NOTÍCIAS E FOTOS

ANGOLA É CADA VEZ MAIS UM DESTINO DE PROFISSIONAIS PORTUGUESES. AQUI VAMOS TENTAR ACOMPANHAR O DIA A DIA DESSAS PESSOAS

NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor Vitor Oliveira em Sexta Maio 29, 2009 8:11 pm

... Para Angola e em Força!

Milhares de portugueses debandam em busca de novas oportunidades de trabalho

Imagem retirada de Angola em FotosSão já mais de 80 mil os portugueses emigrados em Angola. Aquele país africano é visto como o novo Eldorado para trabalhadores e empresários portugueses. Dois voos diários são já insuficientes.
Porto, 4 de Fevereiro, 10 horas. Ana Rodrigues, 49 anos, impacienta-se frente ao balcão da Consulta do Viajante. Há mais de um mês que tem marcada a consulta médica indispensável para obter o visto que, em breve, lhe vai permitir ir trabalhar para Angola. Mas tem de aguentar. Os centros de saúde apenas com muita dificuldade conseguem dar vazão a tantos pedidos de vacinação. Ana, administrativa no Marco de Canaveses, reconforta-se com um pensamento: em breve, vai viver num clima quente, como gosta, e passar a auferir 2300 euros mensais contra os miseráveis 750 que tem levado para casa.
Porto, Hotel Sheraton, 5 de Fevereiro, 10 horas. Centenas de empresários nortenhos enchem um vasto salão para ouvirem falar sobre as relações económicas entre Portugal e Angola. Para gáudio da assistência, uma instituição bancária acena-lhes com possibilidades de crédito para a internacionalização das empresas. Na mesa, um perito aguça-lhes o apetite com números: as exportações para Angola cresceram mais de 30% só nos primeiros 10 meses do ano passado. Contudo, alguém alerta: “Angola não é uma nova árvore das patacas. É um mercado exigente, que requer muito trabalho e qualidade”.
Ana Rodrigues e as centenas de empresários que, no Porto, sonham com Angola representam a esperança com que muitos milhares de portugueses de Norte a Sul do país olham a ex-colónia portuguesa. O desemprego e a falta de oportunidades parecem estar a encontrar respostas naquele país africano, onde a árdua tarefa de reconstrução nacional exige braços esforçados e grandes investimentos.
Os dois voos diários para Luanda – operados pela TAP e TAAG - são já insuficientes para tamanha debandada. Isabel Palma, do Gabinete de Comunicação da TAP, confirmou ao JN que, no ano passado, a companhia tranasportou mais de 156 mil passageiros na rota Lisboa-Luanda-Lisboa. Ou seja, um aumento de 13% face a 2007. O objectivo da companhia é o aumento do número de voos semanais de forma a dar resposta à elevada procura. Também na TAAG, Agnela Wilper confirmou ao JN a intensa procura que tem sido registada nos voos entre Lisboa e Luanda.
E como para a obtenção do visto de entrada em Angola é obrigatória uma vacinação prévia, as consultas do viajante de todo o país estão a ter grande dificuldade em dar vazão a tantos pedidos. Delfina Antunes, directora do Departamento de Saúde Pública do Norte, confirmou ao JN que dos 13500 utentes atendidos em 2008 nos cinco centros da região com consulta de viajante (três no Porto, um em Braga e um em Viana do Castelo), 9500 tinham como destino o continente africano. Destes, 70% rumavam a Angola.
Para aumentar a rapidez de atendimento – no momento, a marcação de uma consulta pode demorar cerca de um mês – serão abertos mais dois centros de saúde em Bragança e Vila Real, além de alargados os períodos de funcionamento e instalado um programa informático de gestão integrada de marcação de consultas.
Rui Encarnação, responsável pelo portal Netempregos, revelou ao JN que tem tido cerca de 150 ofertas de emprego por mês para Angola. “Em média, para cada oferta de emprego, recebemos cerca de 450 candidaturas”, realçou.
E o futuro trará ainda mais oportunidades aos portugueses, como afirmou ao JN Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Avatar do utilizador
Vitor Oliveira
Administrador do fórum
 
Mensagens: 5484
Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm
Localização: Alferrarede - Abrantes - Portugal

Re: NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor anabela em Terça Ago 25, 2009 12:01 pm

Empresário português deportado de Angola
isto é um aviso aos que vão atrás das conversas "oficiais" dos governos, do nosso mas especialmente do angolano.

"estar" em Angola tem regras muito próprias e passam muito por pagamentos que nada têem de oficiais.

in "Correio da Manhã"

Revolta - Serviço de Migração e Estrangeiros recusa visto
Empresário português deportado de Angola


António Rosa Relvas, de 53 anos, empresário em Luanda, está revoltado com o governo angolano, depois de a sua mulher, Filomena, ter sido notificada pelo Departamento de Fiscalização do Serviço de Migração e Estrangeiros para abandonar o país nos próximos dias. Em causa está um despacho desfavorável ao pedido de prorrogação do visto de trabalho.


“Já fui informado de que nos próximos dias será a família toda notificada, mas eu só saio daqui depois de morto”, afirma António Rosa, indignado com a situação, garantindo não deixar repetir o que se passou em 1974: “Fomos obrigados a sair e a deixar tudo para trás. Tenho aqui milhões de euros investidos e não posso deixar isto assim sem mais nem menos”.

A revolta do empresário português sobe de tom quando recorda a presença de José Sócrates em Angola, em Abril, para promover o investimento privado naquele país. “Não percebo como é que nos pedem para investir o dinheiro e depois correm connosco”, refere António Rosa, proprietário de uma empresa de transportes de mercadorias e passageiros. Em Angola desde 2001, este natural de Leiria não esconde a sua preocupação com a situação dos dois filhos menores: “Tenho uma bebé de seis meses, nascida em Luanda, e um rapaz, com 13 anos, que vai começar a escola em breve”.

Durante todo o processo de prorrogação do visto de trabalho, conta António Rosa, aconteceram peripécias inacreditáveis. “Chegaram a dizer-me que eu não estava a colaborar. Pediram-me seis mil euros para desbloquear a situação. Se não têm funcionários capazes, a culpa não é minha”, refere.

A situação é confirmada pela embaixada de Angola em Lisboa, que revela o actual processo de reforma do Serviço de Migração e Estrangeiros. “Existiram algumas situações de abuso de autoridade na atribuição dos vistos de trabalho. Sem ter conhecimento desse dossiê, suponho que se trata de uma dessas situações”, diz Ramiro Barreira, porta-voz da embaixada, aconselhando António Rosa a dirigir-se ao consulado português em Luanda para pedir apoio: “Se considera existirem irregularidades na não prorrogação do visto, deverá pedir aconselhamento jurídico ao cônsul português em Luanda.”

Contactado o consulado, o CM foi informado de que o caso de António Rosa não é único: “Temos conhecimento de algumas situações dessas, mas o nosso espaço de manobra é muito reduzido. Angola está a passar por um processo de profunda renovação do Serviço de Migração e Estrangeiros. Naturalmente, se os cidadãos portugueses vierem ter connosco para solicitar ajuda, nós tentaremos fazer o que está ao nosso alcance”.

PERFIL

António Rosa Relvas, natural de Leiria, decidiu arriscar a sorte e chegou a Luanda em 2001. Passado pouco mais de um ano, criou a sua própria empresa de transportes de passageiros e mercadorias que, actualmente, emprega mais de 60 trabalhadores.

Pai de três filhos – um deles também constituiu família em Luanda – António vê-se na situação de perder tudo o que construiu em Angola. A mulher, Filomena Rosa Relvas, de 38 anos, de Alcácer do Sal, sempre trabalhou nos serviços administrativos. É o primeiro elemento da família a ser notificado da expulsão.
__________________
faz-me o favor de seres feliz (adaptação duma frase do Raúl Solnado)
anabela
Moderador de sala
 
Mensagens: 981
Registado: Sexta Maio 22, 2009 6:12 am

Re: NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor tozé em Quinta Ago 27, 2009 5:32 pm

Avatar do utilizador
tozé
Moderador de sala
 
Mensagens: 1400
Registado: Segunda Maio 11, 2009 7:19 pm
Localização: Faro - Portugal

Re: NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor paulo gonçalves em Terça Out 27, 2009 4:44 am

AMIGOS

AGORA ANGOLA É TERRA DE OPORTUNIDADES.
MAS CUIDADO, NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.
EM ANGOLA AINDA EXISTE MUITA CORRUPÇÃO.
ABRAÇOS
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal

Re: NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor conde2506 em Sexta Abr 09, 2010 11:31 pm

paulo gonçalves Escreveu:AMIGOS

AGORA ANGOLA É TERRA DE OPORTUNIDADES.
MAS CUIDADO, NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.
EM ANGOLA AINDA EXISTE MUITA CORRUPÇÃO.
ABRAÇOS

Osamdambongo.Em Umbundu quer dizer a procura de dinheiro.Cuidado com a goluzice...A Biblia diz que o amor ao dinheiro e a fonte de todos os males...
Luis Conde
conde2506
Membro kamussel
 
Mensagens: 6
Registado: Sexta Abr 09, 2010 12:05 am

Re: NOTÍCIAS E FOTOS

Mensagempor paulo gonçalves em Quinta Jun 02, 2011 9:37 pm

Primeira Feira Internacional sobre o Ambiente
Produtos da Exergia Augusto LDA expostos na feira
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do utilizador
paulo gonçalves
Administrador do fórum
 
Mensagens: 7197
Registado: Quarta Maio 27, 2009 9:40 am
Localização: Porto Espada - Marvão - Portugal
---------


Voltar para PORTUGUESES EM ANGOLA - NOTÍCIAS E VÍDEOS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron