TEMAS DIVERSOS

NOTÍCIAS, FOTOS, VÍDEOS, ETC

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Sexta Jun 18, 2010 10:15 pm

Anti-CD4: cura para a artrite

Investigadores portugueses encontraram solução para tratar a doença crónica que ataca as articulações Estudo apresenta resultados “promissores”, dizem

A doença começa frequentemente nos dedos das mãos e punhos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) descobriu uma nova forma de tratar a artrite reumatóide. O segredo é o uso de um anticorpo que previne o aparecimento ou impede a progressão da doença.
Embora tenha sido feito com ratinhos, o estudo teve resultados “relevantes e promissores” para o tratamento da artrite reumatóide humana, disse fonte do IMM. “Os ratinhos desenvolvem artrite reumatóide de forma muito semelhante ao homem”, disse a mesma fonte.
O tratamento com o anticorpo anti-CD4 previne o aparecimento de artrite em ratinhos saudáveis, e ainda impede a progressão da doença em ratinhos já doentes, conclui o estudo.
Os resultados mostram ainda que a administração do anticorpo altera o equilíbrio entre dois tipos de células do sistema imunitário, dificultando o desenvolvimento de doenças auto-imunes. A artrite reumatóide é uma doença auto-imune crónica, caracterizada pela inflamação/destruição das articulações, que provoca incapacidade progressiva do doente e está associada a mortalidade prematura.
O estudo foi publicado na revista científica “PLoS ONE”, disponível apenas online e publicada pela Public Library of Science.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Sexta Jun 18, 2010 10:17 pm

RSF escandalizada com deputado do PS

- A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que visa a defender a liberdade de imprensa no Mundo, condenou a atitude do deputado do PS Ricardo Rodrigues por ter levado gravadores de jornalistas que o entrevistavam.

- “Estamos escandalizados com este comportamento surrealista que só tem paralelo em certos responsáveis políticos dos países mais rígidos”, revela a RSF num comunicado divulgado pelo representante da organização junto da União Europeia.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Domingo Jun 20, 2010 2:19 pm

Fungos a mais nos hospitais

- Nos hospitais existe uma grande circulação de fungos com elevada diversidade genética, conclui um estudo de um investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup).

- “As unidades hospitalares devem ter medidas adicionais de prevenção”, disse uma fonte do Ipatimup, notando que a prioridade é os hospitais que “admitem doentes hematológicos ou transplantados”.

- Anticorpo previne o aparecimento da doença em ratinhos, conclui a investigação
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Domingo Jun 20, 2010 2:20 pm

Rãs avisam para sismo na China?

- Em menos de uma semana, duas pragas de pequenas rãs invadiram a China, lembrando a crença de que estes anfíbios “anunciam” terramotos.

- Ontem, quase 100.000 rãs de menos de dois centímetros de comprimento invadiram um lago na cidade de Nankín, distrito de Jiangnin. Todas caminhavam para a mesma direcção. Na semana passada, mais 10.000 exemplares invadiram a província de Sichuan, uma localidade atingida em 2008 por um sismo de 8.0 na escala de Richter.

- A consequência foi quase 90.000 mortes. O terramoto foi antecedido por uma praga de rãs. Vários especialistas e sismólogos chineses negam a relação entre rãs e sismos, alegando “causas naturais”.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Domingo Jun 20, 2010 2:25 pm

Vereador tenta ter sexo com polícia

- O vereador da cidade de Taunton, Daniel Barbour, foi preso depois de tentar ter sexo com um policia à paisana num parque em Brockton, no Estado norte-americano de Massachusetts. A Polícia de Brockton tinha colocado um agente à civil no parque após receber inúmeras denúncias de moradores que davam conta de actos sexuais no parque DW Fields.

- De acordo com as autoridades, o vereador Daniel Barbour estacionou o automóvel ao lado do veículo do polícia à paisana e, em seguida, olhou para ele e abanou a cabeça. Quando o agente saiu do carro e entrou num caminho mais isolado, o vereador aproximou-se e assediou-o sexualmente.

- O agente da polícia em questão acabou por prender o político que já foi presente a tribunal.

- O advogado do vereador ainda tentou impedir que este fosse presente ao juiz, mas o magistrado responsável pelo caso negou o pedido. O político tem nova audiência marcada para a próxima semana.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Domingo Jun 20, 2010 2:25 pm

Gastou 94 mil euros por 35 cm de terreno

- Uma disputa entre vizinhos por uma faixa de terra, com apenas 35 centímetros, na cidade inglesa de Claygate Surrey, já levou os antigos amigos a gastar a módica quantia de quase 94 mil euros.

- Os vizinhos desentenderam-se em 2005, quando Simon Armes construiu um muro na entrada da garagem partilhada por ambos, não deixando espaço suficiente para que Jon Huntley pudesse manobrar. Indignado, Huntley exigiu ao vizinho uma área de 35 centímetros para poder manobrar, mas Armes recusou.

- O caso acabou por ir para tribunal e, ao fim de cinco anos, o juiz decidiu permitir a construção do muro, obrigando Huntley a assumir as custas do tribunal: 94 mil euros.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Terça Jun 22, 2010 8:15 pm

Estudo ajuda a controlar leucemia

- Os glóbulos vermelhos podem ajudar no controlo de leucemias. A conclusão é recente e fez parte de uma investigação de um grupo do Instituto de Biologia Molecular e Celular do Porto (IBMC).

- O estudo, publicado na última edição da revista Immunology and Cell Biology, liderado pelo investigador Fernando Arosa, tem como objectivo contribuir para uma melhor compreensão da função dos glóbulos vermelhos ao nível do sistema imunológico.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Terça Jun 22, 2010 8:16 pm

Cancro do fígado aumentará

- O número de cancros do fígado pode aumentar 70% até 2015, prevê a Sociedade Portuguesa de Hepatologia, que defende uma campanha de sensibilização nacional para as doenças hepáticas, sobretudo a alcoólica.

- A falta de diagnóstico atempado é uma das causas.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Terça Jun 22, 2010 8:26 pm

Português moderno... cheio de novas oportunidades!

A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA

- Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos pretos 'afro-americanos', com vista a acabar com as raças por via gramatical, isto tem sido um fartote pegado!

- As criadas dos anos 70 passaram a 'empregadas domésticas' e preparam-se agora para receber a menção de 'auxiliares de apoio doméstico’.

- De igual modo, extinguiram-se nas escolas os 'contínuos' que passaram todos a 'auxiliares da acção educativa'.

- Os vendedores de medicamentos, com alguma prosápia, tratam-se por 'delegados de informação médica'.

- E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em 'técnicos de vendas '.

- O aborto hifenizou-se em 'interrupção voluntária da gravidez';

- Os gangs étnicos são 'grupos de jovens'

- Os operários fizeram-se de repente 'colaboradores';

- As fábricas, essas, vistas de dentro são 'unidades produtivas vistas da estranja são 'centros de decisão nacionais'.

- O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à 'iliteracia' galopante.

- Desapareceram dos comboios a 1.ª e 2.ª classes, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes 'Conforto' e 'Turística'.

- A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira...»; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma»

- Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação’, os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, 'crianças de desenvolvimento instável'.

- Ainda há cegos, infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado 'invisual'. (O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o 'politicamente correcto' marimba-se para as regras gramaticais...)

- As ****s passaram a ser 'senhoras de alterne'.

- Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em 'implementações', 'posturas pró-activas', 'políticas fracturantes' e outros barbarismos da linguagem.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.

- Estamos lixados com este 'novo português'; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress. Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma 'politicamente correcta'.

- E falta ainda esclarecer que os tradicionais "anões" estão em vias de passar a "cidadãos verticalmente desfavorecidos"...

- Os ******s e imbecis passam a designar-se por "indivíduos com atitude não vinculativa"

- Os pretos passaram a ser pessoas de cor.

- Os gordos e os magros passaram a ser pessoas com disfunção alimentar.

- Os mentirosos passam a ser "pessoas com muita imaginação"

- Os que fazem desfalques nas empresas e são descobertos são "pessoas com grande visão empresarial mas que estão rodeados de invejosos"

- Para autarcas e políticos, afirmar que "eu tenho impunidade judicial", foi substituído por "estar de consciência tranquila".

- O conceito de corrupção organizada foi substituído pela palavra "sistema".

- Difícil, dramático, desastroso, congestionado, problemático, etc., passou a ser sinónimo de complicado.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Quarta Jun 23, 2010 6:51 pm

TRATAR A DEPRESSÃO A FALAR AO TELEFONE

- As pessoas deprimidas talvez possam trocar o divã do “psi” pelo da sua sala de estar.

- Um ensaio clínico realizado pela equipa de Diane Spangler, da Universidade Brigham Young, dos EUA, conclui que o tratamento telefónico da depressão é quase tão eficaz como o frente a frente.
Em vez de se deslocarem a um consultório, 30 pessoas recentemente diagnosticadas com depressão grave escolheram ter uma série de conversas ao telefone com o seu terapeuta, com duração entre 21 e 52 minutos.

- Segundo um comunicado da Universidade, seis meses depois 42 por cento tinha recuperado da doença (a taxa de sucesso dos tratamentos em frente a frente é de 50%).
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Quarta Jun 23, 2010 6:53 pm

O SILÊNCIO, UM NOVO ANTIBIÓTICO?

- Para juntar forças e desencadear infecções, as bactérias patogénicas comunicam umas com outras através de sinais químicos.

- Por que não silenciar essas mensagens para combater as doenças bacterianas? Elena Piletska, da Universidade de Cranfield, Reino Unido, e colegas acabaram de anunciar o sucesso da primeira tentativa de silenciamento das conversas bioquímicas entre micróbios. Para isso, fabricaram matérias plásticas (semelhantes às utilizadas pelos dentistas) que se mostraram capazes de absorver as substâncias em causa, impedindo-as de atingir o seu alvo.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Quarta Jun 23, 2010 6:55 pm

DISPARAR ULTRA-SONS CONTRA OS ESPERMATOZÓIDES

- Uma equipa de cientistas norte-americanos acredita, com base em estudos preliminares, que um disparo de ultra-sons para os testículos poderá interromper a longo prazo (mas de forma reversível e segura) a produção de espermatozóides.

- “Pensamos que uma única aplicação deste tratamento poderia fornecer aos homens até seis meses de contracepção não hormonal fiável e barata”, diz em comunicado James Tsuruta, o investigador responsável pelo ensaio aprofundado que está a começar na Universidade do Norte e que acaba de receber cem mil dólares da Fundação Bill e Melinda Gates.

- A ideia, acrescenta, é conseguir utilizar os ultra-sons produzidos por instrumentos habitualmente disponíveis nas clínicas de Fisioterapia e de Medicina do Desporto para tornar temporariamente inférteis os homens que assim o desejem.

- Uma porta-voz do Mal Contraception Information Project de São Francisco, associação de promoção de contracepção masculina, salienta que uma das questões ainda em aberto é a de saber se o tratamento continuará efectivamente a ser reversível mesmo após um grande número de aplicações, repetidas ao longo de muitos anos.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Quarta Jun 23, 2010 6:57 pm

A NOVA CHINA NAS GARRAS DE UMA VELHA DOENÇA

- A sífilis foi erradicada na China na década de 1950 mas está a regressar em força àquele país em consequência do progresso económico e das mudanças sociais.

- Joseph Tucker, do hospital Geral de Massachusetts, e colegas escreveram que é hoje a doença infecciosa mais frequente notificada na cidade de Xangai e que em 2009, em média, mais de uma criança nasceu por hora na China com sífilis congénita” (transmitida pela mãe). Causada por uma bactéria sexualmente transmissível, pode ser curada com antibióticos. Sem tratamento, acarreta problemas neurológicos e cardiovasculares graves e pode ser fatal.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Quarta Jun 23, 2010 6:59 pm

CASAMENTO À MODA DA MAÇÃ: É SÓ DIZER “iDO”

- É a primeira vez que acontece: um casal obcecado com tudo quanto é Apple decidiu casar na “templo” da empresa em Nova Iorque.

- A cerimónia, que não foi oficialmente autorizada, teve lugar na loja da Apple na célebre 5.ª Avenida. Foi ali que os noivos se conheceram num dia em que ela, Ting, foi comprar um iPhone e ele, Josh, ganhou coragem para iniciar conversa e dar-lhe, provavelmente, alguns conselhos úteis.

- Descobriram assim, que tinham uma paixão em comum: os iPods, iphones e outros gadgets da maçã. Sabe-se que o casal pediu a um amigo para os unir vestido à maneira de Steve Jobs, o presidente da Apple, com camisola preta de gola alta e tudo.

- Os votos de casamento, lidos a partir de iPhones (antes do previsível “ido”), continham aliás a seguinte frase, proferida por Jobs numa cerimónia de fim de curso na Universidade de Stanford, em 2005, e aqui traduzida livremente: “Vocês têm de acreditar que, de alguma forma, as coisas acabaram por fazer sentido no vosso futuro. Têm de confiar em algo, na vossa intuição, no vosso destino, na vida, no Karma, em seja o que for.

- Esta abordagem nunca me desiludiu”.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm

Re: TEMAS DIVERSOS

Mensagempor almeida51 em Sábado Jun 26, 2010 4:15 pm

O que os portugueses inventam

- Tecnologia de partículas por secagem por atomização

- O desafio começou em 2004 quando um laboratório norte-americano propôs à empresa Hovione fabricar um produto por secagem por atomização (SAtom) que permitisse a realização de novas formas farmacêuticas que antes eram impossíveis.

- A tecnologia elevou a Hovione à categoria de referência mundial em desenvolvimento de processos, engenharia e produção de produtos farmacêuticos por SAtom e venceu mesmo o prémio da 2.ª edição da COTEC.

- Esta inovação, que consiste num processo físico de secagem instantânea totalmente inovador, é também usada no desenvolvimento dos próprios genéricos da Hovione.
almeida51
Moderador de sala
 
Mensagens: 1043
Registado: Terça Jan 05, 2010 5:50 pm
---------

AnteriorPróximo

Voltar para SALA DO WACO KUNGO - KUANZA SUL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron