NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Jul 23, 2010 5:42 pm

23-07-2010 13:07

Zaire
Governador considera positivo desempenho dos órgãos de comunicação social

Mbanza Kongo
– O governador do Zaire, Pedro Sebastião, considerou hoje, em Mbanza Kongo, positivo o trabalho dos órgãos locais de comunicação social públicos, consubstanciados na divulgação dos factos noticiosos da província
Em declarações à imprensa no termo da visita efectuada às instalações da delegação da Angop e do Jornal de Angola, Pedro Sebastião reconheceu que, apesar das dificuldades de vária ordem, os profissionais da classe têm sabido corresponder com as suas atribuições de informar, formar e recrear o público.
“De uma forma geral, a avaliação que fizemos é satisfatória, porque, atendendo as dificuldades que a província ainda vive, os nossos jornalistas sempre estão acima dos acontecimentos, com o intuito de levar a informação para todo o espaço nacional e para o resto do mundo”, reconheceu.
Com isso, Pedro Sebastião encorajou os profissionais da comunicação social na região a continuarem com a nobre missão de informar, formar e recrear a população.
Quanto às dificuldades encontradas, o governante disse que o seu executivo vai, na medida do possível, equacionar algumas delas, visando melhorar o trabalho que os profissionais da classe prestam aos cidadãos.
Entre as dificuldades, o governador apontou a exiguidade das instalações de alguns órgãos de informação e a escassez de meios informáticos
“A sua superação está perfeitamente ao alcance quer das instituições que tutelam quer do governo provincial. Por isso vamos continuar a dar o nosso apoio neste sentido”, garantiu.
Em Mbanza Kongo, para além da Rádio Nacional de Angola, os órgãos públicos de comunicação social funcionam em instalações sob regime de arrendamento.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Ago 17, 2010 3:57 pm

17-08-2010 10:12

Zaire
Parlamentares inteiram-se de actividades socioeconómicas no Soyo

Soyo -
Deputados à Assembleia Nacional pelo círculo provincial do Zaire reuniram-se, segunda-feira, no Soyo, com o Conselho de Auscultação Social local, para se inteirarem do estado da actividade socioeconómica da circunscrição.
Lúcia Maria Tomás, chefe da delegação, considerou satisfatório o encontro, pela forma objectiva como os problemas da região foram aflorados.
O administrador municipal do Soyo, Manuel António, ao apresentar o quadro geral da acção do executivo, disse que a área social tem merecido especial atenção, particularmente pelo exponencial crescimento demográfico que regista a região.
Informou que o sector da saúde enfrenta gritante falta de quadros e o único centro hospitalar de referência já não responde às necessidades.
Quanto à educação e ensino, apontou a falta de professores, sobretudo para as comunas, constituindo a causa principal da existência de mais de duas mil crianças fora do sistema normal, no corrente ano lectivo.
O responsável revelou ainda que mais de 45 porcento da população vive sem energia eléctrica, pois a capacidade produzida, através da turbina a gaz e das centrais termo-eléctricas, não correspondem à actual demanda.
O administrador Manuel António referiu-se igualmente, às obras de restauro da estrada nacional Luanda/Soyo, que, iniciadas em 2008, encontam-se paralisadas, o que causa transtornos à circulação de pessoas e bens.
No relatório, fez referência ao programa do executivo para o relançamento da produção local, mormente virada à agricultura, nas comunas do Sumba, Pedra de Feitiço e Quelo.
Anunciou que duzentos e dezoito novos professores primários serão admitidos no município, este mês, no quadro dum programa de emergência destinado a suprir paulatinamente a falta desses quadros.
Na mesma esteira, salientou os projectos de construção de salas de aulas nas comunas e povoações, bem como o reforço de postos médicos que poderão constituir importantes suportes para os serviços públicos da educação e da saúde.
Os deputados mantiveram, no dia de segunda-feira, encontros de auscultação com as autoridades tradicionais, responsáveis do Hospital Municipal e do Centro Materno Infantil, entre outras actividades.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 07, 2010 9:13 pm

07-09-2010 17:36

Zaire
Avaria no grupo gerador deixa sede municipal do Kuimba às escuras

Mbanza Kongo
-
A sede municipal do Kuimba, cerca de 80 quilómetros a Nordeste de Mbanza Kongo, província do Zaire, está privada do fornecimento de energia eléctrica há quatro dias, devido à uma avaria registada no grupo gerador que abastece a localidade.
A informação foi avançada hoje à Angop, pelo responsável da central térmica, André Kediamosiko, que disse estarem já em curso acções tendentes à sua reparação.
De acordo com a fonte, a administração municipal do Kuimba já notificou a empresa Lactam, contratada pelo governo provincial para a manutenção de grupos geradores, para o envio de técnicos que possam superar a avaria.
Considerou necessário que a central local seja reforçada com mais grupos geradores de maior potência, para corresponder com a demanda dos consumidores.
O fornecimento de energia eléctrica à sede municipal do Kuimba é assegurado por um grupo gerador de 635 kvas.
A localidade tem uma população estimada em mais de 30 mil habitantes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 08, 2010 9:23 pm

Zaire
Detido cidadão por alegada violação sexual a menor

Mbanza Kongo
Um cidadão de 23 anos de idade foi detido no fim-de-semana, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pela Polícia Nacional (PN) acusado de violar sexualmente uma criança de 14 anos.
A informação vem expressa no relatório semanal sobre a situação de segurança pública do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional entregue hoje à Angop, onde a corporação sublinha que o acto ocorreu no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Segundo a polícia, o presumível violador aliciou a menina com valores monetários (não especificados), levando-a até a sua residência onde consumou o acto.
Este caso, de acordo ainda com o informe policial, faz parte das 17 ocorrências registadas nos últimos sete dias pelo comando provincial do Zaire da Polícia Nacional, que destaca ainda a detenção de 14 cidadãos por suposto envolvimento em crimes diversos.
Dos crimes registados destacam-se ofensas corporais, violação sexual, fogo posto, roubo, extorsão, homicídio, furto e abuso de confiança.
Mbanza Kongo e Soyo, com sete e cinco crimes, respectivamente, co-lideram o gráfico criminalístico da semana, seguidos pelos municípios do Tomboco e Kuimba, com dois e um delito.
Durante o período em análise, sustenta a nota, a Polícia Nacional registou a diminuição de um crime, tendo sido esclarecidos 15 delitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 10, 2010 2:22 pm

10-09-2010 13:05

Zaire
Superação técnico-profissional dos efectivos da PN constitui prioridade

Mbanza Kongo
O Director Nacional da Ordem Pública da Polícia Nacional (PN), comissário Mário de Oliveira Santos, afirmou hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, que a superação técnico-profissional e a elevação do nível académico dos efectivos da corporação constitui uma das suas prioridades.
Falando a tropa em parada, no âmbito da sua visita à província do Zaire, aquele oficial policial assegurou que só com o ***primento cabal destes pressupostos que os efectivos da polícia nacional vão poder desempenhar com afinco e profissionalismo as funções que lhes são acometidas.
“Gostaria de aproveitar esta ocasião para exortar a todos os efectivos para que continuem a superar-se tecnico-profissionalmente, assim como a elevarem os níveis académicos para que possam ter um maior desempenho e profissionalismo nas vossas actividades”, apelou.
Segundo ainda aquele oficial superior da corporação, a sua visita ao Zaire visa também corrigir junto das autoridades policiais locais, algumas situações que do ponto de vista técnico-profissional não têm sido materializadas.
“Há procedimentos que em termos de matéria policial são exigidos, disse, para acrescentar que se assiste ainda alguns dos efectivos que no seu dia-a-dia não os materializam. E nestas visitas procuramos ensinar e instruir os nossos colegas para o ***primento escrupuloso de manuais de procedimentos, que constituem autênticas ferramentas para o trabalho policial”, asseverou.
Para si, algumas debilidades e limitações que se assiste ainda no campo profissional por parte de alguns efectivos da polícia nacional resultam do facto da grande parte dos membros da corporação não terem passado por uma escola de formação policial.
Nesta senda, Mário Santos, louvou a iniciativa do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional que tem vindo a promover acções de refrescamento em prol dos seus efectivos.
Na província desde segunda-feira, o Director Nacional da Ordem Pública da PN, já visitou os municípios do Nzeto, Soyo e Tomboco onde radiografou o estado actual dos órgãos policiais sedeadas nessas circunscrições.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Set 12, 2010 12:21 am

Futebol
Crise entre atletas e direcção da Académica do Soyo inviabiliza jogo com Inter

Soyo
– Por falta do pagamento de salários dos últimos dois meses, os jogadores da Académica do Soyo recusaram-se a efectuar a partida diante do Interclube hoje, para a 24ª jornada do Girabola2010, soube hoje a Angop de fonte oficial.
Em declarações à Angop, o presidente da Académica do Soyo, Alberto Maria Sabino, disse que a atitude dos atletas é surpreendente, admitindo haver “uma mão de alguém por detrás da situação".
“Sexta-feira, a direcção colocou à disposição dos atletas o valor correspondente para a liquidação do salário de um mês. Estranhamente este acto foi recusado pela maioria, exigindo ao rigor só os dois meses”, informou.
A dada altura, continuou o dirigente desportivo, o grupo simulou uma conversa e depois “desapareceu e desligou os telefones”.
Referiu que só cinco futebolistas compareceram hoje no Aeroporto de Luanda, onde a equipa está sedeada, para embarcar ao Soyo e realizar o jogo.
Alberto Sabino julga não haver motivo para o que considerou “escândalo”, adiantando que acompanha nesse mesmo mercado de futebol angolano clubes com dívidas de salários de mais de oito meses.
Acrescentou que, sempre em ambiente amigável, a direcção tem a dívida dos dois meses de salários, mais os prémios de jogos, escalonados em função da disponibilidade financeira do clube.
“A Sonangol Pesquisa e Produção, patrocinadora principal do clube, continua a honrar com os seus compromissos, tendo inclusive realizado importante reajustamento da quota beneficiada de forma a haver uma harmonia em relação a todos os clubes abrangidos”, explicou.
Aproveitou a oportunidade para sublinhar que a gestão financeira do clube se sentiu muito empenhada pela participação na presente edição da Taça da Confederação Africana de Futebol e pelo prestígio granjeado pela qualidade do seu futebol, nos últimos tempos.
“Mudamos alguns sistemas funcionais e técnicos do clube, do Soyo para Luanda, apesar do tamanho esforço para ajuizar todos os aspectos logísticos, principalmente dos atletas e dos técnicos”, realçou.
O Interclube apresentou-se hoje em campo e o árbitro Hélder Martins. Só a equipa da Académica do Soyo (equipa visitada) esteve ausente.

Pelo sucedido, o presidente do Inter, José Martinez, lamentou o facto, informando que a direcção do seu clube não teve nenhum contacto ou acordo antecipado proposto pela Académica, a dar conta do caso.

“Toda a situação da ausência da Académica do Soyo, em sua casa, apanhou-nos quando já estávamos no município petrolífero e segundo o nosso programa, regressaremos a Luanda ainda hoje, pois temos uma aeronave em stand by”, concluiu.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Set 15, 2010 9:29 pm

15-09-2010 16:42

Zaire
Académico considera "unidade na diversidade" como um ganho da nação angolana

M'banza Kongo
- O professor universitário angolano, Tuku Diangolo, considerou hoje, quarta-feira, no Nzeto, província do Zaire, que o ambiente de unidade na diversidade que se vive no país constitui um ganho fundamental para a nação angolana.
Em palestra que abordou o tema " Unidade Nacional", o académico enfatizou o espírito de maturidade política dos angolanos, num encontro promovido pelo comité provincial do Zaire do MPLA.
Disse que os angolanos ganharam um espírito de maturidade política que os permite continuar firmes rumo a consolidação do projecto de uma nação unida e forte, tanto económica como politicamente.
Aconselhou, na ocasião, para a necessidade de se o combater intransigentemente todas as eventuais manifestações do tribalismo e racismo, trabalhar para a promoção dos valores nacionalistas, de solidariedade e irmandade entre todos os filhos de Angola.
A palestra contou com a participação de responsáveis do MPLA no município do Nzeto, bem como funcionários públicos, entidades religiosas e tradicionais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 17, 2010 6:25 pm

17-09-2010 12:51

Zaire
Médico sugere construção de novo hospital

M'banza Kongo
-
O Director-geral do Hospital Provincial do Zaire, Domingos da Silva, considerou hoje, sexta-feira, em M'banza-Kongo, ser urgente a construção de uma nova unidade sanitária de maior capacidade na região
A actual estrutura hospitalar, que comporta cerca de 120 camas já não responde a demanda devido ao elevado número de pacientes que nele acorrem diariamente, disse Domingos da Silva, em declarações à Angop
" Dado o aumento da densidade populacional da província, há um aumento na procura dos serviços médicos especializados por parte dos pacientes, muitos dos quais são provenientes de outros municípios da região como o Kuimba, Nóqui, Nzeto e Tomboco", explicou
Domingos da Silva, que é também director clínico, disse que a instituição conta com 15 médicos especialistas entre nacionais e estrangeiros que funcionam nas áreas de estomatologia, oftalmologia, urologia, cirurgia, geneco-obstetrícia, tijiologia (tuberculose), pediatria, medicina-geral, laboratório clínico, radiologia e ecografia
Para além de técnicos superiores e básicos, a instituição possui igualmente 63 enfermeiros.
O hospital provincial do Zaire, localizado em M'bnza Kongo, alberga área administrativa, consultórios médicos e farmácia interna, secções anexas para o tratamento da tuberculose, tripanossomíase, aconselhamento e testagem voluntária de Hiv/Sida, a, entre outras áreas de apoio.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Set 21, 2010 3:02 pm

21-09-2010 2:31

Zaire
Grupo infantil "Conchias do Mar" brinda fim-de-semana recreativo às crianças do Nzeto

M'banza Kongo
-
Treze crianças integrantes do grupo infantil do Carrossel da Televisão Pública de Angola (TPA) denominado "Conchias do Mar" brindou, neste fim-de-semana, um momento de animação às crianças do município do Nzeto, província do Zaire.
A caravana chefiada pela responsável do referido grupo e apresentadora do programa "Carrossel" do principal canal da TPA, Ludmila Lopes, fez vibrar as cerca de 300 crianças do Nzeto, que participaram activamente, com danças e músicas do seu repertório.
Os menores envolveram-se em brincadeiras tais como, concurso de danças, entre outras, cujos vencedores foram premiados com brinquedos.
Ludmila Lopes, em declarações à Angop, após a actividade, disse que gostou da sua presença no Nzeto, município que visita pela segunda vez com a sua caravana.
Segundo ela, a deslocação a esta localidade responde a um convite formulado pelas autoridades administrativas locais.
Revelou, a terminar, que o grupo " Conchias do Mar", que existe há sete anos, espera lançar mais uma obra discográfica infantil, no próximo dia 11 de Novembro, por ocasião das festividades da independência nacional.
Disse que o disco, com 5 mil cópias, tem como título " A minha Mãe".
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Set 24, 2010 8:12 pm

24-09-2010 17:06

Zaire
Governo entrega carro satélite à TPA

M'banza Kongo
-
O governador provincial do Zaire, Pedro Sebastião, entregou hoje, em M'banza Kongo, um carro equipado com meios de transmissão por satélite à direcção local da Televisão Pública de Angola (TPA).
A cerimónia circunscreveu-se em bênção do equipamento, por uma entidade religiosa, intervenções do governador e do responsável máximo da TPA, assim como a entrega formal das chaves ao coordenador executivo da estação televisiva, Hélder Bárber.
Seguiu-se o momento da assinatura do termo de entrega, feita pelo director local da TPA, Sâ de Carvalho, e pelo responsável provincial da Comunicação Social, Zolana Avelino.
Ao intervir, Pedro Sebastião disse pretenderem com a aquisição do carro satélite “associar a região na grelha da TPA, com certa pontualidade, à semelhança de algumas províncias do país”.
De acordo com o governante, este esforço visa garantir maior divulgação das acções do governo local e da população local, em prol do desenvolvimento desta parcela do país.
Augurou que, com a disponibilização deste meio, venham a ser correspondidos os objectivos que nortearam a sua aquisição, daí apelar ao responsável deste órgão a trabalhar com a direcção local para inteirar-se das dificuldades existentes.
Com a entrega do carro satélite, a TPA no Zaire vai poder emitir em directo, via satélite, a partir da cidade de M'banza Kongo.
Presenciaram a cerimónia o responsável da comissão executiva da TPA para a área técnica e estúdios, Nelson Almeida, de meios de produção, José Maria dos Santos Fernandes, o director do Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), Albino Carlos, e o director do gabinete de acompanhamento à imprensa regional e local do Ministério da Comunicação Social, João Maria Borges.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Set 30, 2010 8:11 pm

30-09-2010 17:46

Zaire
Inac entrega seis crianças congolesas às respectivas famílias

Mbanza Kongo
- Seis crianças do Congo Democrático, com idades entre 09 e 15 anos, que entraram no país por via ilegal, serão entregues, neste sexta-feira, às suas respectivas famílias, pelo Instituto Nacional da Criança (Inac).
Em declarações à Angop, o chefe dos serviços do Inac no Zaire, Manuel José António, explicou que, das seis crianças, três são do sexo feminino, supostamente traficadas e recuperadas pelos serviços de migração e estrangeiros (SME).
Informou que uma das meninas foi abandonada no posto de controlo do rio Loge (Nzeto), uma outra na cidade do Soyo, enquanto que a terceira foi localizada em Luanda, onde havia sido levada pelo suposto pai.
Os três rapazes encontram-se há um ano a residir ilegalmente no mercado municipal de Mbanza Kongo, onde realizam actividades ocasionais para o seu sustento, tendo inclusivamente influenciado algumas crianças locais a se juntarem a eles para algumas práticas desonestas.
Assegurou que os pais biológicos dos menores foram já localizados na República Democrática do Congo(RDC), mormente nos distritos de Matadi e Kimpesse (Baixo Congo) e na capital Kinshasa.
"As condições estão criadas para, em coordenação com os serviços de migração e estrangeiros, procedermos à entrega, já que o lugar da criança é no seio familiar", salientou o responsável do Inac.
Manuel José António apelou, na ocasião, as autoridades fronteiriças a redobrarem a vigilância e frustrar todas as tentativas de entrada de menores ao país em condições inapropriadas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 08, 2010 6:39 pm

08-10-2010 17:19

Zaire
Município do Kuimba regista mais de três mil eleitores

M'banza Kongo
-
Três mil e 684 cidadãos foram cadastrados no município do Kuimba, província do Zaire, durante a fase de actualização do registo eleitoral, que decorreu de 30 de Julho a 30 de Setembro último, em todo o país.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, à Angop, pelo chefe de estatística e informática do processo de registo eleitoral no Kuimba, Diampana Mbuta, para quem foram recenseados mil 722 homens e mil 962 mulheres neste período.
O município contou com duas brigadas fixas e uma móvel durante a fase de actualização do processo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 15, 2010 9:28 pm

Zaire
Polícia Económica detecta mais de 60 infracções em sete dias

Mbanza Kongo
- Sessenta e três infracções de natureza diversa foram registadas nos últimos sete dias pela Polícia Económica na província do Zaire, menos 42 em comparação ao período anterior, soube hoje a Angop.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso, as infracções foram registadas na sequência de 20 visitas de fiscalização e inspecção, realizadas em diversas unidades e estabelecimentos comerciais da província.
Das irregularidades notificadas, segundo a polícia, destacam-se a falta de boletim de sanidade, indumentária, afixação de preços, facturas de aquisição, falta de asseio e higiene e exercício irregular de actividades económicas.
Refere ainda que durante o período em referência, a Polícia Económica registou três casos de natureza económica, consubstanciados no contrabando de mercadorias, aluguer indevido do estabelecimento comercial, aproveitamento de obra alheia e exercício ilegal de funções tituladas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 22, 2010 9:07 pm

22-10-2010 17:56

Zaire
Tomboco ganha 76 novos professores

Mbanza Kongo
- Setenta e seis novos professores do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário foram admitidos em Setembro deste ano, pelo sector da Educação no município de Tomboco, província do Zaire.
De acordo com o chefe da repartição municipal da educação, Fernandes Nsambuady, os novos docentes foram admitidos no âmbito do concurso público realizado recentemente pelo sector.
Explicou à Angop que dos 76 novos professores 25 são do primeiro nível, 27 do primeiro ciclo e 24 do segundo ciclo do ensino secundário, que foram distribuídos em diversas escolas existentes nas comunas de Kinsimba, Kinzau e na sede municipal.
Assegurou que com o ingresso destes novos docentes, o sector da educação em Tomboco vê-se minimizado quanto ao défice de professores, que há anos dificultava o normal funcionamento da rede escolar na circunscrição.
“É de louvar os esforço do governo, porque de algum tempo a esta parte tínhamos sérios problemas em termos de professores. Tínhamos escolas construídas e que não funcionavam por falta de professores”, sublinhou.
Com estes novos docentes, pontualizou, o sector da educação no município de Tomboco passa a controlar 451 professores do primeiro nível ao segundo ciclo do ensino secundário.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 28, 2010 9:15 pm

28-10-2010 14:10

Balanço
Polícia económica regista mais de 60 infracções em sete dias no Zaire

Mbanza Kongo
-
Sessenta e cinco infracções de natureza económica foram detectadas nos últimos sete dias pela polícia económica na província do Zaire, mais 13 em comparação ao período homólogo, informa a corporação em nota de imprensa.
Segundo o documento a que a Angop teve acesso hoje,quinta-feira, as infracções foram detectadas na sequência de 8 visitas de fiscalização e inspecção realizadas em algumas unidades económicas e estabelecimentos comerciais sedeados na região.
Das irregularidades, destacam-se a falta de indumentária, documentos de aquisição, afixação de preços, boletim de sanidade, certificado higio-sanitário, tabela de preços e exercício irregular de actividades económicas.
Durante o período em balanço, sustenta ainda o informe policial, a polícia económica prendeu 135 discos audiovisuais contrafeitos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron