NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quarta Nov 03, 2010 4:33 pm


Sponsored Links

03-11-2010 16:31

Zaire
Munícipes de M'banza-Kongo pedem novo cemitério

M'banza-Kongo
-
Os munícipes de M'banza-Kongo, capital da província do Zaire, solicitaram hoje, nesta cidade, a construção urgente de um novo cemitério na localidade.
Falando à Angop, por ocasião do Dia dos Finados (2 de Novembro), foram unânimes em afirmar que um novo e moderno cemitério conferiria mais dignidade aos defuntos.
O munícipe João Lussala referiu que o actual cemitério, denominado “Kianganga”, já não oferece condições aceitáveis para as sepulturas, daí a necessidade de se projectar uma nova área para a construção da nova infra-estrutura.
Já João José, também residente nesta cidade, disse que o número de habitantes de M'banza-Kongo aumentou e por isso subiu o índice de mortalidade, pelo que se devia pensar já na edificação de um cemitério maior.
“O Cemitério do “Kianganga” foi concebido no tempo colonial, quando a cidade de M'Banza-Kongo contava com menos de dez mil habitantes, sublinhou.
Por sua vez, António Luzaisso lamentou o actual cenário do Cemitério, traduzido em capim coberto, matagal e enterros anárquicos, apelando às autoridades competentes que trabalhem para inverter o actual quadro.
O citadino apelou ainda a população local a colaborar mais na limpeza do cemitério, invés de esperar que tal iniciativa seja apenas das autoridades.
O chefe dos serviços comunitários da administração de M'banza-Kongo, Manuel NKiansoki Gomes, assegurou que as autoridades competentes estão engajadas na localização de uma nova área para a edificação de um novo recinto para funerais.
Segundo o responsável, foram já identificadas duas áreas nos arredores da cidade de M'banza-kongo, aguardando-se pela definição da equipa técnica criada para o efeito, para se dar o início a concepção do projecto.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quinta Nov 04, 2010 4:00 pm

Zaire
Três comunas de M'banza-Kongo beneficiam de energia eléctrica

M'banza-Kongo
-
As comunas de Nkiende, Kalamba e Madimba, município de M'banza-Kongo, contam desde Outubro último com sistemas de fornecimento de energia eléctrica à base de centrais térmicas.
De acordo com o chefe dos serviços comunitários, Manuel Nsiansoki Gomes, a comuna de Kalambata ganhou um grupo gerador de 135 kvas, enquanto que as de Madimba e Nkiende beneficiaram de dois geradores de 100 kvas cada.
Garantiu que as restantes comunas: Luvo e Kaluka também poderão brevemente beneficiar de corrente eléctrica.
Explicou que os projectos serão inaugurados no próximo 11 de Novembro, por ocasião do 35º aniversário da Independência Nacional.
Ainda por ocasião da efeméride, disse, serão também inaugurados dois postos de saúde, no bairro 11 de Novembro da cidade de M'banza-Kongo, e um outro na comuna de Kaluka.
O município de M'banza-Kongo (cuja cidade é a capital da província do Zaire) tem seis comunas, incluindo a sede, e uma extensão geográfica de 7.651 quilómetros quadrados, com uma população próxima dos 180 mil habitantes.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Terça Nov 16, 2010 6:44 pm

Zaire
Unidade móvel para emissão do novo BI chega ao Soyo

Soyo
-
Uma unidade móvel que facilita a emissão de bilhetes de identidade (BI) funciona desde hoje (segunda-feira), na cidade do Soyo (Zaire).
A cerimónia de abertura da unidade móvel, que vai funcionar com cinco profissionais e atender diariamente 150 pessoas, foi orientada pelo governador provincial do Zaire, Pedro Sebastião.
Pedro Sebastião solicitou maior transparência e rigor na fiscalização dos requerentes antes da emissão do BI, por formas a evitar que cidadãos estrangeiros se aproveitem deste processo para obterem ilegalmente o documento.
"Vocês não devem facilitar os estrangeiros a adquirirem a nossa nacionalidade de forma fraudulenta, atendendo os riscos que isto pode constituir para o país", disse o governador aos funcionários encarregues dos serviços de emissão do novo BI na unidade.
Sublinhou ainda que os técnicos do sector de identificação civil devem ter uma atitude responsável e patriótica, no exercício das suas funções.
Para o governador, a entrada em funcionamento do posto móvel do Soyo visa dar resposta à necessidade da população.
A unidade foi atribuída pelo Ministério da Justiça e está equipada com meios informáticos modernos e um sistema "off-line", que vai permitir a recolha e processamento de dados dos cidadãos nacionais.
Estiveram presentes na cerimónia membros do governo provincial, representantes das autoridades eclesiásticas, tradicionais e da sociedade civil.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Segunda Nov 22, 2010 10:34 pm

22-11-2010 18:47

Zaire
Fiéis fazem vigília em memória das vítimas de acidentes

Soyo
Os fiéis da Igreja Católica do Município do Soyo, província do Zaire, realizaram no último fim-de-semana uma vigília, em memória das vítimas de sinistralidade rodoviária.
Durante o encontro nocturno, que coincidiu com as festividades do Cristo Rei, na capela de São José na ilha de Luanba, os peregrinos entoaram cânticos de louvor a Deus e orações em solidariedade dos mortos e deficientes vítimas de acidentes.
Na sua homília, o pároco da missão católica do Kicudo, padre Eduardo Matumona, pediu maior reflexão sobre as causas e consequências dos acidentes rodoviários.
O missionário lamentou a perda de vidas e os números assustadores de angolanos diminuídos fisicamente devido aos acidentes, tendo pedido aos automobilistas prudência e responsabilidade na condução das viaturas.
Lembrou que muito dos acidentes são provocados por desobediência ao código de estrada, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade, em que são autores insistentemente jovens.
“É triste vermos jovens que não passaram por uma escola de condução a apresentarem-se nas estradas a conduzir veículos automóveis e motorizadas, o que constitui um perigo às próprias vidas”, lamentou.
Eduardo Matumona chamou também atenção aos peões, no sentido de respeitarem a vida, aconselhando as pessoas a utilizarem sempre os passeios, bermas e passadeiras em vez de das estradas.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Sábado Nov 27, 2010 7:05 pm

27-11-2010 17:18

Zaire
Fundação Lwini entrega ambulâncias na cidade do Soyo

Soyo
- A Fundação Lwini entregou hoje, sábado, na cidade do Soyo, uma ambulância ao centro Materno Infantil "Npinda", com o propósito de facilitar as deslocações às aldeias do município.
Segundo a irmã Pascualina Malila, responsável do Centro, que falou à Angop, a sua instituição conta apenas com uma ambulância
em mau estado de conservação.
"Com essa viatura será mais fácil o desdobramento para as comunas, no sentido de apoiar as mulheres em estado de gestação e em trabalho de parto", frisou.
De acordo com a irmã Pascualina Malila, nascem no Centro, diariamente, entre cinco a sete crianças.
Beneficiou igualmente de uma ambulância o Hospital Municipal do Soyo, que foi entregue ao director da unidade, Garcia
Diwampovesa.
Ao falar à Angop, o responsável da unidade hospitalar disse que nesse momento a patologia mais frequente é a malária.
Relativamente as mortes causadas pela doença, fez saber que a clínica que dirige não tem registado falecimentos devido a
enfermidade.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Sexta Dez 03, 2010 8:47 pm

03-12-2010 19:57

Zaire
Detidos 26 cidadãos por suposto envolvimento em acções delituosas

Mbanza Kongo
-
Vinte e seis cidadãos foram detidos nos últimos sete dias pelo comando provincial do Zaire da Polícia Nacional (PN), por suposto envolvimento em acções delituosas.
De acordo com um informe da PN a que a Angop teve hoje acesso, os detidos incorrem em crimes de ofensas corporais, violação sexual de menor, tentativa de roubo, condução ilegal, burla, roubo, resistência, posse e uso de estupefaciente (liamba).
Refere ainda que durante o período em análise foram registados 26 crimes de natureza diversa, menos 10 em relação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos 24 casos.
No domínio da viação e trânsito, sublinha a nota, foram registados cinco acidentes que resultaram em 7 feridos e danos materiais não avaliados.
O excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez e a falta de destreza por parte de alguns automobilistas são apontados como sendo as principais causas da sinistralidade.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quarta Dez 08, 2010 3:38 am

Zaire
Empresa angolana investe mais de um milhão de dólares em projecto agropecuário no Nzeto

M'banza Kongo
-
Um milhão e 200 mil dólares foram investidos pela empresa angolana "SAEMA", na implementação de um projecto agropecuário em larga escala na localidade de Kialangua, município do Nzeto (Zaire), soube hoje, terça-feira, à Angop, naquela localidade.
De acordo com o seu responsável, José Alberto, o valor foi empregue na construção de um estaleiro de apoio, aquisição de sementes e equipamentos diversos (tractores, charruas, máquinas para semear e colheita), viaturas de apoio, para além de despesas com pessoal, entre outros encargos.
Fez saber que a empresa detém uma área de mil hectares de terra para a efectivação do projecto agropecuário, 500 hectares dos quais contam já com cultivo de mandioca, milho, feijão, batata-rena, melancia, massambala, tomate e repolho, assim como a criação de gado suino.
Um universo de 53 trabalhadores, dois dos quais expatriados, um espanhol (engenheiro agrónomo) e um búlgaro, asseguram a implementação deste projecto em larga escala.
O gerente da "SAEMA" informou que decorrem negociações com diversas instituições financeiras nacionais e estrangeiras para a obtenção de um crédito estimado em USD 20 milhões, para o relançamento do projecto e torná-lo mais efectivo a curto prazo.
Segundo José Alberto, o objectivo é apoiar o trabalho do executivo angolano no combate à fome e ao desemprego, bem como contribuir para a estabilização da balança económica do país, anunciando que, numa primeira fase, a produção passará a ser comercializada no mercado interno, para depois pensar-se numa exportação, a médio e longo prazos.
Assegurou que a empresa vai efectivar uma série de acções sociais nos domínios de fornecimento de água potável e outros, em apoio à população da aldeia onde está a ser concretizado o programa agropecuário, que dista a 15 quilómetros a Sudoeste da vila do Nzeto.
A empresa "SAEMA" Comércio-Geral (Lda), que se dedica também à prestação de serviços em projectos eléctricos, farmácia e fornecimento de equipamentos médicos e medicamentos, existe há um ano e tem a sua sede na vila do Nzeto, província do Zaire.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quarta Dez 22, 2010 3:39 pm

Zaire
Organização da mulher promove campanha de prevenção rodoviária

Mbanza Kongo
- Uma campanha para prevenção de acidentes rodoviários está ser promovida desde hoje, terça-feira, na província do Zaire, visando sensibilizar os automobilistas sobre os cuidados a ter durante a condução, sob a égide da OMA (Organização da Mulher Angolana).
A decorrer sob o lema "Com a vossa compreensão, diminuamos a sinistralidade no Zaire", a campanha está inserida nas actividades preparatórias do V congresso extraordinário da organização feminina do MPLA, a realizar-se no próximo ano em Luanda.
De acordo com a coordenadora da subcomissão de divulgação e manifestações da OMA, Isabel Lukeni, os acidentes de viação têm ceifado muitas vidas humanas na região, pelo que o envolvimento de toda a sociedade nas campanhas é importante para se reverter o quadro.
Segundo a responsável, durante a campanha, a ser realizada nas diversas artérias das cidades e vilas, serão distribuídos cartazes contendo conselhos úteis.
Isabel Lukeni referiu que a actividade, que decorre em parceria com a direcção provincial da viação e trânsito, acontece simultaneamente nas seis sedes municipais da província.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Segunda Jan 03, 2011 10:39 pm

03-01-2011 16:20

Zaire
Frustradas três tentativas de violação da fronteira de Angola com a RDC

Mbanza Kongo -
Três tentativas de violação da fronteira de Angola com a República Democrática do Congo (RDC) foram frustradas nos últimos sete dias pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, mais uma em relação a igual período anterior, soube hoje, segunda-feira, a Angop.
Um comunicado de imprensa a que a Angop teve acesso, em Mbanza Kongo, indica que na sequência destas infracções foram detidos 25 cidadãos da RDC, que de forma clandestina tentaram entrar no território nacional.
De acordo ainda com o documento, as infracções ocorreram nos postos fronteiriços do Soyo, Kuimba e Mpala, no município do Nóqui.
Os referidos imigrantes ilegais, sustenta o informe, foram encaminhados à direcção provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o seu repatriamento.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Sexta Jan 07, 2011 10:57 pm

07-01-2011 19:01

Zaire
INAC regista mais de 300 casos de violência contra criança

Mbanza Kongo
-
Trezentos e 78 casos de violência contra criança foram notificados de Janeiro a Dezembro de 2010, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), na província do Zaire.
Em declarações à Angop, o chefe do departamento dos serviços provinciais da instituição, Manuel José António, disse ter havido menos 100 casos em comparação ao ano de 2009.
Justificou que a redução dos casos de violência contra menores a nível da região deve-se ao envolvimento directo do seu organismo, em colaboração com as demais instituições do executivo local.
"O balanço que podemos fazer quanto à violência contra a criança é positivo, pois que o trabalho feito junto das comunidades, em articulação com outras estruturas do governo, contribui muito para a redução dos índices da violência contra a criança”, explicou.
Precisou que dos 378 casos registados, 174 foram resolvidos a nível do INAC, 173 pelas redes comunitárias de protecção à criança, 23 casos pela Polícia Nacional e sete pelos órgãos judiciais locais.
Entre os casos notificados destacam-se um homicídio voluntário, dois homicídios frustrados, 35 abandono de criança, 12 tentativas de abuso sexual, cinco abusos sexuais confirmados e 114 casos por falta de mesada.
Sem avançar números, Manuel António disse, por outro lado, que a província do Zaire registou em 2010 uma redução considerável de crianças acusadas por suposta prática de feitiçaria, fruto das campanhas de educação e sensibilização que as redes comunitárias de protecção à criança têm desenvolvido junto das famílias.
De acordo ainda com o responsável, a implantação em algumas circunscrições da província das redes comunitárias de protecção à criança têm contribuído para a redução de casos de violência contra menores, principalmente nos municípios fronteiriços da região.
O Instituto Nacional da Criança no Zaire dispõe de redes comunitárias de protecção às criança, nos municípios de Mbanza Kongo, Kuimba, Nzeto e Nóqui.
Para este ano, Manuel António disse que a sua instituição espera estender as redes comunitárias de protecção às criança para os municípios do Soyo e Tomboco.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Sábado Jan 08, 2011 12:01 am

Zaire
Polícia regista redução de crimes nos últimos sete dias

Mbanza Kongo
-
Trinta e dois crimes de natureza diversa, menos sete em relação à semana anterior, foram registados nos últimos sete dias, pelo comando provincial da Polícia Nacional no Zaire, indica um relatório da corporação.
Segundo o documento, chegado hoje à Angop, na prática desses delitos foram detidos 43 cidadãos acusados de crimes de ofensas corporais, furto, especulação, roubo, atentado ao pudor, peculato, injúria, condução ilegal, introdução em casa alheia, posse e uso de estupefaciente.
Das ocorrências registadas, sustenta o informe, 13 foram contra pessoas, sete contra propriedade, oito contra a ordem e tranquilidade públicas e quatro casos de índole económica.
Refere ainda que, durante o período em análise, a polícia realizou cinco buscas dirigidas, que resultaram na detenção de 15 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, bem como a apreensão de cinco quilogramas de estupefaciente (liamba), uma cédula pessoal, um cartão de residência e igual número de motorizada.
No capítulo da viação e trânsito, foram registados três acidentes, que causaram o ferimento a três cidadãos e danos materiais avaliados em 109 mil e 158 kwanzas.
As acções delituosas ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Tomboco, Kuimba e Nóqui.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quarta Jan 12, 2011 4:13 pm

12-01-2011 12:50

Zaire
OMA reunida em sessão ordinária

Mbanza Kongo
- O comité local da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Zaire está reunido hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, na sua VII sessão ordinária, para entre outros assuntos, preparar os documentos a serem submetidos à VII assembleia provincial de balanço e renovação de mandatos.
Na sessão de abertura, a secretária provincial desta organização, Isabel Nlandu Morena, louvou o empenho e a dedicação demonstrado por dirigentes, quadros, secretariados municipais e militantes da sua organização na região pelos êxitos alcançados na preparação da assembleia provincial de balanço e renovação de mandatos a decorrer de 16 a 17 do mês em curso.
"São cinco anos de trabalho e de batalha. Muitos desafios foram vencidos com a entrega de todos para manter firme a organização dentro dos ideais do MPLA liderado pelo presidente José Eduardo dos Santos", referiu.
Isabel Morena reconheceu existir ainda inúmeras dificuldades no que concerne ao nível de vida das populações locais, mas mostrou-se esperançosa de que com a paz definitiva haverá melhoris substanciais.
A dirigente apelou, por isso, às mulheres a manterem-se cada vez mais unidas na dignificação humana e na preservação dos valores morais, cívicos e patrióticos.
A reunião com o término previsto para hoje vai discutir e aprovar o relatório do comité provincial e o plano de actividades para o próximo mandato, assim como serão apresentadas as listas de delegadas e candidatas ao V congresso e aos comités provincial e nacional da OMA, respectivamente.
O encontro está a ser assistido por Pacavira Rosaria, membro do comité central do MPLA, em representação do grupo de acompanhamento do secretariado nacional da OMA à província do Zaire.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Sexta Jan 14, 2011 4:58 pm

14-01-2011 15:59

Zaire
INEFOP forma mais de 800 jovens para mercado de emprego

Mbanza Kongo
-
Oitocentos e 35 jovens de ambos os sexos foram formados em diversas especialidades, em 2010, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), na província do Zaire.
Falando à Angop, o director em exercício da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Tomás Paulo, explicou que 278 foram formados no Centro Integrado do Emprego e Formação Profissional do Soyo, 184 em oficinas móveis em Mbanza Kongo e 373 nos pavilhões de artes e ofícios do Kuimba e Nzeto.
Estes jovens, acrescentou, foram formados nos cursos de alvenaria, carpintaria, agricultura, informática, serralharia, electricidade, electrónica, frio, corte e costura, canalização, decoração e pastelaria.
Tomás Paulo disse que parte desses jovens foi absorvida no mercado de emprego, enquanto outra optou por criar as suas próprias oficinas, para a sustentabilidade das suas famílias.
"Já estamos a criar condições para, dentro de pouco tempo, iniciarmos com as inscrições de novos formandos para o presente ciclo de formação, que provavelmente arranca no próximo mês de Março" referiu.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Quarta Jan 26, 2011 3:56 pm

24-01-2011 21:34

Zaire
Jovens do MNE recuperam ponte sobre o rio Kambu

Mbanza Congo
- Pelo menos 30 jovens filiados ao Movimento Nacional Espontâneo (MNE) desenvolveram domingo uma campanha de recolha e colocação de ferros na ponte sobre o rio Kambu, que se encontra degradada, devido as chuvas, bem como das acções de sabotagem ocorridas durante o conflito armado.
Na ocasião, o chefe de secção dos serviços comunitários e fiscalização do município do Kuimba, Alfredo Luzayanzambi, louvou a acção dos jovens MNE, sublinhando que, desta forma, está a contribuir-se aos esforços do governo e da administração municipal em particular para a circulação de pessoas e bens.
Alfredo Luzayanzambi enfatizou que, para além desta ponte, o município do Kuimba necessita para a reabilitação urgente de duas outras pontes situadas nos troços rodoviários Kuimba/Luvaka e Kuimba/Buela.
"São pontes que estão sobre os rios Vala e Luse e, atendendo o seu estado avançado de degradação, já não podem receber camiões com maior tonelagem", disse. Acrescentou que a situação já é do conhecimento das estruturas provinciais.
Por sua vez, o secretário municipal do Kuimba do movimento nacional espontâneo, Nlandu Lunfuankenda, disse que a sua organização vai nos próximos dias, continuar a desenvolver acções do género, visando juntar-se aos esforços da administração local no tocante ao melhoramento do nível de vida dos munícipes
Com uma extensão de três mil e 489 quilómetros quadrados, o município do Kuimba, situado a 80 quilómetros a nordeste de Mbanza Kongo (Zaire), possui quatro comunas, designadamente, Luvaka, Buela, Serra da Kanda e a circunscrição sede.
Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor em Terça Fev 01, 2011 4:33 pm

Zaire
Governador anuncia alargamento da merenda escolar para todos municípios

Mbanza Kongo
-
O governador provincial do Zaire, Pedro Sebastião, anunciou hoje (segunda-feira), no município do Tomboco, o alargamento, este ano lectivo 2011, da merenda escolar para todos os municípios da região.
Ao discursar na cerimónia de abertura do ano lectivo 2011, o governante disse existir verbas para a materialização deste projecto, que há anos era somente implementado em algumas escolas primárias do município sede.
Disse que, com a introdução da merenda escolar no ensino primário, se poderá aumentar o grau de aproveitamento escolar dos alunos.
"É um esforço muito grande que o governo tem vindo a fazer no sector da educação, visando garantir um ensino de qualidade", disse o governador.
Pedro Sebastião apelou a população para a conservação dos empreendimentos escolares que o governo coloca à sua disposição.
De acordo com o governante só com a formação integral do homem é que se pode alcançar o desenvolvimento sustentável nos mais variados domínios da vida socioeconómica.
O acto foi antecedido com a inauguração de uma escola primária, com três salas de aulas, no bairro Bengo, periferia da sede municipal do Tomboco.
O programa consiste na distribuição de leite achocolatado, bolachas e iogurte, produzidos pela empresa de lacticínios “Lactiangol”.
O objectivo da merenda escolar é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante a sua permanência na sala de aulas, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar.
A merenda ajuda os alunos a engajarem-se de forma séria e determinada nos estudos, bem como a reduzir os índices de desistências, melhorando assim o aproveitamento escolar.

Sponsored links

Avatar do utilizador
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron