevadas somas.
"Estabelecemos há dias, limites de levantamento de valores tendo em conta a insuficiência de dinheiro", disse a fonte sem precisar o tecto máximo por levantar.
Informou também que desde o encerramento da pista de Mbanza Kongo para as obras de reabilitação, as agências bancárias sediadas na região têm encontrado inúmeras dificuldades para o seu reforço em cédulas monetárias.
O BPC em Mbanza Kongo dispõe de uma única agência, que atende a maioria dos trabalhadores da função pública na região.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 08, 2010 3:47 pm

08-04-2010 10:56

Zaire
Polícia desmantela três grupos de marginais em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo
-
O Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) no Zaire desmantelou, há dias, três grupos de marginais que se dedicavam a assaltos de residências nos bairros periféricos de Mbanza Kongo, indica uma nota de imprensa enviada hoje (quinta-feira) à Angop, nessa cidade.
O documento indica que o primeiro grupo, denominado "os remitentes", era chefiado por Lucura e integrava três elementos. O segundo grupo, denominado "os Mana Bela", com quatro integrantes, tinha como chefe Álvaro Mesa de Rosada, mais conhecido por "trinta e sete". A sua preferência era o roubo de electrodomésticos.
Segundo ainda o documento da PN, o terceiro grupo, "Os Catanas Squadra", era liderado por Moniz e integrava sete pessoas.
Durante as micro-operações, sustenta a nota da corporação, a PN apreendeu diversos meios que se encontravam em posse dos supostos marginais, com realce para cinco quilogramas de estupefaciente, vulgo liamba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Abr 12, 2010 12:33 am


Zaire
Mais de 200 pessoas fazem teste voluntário de VIH/Sida no Tomboco

Mbanza Kongo
-
O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária de VIH/Sida no município do Tomboco, província do Zaire, testou, de Janeiro a Março do corrente ano, 267 pessoas, tendo notificado três novos casos desta enfermidade.
Segundo o supervisor municipal do programa de luta contra a sida, Toko Makizeyiko, em declarações hoje à Angop, semanalmente o centro local recebe em média 25 pessoas que acorrem a unidade para conhecerem o seu estado serológico, através de testes voluntários.
"É muito salutar ver jovens e adultos a procurarem quase, todos os dias, os nossos serviços para conhecerem o seu estado de saúde, no que diz respeito ao VIH/Sida", sublinhou.
Fez saber que, comparativamente a igual período anterior, o município do Tomboco registou uma diminuição de quatro casos, tendo sido testadas, neste mesmo período, 489 pessoas.
Durante o período em balanço, acrescentou o supervisor municipal do programa de luta contra a sida, as autoridades sanitárias locais distribuíram preservativos, cartazes e panfletos, bem como a realização de palestras em escolas e outros locais de maior concentração populacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron