VITOR OLIVEIRA

APESAR DAS NOSSAS HISTÓRIAS TEREM MUITO EM COMUM, ESTOU CERTO DE QUE SERÃO TODAS DIFERENTES. REGISTA AQUI O QUE ACHARES RELEVANTE SOBRE A TUA PASSAGEM OU PERMANÊNCIA EM ANGOLA

VITOR OLIVEIRA

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jun 08, 2009 2:02 pm

Eu sou o Vitor Manuel Gonçalves Oliveira, filho de Abílio Reis Oliveira (origem: Ourém, Portugal) e Teresa Jesus Gonçalves (origem: Vila Flôr, Portugal).
Nasci no hospital da Cela Velha a 18 de janeiro de 1961 (cerca das quatro da matina,...)
fui batizado na igreja do 9. Até aos seis anos de idade morei na aldeia 10 na casa 14 e na 10 tendo feito a 1ª classe na escola do 9.
Como o meu pai adquiriu uma fazenda no Mangue Amboíva, foi para aí que nos mudamos definitivamente. Por não haver escola no Mangue, o meu pai "enviou-me para Cambambe, Dondo para a casa de uma tia, onde fiz a 2ª classe. Como Cambambe ficava longe o meu pai resolveu "enviar-me para o Seles ande estudei até aos 14 anos de idade, altura em que se dá o 25 de Abril.
Daí que vim parar a Portugal mais concretamente ao Entroncamento aonde residi até Julho de 2008
Actualmente moro em Alferrarede, Abrantes.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Registado: Sexta Abr 24, 2009 2:14 pm

Re: VITOR OLIVEIRA

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Jun 08, 2009 5:54 pm

vitor gonçalves, em dezembro 1, 2008, disse:

Foi aqui, que o meu pai, abílio Oliveira começou a construção do centro da "Fazenda boa altura". Escolheu o local por aí haver a foz de uma ribeira que nascia na fazenda e desaguava na ribeira que vinha da localidade designada por Mangue. "Apresentou-se" ao soba informando-o de que tinha adquirido a fazenda e que gostaria de ter bom relacionamento com todos os nativos estando ao seu dispor para tentar com eles resolver os problemas que podessem aparecer. Disse-lhe que necessitava de 20 homens para trabalhar na fazenda. Acordaram nas condições e apareceram muitos interessados. Assim começou a fazenda boa altura. Abriram com catanas e machados uma àrea aprox. de 300 m2, começando a enche-la de adobe de barro misturado com capim (o meu pai tinha adquirido uma máquina manual que fazia 2 adobos de cada vez.) Começou por fazer a n/ casa: de adobe e coberta de capim e as portas em madeira apanhada na fazenda. Era um espectáculo, quando não chovia, claro... E claro continuou a construir. Passou a fase do adobe e começou a construir em Bloco de cimento e Lusalite. Em 1970, Eram estufas de tabaco, Agricultura em geral e claro, suinocultura em grande escala. Se bem me lembro eram 4 pavilhões com +- 100x10mt cada com corredores no meio por onde circulavam os porcos seleccionados (para engorda, cobrição, pariçao, etc.) Os porcos nasciam, cresciam, e eram carregados para os camiões num cais que estava no último corredor onde havia uma balança encastrada, com duas portas para segurar os porcos enquanto eram pesados. Depois subiam para o camião. Tudo isto, sem ninguém tocar num porco. As pocilgas eram lavadas todos os dias com água captada por gravidade na própria fazenda. Era um modelo de suinocultura. As engenheiros agrónomos, veterinários e curiosos visitavam-nos frequentemente para tirar modelo. Já havia em Angola, quem alcunha-se o meu pai pelo "Rei dos Porcos", Também conhecido por "Oliveira do Mangue" e pelos nativos da nossa região por "Limpa Poeira" por andar sempre acelerado nas picadas
Você não tem permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jun 13, 2009 6:28 am

vitor gonçalves, em novembro 30, 2008, disse:

Fui para esta localidade, bem no meio da selva, quando tinha 5 anos (1966) O meu pai tinha acabado de adquirir um fazenda selvagem com 3300Ha Nessa altura, a povoação só tinha um estabelecimento comercial "O Vital". Como a nossa fazenda confinava com a povoação, o meu pai acabou por também lá construir casa e loja. Vendiamos desde motorizada a peixe seco. Também comprávamos a produçao aos nativos (milho, feijão, ginguba, etc.) O nosso relacionamento com os nativos era espectacular. Todos os dias de madrugada, começavam a chegar nativos que iam fazendo bicha à espera que o meu pai acorda-se para lhes tentar resolver problemas de saúde e outros. O meu pai tinha sempre uma bela farmácia para tentar resolver os problemas a quem dele precisa-se, gratuitamente claro. è certo que os nativos trasiam e faziam questão de ofertar 1 galinha, cabra, etc.Eu e minha irmã Milena que era mais velha 2 anos tinhamos meia dúzia de afilhados, que eram batizados no rio queve ao pé da jangada.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Vitor Oliveira em Sábado Jun 13, 2009 6:32 am

Comentários

vitor gonçalves, em dezembro 1, 2008, disse:

Esta era minha casa no Mangue. À esquerda, o meu compadre Alberto. Eu era padrinho do filho. Em cima do veado: O meu ex-irmão Paulinho c/ 2 anos de idade. Como no Mangue não havia escola, enfermaria nem àgua canalizada, o meu pai pai reuniu-se com o soba do mangue e a população e decidiram deslocar-se à Amboíva para fazer uma recepção ao governador de distrito. A população e soba nomearam o meu pai para falar em seu nome. O que lhe disse foi: " Sr. governador, represento a população do Mangue e não temos muita coisa a pedir-lhe. Apenas lhe pedimos que nos envie e suporte 1 professor e um enfermeiro na localidade. A escola e enfermaria, nós construímos". O governador respondeu: "À minha responsabilidade podem construir, informando-me quando estiverem as obras prontas e terão o que pretendem". Assim aconteceu. Em 1974, esse mesmo enfermeiro matou-me este meu irmão com uma dose de penicilina para adulto.
Já agora, registo que esse enfermeiro não era da nossa região.
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Tundavala em Quarta Set 23, 2009 3:04 am

Amigo Vitor

Sinto que devo dizer alguma coisa e nem sei que lhe diga...
Aliás, já reparou com toda a certeza que ninguém se atreveu a comentarar.
Não é que eu seja "atrevido", tenho é dificuldade em calar o que me vai na alma e que passa directo para o teclado. E, por isso arrisco-me, por vezes, a ser tido como inconveniente... mas, quem me conhece, sabe que é a franqueza que uso que gera esse tipo de reacções.

Todo este preâmbulo para lhe deixar aqui, bem clara, a minha solidariedade pelo drama que viveu.
Não é nada fácil, para todos nós e muito mais para si, lidar com situações destas.
Espero e desejo que este fórum represente uma homenagem a quem, tão cobarde e injustamente, foi vítima de todo este diabólico processo...

Termino dando-lhe os parabéns pela força que imprime ao que faz! Continue!
E muito obrigado pela oportunidade que a todos nós está a dar para desabafarmos!
Um grande abraço
Armando
Tundavala
Moderador de sala

Registado: Sábado Set 19, 2009 5:36 pm

Mensagempor francisco cachipemba em Segunda Nov 16, 2009 10:06 am

Amigo Vitor Oliveira, parabéns pela criação do forum Kamussel. Tenho gostado do que tenho visto e recordado. Conclui também que está bem acompanhado pois tem sabido construir a equipa.
Estou registado em vários forums mas tenho que reconhecer que apesar de ser um forum recente é talvez já o melhor de todos. Um abraço Kamussel para todos os Kamusselenses
francisco cachipemba
Top membros

Registado: Domingo Ago 02, 2009 11:15 am

Mensagempor Vitor Oliveira em Segunda Nov 16, 2009 9:33 pm

Em nome da administração do forum, muito obrigado Francisco Cachipemba.
Tentamos todos dar o melhor. Um abraço Kamusselense
Vitor Oliveira
Administrador do fórum

Mensagempor Tundavala em Terça Nov 17, 2009 12:48 am

Amigo Francisco Cachipemba

Pela parte que me toca sinto que devo agradecer as suas amáveis palavras!

Um detalhe que me chamou à atenção foi ter referido vários fóruns... Porque também eu andei a observar vários e acabei por participar apenas neste por alguns detalhes que me agradaram:

Os temas são muitos, variados e temos a possibilidade de ser criativos.

O fórum não é exclusivo a Angola, apesar de, naturalmente, ser esse o tema central. Mas o que mais me agradou foi a sensação de que se está aqui por se gostar de Angola!
Só isso... O que é um motivo enorme!!!

Mais uma vez, muito obrigado!
Tundavala
Moderador de sala

Registado: Sábado Set 19, 2009 5:36 pm
---------

Voltar para AS NOSSAS HISTÓRIAS - RELATOS E FOTOS

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes