NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Abr 15, 2010 6:01 pm

15-04-2010 17:57

Zaire
Registo gratuito abrange mais de 200 crianças no Tomboco

Mbanza Kongo–
Duzentas e 47 crianças com idades compreendidas entre os zero e cinco anos foram registadas gratuitamente no município do Tomboco, província do Zaire, durante o primeiro trimestre do ano em curso.
A chefe de secção municipal do registo civil no Tomboco, Maria Domingas Ramos, disse, em declarações hoje à Angop, que deste número 127 são crianças do sexo masculino e 120 raparigas.
Segundo a responsável, a constituição de assento de nascimento ao grupo alvo está a ser feita nas maternidades, centros de pesagem de crianças e na sede da administração municipal do Tomboco.
Sem avançar números, Maria Domingas informou que o registo gratuito de menores beneficiou também crianças provenientes da República Democrática do Congo (RDC) e que se encontram reassentadas em diversas localidades da circunscrição.
Com uma população estimada em 40 mil e 290 habitantes, o município do Tomboco dista a 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 16, 2010 5:26 pm

16-04-2010 13:55

Zaire
Polícia regista 68 infracções comerciais em sete dias

Mbanza Kongo -
Sessenta e oito infracções comerciais foram registadas nos últimos sete dias, pela polícia económica na província do Zaire, mais quatro em relação ao período homólogo, refere uma nota de imprensa chegada hoje à Angop, em Mbanza Kongo.
Segundo o documento, as infracções foram detectadas na sequência de 10 visitas de fiscalização realizadas em diversos estabelecimentos comerciais e unidades económicas dos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Kuimba, Tomboco e Nóqui.
Das infracções registadas, destacam-se a falta de boletim de sanidade, indumentária, documentos de aquisição, afixação de preços, arrumação de produtos, falta de livro de movimento diário e higiene.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 17, 2010 2:36 pm

17-04-2010 12:54

Zaire
OMA apela militantes a pautarem pela tolerância zero

Mbanza Kongo -
A secretária provincial da OMA no Zaire, Isabel Nlandu Morena, instou hoje, sábado, os membros da sua organização a pautarem por uma gestão transparente e responsável do erário público, no quadro da tolerância zero decretada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A secretária fez este apelo na sessão de abertura da VI reunião ordinária do comité provincial do Zaire da OMA, que hoje se realiza na cidade de Mbanza Kongo.
Isabel Morena reconheceu, na ocasião, o contributo dado por membros da sua organização na materialização de várias acções gizadas quer pela direcção do seu partido (Mpla) quer pelo governo.
"É um orgulho de saber que a OMA é a maior organização feminina do país. E, com este orgulho, urge a necessidade de levá-la do ponto em que se encontra hoje para os patamares desejados", enfatizou.
Para se atingir a esses patamares, a secretária disse ser necessário apostar-se na formação académica dos membros, intensificar as acções de alfabetização, combater a violência doméstica e a pobreza no seio da mulher e da família.
Durante a reunião, com o término previsto para hoje, as participantes vão, entre outros assuntos, analisar o grau de ***primento das recomendações da sessão anterior, bem como discutir e aprovar o plano de actividades referentes ao primeiro trimestre do ano em curso.
A reunião está a ser acompanhada por Ana Manifesta, membro do comité nacional do OMA, em representação da coordenadora do grupo de acompanhamento desta organização feminina do Mpla para a província do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 23, 2010 12:37 am

Zaire
Distribuição de mosquiteiros marca Dia Mundial da Malária

M'banza Kongo
- Três mil e 500 mosquiteiros impregnados serão distribuídos domingo a gestantes e crianças menores de cinco anos de idade, na província do Zaire, no âmbito do Dia Mundial de Combate à Malária.
O facto foi tornado público pelo supervisor provincial de controlo da malária, Afonso Diabanza, que disse terem sido criadas feiras em cada uma das sedes municipais e localidades circunvizinhas, onde serão distribuídos os mosquiteiros impregnados com insecticida.
Anunciou que prevêem realizar também visitas à Maternidade do Hospital Provincial e uma passeata de sensibilização sobre a doença, que percorrerá diferentes artérias da cidade de M'banza Kongo.
As actividades contarão com a participação de responsáveis e funcionários do sector, Ongs parceiras, membros do governo, entre outros convidados.
O acto provincial alusivo a efeméride será presidido pelo governador provincial, Pedro Sebastião.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor francisco cachipemba em Quinta Abr 29, 2010 2:07 pm

Sistema recusava pagamentos a conta fantasma

Imagem
Director do Plano do governo do Zaire

O director do Gabinete do Plano do governo da província do Zaire, Francisco Simão Bento, chamou os repórteres do Jornal de Angola para esclarecer que a persistência da dívida resultante do consumo de energia eléctrica fornecida ao município do Nóqui, a partir da barragem hidroeléctrica do Inga, na República Democrática do Congo, se deve a factores decorrentes da mudança, em 2008, da então direcção da empresa congolesa de electricidade (SNL).

Francisco Simão Bento “Kasefu” explicou ao Jornal de Angola que os pagamentos mensais, que variavam entre os 25 mil e os 30 mil dólares norte-americanos, eram rigorosamente honrados pelo governo da província, até ao momento que se procedeu à substituição da direcção da SNL, em 2008.
A parte congolesa passou a fornecer ao Gabinete do Plano do governo provincial do Zaire coordenadas bancárias de pessoas singulares, membros da extinta direcção. Mas no acto do pagamento o sistema bancário recusava a efectivação da operação no destino e o dinheiro “fazia retorno, por tratar-se de uma coordenada bancária não oficial da empresa SNL”, explica o director provincial.
“Quando a antiga direcção da SNL estava em funções, a conta bancária que nós conhecíamos tinha legitimidade e nós pagávamos sempre. Mas assim que mudou a direcção, já não conseguíamos ***prir com a nossa obrigação, devido à desonestidade dos congoleses, que nos forneceram uma conta fantasma”, reiterou o nosso interlocutor.
O facto fez com que o governo do Zaire aconselhasse a parte congolesa a abrir uma conta no Banco de Comércio e Indústria (BCI), em Mbanza-Congo, para facilitar os pagamentos. A parte congolesa passaria a movimentar o dinheiro obedecendo às leis de circulação monetária estabelecidas pelo Banco Nacional de Angola (BNA). A conta foi aberta, mas, de acordo com Francisco Kasefu, “esteve inoperante durante meses, para um tratamento técnico cautelar que decorria junto do gabinete jurídico central do BCI”.
O director revelou que, actualmente, a dívida existente está calculada em 717.938 dólares, e não em 480 mil dólares conforme o Jornal de Angola noticiou na reportagem publicada nesta página, no dia 26 deste mês. A dívida será paga em quatro tranches de 179.485 cada, já que, segundo o responsável, a conta bancária das autoridades congolesas na província do Zaire já está funcional.
“Queremos aqui esclarecer que em vez alguma o dinheiro dos pagamentos foi cair numa conta errada, porque a conta inicial era fantasma e nós não temos culpa disso”, disse.
A falta de energia eléctrica que o município do Nóqui registou, acrescentou o director provincial do Plano, “nada teve a ver com a componente financeira, mas sim com a deterioração da rede de transporte, cujos postos de transformação estão obsoletos”.
“Para prevenir penalizações à população por causa da interrupção no fornecimento de electricidade, o governo do Zaire comprou três grupos geradores, um de 500 kva, outro de 635 kva e um terceiro de 375 kva, suficientes para o fornecimento regular deste bem social às populações do Nóqui”, asseverou.
A equipa de reportagem do Jornal de Angola teve acesso ao ofício número 40/Gep/2010, do Gabinete do Plano do Governo do Zaire, dirigido ao governador provincial Pedro Sebastião, no qual se refere que o executivo local tem vindo a procurar solucionar a questão dos pagamentos relativos ao fornecimento de energia eléctrica ao município do Nóqui, “mas a falta de transparência nas coordenadas bancárias da empresa SNL, da RDC, inviabilizou a sua efectivação, dando origem a anulações sucessivas das ordens de pagamento”.

Energia eléctrica

Nos últimos meses, a situação energética no município histórico de Mbanza Congo melhorou consideravelmente, com a instalação de uma nova central eléctrica equipada com três grupos geradores na localidade de Kianganga, a três quilómetros da sede municipal.
“O fornecimento de energia eléctrica registou melhorias significativas desde o arranque da central eléctrica do Kianganga, que possui três grupos geradores com capacidade de dois mil kva cada”, confirmou o administrador municipal adjunto de Mbanza Congo, José Pedroto.
A administração local, à luz do Plano de Intervenção Municipal (PIM), concebeu um projecto dirigido ao sector energético, que está já em execução, nas áreas urbanas e suburbanas. Um dos resultados é a iluminação pública, que é uma realidade que confere uma imagem nocturna mais aprazível ao município.
José Pedroto explicou que a ideia é estender a acção às comunas, para facilitar a vida dos habitantes, ávidos em beneficiar de energia eléctrica há longos anos. Precisou que para as comunas de Nkiende, Madimba e Kalambata foi elaborado um projecto específico, que consiste na instalação de grupos geradores. O passo a seguir está reservado às comunas de Kaluka e Luvo.
“As comunas de Nkiende, Madimba e Kalambata têm grupos geradores com a capacidade de 65 kva, o que está a contribuir para a diminuição do sofrimento das populações”, acrescentou José Pedroto, visivelmente satisfeito.
O responsável da administração de Mbanza Congo salientou que, com os geradores instalados, o seu pelouro vai poder, em breve, estender a rede de iluminação a um perímetro de 500 metros em redor das comunas.

ENE mostra trabalho

José Pedroto afiançou que a população começou a responder favoravelmente aos apelos da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) para o pagamento regular e atempado da taxa de consumo de energia eléctrica. Foram instalados contadores domiciliários na cidade e bairros periféricos. “Durante muito tempo a população não pagava energia. Foi preciso fazer um trabalho árduo de base, a partir da Administração, para fazer entender aos munícipes que a energia eléctrica que recebem nas suas casas envolve custos”, observou.
À medida que a ENE progride na regularização do sistema energético, com a substituição de toda a rede de cabos de média tensão, incluindo os postos de transformação em estado obsoleto, a qualidade da energia eléctrica no município vai melhorando.
“Nós transferimos toda a responsabilidade que cabia à Administração para a ENE, que já está a mostrar trabalho. As populações estão sensibilizadas de que a partir da altura em que fizemos a transferência da manutenção de equipamentos e do fornecimento de energia eléctrica, a responsabilidade é agora da ENE”, referiu.

Dificuldade de combustíveis

Grande produtora de petróleo, a província do Zaire vive, entretanto, uma dura realidade no capítulo da comercialização de combustíveis, devido ao deficiente processo de transporte, agravado pelo mau estado da estrada nacional Soyo/Mbanza-ongo/Nzeto/Luanda.
Dias há, em que a cidade de Mbanza Congo fica às escuras por falta de combustível para abastecer os grupos geradores disponíveis. O administrador municipal adjunto, José Pedroto, explicou que semanalmente a cidade consome 200 mil litros de gasóleo, cuja aquisição implica valores avultados. “Muita gente pensa que as falhas de energia eléctrica são ocasionadas por nós, sem pensarem que o processo tem a implicação de recursos financeiros e das péssimas condições das estradas”, lamentou.

Reacção popular

José Manuel Isabel, professor do ensino secundário, defendeu, à reportagem do Jornal de Angola, a instalação de geradores em todos os bairros periféricos da cidade “como forma de evitar os constrangimentos criados pelo défice vigente, embora os munícipes tenham dificuldades em pagar a energia eléctrica que consomem”.
André Singue Pedro estabeleceu uma comparação entre a energia de ontem e a fornecida hoje em Mbanza Congo e elogiou os actuais níveis de produção com a presença da ENE no Zaire. “Apenas há dois dias notámos algumas restrições, por falta de combustível, segundo nos apercebemos”, disse.
Kuntantua Kiako Mbebua, funcionário público, disse que “quanto melhor for o fornecimento de energia eléctrica na província, maior vai ser o seu desenvolvimento, uma vez que a energia eléctrica, em todas as sociedades, promove a rede industrial”.
francisco cachipemba
Top membros
 
Mensagens: 240
Registado: Domingo Ago 02, 2009 11:15 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Maio 01, 2010 5:31 pm

Zaire
Nzeto terá um balcão do BCI

M'banza-Kongo
-
Um balcão do Banco de Comércio e Indústria será aberto, nos próximos dias, no município do Nzeto, província do Zaire, no âmbito da política de expansão das actividades da instituição em todo o país.
O balcão está já concluído, equipado e apetrechado, devendo ser inaugurado nos próximos dias, numa cerimónia que decorrerá em simultâneo com a abertura oficial do novo e moderno mercado municipal, no interior do qual está localizada a agência bancária.
O responsável pela área comercial do BCI, Luís de Almeida, visitou hoje, sexta-feira, a estrutura do novo balcão.
A agência vai empregar 10 funcionários.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 04, 2010 8:29 pm

04-05-2010 10:46

Análise
Conselho Provincial da Família no Zaire aborda 'Moralização da sociedade'

Mbanza Kongo
- A moralização da família e da sociedade vai ser objecto de abordagem no Conselho Provincial do Zaire da Família e Promoção da Mulher, a decorrer de 06 a 07 de Maio do presente ano, na cidade de Mbanza Kongo.
De acordo com o programa do evento, a que à Angop teve acesso hoje, terça-feira, nesta cidade, serão ainda discutidos os temas "As competências familiares, uma receita para a felicidade e moralização da sociedade" e o "O papel do Estado na Moralização das Instituições e da Sociedade".
Figuram como subtemas deste fórum, "Os valores morais, éticos e culturais na moralização da família e da sociedade, "A figura do pai como o epicentro na moralização da família", bem como "A educação como sector chave na moralização da família e da sociedade".
Estão ainda programados subtemas relativos "a importância da educação moral, ética e cívica nos níveis de ensino, o perfil e dignidade da figura do educador, orientação da família face a aculturação e globalização", assim como "principais habilidades e competências para a protecção e desenvolvimento da criança no seio familiar".
"A legislação em matéria de moralização das instituições, o funcionamento público e a pauta deontológica" estarão ainda em análise neste Conselho Provincial, a decorrer sob o lema "Juntos, na moralização da família e da sociedade".
Participarão neste evento representantes de todos os municípios da província.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Maio 08, 2010 12:48 am

Zaire
Serviços dos correios em Mbanza Kongo dificultados pela ausência de voos

Mbanza Kongo
- O cancelamento dos voos para a cidade de Mbanza Kongo(Zaire), devido às obras de reabilitação do aeródromo local, está a dificultar o funcionamento dos serviços da estação postal dos correios de Angola nesta cidade.
De acordo com o responsável dos correios de Angola no Zaire, Manuel da Silva Nascimento, que falava hoje à Angop, nesta cidade, o envio de correios a Luanda e vice-versa está a ser processado por via terrestre, facto que está a dificultar a entrega das encomendas postais em tempo útil aos seus destinatários.
Defendeu, por isso, a possibilidade de atribuição de uma viatura à sua empresa na região, para permitir as deslocações à capital do país, enquanto durarem as obras no aeroporto local.
“Tenho feito sucessivas viagens a Luanda de autocarros públicos, para a deposição e levantamento dos correios, uma situação pouco usual nos correios de Angola, que mantêm uma parceria mutuamente vantajosa com a transportadora aérea nacional (Taag)”, frisou.
Refira-se que os voos para a cidade de Mbanza Kongo foram cancelados a 05 de Fevereiro deste ano, altura em que iniciaram os trabalhos de remoção do antigo tapete asfáltico no aeródromo local.
A estação postal dos correios de Angola em Mbanza Kongo foi reaberta a 04 de Fevereiro do ano em curso, um dia antes do encerramento da pista do aeroporto local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 14, 2010 9:50 pm

14-05-2010 17:34

Zaire
Polícia Nacional detém suposto médico em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo -
A Polícia Nacional deteve quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, um cidadão de nacionalidade angolana por exercício ilegal da actividade médica, informou hoje o porta-voz em exercício do comando provincial da corporação, inspector-chefe Pedro Kavungu Semi.
Falando à Angop, o oficial disse tratar-se do cidadão António Pembele, de 55 anos de idade, residente na periferia de Mbanza Kongo.
Segundo a fonte, o suposto médico foi interpelado por agentes da polícia, em sua residência, onde exercia ilegalmente a actividade médica, em condições precárias de trabalho.
Durante a detenção, disse, a corporação apreendeu diversos meios que se encontravam em posse do presumível médico, nomeadamente um microscópio, 36 sistemas de soro, dois higrométricos, 32 ampolas diversos, seringas, ligaduras, borboletas, entre outros produtos médicos.
Disse, por outro lado, que nos últimos sete dias a Polícia Nacional deteve 17 cidadãos implicados na prática de 21 crimes de natureza diversa, registados pela corporação.
Pedro Semi sublinhou que dos delitos registados destacam-se as ofensas corporais, aborto provocado, roubo, violação sexual de menor, atentado ao pudor, tentativa de violação, uso e posse de estupefaciente (liamba).
Os crimes foram cometidos nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Tomboco, Kuimba e Nzeto, precisou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 18, 2010 8:29 pm

18-05-2010 17:06

Zaire
Produção agrícola deteriora-se no Kindege por dificuldade de transporte

Imagem
Camponeses debatem-se com problemas de transportação de produtos
M'banza Kongo - Cerca de vinte toneladas de citrinos e bananas deterioraram-se, nas últimas três semanas, na comuna de Kindege, município do Nzeto, província do Zaire, devido a dificuldades de transporte para os potenciais mercados.
De acordo com alguns agricultores da comuna, que falaram hoje, terça-feira, à Angop, na vila do Nzeto, a estrada que liga o Kindege à sede municipal está num estado avançado de degradação, facto que desencoraja os camionistas a se deslocarem à comuna Pedro Tua, que se dedica ao cultivo de citrinos, considerou de preocupante a situação criada em consequência do mau estado da estrada, que impossibilita o transporte da parte excedentária da produção agrícola para os potenciais mercados.
"Todos anos acontece o mesmo, nós produzimos, tiramos uma parte para o consumo, mas, a parte para vender acaba por se estragar por falta de meio de transporte para à vila do Nzeto (sede municipal), M'banza Kongo ou Luanda, onde os produtos são comercializados", lamentou.
Para o agricultor, Marques Xita, os habitantes da comuna, que se dedicam inteiramente à actividade agrícola , mostram-se já desencorajados em incrementar a produção, porque no fim da colheita muitos produtos de estragam.
O interlocutor entende que as dificuldades na comercialização dos produtos estão também a originar um fraco poder de aquisição de bens industriais pela população local, por falta de dinheiro.
Segundo Marques Xita, as autoridades de direito devem intervir com a máxima urgência na reabilitação do troço, para facilitar a transportação dos produtos.
A Angop tentou ouvir as autoridades administrativas do Nzeto, mas, todas as tentativas fracassaram.
A comuna do Kindege é potencialmente produtora de citrinos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Maio 26, 2010 6:45 pm

26-05-2010 14:20

Zaire
INAD prioriza desminagem da linha de transporte de energia




Sapador em actividade.
Mbanza Kongo - A desminagem da área por que passará a linha de transporte de energia eléctrica de alta tensão entre o município do Kuimba e a cidade de Mbanza Kongo, uma extensão de aproximadamente 80 quilómetros, consta das acções a desenvolver, este ano, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD) no Zaire.
António Francisco Yesu, do INAD local, ao prestar a informação à Angop hoje (quarta-feira), em Mbanza Kongo, assegurou que, para arranque da empreitada, a instituição aguarda somente "luz verde" das autoridades competentes.
"Temos os meios técnicos e humanos mobilizados. Esperamos apenas que haja autorização das entidades de direito para arrancarmos com a desminagem", sublinhou.
De acordo com o responsável, os trabalhos de identificação e remoção de engenhos explosivos abrangerão o perímetro onde será construída a central hidro-eléctrica no rio Mbridje, na comuna da Serra da Kanda, município do Kuimba.
Disse constar também das acções, a executar pelo INAD, no ano em curso, a desminagem da reserva fundiária de Mpangala, no município do Soyo, no quadro do programa de urbanização das cidades.
Lembrou que, em 2009, o Instituto Nacional de Desminagem no Zaire procedeu a limpeza do perímetro onde foi instalado o cabo de fibra óptica da Angola-Telecom, que interliga os municípios do Soyo (Zaire) ao de Maquela do Zombo, na província do Uíge.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 28, 2010 9:12 pm

28-05-2010 13:33

Zaire
Médico oftalmologista aponta cuidados higiénicos para evitar a cegueira

Mbanza Kongo
- O médico oftalmologista brasileiro José Afonso Moraes, ao serviço da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerou hoje, em Mbanza Kongo, província do Zaire, ser fundamental a observância rigorosa de medidas higiénicas com os órgãos da visão para se evitar a cegueira.
Falando à Angop, o especialista aconselhou à população no sentido de manterem sempre limpos os olhos, lavando-os, de preferência, diversas vezes ao dia, assim como manter uma boa dieta alimentar, rica em frutas (vitaminas), entre outras medidas preventivas.
O médico sugeriu ainda que se deve consultar sempre um oftalmologista, quando o indivíduo se apercebe que tem problemas com a visão.
O brasileiro, que está ligado ao programa "Visão 2020", da OMS, revelou que um porcento da população africana apresenta problemas de cegueira, devido à cataratas e a glaucomas, mas sem apontar justificações aparentes.
Precisou que a glaucoma é devida, fundamentalmente à pressão intra-ocular que provoca a atrofia progressiva do campo visual.
Reconheceu, na ocasião, os esforços do executivo angolano que permitiram à criação de alguns centros de tratamento da cegueira, como a Clínica Boa Vista, em Benguela.
Explicou que o programa Visão 2020 funciona no âmbito de uma parceria existente com o governo angolano, através do Ministério da Saúde, no combate à cegueira entre à população angolana.
"Nós estamos a participar nestes esforços, que poderão evoluir na criação de muitos postos oftalmológicos em todas as províncias do país", frisou.
O oftalmologista José Afonso Moraes está m Mbanza Kongo a frente de uma equipa de especialistas para a realização de cirurgias de cataratas e de outras doenças que afectam à visão aos pacientes locais.
Esta deslocação, que se pretende periódica, enquadra-se no âmbito de uma parceria existente entre o programa Visão 2020, da OMS, e o centro médico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA) em Mbanza Kongo.
A mesma parceria conta com o apoio do governo provincial do Zaire.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 01, 2010 1:50 am

Zaire
Detidos estrangeiros por travessia ilegal na fronteira com a RDC

Mbanza Kongo
- Seis cidadãos estrangeiros foram detidos nos últimos sete dias, pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, por travessia ilegal na fronteira Angola/República Democrática do Congo (RDC), soube hoje, segunda-feira, a Angop.
Os referidos estrangeiros, todos da RDC, foram interceptados no marco fronteiriço de Tudilua, no município do Soyo, quando utilizavam vias clandestinas para entrarem no território angolano.
Situada a norte de Angola, a província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Baixo Congo Democrático, República Democrática do Congo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 02, 2010 1:29 am

Zaire
Trezentas e cinquenta crianças celebram 1 de Junho no Tomboco

M'banza Kongo -
Trezentas e cinquenta crianças participam hoje, no município de Tomboco (Zaire), no acto provincial, alusivo ao Dia Internacional da Criança.
O evento vai ser presidido pelo governador do Zaire, Pedro Sebastião. Para além do acto político, o programa contempla a realização de uma maratona músico-cultural com actuação de músicos da região, de um almoço de confraternização, bem como a entrega de brinquedos.
O dia 01 de Junho foi comemorado pela primeira vez em 1950, em resposta a proposta endereçada pela Federação Democrática das Mulheres às Nações Unidas.
Com a institucionalização da data, os estados membros da Nações Unidas passaram a reconhecer os direitos da criança afecto, ao amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, protecção contra todas as formas de exploração e de crescer num clima de paz e fraternidade.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 03, 2010 12:25 am

Zaire
Afluência de professores e alunos marca o segundo dia de aulas em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo
- Professores e alunos do primeiro nível ao segundo ciclo do ensino secundário da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, marcaram hoje presença nas escolas, dois dias depois da pausa pedagógica.
Numa ronda efectuada esta manhã pela Angop em diversos estabelecimentos de ensino da cidade, constatou-se a presença satisfatória de docentes e discentes nas escolas para o retomar do curso normal de aulas.
A directora da escola do primeiro nível Santo António, Maria Del Rosário, disse à reportagem da Angop que apesar da presença “tímida” de alunos (60 por cento), neste segundo dia normal de aulas, 98 por cento do corpo docente da instituição fez-se presente para mais uma caminhada de três meses de aulas.
“Acredito que até sexta-feira próxima tudo voltará a normalidade”, expressou, pedindo aos pais e encarregados de educação a enviarem os seus educando à escola, terminada que está a pausa pedagógica.
Para a directora da escola do primeiro ciclo do ensino secundário Sagrado Coração, Maria José Souza, afirmou que o segundo dia de aulas naquele estabelecimento de ensino está a ser marcado com uma moldura humana satisfatória quer por parte de professores quer dos alunos.
“Aqui na escola Sagrado Coração tudo está a decorrer dentro da normalidade. A maioria dos alunos e professores marcaram a sua presença”, referiu, advertindo que para aqueles alunos que continuarem a ficar em casa sem a justa razão serão penalizados com a marcação de faltas.
Já na escola do primeiro ciclo do ensino secundário Doutor António Agostinho Neto, em Mbanza Kongo, o cenário é diferente.
Segundo o seu director, Manuel Gomes Panzu, o segundo dia normal de aulas naquele estabelecimento escolar foi marcado apenas com a presença notável de professores, sem alunos.
“Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para apelar aos pais e encarregados de educação para o envio, nos próximos dias, dos seus educandos a escola porque terminou a pausa pedagógica que vínhamos observando”, lembrou.
De acordo com o director, os que persistirem em ficar em casa vão, com certeza, perder as avaliações contínuas do professor, tendo em conta a reforma educativa em vigor em alguns estabelecimentos de ensino no país.
Mais de dois mil alunos da 7ª a 9ª classe foram matriculados, neste ano lectivo, na escola do primeiro ciclo do ensino secundário Doutor António Agostinho Neto, em Mbanza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron