NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jan 12, 2012 4:37 pm

12-01-2012 11:06

Zaire
Frustrados seis casos suspeitos de tráfico de menores em 2011

Mbanza Kongo
– Seis casos suspeitos de tráfico de crianças foram abortados durante o ano passado pelo Instituto Nacional da Criança (Inac), na província do Zaire, informou hoje, quinta-feira, em Mbanza Kongo, o chefe dos Serviços Provinciais, Manuel
José António.
Em declarações à Angop, o responsável explicou que as referidas crianças são provenientes da República Democrática do Congo (RDC) e foram interceptadas no município do Soyo, em companhia de um suposto traficante que as pretendia levar para a capital do país, Luanda.
De acordo com a fonte, os menores cujas idades rondam os 7 e 13 anos se encontram amparados no centro de acolhimento frei Giorgio Zulianelo, no Mfumu, arredores da cidade de Mbanza Kongo.
“Estamos a encetar contactos com as autoridades da RDC, para que as referidas crianças sejam reintegradas nas suas famílias biológicas”, sustentou, acrescentando que alguns prevaricadores se encontram a contas com a justiça.
O chefe dos serviços provinciais do Inac apontou o município do Soyo como a localidade da província do Zaire que mais casos de tráfico de menores regista, devido a sua proximidade com a região do Baixo Congo Democrático (RDC).
Nesta senda, o responsável advogou a necessidade urgente da implantação de redes comunitárias de protecção à criança em todos os municípios da província com vista a fazer face as inúmeras violações que atentem à integridade física e ao bem-estar da criança.
De Janeiro a Dezembro do ano transacto, o Inac registou 196 casos de violência contra a criança, menos 194 em comparação a ano de 2010.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Fev 09, 2012 9:29 pm

09-02-2012 13:32

Sinistralidade
Acidentes de viação causam morte de três pessoas no Zaire

Mbanza Kongo
- Três pessoas morreram e dez ficaram feridas em consequência de dez acidentes de viação registados nos últimos sete dias pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, representando uma diminuição de um acidente em relação a semana finda.
A Angop soube hoje (quinta-feira), através de uma nota de imprensa que os acidentes ocorridos nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco provocaram danos materiais avaliados em 165 mil e 175 kwanzas.
O documento aponta o excesso de velocidade, ingestão de bebidas alcoólicas, circulação de veículos em mau estado técnico e a falta de precaução por parte de alguns automobilistas como as principais causas da sinistralidade rodoviária.
No quadro da regularização operativa e fiscalização de trânsito, refere a nota, foram apreendidos 27 cartas de condução, 15 títulos de registo de propriedade, 11 verbetes provisórios e oito livretes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Fev 24, 2012 3:10 pm

Zaire
Polícia detém 33 cidadãos por suposto envolvimento em acções delituosas

Mbanza Kongo
- Trinta e três cidadãos foram detidos, nos últimos sete dias, pelo Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, por suposto envolvimento em 25 crimes de natureza diversa registados pela corporação.
Um relatório semanal sobre a situação de segurança pública, a que a Angop teve acesso hoje, sexta-feira, indica que os supostos delinquentes são indiciados por ofensas corporais, furto, homicídio, rapto, roubo, tentativa de violação, usurpação de obras alheias, promoção e auxílio à entrada ilegal de estrangeiros e posse e venda de estupefaciente (liamba).
Durante o período em balanço, refere a nota, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional registou uma diminuição de oito delitos em relação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos 24.
Especifica que dos crimes que chegaram ao conhecimento da corporação, dez foram contra as pessoas, oito contra propriedade, quatro contra a ordem e tranquilidade públicas e três delitos de natureza económica.
Informa que no quadro das actividades de enfrentamento policial foram realizadas duas buscas dirigidas que resultaram na detenção de oito supostos marginais, assim como a apreensão de 483 discos áudio visuais pirateados, cinco quilogramas de medicamentos diversos e quatro quilogramas de cannabis (liamba).
No domínio da sinistralidade rodoviária, foram registados nove acidentes de viação que resultaram em um óbito, 12 feridos e danos materiais avaliados em 125 mil kwanzas.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 02, 2012 1:54 am

Zaire
Tomboco volta a registar chuvas após cinco meses de estiagem

Tomboco
-
A sede municipal do Tomboco, situada 150 quilómetros a nordeste da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, voltou, nesta quarta-feira a registar chuvas, cinco meses depois de estiagem que assolou a região.
Interpelados hoje (quinta-feira) pela Angop, os agricultores mostraram-se satisfeitos pelo reinício das chuvas e esperam que as quedas pluviométricas continuem com regularidade para que as sementeiras a ser lançadas à terra, nesta segunda fase da época agrícola, germinem sem constrangimento.
Para o presidente da união nacional das associações dos camponeses angolanos (unaca) no Tomboco, José Ntembe, com o retorno das quedas pluviométricas na região, perspectiva-se uma campanha agrícola satisfatória.
"Vamos esquecer os prejuízos registados durante a primeira fase da época agrícola, onde quantidades consideráveis das culturas de amendoim, feijão macunde, milho, gergelim e batata-doce foram arrasadas pela seca, que devastou o nosso município desde Outubro do ano passado", referiu.
Informou que os agricultores da localidade continuam a desbravar a terra para o lançamento da sementeira nesta segunda fase da campanha agrícola e mostram-se esperançados quanto à safra.
Maria de Fátima João, agricultora, disse acreditar que, com o reaparecimento das chuvas, os prejuízos registados na primeira época agrícola podem ser compensados.
O município do Tomboco controla nove cooperativas agrícolas e 11 associações constituídas por 14 mil e 817 camponeses. A localidade é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, ginguba, banana, abacaxis, citrinos, gergelim, milho, batata-doce e inhame os produtos mais cultivados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Mar 21, 2012 4:35 pm

Zaire
Chuva torrencial provoca morte e destruições em M'banza Kongo

M'banza Kongo
- Uma criança de três anos de idade morreu afogada em M'banza Kongo (Zaire), em consequência da chuva torrencial acompanhada de ventos fortes na tarde de segunda-feira nesta localidade.
De acordo com o responsável do serviço provincial de protecção civil e bombeiros, Mankenda Lukengani, que prestou hoje esta informação à Angop, a criança foi arrastada pela corrente de água para uma vala localizada no bairro 11 de Novembro.
Quanto aos estragos, o responsável informou que 82 casas ficaram destruídas, deixando ao relento cerca de 492 famílias, registando-se ainda o desabamento de uma igreja, um posto médico e uma escola, nos bairros 4 de Fevereiro, Álvaro Buta, Martins Kidito, Sagrada Esperança, 11 de Novembro, Bela Vista e Mbanza-Mazina.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou ainda o ferimento ligeiro de uma pessoa e o capotamento de um turismo, fruto da carga pluvial que durou cerca de uma hora e meia e que colocou fim ao período de cerca de quatro meses de estiagem que esta localidade vinha observando.
“Vamos proceder já à distribuição de algumas chapas de zinco, roupa usada e kits de cozinha as famílias sinistradas”, referiu a fonte, que considerou tais meios como exíguos para atender o universo de pessoas afectadas.
Revelou que as chuvas dos últimos dias destruíram ainda 10 casas no município do Tomboco e 14 outras no Nóqui.
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Mar 30, 2012 2:44 pm

Zaire
Programa alusivo ao 4 de Abril inscreve inauguração de infra-estruturas sociais

M'banza Kongo
- Várias infra-estruturas sociais, entre escolas e postos de saúde, serão inauguradas na Província do Zaire, no âmbito das celebrações do dia da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se a 4 de Abril, em todo o país.
O programa das actividades em torno da efeméride, que inicia no dia 1 de Abril, a que Angop teve acesso hoje (sexta-feira), em M'banza Kongo, refere que as inaugurações vão ocorrer um pouco por todos os municípios da região.
A entrega de embarcações artesanais e demais instrumentos de pescas a uma cooperativa de pescadores no Soyo, também consta da programação para as comemorações do dia da paz.
Na vertente político-cultural estão previstas palestras em torno da data, deposições de coroas de flores nos túmulos dos soldados desconhecidos, que ocorrerão em cada sede municipal e actuação de grupos musicais.
Quadrangulares de futebol onze e provas de atletismo vão preencher a programação desportiva nestas comemorações, que terão o seu ponto alto no dia 4 de Abril, com a celebração de um culto ecuménico em M'banza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Abr 06, 2012 3:31 pm

Zaire
JMPLA incentiva juventude para o seu engajamento nos estudos

M'banza Kongo
- Os membros do secretariado municipal de M'banza Kongo da JMPLA incentivaram hoje (sexta-feira), nesta cidade, os jovens locais a uma dedicação permanente na sua formação académica, visando garantir o seu futuro e o do país.
Reunidos na sua 3ª sessão ordinária, para o balanço das actividades desenvolvidas e programação de futuras acções, os participantes concluíram também ser necessário o reforço das acções de sensibilização contra a delinquência juvenil.
O encontro, em que participam cerca de 50 membros do referido secretariado, passou também em revista o processo de actualização e registo eleitoral dos seus militantes, tendo-o avaliado de positivo.
Neste evento foi aprovado o plano de actividades futuras, tendo sido ainda aprovado uma moção de apoio ao presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos.
O discurso de encerramento do evento foi proferido pela coordenadora do grupo de acompanhamento do secretariado provincial do Zaire da Jmpla ao município de M'banza Kongo, Madalena André, que exortou os presentes ao seu engajamento na mobilização dos cidadãos em idade eleitoral, para efectuarem o registo e actualização dos respectivos cartões.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Maio 10, 2012 10:22 pm

Zaire
Conselho de auscultação recomenda medidas judiciais contra vendedores de terrenos

Mbanza Kongo
-
O Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social em Mbanza Kongo, província do Zaire, reunido nesta terça-feira, na sua Iª sessão ordinária, recomendou a tomada de medidas judiciais e criminais contra os vendedores de terrenos do Estado no município sede.
Orientada pelo administrador municipal de Mbanza Kongo, Ângelo dos Passos, a reunião deliberou também a necessidade de demolir algumas residências erguidas em localidades de risco, principalmente nos bairros periféricos desta urbe.
De acordo com o comunicado final saído deste encontro, chegado à Angop, os participantes recomendaram igualmente a tomada de medidas contra os comerciantes ilegais, assim como a proliferação de oficinas mecânicas em locais impróprios.
O cadastramento de residências sem latrinas e a posterior tomada de medidas, bem como a intensificação e fiscalização sobre o abate ilegal de árvores no município sede constam também das conclusões.
Por último, os membros do conselho recomendaram a necessidade da bancarização dos subsídios das autoridades tradicionais do município de Mbanza Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

Anterior

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron