NOTÍCIAS DO ZAIRE

NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Out 29, 2009 4:13 am

Zaire
Derrame de crude afecta rio Nzombo

Soyo
- Um derrame de crude (petróleo bruto), de proporções insignificantes, afectou parcialmente o rio Nzombo, na região do Kifuma, cerca de 25 quilómetros a sul do Soyo, província do Zaire.
De acordo com o superintendente geral da Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil), José Maria, que prestou a informação à imprensa no final de uma visita de constatação, o incidente foi provocado por uma rotura, não detectada, ocorrida a 23 do corrente, na linha de transporte do crude, zona petrolífera da Cabeça-da-Cobra.
O rio Nzombo é a fonte de fornecimento de água potável à população das povoações de Kifuma, Impanga e Cavugi e não só, facto que preocupa os responsáveis da petrolífera, colocando no local seus técnicos especializados e da "Sonangol P&P", para uma solução imediata da normalização do curso de água afectado.
José Maria avançou que enquanto prevalecer a situação, a Somoil vai se en******** do fornecimento diário de água potável em cisternas, para as populações das aldeias do Kifuma, Empanga e Kavugi.
Explicou que a rotura verificada na linha de transporte do crude não foi de grande demensão, tendo informado que a falta de informação na hora do incidente, provocou o derramamento de algumas quantidades de petróleo bruto, cujo número não foi revelado.
"Pode verificar-se uma mancha do crude a flutuar sobre o rio, na zona da ponte do Kifuma, estendendo-se com uma dimensão aproximada de 30 metros de comprimento e 10 de largura", disse.
Por forma a não se causar problemas de saúde à população, a Somoil acautelou várias medidas de segurança, tais como a proibição temporária do consumo da água afectada, colocação de uma barreira na margem mais afectada e reposição da situação ambiental, solicitando a maior colaboração de todos no sentido de se acatar as instruções e conselhos.
O superintendente geral da petrolífera, acrescentou que a sua empresa disponibilizou homens e meios técnicos que trabalham em constante no local, acreditando que até próximo Domingo a situação estará controlada.
Enquanto isso, assegurou ainda que a reparação da avaria da rotura está garantida e a produção segue o seu curso normal.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Out 30, 2009 3:25 am

Zaire
Mbanza Kongo acolhe X Conferência Provincial Ordinária do MPLA

Mbanza Kongo
– Quatrocentos e três delegados do MPLA no Zaire, oriundos dos seis municípios desta província, estão desde hoje, quinta-feira, reunidos na sua X conferência provincial ordinária, que decorre em Mbanza Kongo, a capital
provincial.
Durante dois dias, os participantes vão analisar o relatório de actividades desenvolvidas pelo partido nos últimos seis anos, debater questões da vida interna do partido e da província, eleger o primeiro secretário provincial e o respectivo comité.
Nesta conferência serão ainda eleitos os delegados ao VI Congresso do MPLA a decorrer em Luanda, em Dezembro próximo.
O evento conta com a presença dos membros do grupo de acompanhamento do bureau político do partido ao Zaire, chefiado pelo seu coordenador, Afonso Van-Dúnen Mbinda.
Ao discursar na sessão de abertura, o primeiro secretário provincial cessante, Pedro Sebastião, enalteceu os esforços empreendidos pelos membros do seu partido na região, que permitiram, ao longo dos seis anos de actividade, o seu crescimento de 24 mil para 68 mil militantes, dos quais mais de 30 mil são do sexo feminino.
Pedro Sebastião manifestou, na ocasião, a solidariedade dos militantes, simpatizantes e amigos da sua formação política na província, ao drama de milhares de angolanos expulsos pelas autoridades congolesas, tendo condenado tal procedimento.
Exprimiu também um profundo agradecimento a todos os militantes da sua organização, pelo empenho demonstrado no processo eleitoral de Setembro de 2008, que culminou com a vitória do seu partido.
Aquele político reconheceu ainda o empenho e dedicação do presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, à frente dos destinos do partido e da nação angolana.
Durante a sessão de abertura assistiu-se a entrega de uma menção honrosa ao primeiro secretário cessante Pedro Sebastião, feita pelo membro do bureau político do MPLA, Afonso Van-Dunem Mbinda, bem como certificados de reconhecimento aos militantes que mais se destacaram nas suas actividades.
A referida conferência decorre no anfiteatro da Escola Superior Politécnica de Mbanza-Kongo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Domingo Nov 01, 2009 2:13 am

Zaire
Novos directores escolares tomam posse em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo
- Dezanove novos directores de diversos níveis de ensino no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, tomaram posse hoje (sábado), nesta cidade, em cerimónia presidida pelo administrador municipal, Ângelo dos Passos.
Do número de directores empossados e que deverão exercer suas funções nas comunas de Kalambata, Luvo, Kaluka, Nkiende e comuna Sede, constam 12 directores e subdirectores para o Iº ciclo do ensino secundário, cinco para o primeiro nível e 4 para o IIº ciclo e formação de professores.
Ao pronunciar-se no acto, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Ângelo dos Passos, pediu aos recém-empossados a trabalharem com afinco, para garantir o funcionamento eficiente dos estabelecimentos escolares da circunscrição.
"Reconhecemos que dirigir uma instituição escolar, bem como formar o homem do amanhã, exige muito sacrifício por parte dos docentes e directores. Por isso, gostaria de pedir a todos para que dêem o vosso máximo em prol das nossas crianças", encorajou.
Ângelo dos Passos anunciou na ocasião que a sua administração vai, a partir do próximo ano, criar um prémio para melhor director e escola (conservação) que passará a ser atribuído em cada final do ano lectivo.
"Temos que procurar sempre formas de manter e melhorar a imagem das nossas escolas, evitando que elas se degradem ano após ano", reforçou.
Assistiram à cerimónia, membros da administração municipal e convidados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 02, 2009 11:44 am

02-11-2009 11:44
Polícia Nacional
Detidos 17 presumíveis autores de 18 crimes registados no Zaire

Mbanza Kongo
- A Polícia Nacional no Zaire deteve, nos últimos sete dias, 17 cidadãos acusados de estarem envolvidos em 18 crimes de natureza diversa registados pela corporação, sublinha uma nota de imprensa enviada hoje (segunda-feira) à Angop, em Mbanza Kongo.
De acordo com o informe, os detidos são indiciados em praticar crimes de ofensas corporais, especulação, furto, abuso de confiança, roubo, contrafacção discográfica e uso e posse de estupefaciente (vulgo liamba).
Durante o período em análise, sublinha ainda a nota, a Polícia Nacional registou um aumento de um delito em relação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos todos, correspondendo a uma operatividade na ordem dos 100 porcento.
No domínio da Viação e Trânsito, foram registados, na província, cinco acidentes que causaram três feridos.
As acções delituosas acorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 03, 2009 3:15 pm

Zaire
Governador reafirma início do Ensino Superior em 2010

Mbanza Kongo
- O governador do Zaire, Pedro Sebastião, reafirmou, este fim-de-semana, em Mbanza Kongo, que as aulas na Escola Superior Politécnica desta cidade, afecta a Universidade 11 de Novembro, começam em 2010.
Pedro Sebastião, que se dirigia aos delegados do MPLA participantes na X Conferência Provincial Ordinária, disse estarem criadas as condições para o início das aulas na data prevista, numa primeira fase apenas na cidade de Mbanza Kongo.
Referiu que o mesmo nível de ensino deverá, nos próximos tempos, estender-se ao município do Soyo, onde está a ser construída uma instituição do género.
Importa referir que a Escola Superior Politécnica de Mbanza Kongo conta com 12 salas de aulas e área administrativa, com respectivo mobiliário, um anfiteatro com a capacidade de cerca de 500 lugares, balneários, espaço de lazer, entre outros compartimentos.
Está em fase conclusiva a secção residencial, que vai albergar o corpo docente e alunos em regime de internato.
A referida escola poderá começar inicialmente com as disciplinas de economia, química, matemática e pedagogia, segundo propostas da Secretaria do Estado para o Ensino Superior.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 04, 2009 2:56 pm

04-11-2009 11:46
Zaire
Mais de mil alunos da escola do I ciclo transferidos para o Instituto de Administração

Mbanza Kongo
- Mil e seiscentos e cinco alunos, dos 2.304 matriculados neste ano lectivo na escola do I ciclo do ensino secundário, em Mbanza Kongo, província do Zaire, foram transferidos hoje (quarta-feira) para o Instituto Médio de Administração e Gestão, devido à destruição pela chuva, a semana passada, do tecto do referido estabelecimento escolar.
O director da escola, Manuel Gomes Mpanzo, que prestou a informação hoje à Angop, disse que a medida tomada pelo governo provincial através da direcção local da Educação visa assegurar o curso normal das aulas e garantir o ano lectivo que está prestes a terminar
De acordo com a fonte, foram disponibilizadas no referido Instituto 12 salas de aulas para os alunos do ensino regular e que frequentam aulas nos períodos da manhã e tarde.
"Três salas de aulas das 10 que a escola possui não foram destruídas pela chuva. Então, pensamos que parte dos alunos do período nocturno vão poder terminar o seu ano lectivo na instituição", precisou.
As aulas na escola do I ciclo do ensino secundário em Mbanza Kongo são ministradas por 102 professores, 21 dos quais colaboradores que leccionam em três períodos (manhã, tarde e noite).
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 05, 2009 3:06 pm

05-11-2009 15:11
Zaire
Crianças do centro de acolhimento de Mbanza Kongo beneficiam do novo BI

Mbanza Kongo
- Onze crianças, das 48 internadas no centro de acolhimento Frei Giorgio Zulianello em Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiaram já do novo bilhete de identidade, revelou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o director do centro, padre Danilo Grossele.
Em declarações à Angop, o prelado considerou importante a atribuição do novo bilhete às crianças, por tratar-se de um documento que lhes facilita na resolução de alguns problemas sociais, principalmente os da educação.
"Pela ajuda e atenção do governo local, através da Direcção Provincial da Justiça, nós conseguimos tratar, numa primeira fase, 11 bilhetes de identidade para as crianças do nosso centro. É um documento que tanto precisávamos, visto que algumas delas já frequentam a 9ª classe", referiu.
Nos próximos dias, acrescentou, mais onze crianças com idades compreendidas entre os sete e 17 anos vão igualmente beneficiar deste documento de cidadão nacional, estando neste momento a direcção do centro a tratar junto da Conservatória local do Registo as respectivas cópias integrais de assento de nascimento.
Entre as dificuldades encontradas, padre Danilo Grossele referiu-se ao facto de algumas crianças nunca terem sido registadas e desconhecerem os dados verdadeiros dos seus progenitores, criando embaraços para a aquisição de Cédula Pessoal ou de Certidão Narrativa Completa.
A propósito, o prelado apela aos encarregados de educação, que eventualmente tenham crianças no referido centro de acolhimento, no sentido de se dirigirem àquela instituição, visando fornecer informações credíveis sobre os seus educandos, com vista a agilizar o processo.
"Temos crianças que já estão a terminar a 4ª classe. E há necessidade de terem já documentos que lhes identifique", sublinhou.
O sacerdote deplorou, por outro lado, o comportamento de alguns progenitores que sem causas justas abandonam os filhos, atirando-os à rua, fazendo com que cresçam fora do convívio familiar.
"O lugar da criança é na família. Por isso, a igreja defende sempre uma família unida onde reina o amor, respeito, compreensão e o diálogo", asseverou.
Diariamente as crianças colhidas no centro de acolhimento Frei Giorgio Zulianello, em Mbanza Kongo, beneficiam de três refeições/dia. O centro conta com sete trabalhadores, entre os quais dois educadores sociais.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Nov 06, 2009 3:09 pm

06-11-2009 13:15
Zaire
Mais de 200 cidadãos já têm o novo Bilhete de Identidade

Mbanza Kongo
- Duzentos e cinquenta e três cidadãos nacionais ao nível da Província do Zaire já dispõem do novo Bilhete de Identidade, cuja emissão na região iniciou a 26 de Outubro último, soube hoje, sexta-feira, à Angop nesta cidade.
De acordo com o responsável pela área técnica do sistema de emissão do novo BI, Pedro Kiaku, o processo decorre sem grandes dificuldades, apesar de se registar constantes oscilações no tocante ao fornecimento de energia eléctrica às instalações do sector.
"A emissão dos Bilhetes depende da base de dados da central, em Luanda, exigindo, por isso, que o sistema "on-line" instalado esteja permanentemente ligado 24 horas ao dia", explicou.
Pedro Kiaku explicou que em situação normal, o sistema instalado estaria a altura de produzir mais de 70 Bilhetes de Identidade/dia, cujo funcionamento está ser directamente assegurado por sete funcionários treinados para o efeito.
O novo Bilhete de Identidade está ser emitido apenas em Mbanza Kongo, a capital da Província, numa primeira fase, onde foram instalados sete computadores e respectivos componentes.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Segunda Nov 09, 2009 2:58 pm

09-11-2009 9:51
Zaire
Funcionário detido por suposto desvio de produtos destinados a regressados da RDC

Mbanza Kongo
- Um funcionário da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (Minars), no Zaire, foi detido, no último fim-de-semana, pela Polícia Nacional, por suposto desvio de produtos alimentares destinados aos angolanos regressados da República Democrática do Congo.
Trata-se de Afonso Matondo, de 48 anos de idade, funcionário desta instituição pública, colocado na área de armazenamento de produtos do Minars.
Segundo um informe da Polícia Nacional entregue hoje (segunda-feira) à Angop, em Mbanza Kongo, Afonso Matondo retirou fraudulentamente dos armazéns do Minars 20 sacos de arroz, que foram comercializados no mercado informal ao preço de três mil kwanzas.
Este caso, de acordo com a nota da corporação, faz parte das 31 ocorrências registadas pela Polícia Nacional nos últimos sete dias, de que se destaca também a detenção de 25 cidadãos indiciados na prática de crimes de natureza diversa.
Durante o período em análise, a Polícia registou um aumento de 13 delitos em relação a igual período anterior, tendo sido esclarecidos todos, correspondendo a uma operatividade na ordem dos cem porcento.
O município de Mbanza Kongo, com 22 crimes, foi o mais afectado, seguindo-se o Soyo e Nzeto, com cinco e dois delitos cada.
As ofensas corporais, especulação, furto, danos materiais, falsificação de documentos, roubo, contrafacção discográfica, abandono de infante, tentativa de violação, condução ilegal e posse e uso de estupefaciente foram os crimes mais registados.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 10, 2009 2:40 pm

10-11-2009 12:48
Educação
Implantação do ensino superior contribuirá para fixação de quadros no Zaire

Mbanza Kongo
- O governador do Zaire, Pedro Sebastião, afirmou, segunda-feira, em Mbanza Kongo, que a implantação do ensino superior na província, a partir do próximo ano lectivo, contribuirá para a fixação dos quadros na região.
O governador fez esta afirmação à margem de uma palestra subordinada ao tema "A problemática da gestão das instituições de ensino superior", no âmbito das primeiras jornadas Novembro Académico, que a Universidade 11 de Novembro promove desde o dia 03 do corrente mês.
"É um dia importante para nós da província do Zaire, porque começamos a dar os primeiros passos naquilo que se vai configurar, de facto, na formação superior da juventude, tal como acontece um pouco por todo território nacional", sublinhou.
De acordo com o governador, a presença em Mbanza-Kongo do reitor da universidade 11 de Novembro vem justamente confirmar a implantação, a partir do próximo ano lectivo, do ensino superior na província do Zaire.
"Este feito fará com que muitos estudantes que antes eram obrigados a deslocar-se para outras províncias do país, a procura do saber, possam fazé-lo já aqui na nossa província em pleno convívio das suas famílias", reiterou.
Esta deslocação de quadros para outras províncias do país, lembrou, acarretava enormes prejuízos para o desenvolvimento da região, porque depois da formação já não regressavam à procedência para dar a sua contribuição nas tarefas da reconstrução nacional.
Neste âmbito, asseverou, a expansão do ensino superior na província tem um significado muito especial e particular, tendo para efeito exortado a juventude local para a necessidade de se cuidar as futuras instalações onde funcionará o ensino superior.
A futura Escola Superior de Mbanza Kongo ministrará cursos de Matemática, Psicologia, Gestão, Física, Química, Economia e Pedagogia. Integram a universidade 11 de Novembro as províncias do Zaire e Cabinda.
A palestra, realizada no ânfiteatro da futura Escola Superior, serviu também para a apresentação oficial do Reitor e Pró-Reitor da Universidade 11 de Novembro à classe acdémica local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 11, 2009 12:25 pm

Educação
Implantação do ensino superior contribuirá para fixação de quadros no Zaire

Mbanza Kongo
- O governador do Zaire, Pedro Sebastião, afirmou, segunda-feira, em Mbanza Kongo, que a implantação do ensino superior na província, a partir do próximo ano lectivo, contribuirá para a fixação dos quadros na região.
O governador fez esta afirmação à margem de uma palestra subordinada ao tema "A problemática da gestão das instituições de ensino superior", no âmbito das primeiras jornadas Novembro Académico, que a Universidade 11 de Novembro promove desde o dia 03 do corrente mês.
"É um dia importante para nós da província do Zaire, porque começamos a dar os primeiros passos naquilo que se vai configurar, de facto, na formação superior da juventude, tal como acontece um pouco por todo território nacional", sublinhou.
De acordo com o governador, a presença em Mbanza-Kongo do reitor da universidade 11 de Novembro vem justamente confirmar a implantação, a partir do próximo ano lectivo, do ensino superior na província do Zaire.
"Este feito fará com que muitos estudantes que antes eram obrigados a deslocar-se para outras províncias do país, a procura do saber, possam fazé-lo já aqui na nossa província em pleno convívio das suas famílias", reiterou.
Esta deslocação de quadros para outras províncias do país, lembrou, acarretava enormes prejuízos para o desenvolvimento da região, porque depois da formação já não regressavam à procedência para dar a sua contribuição nas tarefas da reconstrução nacional.
Neste âmbito, asseverou, a expansão do ensino superior na província tem um significado muito especial e particular, tendo para efeito exortado a juventude local para a necessidade de se cuidar as futuras instalações onde funcionará o ensino superior.
A futura Escola Superior de Mbanza Kongo ministrará cursos de Matemática, Psicologia, Gestão, Física, Química, Economia e Pedagogia. Integram a universidade 11 de Novembro as províncias do Zaire e Cabinda.
A palestra, realizada no ânfiteatro da futura Escola Superior, serviu também para a apresentação oficial do Reitor e Pró-Reitor da Universidade 11 de Novembro à classe acdémica local.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Nov 12, 2009 4:07 pm

12-11-2009 16:51
Zaire
Preparados mil hectares de terra para campanha agrícola 2009/2010

M'banza Kongo
- Mil hectares de terra foram desbravados na província do Zaire para o cultivo de diversos produtos durante a campanha agrícola 2009/2010, que arrancou terça-feira na região, informou nesta quinta-feira o director provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Paixão Esteves.
De acordo com Paixão Esteves, em declarações à Angop, em M'banza-Kongo, nos hectares desbravados serão produzidos, essencialmente, ginguba, feijão macunde (frade), batata-doce, milho e mandioca, que constitui o principal produto alimentar da região.
Dos mil hectares, sublinhou, 200 foram preparados no município do Soyo, outros 200 no Tomboco, 175 no Nzeto, 150 em M'banza-Kongo, mais 150 no Kuimba e 125 no Nóqui.
Informou que a região possui actualmente 91 cooperativas que são compostas por dois mil e 811 associados. Posui igualmente 165 associações de camponeses, constituídas por seis mil e 979 membros.
Paixão Esteves referiu que na preparação dos hectares, o sector representado pela Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (MECANAGRO) firmou um acordo de parceria com empresas privadas locais do ramo entre as quais a "Magave”, “Lactam” e
“Boa Esperança e Filhos".
Disse que a par dos mil hectares de terras desbravados com o recurso a mecanização agrícola, outras consideráveis parcelas de terras para o cultivo preparadas por iniciativa de algumas famílias camponesas da região.
Explicou que quatro Estações de Desenvolvimento Agrário (EDA), na província, constituídas por técnicos do sector, prestam assistência técnica para as cooperativas e associações de camponeses, sendo uma em cada um dos quatro municípios da província
(M'banza-Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco).
Paixão Esteves realçou que estão a ser distribuídos instrumentos agrícolas e sementes aos camponeses associados em cada um dos municípios citados.
A falta de infra-estruturas básicas para a conservação de produtos do campo e de uma rede mais organizada e estruturada para a sua comercialização, foram apontados como sendo obstáculos a serem superados nos próximos tempos, com a previsão do aumento da produção e da produtividade agrícola.
Paixão Esteves explicou que a estruturação do sistema de comercialização de produtos agrícolas do campo para a cidade passa necessariamente pela melhoria das vias de comunicação da província, tendo ainda defendido um regime de preços favoráveis aos
produtores.
O acto de abertura da campanha agrícola 2009/2010 decorreu na aldeia de M'banza Luanda, na comuna de Kalambata, município de M'banza Kongo, foi presidido pelo vice-governador do Zaire para a área técnica e serviços comunitários, Eduardo Zabila, em representação do governador provincial, Pedro Sebastião.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Sexta Nov 13, 2009 3:51 pm

Zaire
Governante exorta regressados da RDC a esquecerem o passado

Mbanza Kongo
- O vice-governador do Zaire para a esfera económica e social, Francisco Komba, exortou os angolanos provenientes da República Democrática do Congo (RDC) no sentido de esquecerem os maus momentos vividos durante a sua expulsão naquele país, reafirmando que governo está empenhado em acelerar a sua reinserção social.
Francisco Komba fez este apelo no centro de acolhimento de "**** Rosa", comuna do Luvo, quando presidia ao acto provincial das comemorações alusivas ao 11 de Novembro, Dia da Independência nacional.
"A comemoração desta tão importante data nessa localidade de **** Rosa é mais do que uma manifestação de calor e solidariedade do governo provincial para com os nossos concidadãos, que incompreensivelmente foram expulsos da RDC", referiu.
Alguns destes angolanos expulsos, lembrou, já viviam na República Democrática do Congo há mais de 40 anos, tendo sido forçados a regressar à pátria sem os seus bens que adquiriram durante décadas naquele país.
O governante reconheceu a pronta resposta do governo angolano, organizações filantrópicas, igrejas e a sociedade civil no geral pelos apoios prestados a estes cidadãos, visando minimizar a situação que atravessam.
"Apelamos mais uma vez à nossa população no sentido de não ter espírito de vingança para com os nossos irmãos do Congo Democrático, independentemente do modo como os nossos concidadãos foram expulsos deste país", aconselhou.
Francisco Komba assegurou que o governo angolano e parceiros tudo estão a fazer para terminar, tão depressa quanto possível, com a operação de evacuação para as zonas de origem de angolanos regressados da RDC e concentrados ainda nos centros de acolhimento.
O centro de acolhimento de "**** Rosa", situada a oito quilómetros da sede comunal do Luvo, alberga actualmente três mil 360 angolanos vindos da República Democrática do Congo.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Nov 17, 2009 3:10 pm

17-11-2009 11:02
Zaire
Ong distribui mosquiteiros aos regressados da RDCongo

Mbanza Kongo
- Pelo menos 50 mil mosquiteiros impregnados com insecticida estão a ser distribuídos desde Outubro último, pela organização não governamental Mentor Iniciative aos regressados da República Democrática do Congo (RDC), concentrados em diversas localidades da província do Zaire.
Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o gestor do programa desta Ong na província, Manuel Bernardo Jorge, disse que até ao momento já foram distribuídos 5 mil e 134 mosquiteiros aos compatriotas provenientes da RDC e concentrados nos centros de acolhimento de Kasilia (Kuimba), **** Rosa e Kiowa, no município de Mbanza Kongo.
Adquiridos pela organização não governamental norte americana PSI, em parceria com o Ministério angolano da Saúde os mosquiteiros, disse, visam combater os casos de malária no seio desses concidadãos desprovidos de tudo um pouco.
"O período em que esses nossos irmãos estão a regressar ao país é um tempo em que o pico da malária tem a tendência de subir. Por isso, nós em parceria com o governo angolano estamos aqui para ajudar esses nossos compatriotas", sublinhou.
Acrescentou que a distribuição desses mosquiteiros está a ser feita de acordo com o número de famílias, ou seja um mosquiteiro para duas pessoas.
Aproveitou a oportunidade para apelar à sociedade, no sentido de prestar o seu apoio incondicional a esses angolanos, que durante décadas viveram naquele país e que agora regressam à pátria sem os seus haveres.
A Mentor Iniciative é uma organização não governamental norte americana e está implantada na província do Zaire desde 2003, onde presta serviço na área da malária.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS DO ZAIRE

Mensagempor paulo gonçalves em Quarta Nov 18, 2009 3:39 pm

Zaire
Alfabetizadores refrescam conhecimentos no Kuimba

A alfabetização é uma batalha de toda a sociedade
Mbanza Kongo
- Trinta alfabetizadores do município do Kuimba, província do Zaire, participam desde terça-feira, naquela localidade, numa acção de refrescamento, no âmbito do programa de aceleração e atraso escolar (paae) módulo 2 implementado pelo Ministério da Educação.
Pretende-se com este evento, com a duração de 15 dias, capacitar e melhorar as habilidades tecnicó-profissionais dos alfabetizadores locais, segundo deu a conhecer hoje à Angop o formador da referida acção formativa, Manuel Mpanzu.
Temas como responsabilidade dos alfabetizadores, elaboração de planos de aulas e aulas práticas, são entre outros, assuntos a serem abordados neste seminário.
Participam no seminário alfabetizadores oriundos das comunas do Buela, Luvaka, Serra da Kanda e Sede.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO ZAIRE

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron