NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 08, 2010 12:20 am

Zaire
Município do Soyo acolhe acto central do 31º aniversário do Ministério do Interior

Mbanza Kongo
-
O município do Soyo, província do Zaire, acolhe no dia 22 deste mês o acto central das comemorações alusivas ao trigésimo primeiro aniversário do Ministério do Interior.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, pelo comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, subcomissário Francisco Massota, na abertura oficial do programa alusivo à efeméride.
Na ocasião, Francisco Massota exortou aos agentes, subalternos, oficiais superiores e trabalhadores civis do Ministério do Interior na região para o ***primento rigoroso do programa.
"Os efectivos da ordem pública, serviços prisionais, bombeiros e serviço de migração e estrangeiros (SME), que são os órgãos executivos do ministério vão representar toda nação no desfile que vai decorrer na cidade do Soyo, onde muitos de vocês farão parte", expressou.
O acto serviu também para a apresentação oficial aos agentes, oficiais e trabalhadores civis do Minint do Zaire do novo segundo comandante provincial para a área da ordem pública, superintendente Manuel Gregório de Sousa.
As festividades do 31º Aniversário do Ministério do Interior, que o município do Soyo acolhe, será marcado com a inauguração, em Mbanza Kongo, das instalações do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e da nova unidade penitenciária, localizada na comuna do Nkiende.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 10, 2010 2:48 am

[size=150]Zaire
Aumentam casos de Tuberculose no Kuimba

Mbanza Kongo [/size
]- Catorze novos casos de tuberculose foram notificados nos últimos cinco meses no Kuimba, província do Zaire, mais cinco em relação a igual período de 2009, soube hoje, quarta-feira, a Angop.
De acordo com o supervisor da tuberculose, Sebastião Lukala, a faixa etária dos 15 aos 35 anos foi a mais afectada.
Referiu que os infectados recebem um tratamento ambulatório por falta de uma sala específica para internamentos.
No período em análise, precisou, foram testados 144 indivíduos.
Disse, por outro lado, haver uma necessidade de reforço de mais dois técnicos para auxiliar os outros dois técnicos que asseguram o funcionamento do centro que não regista a de medicamentos suficientes para o tratamento da doença.
Por outro lado, quatro mil e setecentos mosquiteiros impregnados com insecticida foram distribuídos no passado mês de Maio a mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos de idade, no município do Kuimba.
A chefe de secção municipal de saúde, Celestina Mazebo, disse que o objectivo é reduzir a malária em grávidas e bébés da circunscrição.
Foram beneficiárias do lote de mosquiteiros para além da comuna sede, as localidades de Luvaka, Buela e Serra de Kanda.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jun 15, 2010 2:19 am

Zaire
Fundo Lwini doa três toneladas de bens diversos à população vulnerável

Soyo
- O Fundo Lwini doou no Soyo, província do Zaire, três toneladas de bens diversos para ajudar os deficientes físicos, crianças órfãs, mulheres rurais e angolanos expulsos da RDC.
O donativo entregue à administração municipal do Soyo, na Missão Católica do Mpinda, local de concentração dos beneficiários, é composto por cadeiras de roda, roupa usada, cobertores, fogões, material didáctico, entre outros artigos.
Na ocasião, a administradora do Fundo Lwini, Artimísia Lemos, disse que a intenção é mostrar que a organização está e continuará solidária com a população vulnerável, ajudando na diminuição do sofrimento destas.
"Nós estamos aqui para oferecer alguns meios que a nossa organização preparou para vocês. Não é muita coisa, mas acreditamos que já poderá ajudar a resolver qualquer coisa", disse.
O administrador municipal do Soyo, Manuel António, agradeceu, em nome do governo, o Fundo Lwini pelo gesto filantrópico, acrescentando que os meios recebidos vão ajudar a minimizar os problemas dos deficientes físicos, as parteiras tradicionais e dos angolanos provenientes da RDC.
Solicitou às demais organizações da sociedade civil a colaborarem com o Governo, em especial no programa de reacentamento dos angolanos expulsos da República Democrática do Congo (RDC).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 17, 2010 1:44 am

Zaire
Inac confraterniza com crianças provenientes da RDC

Mbanza Kongo
-
Cerca de uma centena de crianças provenientes da República Democrática do Congo (RDC), reassentadas na localidade de Mbanza-Mazina, no município de Mbanza Kongo (Zaire), foram hoje, quarta-feira, brindadas com um lanche de confraternização, no âmbito do 16 de Junho, Dia da Criança Africana.
Na ocasião, o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança (Inac) no Zaire, Manuel José António, reafirmou os esforços do Governo angolano na melhoria das condições sociais da população, principalmente das crianças.
"A nossa presença aqui em Mbanza-Mazina tem duas razões: a primeira é para nos solidarizarmos com as crianças expulsas da RDC e a segunda é para transmitirmos uma mensagem à população local sobre os cuidados que devemos ter para com as nossas crianças", expressou.
Manuel António apelou, para isso, às igrejas na consciencialização dos pais e encarregados de educação, para que estes assumam o seu verdadeiro papel de progenitores, contribuindo, desta forma, para o combate dos males que atentam contra a integridade da criança.
"Reconhecemos o papel desempenhado pelas redes de protecção da criança, que não têm poupado esforços para o combate à violência. Por isso, todos nós devemos colocar a criança em primeiro lugar", enfatizou.
Assistiram ao acto, que decorreu sob o lema "Promover os direitos da criança é construir Angola", membros do governo provincial, da administração municipal de Mbanza Kongo e representantes de ONG.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 21, 2010 12:06 am

Zaire
Isaías Samakuva apela à tolerância entre os angolanos

M'banza Kongo
- O presidente da Unita, Isaías Samakuva, apelou hoje, domingo, em M'banza Kongo, os seus militantes para a necessidade de cultivarem os ideais de unidade na diferença, para o fortalecimento da democracia no país.
O líder do galo negro que falava no acto central nacional do 38º aniversário da liga da mulher angolana "Lima", organização feminina do seu partido, que decorreu nesta cidade, sublinhou que só juntos, os angolanos poderão levar o país rumo ao progresso.
" Nós os angolanos devemos caminhar, viver e andar juntos, porque o nosso caminho é único", salientou.
O presidente da Unita voltou a referir-se em supostos actos de intolerância política no país, tendo lembrado que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem reiterado várias vezes na necessidade do respeito pela diferença.
Segundo o político, o apelo do chefe de estado angolano não tem sido correspondido pelos demais membros do executivo, alegando que ainda continuam a registar-se actos de intolerância política um pouco por todo o país.
Numa outra vertente, Isaías Samakuva apelou igualmente os dirigentes e membros da sua força política a trabalharem para a fiscalização da acção do governo e contribuir de forma responsável *****mprimento das metas fixadas.
O líder do maior partido da oposição em Angola chegou neste sábado à M'banza Kongo proveniente do município do Soyo, no prosseguimento da sua visita partidária de cinco dias à província do Zaire.
Integram a delegação, o vice-presidente deste partido, Ernesto Mulato, a presidente da Lima, Enaltina Jamba, entre outros membros da cúpula nacional.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jun 23, 2010 2:26 am

Zaire
Ministro do Interior apela ao maior controlo dos factos violentos para evitar crimes

Soyo
– O Ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, defendeu hoje (terça-feira), no Soyo, província do Zaire, que as forças da lei e da ordem devem ter maior controlo dos factos que constituem causa dos comportamentos violentos e marginais.
Roberto Monteiro “Ngongo”, que falava no acto político central das comemorações do 31º aniversário do Minint, disse que todos os factos de ordem social, urbanísticos e educacional devem ser controlados pela acção persistente das autoridades dos órgãos do ministério.
Assegurou que depois de oito anos, já é um facto a implementação do plano de “modernização e desenvolvimento”, aprovado pelo executivo angolano para um período de 10 anos.
O ministro acrescentou que a Polícia Nacional assume a plenitude das suas funções tradicionais, na melhoria do desempenho, consubstanciado no asseguramento da ordem, segurança e tranquilidade públicas, bem como a prevenção e combate à criminalidade.
Numa incursão que realizou sobre o balanço geral do sector, o ministro referiu que os serviços são positivos nos órgãos da Migração e Estrangeiros, Bombeiros e Protecção Civil e unidades Prisionais.
“A acção contribui para o normal funcionamento das instituições democráticas do país, o regular exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, primando pela legalidade”, frisou.
Durante o seu discurso, o titular do ministério do Interior anunciou também a implementação do processo de descentralização e desconcentração para os municípios, das actividades de fiscalização e de outros actos, em especial os ligados a Migração e Estrangeiros.
Segundo o governante, um acordo no domínio da segurança e ordem pública será assinado com o Congo Brazzaville, para uma convivência “alicerçada entre os dois povos unidos pelos fortes laços de amizade solidariedade, habilidade e afinidade culturais”.
Adiantou que para reforçar a segurança, o acordo visa também estabelecer requisitos para as sociedades angolana e congolesa vencerem as batalhas de reconstrução nacional, das famílias e das economias perdidas durante o tempo do conflito armado.
Durante o acto que decorreu na Base Naval do Soyo, da Região Naval Norte da Marinha de Guerra Angolana (MGA), foram patenteados oficiais e sargentos dos serviços dos diversos órgãos do Minint.
O acto nacional foi presenciado pelo convidado Ministro do Interior do Congo Brazzaville, Reymond Zepherin Mboulou, o governador do Zaire, Pedro Sebastião, os vice-ministros do Interior, outros membros do ministério e seus órgãos, bem como autoridades do executivo provincial, tradicionais e religiosas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jun 25, 2010 1:07 am

Zaire
Vice-governador adverte que famílias violentas produzem sociedades violentas

M'banza Kongo
- O vice-governador do Zaire para a área técnica, Eduardo Rogério Zabila, afirmou hoje, quinta-feira, nesta cidade, que a violência contra a criança no seio familiar tem como resultado o surgimento de uma sociedade violenta.
O responsável lembrou que a família é a célula da sociedade, pelo que uma criança violentada hoje é um adulto problemático amanhã, afirmando que a violência contra menores gera um ciclo de violência.
" A criança violentada hoje terá dificuldades na fase adulta, o que poderá comprometer o seu relacionamento na sociedade", sublinhou.
O vice-governador apelou para que as famílias optem por uma educação cuidada e responsável no sentido de quebrar o ciclo de violência.
Assegurou que as autoridades governamentais tudo fazem para evitar e prevenir a degradação das famílias e garantir a formação de uma sociedade harmoniosa.
O encontro provincial da criança, com duração de dois dias, tem como principal objectivo a abordagem de assuntos que afectam directa ou indirectamente os menores na região, cujas conclusões serão encaminhadas às estruturas do governo provincial.
Temas como, " tipos de violência contra a criança, mecanismos de protecção dos direitos da criança, assim como Hiv/Sida e o seu impacto na vida da criança" estarão em debate neste fórum, que conta com a participação de cerca de 100 crianças.
Presenciaram a sessão de abertura do encontro, a representante nacional do Inac, Maria Tomé Avelino, a responsável nacional da Ong "Save The Children", Anacleta Pereira, o administrador municipal de M'banza Kongo, Ângelo dos Passos, membros do governo provincial, autoridades tradicionais e eclesiásticas, entre outros convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jun 28, 2010 1:15 am

Zaire
Vulnerabilidade na fronteira Angola/RDC preocupa órgãos do Minint

Mbanza Kongo
-
A vulnerabilidade que se assiste na fronteira entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC) e a subsequente entrada ilegal de cidadãos estrangeiros no território nacional foram apontadas hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, como uma das preocupações dos órgãos do Ministério do Interior (Minint) na região.
A preocupação foi manifestada pelo delegado provincial do interior no Zaire, Francisco Massota, no acto da abertura do Conselho Consultivo Alargado da delegação local do interior que decorre hoje, sexta-feira, na cidade de Mbanza Kongo.
"Estamos preocupados na medida em que há nesse momento um aumento na vulnerabilidade de entrada ilegal de estrangeiros na província do Zaire", reiterou.
O também comandante provincial do Zaire da polícia nacional apelou na ocasião aos membros da corporação em geral, e dos serviços de migração e estrangeiros (sme), em particular, no sentido de continuarem a trabalhar em colaboração com a população para um combate cerrado à imigração ilegal.
O conselho consultivo alargado da delegação provincial do interior, com término previsto para hoje vai, entre outros assuntos, balancear o grau de ***primento das recomendações da reunião anterior, informação sobre o novo regulamento de avaliação dos efectivos da polícia nacional, bem como o balanço de execução da directiva financeira referente ao ano transacto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 01, 2010 1:18 am

Zaire
Chefe do Estado-maior da MGA preside a exercício táctico da tropa no Soyo

Soyo
-
O Chefe do Estado-maior da Marinha de Guerra de Angola (MGA), Almirante Augusto da Silva "Gugu", presidiu, terça-feira, na Base Naval do Soyo, província do Zaire, a um exercício táctico e demonstrativo dos efectivos do ramo, no âmbito dos esforços do governo no combate a imigração ilegal.
Augusto da Silva "Gugu", acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Armada de Portugal, Almirante Fernando Melo Gomes, de visita ao país, destacou a importância do acto, realçando, o reforço da fiscalização nas fronteiras maritima e fluvuial, como elementos fundamentais no combate ao contrabando e emigração ilegal.
O almirante considerou o exercício como um sinal de demonstração dos investimentos do governo angolano na defesa dos interesses da soberania e de garantia da maior tranquilidade e bem-estar das populações.
Informou ainda que o reforço dos meios técnicos e humanos ao longo das costas fronteiriças e a formação dos efectivos têm sido as prioridade por parte da MGA.
O exercício que reuniu forças do ramo, foi presenciado por membros do executivo da província do Zaire, autoridades tradicionais, religiosas e da sociedade civil.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 03, 2010 12:25 am

Zaire
Mais de 200 refugiados angolanos na RDC regressam ao país

Mbanza Kongo -
Duzentos e 40 refugiados angolanos que se encontravam na República Democrática do Congo (RDC regressaram ao país de Janeiro a Junho deste ano, informou hoje, em Mbanza Kongo, a directora provincial do Zaire da Assistência e Reinserção Social (Minars), Madalena das Dores.
Em declarações à Angop, a fonte explicou que estes compatriotas, numa composição de 85 famílias, regressaram a Angola por meios próprios através da fronteira terrestre do Luvo, 60 quilómetros a norte de Mbanza Kongo.
“Depois do encerramento do processo de repatriamento compulsivo dos angolanos na RDC, ocorrido a 30 de Novembro de 2009, continuamos ainda a receber muitos compatriotas vindos deste país vizinho, por meios próprios”, expressou.
De acordo com a directora, os cidadãos angolanos tiveram como destino final as províncias do Zaire e do Uíge, tendo a Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social se encarregado apenas na emissão de uma declaração contendo dados pessoais para se evitar constrangimentos nas suas respectivas zonas de origem.
Disse, por outro lado, que a sua direcção contínua a prestar assistência alimentar e outros apoios necessários a 9 mil e 794 angolanos expulsos da República Democrática do Congo e reassentados em diversas localidades do município sede.
Fez também saber que receberam, este ano, um número considerável de kits de alvenaria, carpintaria e agrícolas, no âmbito do programa de geração e rendas levado a cabo pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social para apoiar à população vulnerável.
“Nós pensamos com esses kits formar cooperativas entre a população vulnerável, visando a sua reinserção rápida no mercado de trabalho”, sublinhou.
Quanto ao registo gratuito de angolanos vindos da RDC, Madalena das Dores assegurou que a sua direcção em parceria com a administração municipal de Mbanza-Kongo estão a trabalhar para se iniciar com a emissão de atestados de pobreza, visando facilitá-los na aquisição de bilhete de identidade no departamento local de identificação civil, sem pagar qualquer emolumento.
“Já remetemos uma relação nominal à administração municipal de Mbanza-Kongo.
Basta apenas o interessado se deslocar até lá e solicitar um atestado de pobreza para depois apresentar na conservatória local de registo civil”, enfatizou.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Jul 06, 2010 11:57 pm

Zaire
Novos enfermeiros começam a ser distribuídos em unidades sanitárias

Mbanza Kongo
- Cento e 19 novos enfermeiros admitidos recentemente no sector da Saúde na província do Zaire começam esta semana a ser colocados em diversas unidades sanitárias da região, informou hoje (terça-feira) à Angop, fonte oficial.
O director provincial da Saúde, João Miguel Paulo, que revelou o facto em Mbanza Kongo, disse que neste momento a sua direcção está a proceder a entrega aos novos quadros de guias de colocação para se apresentarem às respectivas unidades.
Explicou ainda que a colocação desses novos técnicos nos centros hospitalares e postos médicos da região será feita de acordo com a localidade onde o candidato concorreu para se evitar alguns constrangimentos, principalmente de ordem habitacional.
"Somente os médicos terão uma distribuição diferente, ou seja, serão colocados lá onde houver maiores dificuldades", referiu.
Fez saber que dos 119 novos técnicos admitidos no sector da saúde, cinco são médicos de clínica geral, seis técnicos auxiliares de diagnóstico terapêutico, igual número de enfermeiros graduados, 48 auxiliares de enfermagem e 54 técnicos administrativos.
Sem precisar números, João Paulo disse que a admissão dos novos quadros no sector da saúde na província abrangeu também alguns quadros de nível básico vindos da República Democrática do Congo (RDC) e que foram avaliados na escola local de enfermagem.
Apelou na ocasião aos novos quadros a trabalharem de acordo com as normas vigentes no Ministério da Saúde, ***prindo desta forma com a deontologia profissional.
A direcção provincial da Saúde no Zaire foi contemplada, este ano, com 173 vagas. Destas 119 processos foram apurados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jul 08, 2010 10:18 pm

08-07-2010 18:43

Projecto
Especialistas da UNESCO identificam zonas para futura pesquisa arqueológica

Mbanza Kongo
- Peritos da UNESCO e do Ministério da Cultura, que durante quatro dias estiveram a trabalhar na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, identificaram as principais áreas que, num futuro breve, serão alvos de investigação arqueológica, no âmbito do projecto "Mbanza Kongo cidade a desenterrar para preservar".
Em declarações hoje à imprensa no final da visita, a coordenadora do projecto, a arqueóloga Sónia da Silva Domingos, assegurou que os trabalhos arqueológicos previstos para este ano cingir-se-ão aos principais sítios históricos que compõem o mosaico histórico-cultural desta antiga capital do Reino do Kongo.
"O balanço da visita dos peritos da UNESCO e do Ministério da Cultura à Mbanza Kongo é bastante positivo, porque conseguimos ***prir com o nosso objectivo”, disse, antes de reconhecer os apoios prestados pelo governo provincial à delegação visitante.
A também directora adjunta do Instituto Nacional do Património Cultural disse que durante a estada dos peritos foi feita também a delimitação dos sítios históricos a serem pesquisados, assim como efectuou-se visitas à ruínas antiga Sé Catedral (Kulumbimbi) e outras estruturas do então Reino do Kongo.
"Estamos a fazer tudo para que os trabalhos de pesquisa arqueológica iniciem para breve, ou seja, este ano", sublinhou.
Sónia Domingos apelou a colaboração da população e das instituições públicas e privadas na preservação e conservação dos monumentos e sítios históricos desta cidade, que servirão de fundamento para a sua nomeação como património mundial da humanidade pela UNESCO.
Entre os monumentos e sítios históricos de Mbanza Kongo, que compõem o mosaico histórico-cultural de Mbanza Kongo, destacam-se o Museu dos Reis do Kongo, a arvore milenar Yala Nkuwu, a antiga Sé Catedral (Kulumbimbi), o Cemitério dos Reis do Kongo, Tadi dia Bukikua, Sunguilo e o Túmulo da Dona Mpolo, mãe de um dos reis do Reino do Kongo, enterrada viva pelo próprio filho.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 12, 2010 9:03 pm

Zaire
Decorrem preparativos da nona edição das festas de Mbanza Kongo

Mbanza Kongo -
A administração municipal de Mbanza Kongo criou uma comissão multidisciplinar para preparar as festividades dos 504 anos desta antiga capital do reino do Kongo, a assinalarem-se no próximo dia 25 de Julho do presente ano.
Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Ângelo dos Passos, disse que a abertura das festas da cidade, que se assinalam pela nona vez, ocorrerá no próximo dia 20 de Julho.
Para o êxito das festividades, sublinhou, foram criadas as subcomissões para as áreas política, marketing e publicidade, cultural, recreativa e desportiva, envolvendo funcionários públicos, sociedade civil, entre outras entidades.
Ent as actividades programadas, o administrador realçou a realização das feiras cultural (artesania) e agropecuária, de modo a evidenciar as potencialidades do município.
No dia 25 de Julho, de acordo ainda com Ângelo dos Passos, prevê-se a realização de uma gala, altura em que poderão actuar músicos e agrupamentos musicais, nacionais e estrangeiros convidados.
Enquanto isso, disse, estão a ser repartidos os talhões onde os munícipes deverão instalar as suas barracas de comes e bebes, junto do comité provincial do MPLA e das 15 casas, no bairro 11 de Novembro.
O administrador anunciou ainda que serão inaugurados vários empreendimentos de
carácter social e administrativo, com destaque para uma escola do primeiro nível
na aldeia de Ngoma, uma esquadra policial na comuna de Kaluka.
0 25 de Julho, que começou a ser comemorado como dia da cidade de Mbanza Kongo em 2005, foi escolhido como a data que simboliza a deslocação dos governadores
do império Kongo a M'banza Kongo para o pagamento de tributo ao rei Nimi-a-Lukeni.
Os referidos governadores eram provenientes dos Reinos do Ngoy, Kakongo e Loango e do outras regiões onde a influência do Reino do Kongo se fazia sentir, nomeadamente Ndongo, Matamba, Kassange e Kissama.
O antigo Reino do Kongo representava, naquela época, várias regiões do sudoeste africano que abarcava a parte noroeste de Angola, República do Congo, o extremo ocidental da República Democrática do Congo(RDC) e a parte centro-sul do Gabão, cuja capital era Mbanza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 19, 2010 8:14 pm

19-07-2010 18:20

Zaire
Inadec regista 66 infracções comerciais

Mbanza Kongo -
Sessenta e seis infracções comerciais foram registadas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Inadec), no Zaire, durante o primeiro semestre do presente ano.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, à Angop, nesta cidade, pelo chefe de secção de informação, mediação e apoio ao consumidor deste organismo na região, Alex Casimiro Domingos.
De acordo com o responsável, registou-se uma diminuição de 34 infracções em relação ao mesmo período de 2009.
O mau estado de conservação de produtos alimentares e farmacêuticos, muitos dos quais expirados e outros com rótulos em língua estrangeira, foram os tipos de irregularidades que mais se registaram no período em balanço, segundo a instituição.
Entre as medidas tomadas contra os prevaricadores destacou-se a apreensão dos produtos para inutilização e multas previstas na legislação do Inadec.
Os municípios do Soyo e Kuimba são os que mais irregularidades comerciais apresentam.
Alex Domingos destacou as acções de sensibilização dos agentes comerciais e consumidores, realizadas pelo organismo na região, de terem estado na base da diminuição das infracções no ramo comercial.
Considerou de exíguo o número de fiscais que o Inadec tem na província, situação aliada à falta de meios de transporte que facilite a deslocação regular do pessoal aos municípios do interior e de instalações condignas para o funcionamento da instituição.
Informou que a instituição, afecta ao Ministério do Comércio, vai assinalar, no próximo dia 22 de Julho, o seu 13º aniversário e estão agendadas várias actividades, como palestras, meetings e visitas a empreendimentos de impacto económico e social.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Jul 21, 2010 5:46 pm

Zaire
Brasileiros reforçam corpo docente no instituto médio de administração

Mbanza Kongo
- Quinze professores de nacionalidade brasileira são esperados nos próximos meses, nesta cidade, para reforçar o corpo docente do Instituto Médio de Administração e Gestão de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da cooperação existente entre Angola e Brasil no sector da educação.
Em declarações hoje à Angop, o director provincial da educação, ciência e tecnologia, Domingos Nkita Margarida, assegurou que o enquadramento de novos docentes visa, sobretudo, acabar com o regime de colaboração que alguns professores vêm prestando na referida instituição de ensino.
De acordo ainda com o director, 15 novos professores nacionais foram, no princípio deste mês, colocados na referida instituição, no quadro do concurso público realizado recentemente no sector da educação.
Domingos Margarida minimizou, na ocasião, informações postas a circular segundo as quais as aulas no Instituto Médio de Administração e Gestão (imag), em Mbanza Kongo, conheceriam um interregno por insuficiência de professores.
"O ano lectivo no Instituto Médio de Administração e Gestão não conhecerá qualquer interrupção", reafirmou, acrescentando que mais professore serão, nos próximos dias, colocados naquele estabelecimento de ensino.
Aberto em 2009, o Instituto Médio de Administração e Gestão de Mbanza Kongo ministra cursos básicos e médios de operadores de computadores, auxiliar de contabilidade, secretariado, informática de gestão e contabilidade.
Localizado no Mfumu, arredores da cidade, o referido estabelecimento escolar possui 17 salas de aula e cinco laboratórios.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron