NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 04, 2011 8:06 pm

Zaire
Educação no Nzeto depara-se com carência de manuais para o I ciclo

Mbanza Kongo
-
O chefe da repartição municipal da Educação no município do Nzeto, província do Zaire, Domingos Ginga, mostrou-se hoje (quinta-feira) preocupado com a falta de livros para o I ciclo do ensino secundário na localidade.
Em declarações à Angop, o responsável disse que há falta de manuais para às 5ª e 6ª classes nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
Frisou que a carência de material didáctico vai influenciar negativamente o índice de aproveitamento académico dos alunos, que terão de depender unicamente dos apontamentos feitos durante as aulas.
Informou que catorze mil e quatrocentos e setenta e sete alunos de ambos os sexos foram matriculados na circunscrição, que conta actualmente com 42 escolas, desde o ensino primário ao I e II ciclos do ensino secundário.
Garantiu terem sido recrutados 513 professores para o presente ano lectivo, sendo que 308 são do ensino primário e 205 do primeiro ciclo do ensino secundário, havendo necessidade de um reforço de 90 novos professores para atender a actual demanda.
Em 2010 o município do Nzeto matriculou 11 mil e quinhentos e sessenta alunos.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor Vitor Oliveira em Terça Fev 08, 2011 9:29 pm

Imigração ilegal
Província do Zaire constitui prioridade no combate à imigração ilegal Imagem Ministro angolano do interior, Sebastião Martins

Mbanza-Kongo - O ministro angolano do interior, Sebastião Martins, afirmou hoje, segunda-feira, em Mbanza-Kongo, que a província do Zaire consta da lista das prioridades no combate à imigração ilegal.

O ministro que falava à imprensa no término da sua visita de ajuda e controlo disse que o fenómeno da imigração ilegal se afigura ainda " bastante preocupante" a nível do país e desta região em particular, pelo que o Zaire constitui prioridade dadas as suas particularidades geográficas.

" Estamos preocupados com o fluxo que verificamos do movimento de estrangeiros ilegais na província em direcção à cidade capital, Luanda, visto que o fenómeno é pernicioso a nível social, económico e mesmo político", sublinhou.

Referiu que nesta visita ao Zaire foram concertadas algumas medidas com os órgãos afins locais que vão de certa forma cingir-se no âmbito da prevenção do fenómeno imigração ilegal.

Segundo o ministro, foram baixadas algumas orientações aos vários órgãos que integram a segurança nacional, que passam pelo reforço das acções de controlo e fiscalização ao longo da fronteira comum com a República Democrática do Congo (RDC).

" Os imigrantes ilegais utilizam já "modus operandis" mais sofisticados e diversificados para entrarem ao país, pelo que a intervenção deve estar coordenada entre as diferentes estruturas que integram a segurança nacional", frisou Sebastião Martins.

O ministro disse que foram identificadas também as necessidades de reedificação ou construção de novas infra-estruturas policiais na região, numa conjugação de esforços que visam a melhoria em meios, infra-estruturas físicas e homens e dotar a corporação com
maior capacidade de intervenção.

A intervenção, de acordo ainda com o governante, deverá passar pela recuperação de alguns postos fronteiriços, a criação de condições para os efectivos policiais, a colocação de alguns meios operativos que vão permitir maior e melhor actuação dos vários órgãos do interior na região.

Disse que outros fenómenos conexos à imigração ilegal, como sendo a fraude fiscal, o contrabando e o tráfico de seres humanos também foram analisados durante a sua estadia no Zaire, cujas medidas para o seu combate foram ainda delineadas no encontro com os membros do seu sector na região.

Acompanharam o ministro do Interior nesta deslocação ao Zaire o comandante-geral da polícia nacional, Ambrósio de Lemos, entre outros altos responsáveis e técnicos do seu pelouro.

A província do Zaire partilha uma vasta fronteira com a República Democrática do Congo (180 kms de fronteira terrestre e 150 de fronteira fluvial, através do rio Zaire).
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 11, 2011 10:50 pm

11-02-2011 18:08

Zaire
Especialista acredita na inscrição de Mbanza Kongo a património mundial

Mbanza Kongo
- A especialista em arqueologia e coordenadora do projecto de inscrição da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, na lista de património mundial, Sónia da Silva Domingos, mostrou-se hoje ( sexta-feira) optimista quanto à concretização do objectivo do governo angolano.
Em declarações à Angop, a responsável do projecto denominado "Mbanza Kongo, cidade a desenterrar para preservar", do Ministério da Cultura, disse que a localidade possui atributos suficientes para o seu reconhecimento pela Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como património mundial da humanidade.
"Mbanza Kongo possui atributos para o seu reconhecimento, mas para isso precisamos de muito trabalho e engajamento de todos, já que o dossier é bastante complexo ", sublinhou.
A também directora-geral adjunta do Instituto Nacional do Património Cultural, que chefiou uma equipa de técnicos do Ministério da Cultura, que manteve encontros de esclarecimentos com a sociedade civil e autoridades locais sobre o curso do projecto, apelou à colaboração de toda a comunidade local na prossecução deste desiderato.
Anunciou para breve o início dos estudos arqueológicos, visando encontrar vestígios antigos que deverão fundamentar o dossier, quando nesta altura decorrem os trabalhos de mapeamento e levantamento topográfico, bem como a delimitação da parte da cidade que será objecto de estudo.
Explicou que será necessário o concurso de alguns especialistas de outros países para os referidos estudos arqueológicos, devendo para isso o Ministério da Cultura proceder à assinatura de um acordo com uma universidade conceituada estrangeira, nos próximos tempos.
"É um trabalho científico complexo que exige rigor e precisão, pelo que a colaboração estrangeira afigura-se fundamental", frisou a responsável do Ministério da Cultura.
Sónia Domingos antevê vantagens significativas caso Mbanza Congo seja inscrita como património mundial, salientando que a antiga capital do Reino do Kongo ganharia prestígio e reconhecimento internacional, investimentos nos mais variados domínios, que gerariam inúmeros postos de trabalho.
A modernização da cidade e a atracção de mais turistas são, entre outros, os ganhos que Sónia da Silva Domingos prevê com a concretização do desiderato almejado para Mbanza Kongo.
Lançado em 2007 pelo Ministério da Cultura, com a realização da mesa redonda internacional, o projecto "Mbanza Kongo, cidade a desenterrar para preservar" visa, entre outros objectivos, o reconhecimento e valorização do património cultural do antigo centro administrativo do reino do Kongo, a protecção desta localidade e consequente reconhecimento como património mundial.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 18, 2011 4:47 pm

18-02-2011 2:05

Zaire
Mpla recomenda construção de novo hospital municipal em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo
-
Os membros do comité municipal do Mpla em Mbanza Kongo (Zaire) recomendaram nesta quinta-feira as autoridades competentes para a necessidade da construção de um novo hospital municipal de referência na circunscrição.
Esta foi uma das recomendações saídas da IIIª reunião ordinária do referido comité, que decorreu na localidade de Ndembo, Comuna de Luvo.
A sessão ordinária contou com a participação de 36 membros e recomendou ainda no sentido de se trabalhar com os órgãos afins do governo na recuperação das estradas secundárias e terciárias e construção de mais escolas e postos de saúde nas zonas mais recônditas.
O encontro que foi presidido pelo primeiro secretário do comité municipal, Pedro Augusto Bidi Jovelino, sugeriu também o alargamento da rede eléctrica e de abastecimento de água potável às populações do município.
A reunião abordou, entre outros assuntos, a vida interna do partido, a situação socio-económica e política do município e prestou informações relativas ao processo orgânico do 5º congresso da OMA, assim como do 4º congresso extraordinário do Mpla.
Para o efeito, os participantes concluíram ser importante o engajamento de todos os membros e militantes na preparação dos referidos conclaves.
Ainda nesta reunião foi aprovado com unanimidade o relatório de actividades do secretariado do comité executivo do partido no município e da comissão de disciplina e auditoria com algumas emendas.
O processo de crescimento da base militante do partido com o recrutamento de mais militantes para as suas fileiras foi igualmente recomendado pelos conferencistas, que apelaram para a necessidade da dinamização dos comités de acção na materialização deste desiderato.
A reunião foi acompanhada pelo grupo coordenador ao município, chefiado pelo seu coordenador adjunto, José Sebastião Vieira, membro da comissão executiva do comité provincial do referido partido.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 25, 2011 10:05 pm

25-02-2011 12:32

Zaire
Detidos no Nzeto estrangeiros ilegais que tentavam viajar para Luanda

Mbanza Kongo
- A Polícia Nacional no município do Nzeto, província do Zaire, deteve, quinta-feira, no posto de controle da comuna da Musserra, trinta cidadãos congoleses em situação migratória irregular, que seguiam viagem à capital do país, Luanda.
Esta informação foi prestada hoje, sexta-feira, à Angop, naquela localidade, pelo comandante interino do Comando Municipal da Polícia Nacional no Nzeto, sub-inspector Manuel Jony.
De acordo com o oficial da polícia, os imigrantes ilegais eram provenientes do município do Soyo e faziam-se transportar em camiões pertencentes à uma empresa de construção civil, cujos motoristas se comprometeram em transportá-los até Luanda, a troco de Usd 300 a 500 por cada passageiro.
A fonte explicou que, os imigrantes ilegais foram detidos quando tentavam transpor o posto de controlo da Musserra, através de picadas nas matas, como lhes havia sido sugerido pelos camionistas, que os fizeram descer poucos metros antes do referido posto policial.
"Os motoristas obrigaram os estrangeiros ilegais a atravessarem o controle da polícia através de picadas nas matas, com a esperança de um novo reencontro mais além, o que não aconteceu, já que as nossas forças aperceberam-se do movimento estranho e seguiram o rasto", salientou.
Enquanto isso, os camionistas seguiram a sua viagem normal à Luanda, porquanto no momento em que os camiões atravessaram o controlo policial ainda não havia sinal de suspeita sobre eles.
Manuel Jony disse que oito dos imigrantes são do sexo feminino, enquanto que duas crianças, uma de três anos e uma outra de 14 anos, fazem parte do grupo.
Os referidos imigrantes foram já encaminhados para Mbanza Kongo, a capital da província, em viaturas do serviço local de migração e estrangeiros, para posterior repatriamento ao país de origem, referiu ainda a fonte policial.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 04, 2011 7:32 pm

04-03-2011 19:54
Zaire
Polícia detém 42 cidadãos envolvidos em acções delituosas

Mbanza Kongo
-
A Polícia Nacional no Zaire deteve, nos últimos sete dias, 42 cidadãos envolvidos supostamente em acções delituosas em diversas circunscrições da região.
Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a corporação avança que durante o período em balanço foram registados 31 crimes de natureza diversa, mas quatro em relação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos 29 delitos.
Entre os crimes registados destacam-se ofensas corporais, violação sexual de menor, tentativa de furto, roubo, furto, especulação, ameaça de morte, falsificação de documentos, promoção e auxílio à entrada ilegal de estrangeiros, posse e tráfico de estupefaciente.
Refere ainda que dos crimes registados, 11 são contra pessoas, 13 contra propriedade, quatro contra a ordem e tranquilidade públicas e três delitos de índole económico.
Durante o período em análise, sublinha o documento, a Polícia Nacional realizou uma operação denominada "Kanga-Nguvo" que incidiu na localização e destruição de 15 lavras de liamba na comuna do Luvo, município de Mbanza-Kongo, bem como a apreensão de uma arma de fogo do tipo akm, um carregador, sete munições e três gramas de estupefaciente (liamba).
As acções delituosas ocorreram nos municípios de Mbanza-Kongo, Soyo, Nzeto, Tomboco e Kuimba.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 18, 2011 4:53 pm

18-03-2011 15:42

Zaire
Delegação das finanças arrecada mais de 30 biliões de Kwanza em 2010

M'banza Kongo
-
Trinta biliões, 633 milhões, 953 mil e 875 kwanzas foram arrecadados, em 2010, pela delegação das finanças da província do Zaire, anunciou hoje o delegado provincial do sector em exercício, João Diakondua .
Em declarações à Angop, o delegado provincial esclareceu que as referidas receitas resultaram da cobrança de impostos, taxas, multas e outros emolumentos.
Comparativamente a 2009, explicou registou um aumento de receitas arrecadadas no valor de cerca de oito biliões, antevendo um crescimento ainda maior dos valores a arrecadar no presente ano fiscal de 2011.
A província do Zaire conta com repartições fiscais em três dos seis municípios da região, nomeadamente, M'banza Kongo, Soyo e Nzeto.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Mar 29, 2011 3:46 pm

29-03-2011 11:21

Zaire
Expulsos 55 estrangeiros em situação migratória ilegal

Mbanza Kongo –
Cinquenta e cinco cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram repatriados, nos últimos sete dias, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território nacional.
A informação vem expressa num relatório semanal do SME, entregue hoje, terça-feira, à Angop, realçando que deste número 30 estrangeiros foram repatriados através do posto fluvial do Kimbumba (Soyo) e 25 no posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo.
O documento sustenta ainda que, durante o período em análise, o serviço de migração e estrangeiros no Zaire recusou a entrada, no território nacional, de 18 cidadãos estrangeiros da RDC, por falta de meios de subsistência e de documentos de viagem.
Refere ainda que no âmbito do controlo e combate a imigração ilegal, foram interpelados nos municípios do Soyo e Mbanza Kongo, 46 cidadãos de diferentes nacionalidades, destes 43 da RDC, dois Italianos e um português.
Quanto ao movimento fronteiriço, a nota sustenta que, durante a semana finda, 464 cidadãos nacionais atravessaram a fronteira em direcção à RDC, ao passo que 245 outros o fizeram no sentido contrário (RDC/Angola), exibindo passaportes e passe de travessia.
Por outro lado, 151 cidadãos estrangeiros de diferentes nacionalidades entraram de forma oficial no território nacional e 50 outros saíram, apresentando as autoridades migratórias locais documentos como passaportes e laissez passer.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Abr 09, 2011 3:23 pm

Zaire
Jovens exortados a participarem nas tarefas da reconstrução nacional

Mbanza Kongo
-
O director provincial da juventude e desportos no Zaire, Manuel Katendi, exortou hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, a juventude no sentido de se empenhar cada vez mais nas tarefas de reconstrução nacional, visando contribuir para o desenvolvimento da província em particular e do país em geral.
Ao discursar na sessão de abertura de um encontro provincial da juventude que decorre sob o lema "juventude angolana, entre problemas e expectativas, exaltemos a paz duramente alcançada", o director sublinhou que a juventude deve realizar manifestações culturais, desportivas, recreativas e debates de ideias que visam proporcionar soluções que contribuam para minimizar os problemas que os aflige.
"O prestígio da nossa juventude depende da contribuição que ela for capaz de prestar", sublinhou.
Para isso, o director provincial da juventude e desportos apelou a juventude para a conservação dos empreendimentos sociais que o governo coloca a sua disposição.
"Com o alcance da paz, iniciou-se assim o processo de tolerância e reconciliação nacional, que permite traçar hoje programas de desenvolvimento económico e social em prol da juventude e não só", aferiu.
Durante o encontro, os participantes abordaram em paneis matérias relacionadas com a educação patriótica e promoção da paz, a violência doméstica e género, delinquência infanto-juvenil, sinistralidade e prevenção rodoviária, consumo desregrado de bebidas alcoólicas e emprego e auto-emprego na participação e desenvolvimento da juventude.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Maio 03, 2011 3:16 pm

Zaire
Abortadas seis tentativas de violação da fronteira com a RDC

Mbanza Kongo
- Seis tentativas de violação da fronteira norte de Angola com a República Democrática do Congo (RDC) foram abortadas pela polícia de guarda fronteira na província do Zaire, nos últimos sete dias.
A informação vem expressa num comunicado de imprensa do comando provincial da polícia nacional entregue hoje (segunda-feira) à Angop, em Mbanza Kongo
O documento sustenta que, na sequência dessas infracções ocorridas nos municípios do Soyo, Nóqui e Kuimba, foram detidos 19 cidadãos, sendo seis nacionais e 13 da República Democrática do Congo.
Refere ainda que, após o registo operativo, os cidadãos nacionais foram postos em liberdade ao passo que os estrangeiros foram encaminhados para a direcção provincial do serviço de migração e estrangeiros (SME) para o seu repatriamento.
Com uma extensão de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Baixo Congo (RDC).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 12, 2011 8:27 pm

Zaire
Conselho da família advoga reforço de medidas a favor do meio ambiente

M'banza Kongo
- Os participantes ao XIIº conselho provincial da família no Zaire, que decorreu em M'banza Kongo, recomendaram às autoridades competentes para a necessidade do reforço das medidas de preservação do meio ambiente.
De acordo com o comunicado do encontro chegado hoje à Angop, a criação de programas de arborização das cidades, vilas e comunidades, visando assegurar um ambiente sadio, foi sugerido durante o encontro, que visou, entre outros objectivos, saudar a passagem do Dia Internacional da Família, a assinalar-se a 15 de Maio.
No tocante ao papel dos pais, recomendou-se para a necessidade de se continuar a sensibilizar os progenitores no sentido de cultivarem o diálogo permanente com os filhos e demais membros das respectivas famílias para a sua harmonização.
Recomendou-se ainda a promoção de debates radiofónicos e comunitários sobre matérias relativas à globalização, educar as populações sobre os seus deveres e direitos, assim como a criação de movimentos associativos juvenis para o combate ao uso excessivo de bebidas alcoólicas e consumo de drogas.
Quanto ao projecto-lei contra a violência doméstica, os participantes defenderam a urgência na sua aprovação pela Assembleia Nacional e posterior divulgação, bem como a criação de mecanismos para a censura dos filmes, canções que divulgam mensagens obscenas e o combate à poluição sonora.
Os participantes apelam ao Governo, sociedade civil e às famílias a assumirem o seu papel *****mprimento das competências chaves que asseguram a esperança de vida, segurança alimentar e nutricional, educação da primeira infância, redução da mortalidade infantil e prevenção e redução do impacto do HIV/Sida entre as crianças angolanas.
Presidiu o encontro, que decorreu sob o lema "Famílias angolanas, unamo-nos para o resgate dos valores morais, cívicos e culturais, edificando uma sociedade justa", a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Ana Manifesta.
O conselho abordou, entre outros temas, a família face aos desafios da globalização, o processo de moralização da família e da sociedade, revisão do código da família e valorização da família e reforço das suas competências.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Maio 27, 2011 11:30 am

Zaire
Agentes públicos inteiram-se do decreto sobre prestações familiares

M'banza Kongo -
Pelo menos cento e vinte servidores públicos e privados do município de M'banza-Kongo, província do Zaire, foram capacitados (hoje) quinta-feira, sobre o novo regime jurídico das prestações familiares.
Promovido pelo Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), o seminário de refrescamento visou divulgar o teor do decreto presidencial nº8/11, de 7 de Janeiro, que estabelece alterações significativas ao novo regime jurídico das prestações familiares.
O novo documento, segundo o director provincial INSS, Distinto Samuel, que orientou o seminário, prevê um aumento dos montantes dos subsídios de maternidade, aleitamento, abono de família e de funeral, bem como a introdução do subsídio de pré- licença de maternidade.
Segundo o responsável, a nova lei estabelece que os subsídios de aleitamento e o abono de família devem ser atribuídos respeitando o princípio da diferenciação positiva, que estipula valores expressivos para aqueles cujas remunerações(salários) são mais baixas.
Referiu que o subsídio de maternidade corresponde a média das duas melhores remunerações mensais dos seis meses que antecedem o início da licença de maternidade, que deve ser pago mensalmente pela entidade empregadora que, por sua vez, requere o reembolso das quantias ao Instituto de Segurança Social.
A beneficiária do subsídio de maternidade, segundo ainda o orador, deve estar inscrita no INSS e ter pago as contribuições, de forma seguida ou interpolada, durante seis meses nos últimos doze meses
Revelou que o novo regime estabelece ainda para o subsídio de aleitamento, que beneficia filhos dos segurados a partir do nascimento até aos trinta e seis meses de vida, montantes que variam entre 1500 a 500 kwanzas, tendo em conta a diferenciação positiva.
Quanto ao abono de família, Distinto Samuel disse que este é pago até ao limite de cinco descendentes, a partir dos três até aos 14 anos de idade, valendo-se dos montantes entre 800, 500 e 300 kwanzas, de acordo também com o referido princípio da diferenciação
positiva.
Explicou, a terminar, que o subsídio de funeral, a que têm direito apenas o cônjuge e filhos do trabalhador (segurado) falecido, estipula um valor de 25 mil kwanzas, pagos de uma só vez.
O chefe do serviço da segurança social no Zaire salientou que o novo diploma prevê ainda outros instrumentos jurídicos que regulam as formas de concessão, manutenção, suspensão, cessação e extinção de tais prestações, assim como outras normas não menos importantes, que o diferencia do antigo documento sobre esta matéria.
Seminários do género serão extensivos a alguns municípios da região, segundo ainda aquele responsável.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 8:17 pm

02-06-2011 18:24

Zaire
Vice-ministro do Território visita província do Zaire

Mbanza Congo
- Uma delegação do Ministério da Administração do Território, encabeçada pelo vice-ministro para os assuntos institucionais e eleitorais, Adão de Almeida, encontra-se hoje (quinta-feira) em Mbanza Congo, para uma visita de trabalho de algumas horas à província do Zaire.
Logo após a sua chegada, a delegação visitante foi recebida pelo governador provincial em exercício, Francisco Komba, ladeado pelos outros dois vice-governadores com quem manteve um encontro de balanço.
No final do encontro, o director nacional de eleições, Agostinho Lima, disse à imprensa local que a visita de Adão de Almeida ao Zaire está relacionada com o processo preparatório da actualização geral do registo eleitoral que se avizinha.
Segundo afirmou, foi feito um levantamento das escolas por onde se processará o registo eleitoral, a avaliação do processo de recrutamento e de formação dos brigadistas, bem como a organização e funcionamento das próprias estruturas que a nível da província poderão assegurar as actividades.
Disse que a província para além de ter iniciado de forma tímida o processo de cadastramento dos futuros locais da actualização do registo eleitoral conseguiu provar a sua capacidade de organização, facto que deixa a delegação visitante bastante satisfeita porque o processo de cadastramento desses locais está terminado, podendo passar para a fase seguinte ligada à formação do pessoal.
Referiu que no Zaire,79 brigadistas poderão integrar o processo de registo.
Agostinho Lima, que não enumerou as fases do processo, adiantou que até chegar-se às eleições serão muitas as fases, a começar pelo recadastramento de todos os eleitores quer os novos como os anteriores.
Assegurou que o recadastramento vai ser feito porque durante esses anos todos houve muita mobilidade humana. É necessário haver a produção de cadernos eleitorais onde constarão os dados do eleitor, como por exemplo o seu nome e o local por onde irá votar, entre outros.
No capítulo da formação do pessoal, o director frisou que o Zaire já recrutou o pessoal e que vai entrar para a fase de selecção dos possíveis candidatos que reunirem os requisitos do ponto de vista técnico para poderem ser aproveitados como registadores do processo.
A delegação regressa ainda hoje para a capital do país.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Jul 04, 2011 7:34 pm

04-07-2011 17:56

Zaire
População instada a gerir de forma racional recursos florestais

Mbanza Kongo
- O vice-ministro da Agricultura para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda, instou hoje (segunda-feira), em Mbanza Kongo, a população a gerir de forma racional os recursos florestais, por constituírem fonte de arrecadação de receitas.
O governante teceu essas declarações à imprensa no quadro da sua visita de trabalho de três dias à província do Zaire.
De acordo com o vice-ministro, o governo angolano está, presentemente, a diversificar as fontes de arrecadação de receitas, para deixarem de depender de receitas provenientes da produção petrolífera.
"Nós não podemos continuar a depender só do petróleo. A agricultura é a base do desenvolvimento. E, além da agricultura , temos a área florestal que é o outro sector onde há muitas possibilidades de angariar receitas para o Orçamento Geral do Estado", argumentou.
Assegurou ainda que o sector florestal, de acordo com dados disponíveis, pode constituir quatro porcento do Produto Interno Bruto (PIB), caso os seus recursos sejam devidamente explorados.
André Moda mostrou-se, no entanto, preocupado com a exploração irracional de alguns recursos florestais por parte da população, contribuindo deste modo para a devastação da fauna e da flora.
"Devemos continuar a sensibilizar e educar a nossa população no que se refere à exploração de recursos florestais. Temos assistido, nos últimos tempos, situações anormais no que tange ao garimpo, queimadas e a caça furtiva que duma forma geral compromete o ecossistema", sublinhou.
Hoje, primeiro dia da visita, o vice-ministro manteve já um encontro de cortesia com o governador Pedro Sebastião e radiografou a Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural e todas as suas dependências.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sábado Jul 09, 2011 5:35 pm

Zaire
Polícia detém homem de 54 anos por violação sexual a menor

Mbanza Kongo
– Um cidadão de 54 anos de idade foi detido quarta-feira pela Polícia Nacional na comuna de Madimba, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por alegada violação sexual a uma criança de sete anos.
Em nota de imprensa do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional a que a Angop teve hoje acesso, a corporação informa que o facto ocorreu na localidade do Nkoko, comuna de Madimba, quando Pedro Nladu (presumível autor do crime) aproveitou-se da ausência dos progenitores da criança para consumar o acto.
De acordo ainda com o informe policial, o processo corre os seus trâmites legais junto da direcção provincial de investigação criminal, devendo nos próximos dias ser remetido ao tribunal local para o veredicto final.
Este caso, segundo ainda a corporação, faz parte das 29 ocorrências registadas nos últimos sete dias pelo comando provincial da Polícia Nacional, que destaca também a detenção de 38 indivíduos indiciados em crimes diversos.
Durante o período em balanço, a Polícia Nacional realizou, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Nzeto, seis micro-operações que culminaram com a detenção de 20 supostos marginais, bem como a preensão de cinco quilogramas de estupefaciente (liamba).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron